Iniciar sessão ou registar-se
    • vr
    • 13 janeiro 2009

     # 1

    Estou a conceber uma cozinha e foi-me apresentado um projecto, com o forno ao lado do frigorifico.
    Apesar de ser a solução mais moderna, fiquei com reservas.
    O meu sogro sempre que liga o forno mais de 3 horas o frigorifico baixa a temperatura, e é obvimente uma solução do ponto de vista enegético má.

    Alguém me pode ajudar?

    -Estarão os fornos encastráveis mais modernos e têm isolamento térmico completo? Marcas mais eficazes?
    -Sugestão de algum revestimento para isolar a nivel termico?

    Ou esquecer e colocar o forno no local convencional (debaixo da placa)

    Obrigado,
    Vitor
      Cozinha frente.jpg
    • vr
    • 13 janeiro 2009

     # 2

    A marca proposta foi Balay...
  1.  # 3

    Esquecer é o frigorifico encostado aquela porta...

    Uma coisa eu sei neste momento. Em minha casa, o frigorifico não vai ficar encastrado!

    Coisas da Casa
    • vr
    • 13 janeiro 2009

     # 4

    O frigorifico não é encastrado é livre.

    Obrigado pela sugestão
    • vr
    • 13 janeiro 2009

     # 5

    E a porta abre para a sala e não para a cozinha...
  2.  # 6

    Essa cozinha é muito parecida com a da minha sogra.
    E coincidência das coincidências a marca é Balay.

    Já funciona á 7 anos sem qualquer problemas nos electrodomésticos e sem se notar complicações.

    Esteja descansada.
  3.  # 7

    Victor,

    Vou deixar-lhe aqui alguns comentários que espero o ajudem.
    1 - Se mantiver a organização da cozinha como está, a porta do frigirífico abre para o lado errado. O melhor é que a porta se abra para a esquerda.
    2 - Se o frigorifico é de instalação livre, não deve estar encaixado nos móveis. Esse tipo de frogoríficos precisa de arejamento para manter uma temperatura adequada. A razão para os frigorificos de encastrar serem mais caros têm a ver com o facto de terem motores adequados a um esforço acrescido e a ventilação frontal.
    3 - Mesmo que o isolamento do forno seja muito bom não será o suficiente para que não se sinta um aumento de temperatura do lado do frigorífico.
    4 - Na dúvida consulte a própria Balay para ter a certeza que o uso que vai dar aos electrodomésticos não lhe vai criar problemas de futuro e de forma a que as garantias possam ser accionadas, se necessário, sem contestação.
    5- É preferivel ter uma boa zona de preparação de alimentos entre a banca e o fogão do que ter muito espaço de balcão entre o fogão e o forno/frigorifico.
    6 - Não terá espaço suficiente para colocar o frigorífico ao lado da banca e a máquina de lavar-louça no lado contrário?
    7 - Preocupe-se com a funcionalidade da sua cozinha em primeiro lugar e não prioritize a estética. Com o passar do tempo e com o uso, arrepende-se se não o fizer. Ou pelo menos quem a usar para cozinhar...
    8 - Não precisa de muito mais do que 50cm de distância entre os móveis superiores e o balcão. Quanto maior for a altura dos móveis superiores maior dificuldade de acesso haverá e não ganha nada de especial com mais espaço nesse vão. O exaustor pode muito bem ficar num plano mais subido do que os móveis superiores.
    9 - Tenha em consideração uma zona para arrumação de mercearia. Não há nenhuma razão lógica o funcional para não o fazer. Mesmo que tenha uma despensa á parte, a arrumação de mercearia no espaço de cozinha deveria sempre ser tido em conta.

    Espero ter ajudado.

    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaT, Msd
  4.  # 8

    eu tenho da Ariston, tudo encastrado e em confrontação entre forno/frigorifico.. já la vão 8 anos e não tenho problemas...
    Debaixo da placa.. mantenha os gavetãoes, que dão , muito, MUITO jeito...
  5.  # 9

    Tudo de encastrado, deduzo que o frigorífico seja de encastrar, o que não é o mesmo de ter um frigorífico de instalação livre encastrado, porque é disso que se trata.
    De qualquer maneira o aquecimento das paredes do frigorifico, com o uso continuado, não lhe dão grande saúde e certamente se reflectem no consumo energético do aparelho.
    E não tem de enfiar o forno debaixo da placa!

    Acho, sobretudo que se podia obter uma organização mais eficaz desta cozinha.
    Como mulher, que cozinha, e profissional de decoração de interiores, acho que se podia fazer melhor.
  6.  # 10

    Quando se projecta um a cozinha há que ter em conta certos aspectos, tais como onde se encontra a fuga de exaustão, porque por experiência própria tenho visto remodelações feitas em que o exaustor e o esquentador não ficam ao pé dessa fuga, e lá temos o problema de virem dizer que os exaustores não prestam, porque metem metros a fio de tubo de alumínio por cima do tecto falso. Sabendo que cada curva é uma perda de carga, e que qt maior fôr a distância do aparelho á fuga pior, não vai haver exaustor que sirva.

