Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!

    Eu sou bocado novo nestas andanças mas precisava de uma ajuda para me poder começar a guiar...

    Eu tenho uma vivenda já com 25 anos, e estaria a pensar colocar aquecimento cá em casa. A casa começa a ficar bastante fria, tendo zonas onde a temperatura não sobe acima dos 9ºC. O que é mau, principalmente para um quarto...

    A questão que se põe, em primeiro lugar é que não faço a mínima ideia de qual a solução melhor a nível de aquecimentos, sendo que gostava de evitar ao máximo a história dos "tubos à mostra"... :)

    Eu já li algumas coisas sobre diferentes tipos de aquecimento... mas como percebo pouco disto, não chego a conclusão nenhuma...

    Se me pudessem dar uma ajuda agradecia.

    Cumprimentos.
  2.  # 2

    Qual a sua dúvida?
    Quer ajuda para escolher qual a fonte de calor, (caldeira a gas/gasoleo, recuperador de calor a ar/água, bomba de calor, etc), ou quer ajuda para o tipo de aquecimento? (radiadores, ar condicionado, recuperador de calor...)
  3.  # 3

    A dúvida seria tanto na fonte de calor como no tipo de aquecimento...

    Como disse uma situação queria evitar era que se vissem tubos... Logo perante esta situação qual a melhor escolha...
  4.  # 4

    Colocado por: PachaComo disse uma situação queria evitar era que se vissem tubos... Logo perante esta situação qual a melhor escolha...

    Sem obras?
    Terá de ser AC...
  5.  # 5

    Pois... foi o que eu pensei... :)

    E se eventualmente fizer umas obras qual seria a melhor escolha a nivel de fonte de calor e aquecimento, mais económica... quer a nivel de instalação, quer de manutenção?!
  6.  # 6

    Colocado por: Pachaqual seria a melhor escolha a nivel de fonte de calor e aquecimento, mais económica... quer a nivel de instalação, quer de manutenção?!

    Quer o melhor de dois mundos não? ;)
    Queriamos todos...
    Mas nunca (ou quase nunca) a hipotese com a instalação mais barata é a que tem custos de exploração menores... ;)
    Provavelmente os AC serão a melhor escolha para si.
    Poucas obras. Vai instalando os aparelhos onde sente mais necessidade (investimento faseado), consumos muito bons...
  7.  # 7

    Em relação ao tipo de aquecimento, gostava que alguém me elucidasse se será mais vantajoso - quer em termos de investimento inicial (instalação) quer na fase de utilização - o gás (tenho gás natural à porta) ou o gasóleo, para uma vivenda de rés-do-chão (+-150m2) e um andar (+-120m2), com paredes exteriores revestidas a capoto e parte significativa de janelas e porta-janelas (alumínio com ruptura térmica e vidro duplo) viradas a sul e poente. A escolha do aquecimento é uma das minhas grandes dúvidas. A dois ou três quilómetros do mar, Invernos normalmente frios, nortadas quase todo o ano e com períodos no Verão de excessivo calor, deixam-me na corda bamba. A sala, com pouco mais de 40 metros terá recuperador de calor. Estava a equacionar deixar as pré-instalações de aquecimento central e ar condicionado e, ao final do primeiro ano de utilização da vivenda, decidir. Ainda assim, uns palpites sobre estas e outras soluções e experiências, seriam importantes para a minha reflexão e decisão. Grato pelo autêntico serviço público que prestam.
    •  
      FD
    • 12 janeiro 2009

     # 8

    Colocado por: casamiao gás (tenho gás natural à porta) ou o gasóleo

    Acho que depende, em muito, da evolução da cotação nacional/internacional destes dois produtos, pelo que é muito difícil dizer com certeza qual é que compensará na fase de utilização.

    Basta ler isto http://diarioeconomico.sapo.pt/edicion/diarioeconomico/nacional/economia/pt/desarrollo/1060344.html para perceber o que quero dizer... o gás natural de 1999 a 2007 subiu 43%!
  8.  # 9

    Tenho noção da volatidade dos mercados da energia referida por FD, pelo que nos podemos apenas cingir à realidade de hoje e, quanto muito, fazer umas falíveis projecções. É nesse contexto que pedia a ajuda possível, porque não é uma área que domine.
  9.  # 10

    Boas.

