Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: Flaviano742tenho os quartos e casas de banho do piso superior todos em obras

    Ena, voçe está a decidido!
    Ai a Maria que há de estar pelos cabelos :P
  2.  # 62

    Brutal, temos mestre de obras :)

    Tem alguma forma de privilegiar esta ou aquela saída de ar quente? Isto, para aquecer mais uma divisão em detrimento de outra, se for necessário

    edit: correção de erro ortográfico (tinha escrito priviligiar)
    Concordam com este comentário: 1976
  3.  # 63

    hihihi, e ainda em véspera de natal, algo vai correr mal hihhi.

    Entretanto podem seguir a bricolage dos quartos aqui...


    https://forumdacasa.com/discussion/27374/8/isolamento-interior-e-exterior-de-fachada-virada-a-norte-tenho-ideia-do-que-vou-fazer-conselhos/#Item_8

    Lá tenho as fotos das saidas de ar quente para o quarto e as casas de banho.. abraço.
    • 1976
    • 21 dezembro 2013

     # 64

    flaviano,
    que tubo usou para a condutas de ar quente? aquele duplo, com lã no interior, ou o simples?
  4.  # 65

    Boas usei o de aluminio com isolamento de lã mineral e depois isolado com papel kraft da isover, mas na conduta de 160mm usei o flex que que se vende no brico, em tmnho de 5 e 10 metros também isolado, no interior é om pouco mais mole, mas tem uma espiral em aço inoxidável, entretanto no primeiro teste que fiz com o de 600m3 achei bastante potente e acho que consigo aquecer mais duas divisões, mas isso requer mais 5 metros de tubo, 2 T´s de ligação e 2 furos na placa, esta segunda é que está me tirando a vontade de o fazer, mas assim poderia aproveitar na totalidade todo o potencial do sistema.

    Entretanto devido a obra na casa de banho do quarto, fui obrigado a me deslocar a Almada para comprar uma caixa de ladrilho que faltou, aproveitei e comprei as duas grelhas inferiores para a entrada de ar da hotte.

    Domingo é dia de descanso, por isso vou é claro descansar, mas segunda a tarde assim que voltar do trabalho vou novamente atracar-me o obra..
  5.  # 66

    Bom dia malta, como o bichinho não descansou, então hoje cedo lá fui eu abrir as entradas das grelhas e fazer também o tão esperado teste dos dois sufladores ao mesmo tempo, e o resultado foi fantástico, trabalham na perfeição em conjunto,


    1º acendi o recuperador e como o suflador inferior é automático deixei o estar para arrancar quando atingisse a temperatura de 35ºC, já o de 600m3 o arranque é por sonda com termostato manual, então fiz primeiro um teste ligando ele com temperatura inferior aos 30ºC, e rapidamente espalhou esta temperatura pela casa, logo ap
    os o teste ajustei o termostato para arrancar aos 40ºC.

    2ºAssim que a saida de as quente atingiu os 35ºC, o suflador de 400m3 arrancou em automático e logo a seguir o outro, e ao fim de 20 minutos quando a temperatura de sucção baixou dos 40ºC o suflador de 600m3 desligou-se automaticamente como programado, o de baixo continuou a trabalhar pois somente desliga aos 30ºC, logo a seguir o suflador superior arrancou novamente e ficou a trabalhar,, .

    Portanto, tudo feito na perfeição, somente uma coisa a melhorar, a abertura de ar exterior que é de 100mm para 200mm..

    Abraço a todos..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fsilva106, 1976, albertino
      CIMG3283.jpg
    • 1976
    • 22 dezembro 2013

     # 67

    entrada de ar exterior de 200mm... ou duas de 100mm :)
    que já ai vi a broca craniana à maneira num post anterior....
  6.  # 68

    Apesar de ter feito uma boa instalação So vejo um defeito enorme que não tinham pladur antifogo?esse pladur em contacto directo com o recuperador é um perigo!
    • 1976
    • 22 dezembro 2013

     # 69

    no sítio das lareiras dizem que o pladur cor-de-rosa é a mesma coisa que o outro. e têm lá fotos dos ensaios que fizeram.
    dizem é que deve ser deixada uma junta entre o recuperador e o pladur.
  7.  # 70

    Exatamente amigo 1976, os dois são praticamente identicos, e para os menos atentos, a hotte bem ventilada nem chega aos 90ºC,, nem a brincar.. abraço..
  8.  # 71

    Colocado por: 1976entrada de ar exterior de 200mm... ou duas de 100mm :)
    que já ai vi a broca craniana à maneira num post anterior....



