Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos,

    Tenho uma casa muito simpática que pretendo vender e pretendo fazê-lo através de uma imobiliária pois não tenho disponibilidade para o fazer a título individual.
    Estou indeciso sobre qual a imobiliária mais indicada (Remax, Era, Century21, etc) pois tenho ouvido tanta coisa no mercado...
    Dizem que é comum, principalmente na Remax, angariarem a casa e depois não passarem "cartão" durante muito tempo...

    Alguém que me possa ajudar a decidir?

    Muito obrigado,
    José Bras
  2.  # 2

    Colocado por: Jose BrasDizem que é comum, principalmente na Remax, angariarem a casa e depois não passarem "cartão" durante muito tempo..


    Claro, o interesse das imobiliárias é angariar casas. Deve ser com isso que eles sobrevivem...


    (Deus nos livre.. )
    • luisvv
    • 13 janeiro 2009 editado

     # 3

    As imobiliárias que listou não são verdadeiramente "imobiliárias" - são antes redes de franchisados. Isto significa que, embora partilhando uma "base" (sistema informático, publicidade, normas e procedimentos) , 2 agências da mesma rede poderão ter capacidades e níveis de serviço completamente distintos - a Imobiliária Venda Garantida de Alguidares de Baixo pode ser maravilhosa, enquanto a Venda Garantida de Alguidares de Cima pode ser uma verdadeira m**da.

    Conclusão ? Perca algum tempo a conhecê-las e a saber algo mais sobre cada uma delas.
  3.  # 4

    Colocado por: Jose BrasOlá a todos,

    Estou indeciso sobre qual a imobiliária mais indicada (Remax, Era, Century21, etc) pois tenho ouvido tanta coisa no mercado...
    Dizem que é comum, principalmente na Remax, angariarem a casa e depois não passarem "cartão" durante muito tempo...


    O meu sogro teve uma casa à venda numa Remax durante quase um ano (2006/07), e nada. Sempre que perguntava como é que estavam as coisas, a resposta era sempre a mesma - está complicado, que o melhor seria baixar o preço.
    Conclusão: mudou de imobiliária, passado 2 meses vendeu a casa pelo mesmo valor que estava a pedir na Remax, e melhor, com uma comissão mais baixa em 1%.
    É de referir que a imobiliária que lhe fez o negócio não fazia parte de nenhuma 'marca', portante sem essa forte componente de Marketing que as marcas têm.
    No fim chegou à conclusão que não fez o negócio mais cedo devido à falta de empenho da imobiliaria da Remax.

    Mas, Remax há muitas, e cada uma trabalha da sua maneira, claro que sempre a coberto da dita 'marca'.

    É tudo uma questão de sorte.

    Falando por mim, acho preferivel ser o próprio a vender e contratar os serviços de um Advogado ou Solicitador para tratar de certos aspectos burocráticos, ou Notário, visto que estes apregoam que tratam da papelada toda a custo zero no ambito da casa simples e segura.
  4.  # 5

    Como nenhuma dessas agências (franchisadas ou outras) lhe poderá oferecer garantias de venderem a casa num determinado prazo, por um determinado preço, deve ser giro de ver o que é que elas escrevem num contrato.

    Você vai pedir um serviço a uma empresa de mediação imobiliária. Eventualmente, assinarão um contrato no qual você se compromete a pagar 3 a 5% de comissão do valor da venda mais iva (isto é, 3,6% a 6%) e a mediadora compromete-se a colocar a fotografia da sua casa no meio das outras milhares que já lá tem, e a colocar uma placa na janela da casa com um número de telefone.
    No fim do prazo do contrato (os contratos TÊM de ter um prazo) ou arranjaram um cliente e conseguiram vender-lhe a casa, ou.... ou acaba o contrato e você perdeu o seu tempo.

    Tome nota que essas empresas geralmente exigem exclusividade (por isso é que convém manter o prazo do contrato limitado).

    Outro problema poderá ser o valor da venda. Provavelmente irão «avaliar» a sua casa por um valor inferior ao que você pretende.

    Talvez uma ideia seja contrapropor uma comissão de venda maior, num prazo mais apertado (3 ou 4 meses?). Por exemplo: se o valor médio entre o que você pretende e o que a mediadora avaliou for 100, diga-lhes que só vende por 105 mas que dá 9 (7,5+iva) de comissão.