    Sou novo por estas bandas, mas este tema é mais ao menos do meu interesse uma vez que trabalho com alguns sistemas de aquecimento.

    De facto e conforme referiu o FD, estamos numa altura mito má, em que o preço dos combustíveis subiram vertiginosamente.

    Parece que pretendia uma solução para aquecer a sua casa de forma a evitar ou a minimizar obras na mesma, e não ter tubos á vista, e o AC é de facto bom para isso, uma vez que até se tiver exceso de humidade em casa o AC acaba por lhe retirar algum desse excesso.
    No entanto, e se a temperatura de um quarto vai aos 9º, então você tem um problema mais bicudo de resolver, isto porque embora o AC lhe aqueça a casa, assim que o desligar, não lhe dou 1 hora para que as temperaturas rondem os 12 ou 13º e sempre a baixar.
    Ora isto traduz-se em que o companheiro terá de ter o seu AC constantemente ligado, o que lhe vai dar uma boa conta de electricidade, a qual a EDP agradece.

    Julgo que deva 1º pensar em isolamento de interiores por forma a conseguir que o frio não entre e o calor não saia, e depois então sim, colocar um AC, que apenas irá funcionar para lhe subir as temperaturas até aquela que deseja sem perdas significativas, o que lhe vai poupar imensos €.

    Aquecimento central a gás ou gasóleo são outra possibilidade, mas não se sabendo onde vai parar o preço destes produtos daqui a poucos anos e tendo em conta o alto nível de poluíção do gasóleo, talvez um misto de aquecimento central a gás e solar, e como é uma vivenda, sejam uma boa opção, mas desde que faça os devidos isolamentos de interiores, porque de outra forma, bem pode cover dinheiro para gás, gasóleo o electricidade.

    A construção em Portugal andou muito desleixada até á bem pouco tempo, e mesmo hoje em dia se continua a insistir em cometer erros crassos, que só passam com o cheque na mão de quem assina por parte da câmara municipal, em como tudo foi visto e está conforme o projecto, embora hoje a tendência para isto acontecer seja muito mais diminuta do que á uns anos atrás, e depois quem compra e vai habitar os edifícios, vê-se com um problema entre mãos, em que depois ninguém tem culpa de nada, ninguém sabe de nada, o processo é deixado andar até ao final do prazo, por forma ás obras serem por conta do utilizador da casa, e todos sacudirem a água do capote.

    Cumprimentos
  10.  # 11

    O gás natural poderá ser então uma solução mais adequada, relativamente ao gasóleo?
  11.  # 12

    Em termos de custos, o gasóleo sair-lhe-á mais barato (atenção que a tendência do gasóleo de aquecimento é para subir para valores quase similares aos do gasóleo para os veículos), em termos de poluíção o gasóleo é muito mais poluente.

    Mas se disse que tem 9º em certas zonas da casa, isso leva-nos a pensar que as restantes zonas deverão de andar por lá perto, e tentar aquecer essas zonas sem quaisquer medidas correctivas de isolamento interior, será o mesmo que lhe perguntar se ganhará o suficiente só para pagar a conta do gás e ou do gasóleo.

    Em termos de consumos depende depois do correcto dimensionamento da rede de Aquecimento e dos radiadores instalados, e ainda onde os radiadores são colocados.
    O que mais se vê em obra nova é dimensionamentos incorrectos por via do mais barato, e elementos de radiador a menos, para não falar no mau posicionamento dos radiadores por causa da estética (fruto do desconhecimento completo das regras de boa prática e normas instalação do aquecimento central e posicionamento dos radiadores, por via das vendas que vêm em 1º lugar por parte do constructor que é quem paga, e se este se recusar, está o outro ali que faz como eu quero).