    Já pensei nisso, mas prefiro ter uma grelha um pouco maior dq duas.. acho que não ficava mt bem, entretanto vou na segunda subir novamente no telhado para montar as grelhas anti-retorno e tirar as fotos da conduta para a malta ver.. abraço..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 1976
  9.  # 72

    Essas grelha anti retorno são montadas onde e para que servem?
    • 1976
    • 22 dezembro 2013

     # 73

    suponho que para impedir a saída de ar quente.
  10.  # 74

    Colocado por: 1976no sítio das lareiras dizem que o pladur cor-de-rosa é a mesma coisa que o outro. etêm lá fotos dos ensaios que fizeram.
    dizem é que deve ser deixada umajuntaentre o recuperador e o pladur.

    Não me acredito nisso!estive numa obra em frança esta semana que passou e a entrada tinha sido recusada pela entidade de incendios ou bombeiros que la passam no fim de grandes obras para fornecer a licença de segurança e sabe o motivo era o simples o pladur era do branco e não do cor de rosa!eu ainda lhes disse na brincadeira que ardia tudo igual e sabe o que ele me disse o bombeiro?..so me disse que se tivesse mais 2 minutos por incendio muita gente seria salva!
  11.  # 75

    estive agora aqui a magicar uma forma de retirar mais desempenho dos recuperadores de calor a ar e a água.

    Trata-se de dissipar o calor da chaminé utilizando tubos verticais encostados ao tubo de saída de fumos, é uma coisa simples de fazer e acessível a qualquer pessoa, pois basta comprar tubo de cobre de 1" cortar a menos de 1m para encostar mesmo ao tubo evitando assim sobrepor nos encaixes.

    eu vou fazer isso no meu, se quiser fazer no seu acho que só tem a ganhar, gasta uns euros no tubo de cobre mas depois vai ter muito mais ganho a nível de eficiência.
    • 1976
    • 22 dezembro 2013

     # 76

    Colocado por: ultrahipermegaestive agora aqui a magicar uma forma de retirar mais desempenho dos recuperadores de calor a ar e a água.

    Trata-se de dissipar o calor da chaminé utilizando tubos verticais encostados ao tubo de saída de fumos, é uma coisa simples de fazer e acessível a qualquer pessoa, pois basta comprar tubo de cobre de 1" cortar a menos de 1m para encostar mesmo ao tubo evitando assim sobrepor nos encaixes.

    eu vou fazer isso no meu, se quiser fazer no seu acho que só tem a ganhar, gasta uns euros no tubo de cobre mas depois vai ter muito mais ganho a nível de eficiência.


    boa ideia!! como os dissipadores de calor dos transístores, por exemplo....
  12.  # 77

    esses são muito pequenos, os tais tubos na vertical encostados ao tubo de exaustão fazem muito melhor efeito.

    eu falei nos tubos de 1" porque foi os que me veio á cabeça, mas supostamente quanto mais fino for o tubo maior dissipação ele vai fazer.

    Com tubos de 3/8 é que devia ficar bem, mas é chato estar a fixar tantos tubos, quando colocar a válvula de regulação de tiragem no meu já vou colocar os tubos, aproveito e soldo-os uns outros logo no local. é serviço limpo.
  13.  # 78

    Colocado por: ultrahipermegacomprar tubo de cobre de 1"

    Porque cobre 1"?

    Colocado por: ultrahipermegaevitando assim sobrepor nos encaixes.

    a que encaixes se refere?
  14.  # 79

    Colocado por: albertinoa que encaixes se refere


    a cheminé do meu é em tubos de inox de 220, este tubos tem uma beira para encaixar uns nos outros, no sei caso o tubo é de aluminio espiral, não dá grande dissipação de calor.
    • 1976
    • 22 dezembro 2013

     # 80

    os tubos até se fixavam bem com uma braçadeira larga. uma em cima e outra em baixo.
 
0.0383 seg. NEW