    Luís K W
  5.  # 6

    www.seventh-house.com/

    A nivel de lidar com as pessoas são 5 estrelas.
  6.  # 7

    Trabalhei durante muito tempo numa imobiliária... Esquece grandes nomes! REMAX, ERA e assim nao o faças! Procura uma imobiliária que se restringe À zona onde vives! Normalmente tem muitos mais conhecimentos que te podem ajudar num futuro proprio. E de certeza que tem comissoes mais baratas para se safarem junto dos papões... eu trabalhei numa assim e vendiamos 3vezes mais que a remax e a era nem cheirava. vai por mim...
  7.  # 8

    Colocado por: Luis K. W.Como nenhuma dessas agências (franchisadas ou outras) l
    Outro problema poderá ser o valor da venda. Provavelmente irão «avaliar» a sua casa por um valor inferior ao que você pretende.

    ..e provavelmente ainda acima do valor que o cliente está disposto a pagar.


    Talvez uma ideia seja contrapropor uma comissão de venda maior, num prazo mais apertado (3 ou 4 meses?). Por exemplo: se o valor médio entre o que você pretende e o que a mediadora avaliou for 100, diga-lhes que só vende por 105 mas que dá 9 (7,5+iva) de comissão.

    ... isso, claro, se o comprador não precisar de crédito.

    Boas ideias, mas isso era no tempo em que se financiava 110% do valor da casa, se oferecia spreads de 0,25% e mais isto e aquilo. Agora, quem quer vender baixa o preço e faz figas..
  8.  # 9

    Bem, nem me pronuncio.
    Mas existe muita gente mal informada...

    Como eu tenho um colega meu que diz, são burrosssssss.
    (Sem ofensa aos pobres dos animais, claro...)
  9.  # 10

    Olá a todos

    Como devem imaginar não é fazendo um click que as imobilárias conseguem vender o quer que seja.
    Na maior parte das vezes o que acontece é haver o produto e não haver comprador. Nesta fase do mercado, existe excesso de produto e falta de compradores. Agora se o produto for bom, e vamos esquecer o simpactico, o produto vende-se porque existe um pequeno grupo de compradores.
    Acho que muitas vezes a venda é uma questão de sorte. Por mim posso falar que já coloquei uma casa á venda por uma imobiliária e depois acabei por vende-la a uma amiga que assim que viu a placa veio logo ter comigo. Muitas vezes as pessoas querem vender sem que o vizinho do lado saiba, ora torna o caso muito dificil para as imobiliárias, e para o próprio vendedor.
    Acho que todos devem ter respeito pelo trabalho de cada qual.
    Um dica : não deêm exclusividade de venda, podem dar exclusividade de imobiliária, mas de venda não.
  10.  # 11

    O imovel é em que zona??
    • ccgs
    • 16 janeiro 2009

     # 12

    Boa tarde.
    Peça as imobiliárias um plano de venda, pergunte onde vão publicitar, com que frequencia, e que resultados habitualmente têm.
    Não dê exclusividade a ninguém isto significa que mesmo que venda a um amigo a imobiliaria vai-lhe exigir a comissão ou pelo menos parte dela.
    Não pague mais de 3% a agencia nenhuma.
    E antes de visitar qualquer uma, faça um teste. Mande um mail a pedir informações sobre uma propriedade qualquer a cada uma das imobiliárias da sua zona, não dê nº de telefone, só o mail.
    E pelas respostas que obtiver veja qual a que mais informação lhe dá, e a que mais profissional lhe parece.
    A que melhor informar e promover o imovel sobre o qual pediu esclarecimentos, será a que no futuro melhor irá promover a sua casa.
    Se o seu imovél for na zona de Tomar ou arredores diga, talvez possa ajudar.