    Cumprimentos
  12.  # 13

    Pois... eu também achei que o primeiro problema da casa, seria perda de isolamento... porque antigamente a casa não era tão fria.

    Mas na vossa opinião será um problema de isolamento interior ou exterior?!

    E qual acham que poderá ser a solução?!


    P.s.: Peço desculpa por estas perguntas todas, mas se for com este projecto para a frente, queria saber mais informação antes de falar com alguém que faça a obra!
  13.  # 14

    Uma sugestão de quem não percebe muito disto! Porque não Acumuladores de calor?!

    Também temos uma casa muito fria, pois moramos numa zona perto do mar e com muita humidade. Recentemente apostámos em melhorar o isolamento da casa com pequenos pormenores: instalámos estores na sala (não tinha), fechámos parte da varanda (em frente à cozinha onde também não tem estores), isolámos as caixas dos estores com uma espécie de folha de alumínio e madeira, pusemos Tesa nos estores e portas e agora acabámos de instalar acumuladores de calor em todos os quartos. No inverno passado tinhamos instalado na sala e o ganho foi significativo. De uma média de 13º passámos a uns 19º a 20º. Agora instalámos também nos três quartos e, embora ainda não tenhamos alcançado os valores que queremos (acabamos a instalação ontem), acreditamos que a casa irá atingir uma temperatura de conforto em breve.

    Aspectos a considerar: os acumuladores variam de preço consoante as funcionalidades e a capacidade (depende da área da divisão a aquecer) e a marca (tenho da S&P e da Dimplex). Os últimos três que comprámos, foram em segunda mão através do Ocasião. Apesar de já terem 1 ano de uso, compensou no valor pago. Não implicam tubagens nenhumas, pois o único fio é o que liga à eletricidade. Fácil de instalar: dois furos na parede, montar, ligar e já está. São pesados como tudo! Ah, mas só compensam para quem tem a tarifa bi-horária (ou painel fotovoltaico), pois o consumo é elevado, mas aproveitando a tarifa mais baixa, poupa-se imenso. Basta ligar os acumuladores umas 6 ou 7 horas por noite que o calor é libertado ao longo do dia. Ligámos à tomada com aqueles relógios que ligam e desligam a ligação consoante a nossa indicação.

    Bem, isto já vai longo, por isso... relembro apenas que é uma sugestão de quem não percebe muito disto.
  14.  # 15

    Estou aki num site de geotermia e eles falam em montagem do equipamento anda à volta dos € 12000 para 225m2
  15.  # 16

    A EDP está a fazer uma promoção de climatização (Bombas de calor): Daikin, LG, Geotermia de Portugal e Enat.

    Gostaria de colocar um sistema mais "verde" em casa, pelo que gostaria de saber se alguém instalou alguma solução das empresas Geotermia de Portugal ou Enat, e obter comentários \ referências sobre elas e as suas soluções propostas. A solução a adoptar por mim terá que ser ar\água. Ar porque não tenho terreno para ser uma solução geotérmica, e água para reaproveitar a infraestrutura do equipamento que está avariado e tenho que substituir.

    Este pedido está relacionado com a discussão "Substituir sistema de climatização", que também abri no forum

  16.  # 17

    Colocado por: PachaPois... eu também achei que o primeiro problema da casa, seria perda de isolamento... porque antigamente a casa não era tão fria.

    Mas na vossa opinião será um problema de isolamento interior ou exterior?!

    E qual acham que poderá ser a solução?!


    P.s.: Peço desculpa por estas perguntas todas, mas se for com este projecto para a frente, queria saber mais informação antes de falar com alguém que faça a obra!


