Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho seguido com atenção várias opções para regular a temperatura de uma habitação e um dos sistemas que me despertou a atenção foi o da geotermeia em que as trocas de calor são feitas debaixo de terra, o que eu queria saber é se a água também não é uma opção viável, por exemplo usando um poço, ou uma cisterna enterrada, já que tenho a ideia qu a temperatura da água nestas condições também não se altera muito e muitas casas/terrenos já têm poço e seria um gasto menor do que andar a a escavar o terreno para enterrar as tubagens.
  2.  # 2

    Claro que pode utilizar a água.
    Aliás as bombas de calor mais "eficazes" são as água-água.
    A única coisa que tem de Acautelar é um fluxo de água suficiente. Ou seja a captação de água tem de conseguir fornecer um fluxo de água suficiente para o funcionamento da bomba.
    Depois de captada a água terá de voltar a ser depositada nos lencois freáticos, a uma certa distância de onde foi captada.
    Sistema muito eficaz, MUITO caro, com retorno demasiado longo para o nosso país.
  3.  # 3

    Eu estava a referir-me a usar um poço existente para fazer as trocas de calor.
 
0.0085 seg. NEW