    Boa sorte.
    • kami
    • 16 janeiro 2009

     # 13

    Boas

    Vou-lhe dizer como vendi o meu apartamento. Fui a uma gráfica e mandei fazer uma placa a dizer: vendo e os contactos em baixo. Tive a placa durante 2 anos... e durante esses 2 anos era giro receber telefonemas de várias agências a perguntar se não me importava de fazer um contrato com eles. Se pretendiam exclusividade corria com eles... pois não dão garantias nenhumas... e caso seja eu a vender a casa ainda tenho de lhes dar uma comissão (ex: REMAX)...
    Quando essas várias agências me perguntavam por quanto é que eu queria vender a casa... eu simplesmente lhes dizia que pretendia ficar com X para mim... as comissões que voçês querem é convosco!

    No final já tinha cerca de 6 a 7 agências que vieram ter comigo a tentarem vender o meu apartamento. Veio muita gente... mas muitos encolhiam-se e iam-se embora. Acabei por vender a um casal que tinha ido lá ver o apartamento quando coloquei a placa (à 2 anos)... porque não encontraram nada melhor e não pagaram comissões a ninguém!

    Por isso o meu conselho é: faça uma placa que as agências depois vão ter consigo! Se os compradores forem inteligentes nem ligam para o nº da agência e poupam mais de 5000 euros!

    Cumps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: O TROLL
  11.  # 14

    Tive uma casa para venda durante mais de dois anos. Esteve em várias agências. Tive o meu contacto afixado e podiam contar-se pelos dedos de uma mão as pessoas que me telefonaram. Mais tarde, mudei para a Remax. Foram eles que a venderam e, só tenho que dizer que foram sempre correctos. Com frequência era informado das visitas à casa. Acabou por ser vendida e acreditem que foi um alívio, tanto foi o tempo que se arrastou a venda. A casa em questão é em Massamá. Antes de estar na Remax ( a Remax trabalha em exclusividade) esteve noutras agências e, esta, pareceu-me ser a mais dinâmica.
  12.  # 15

    Nem mais, kami.

    Tenho um andar (T2) vazio, vai para três anos (desde 2005). O prédio foi construído na década de cinquenta, situado numa zona «nobre» da cidade. Remodelei-o todo (por empreitada): da cozinha à varanda, passando pelos quartos, sala (ou que quer que seja), corredor, janelas, tubagens, chão, lâmpadas, estuque, portas, etc, etc...
    Esteve arrendado durante cinco anos, a um jovem casal.
    Dado a conjuntura, ando a ponderar, desde ««2005»»

    O que fazer com 'aquilo'?

    - vendo?
    - volto a arrendar?...

    Já me decidi! (à pouco)

    Vou escrever: «vendo / arrendo» (sazonalmente, claro). Vou colocar o tal 'vinil' na janela com os meus contactos, e aguardar.

    Aproveito e mudo o tarifário do TmNê para um daqueles que 'recarrega' conforme o Nº de chamadas recebidas (julgo que ainda existem).

    Vamos ver o que dá.

    Um extraordinário fim-de-semana para todos

    O Troll

    P.S. - Obrigado Kami.
  13.  # 16

    Estimado TROLL,

    Já agora poderia dizer onde é esse apartamento? Pode ser que surja aí algum interessado.
    Cumprimentos,
  14.  # 17

    Colocado por: raquel.jmaEstimado TROLL,

    Já agora poderia dizer onde é esse apartamento? Pode ser que surja aí algum interessado.
    Cumprimentos,


    Nickles!!!

    Venho a este espaço (forum) somente para troll'ar um pouco.

    Os negócios não são para aqui chamados.

    Mas dou-lhe duas pistas:

    1ª - É situado em Portugal
    2ª - Não é situado no Porto

    Abraço

    O Troll
  15.  # 18

    Bom dia,
    Pensem neste pequeno pormenor. Se fossem um comprador e não pagassem nada pelos serviços imobiliários para comprar uma casa.. recorriam a quem? a uma grande imobiliária que conduz o processo de forma segura ou directamente com o próprio que pode ter inúmeros problemas desconhecidos?
  16.  # 19

    Que "problemas desconhecidos" é que a imobiliária pode evitar ao comprador?

    BTW: não sei se a sua "questão" merecia um necropost, mas ok...
  17.  # 20

    E porque não vender por sua conta?
    Contrata um advogado por 500,00 € para tratar dos burocracias e mete ao bolso a comissão da imobiliária ou é a sua margem de negociação com potenciais compradores.
 
0.0214 seg. NEW