    Ora a perda de isolamento poderá dever-se a vários factores e esses terão de ser analisados por quem fôr fazer a obra, a título de exemplo, houve várias construções executadas á uns anos atrás, que eram colocadas placas de esferovite normal no interior da parede dupla, em que passados alguns anos, quando essas paredes foram abertas, esferovite nem vê-la, restavam apenas umas bolitas no fundo.
    Se as paredes forem de alvenaria, e se o isolamento externo estiver danificado, vai ter infiltrações de água para a alvenaria, o que irá traduzir-se num excesso de humidade dentro de casa. Dependendo da hora do dia e da temperatura exterior, quando não chove, essa humidade anda ora para dentro de casa, ora para fora consoante a parte que fôr mais quente, o que origina a que se tenha mais frio dentro de casa do que fora da mesma a determinadas horas, por exemplo á hora do almoço fruto do elevado grau de humidade sentido dentro de casa.

    No seu caso poderá ser 1º necessário isolar por fora para impedir que a água entre nas paredes, e depois então se fôr necessário isolar as paredes e vigas que comunicam com o exterior, sendo que a solução para o aquecimento da casa, só deverá de ser estudada e pensada após estes passos estarem completos e concluídos, caso contrário arrisca-se a colocar uma qualquer solução de aquecimento e a gastar rios de dinheiro quer seja em electricidade, gás ou gasóleo.
    Cumps.



    Colocado por: jorge.a.castroA EDP está a fazer uma promoção de climatização (Bombas de calor): Daikin, LG, Geotermia de Portugal e Enat.

    Gostaria de colocar um sistema mais "verde" em casa, pelo que gostaria de saber se alguém instalou alguma solução das empresas Geotermia de Portugal ou Enat, e obter comentários \ referências sobre elas e as suas soluções propostas. A solução a adoptar por mim terá que ser ar\água. Ar porque não tenho terreno para ser uma solução geotérmica, e água para reaproveitar a infraestrutura do equipamento que está avariado e tenho que substituir.

    Este pedido está relacionado com a discussão "Substituir sistema de climatização", que também abri no forum



    Quanto a sistemas verdes, no caso do ar condicionado não será bem assim, pois este utiliza electricidade, e mesmo com contador bi-horário se a casa fôr fria, vai pagar uma boa factura á EDP, e a electricidade de verde até nem tem assim tanto como se apregoa, pois muita dela é gerada através de geradores que funcionam a nafta, gasóleo etc, ou seja você não polui em sua casa, mas está um gerador algures a funcionar e a queimar combustível.

    Mas em todo o caso, a electricidade é cara demais e a EDP faz questão de ainda a aumentar mais, e não é proporcional com o ordenado de 90% dos portugueses, uma vez que em Portugal actualmente paga-se tudo como na CEE, mas os ordenados mantêm-se á portuguesa.

    Cumps
  17.  # 18

    Mas eu penso que não tenho nenhum problema de infiltrações, pelo menos ainda não se verificou quer com formação de bolores e coisas que tais nas paredes...
  18.  # 19

    Nesse caso deverá 1º pedir uma análise da situação e um orçamento, tem muitas firmas que o fazem gratuitamente, por exemplo janelas de vidro simples são um factor que deixa entrar muito frio para dentro de casa, e nunca peça apenas 1 orçamento, mas sim vários, porque essas empresas sem o saberem, e como poderá comprovar depois quando estiver em posse dos orçamentos detalhados, eles serão todos de acordo em vários pontos, depois é só tirar conclusões.

    Cumps
  19.  # 20

    Colocado por: Barba Negrahouve várias construções executadas á uns anos atrás, que eram colocadas placas de esferovite normal no interior da parede dupla, em que passados alguns anos, quando essas paredes foram abertas, esferovite nem vê-la, restavam apenas umas bolitas no fundo.

    E você acredita que elas foram colocadas? ;)
    Não estavam lá porque nunca estiveram...
    Já li noutro local uma "táctica" anteriormente muito usada: as mesmas placas de EPS ou XPS davam para a casa toda! enquanto levantavam um pano, as placas estavam lá, para o dono ficar "contente". Depois qd ele nã estivesse, tiravam as placas e fechavam o pano... E as placas passavam para outra parede...
    Claro que depois qd se abriam paredes e não tinham nada, e se iam pedir "satisfações" havia uma desculpa: "oh, quer ver que se desfizeram com a humidade?!!" ;)

    Cump.
 
0.0244 seg. NEW