    Quanto ao exaustor ficar num plano mais subido não pode ser, uma vez que a distância entre o exaustor e a placa terá de ser entre 60 a 75 cm, se fôr mais não recolhe os vapores como deve de ser.

    Quanto ao fogão ao lado do frigorífico, existe sempre a transmissão de calor pela lateral mas que em princípio não fará grande diferença, é mais importante que verifique se o armário do fogão é aberto na parte inferior, caso contrário e dependendo da qualidade da madeira, poderá mais tarde vir a ter um incêndio na cozinha.

    Estes armários do fogão, devem possuir aberturas na sua traseira (o fundo do armário não encostar á parede e não ter fundo) para circulação de ar, e o rodapé deverá possuir uma grelha de ventilação (coisa que ninguém faz).

    O frigorifico deve verificar nas instruções quais os espaços necessários para arejamento, pois todos os aparelhos trazem as instruções de montagem as quais terão de ser cumpridas, sob pena de o representante não aceitar certos defeitos, por má montagem dos aparelhos.

    Como será uma empresa que lhe vai fazer estas montagens, deduzo eu, deve estar em posse destas instruções, e o sr. verificar se estas estão a ser cumpridas, caso contrário poderá ter algumas chatices.
    Um conselho, após a montagem guarde sempre uma parte do pagamento para fazer 15 dias após a montagem, por forma a que qualquer problema que venha a ter durante esse período seja atempadamente resolvido, senão já sabe que depois de pagar começa o jogo do empurra e ninguém é culpado, dando a entender que o culpado terá sido o sr.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaT
  7.  # 11

    Amigo VR, só por curiosidade, é possível indicar o valor orçamentado dessa cozinha.

    Vou ter uma para montar dentro de poucos meses e quero inteirar-me dos valores.
  8.  # 12

    Um Bom Ano a todos!

    Ao ver o desenho acima, mais uma vez me apercebo que os fornos micro-ondas são colocados num plano elevado. Não será isso propício a acidentes (queimaduras) de derrame sobre si próprio ao retirar os alimentos do forno, sobretudo se forem líquidos, pois são de equilíbrio mais instável? Alguém tem notícia de isso ter acontecido? O que têm para nos dizer os foristas mais habilitados?

    Cumprimentos a todos
  9.  # 13

    Só uma nota, cuidado com a proximidade dos armários superiores na zona do fogão/exaustor... na minha opinião deixe sempre uma margem segura de distância antes e depois do exaustor... para evitar calor e principalmente residuos de gordura... no meu apartamento tenho um dos armário bem lixados graças a isso.

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  10.  # 14

    Barba Negra,

    Lamento que não tenha compreendido a minha observação acerca do exaustor.
    Não é o exaustor que tem de ser subido, e, já agora, duvido que se for necessário movê-lo alguns centimetros para um lado ou para outro, isso não possa ser resolvido. Talvez tenha de se alterar o tipo de chaminé do exaustor, sei lá! O importante é que a cozinha seja funcional e não apenas bonita.
    A não ser que seja uma daquelas cozinhas que é para inglês vêr...
    A minha sugestão é para que os móveis superiores sejam colocados mais a baixo. Isso implica que o exaustor fique num plano mais elevado e esse tipo de alteração não deve constituir um problema. Para muitas mentes esse tipo de soluções menos usadas nas cozinhas em Portugal, causam estranheza mas são na realidade uma adaptação racional do mobiliário ao nosso uso quotidiano.
    Ah, e esqueci-me de falar na iluminação da cozinha!
    A luz artificial a ser usada deve ser pensada de forma a propiciar uma boa iluminação na execução das tarefas, e a zona de balcão deve ser tida em conta.
    Considerar a inserção de luz que possa iluminar satisfatoriamente a zona de balcões e banca sob os móveis superiores é uma boa ideia. Pessoalmente uso luz amarela mesmo nas lampadas fluorescentes (quando não lhes posso fugir) porque "aquecem" visulamente o ambiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaT
  11.  # 15

    Colocado por: afsantosSó uma nota, cuidado com a proximidade dos armários superiores na zona do fogão/exaustor... na minha opinião deixe sempre uma margem segura de distância antes e depois do exaustor... para evitar calor e principalmente residuos de gordura... no meu apartamento tenho um dos armário bem lixados graças a isso.

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/


    Quando diz que tem um dos armários estragados por causa do forno refere-se a lacagem a descolar, folhas das laterais a descolarem?
    Já agora quantos anos tem esse forno?

    É que os fornos de á 8 anos atrás, vinha nas instruções que teria de comtemplar o arejamento do compartimento de encastre (fundo cortado, traseira do armário não encostar á parede na parte inderior deixando cerca de 2 a 3 cm de intervalo, grelha de ventilação na parte superior, e não na parte inferior como era costume, e no rodapé do armário existir uma abertura para entrada de ar fresco), e isso não era respeitado em 99.9% das situações.

    Será este o seu caso?

    Se sim, deve ter o cuidado futuramente, de quando fizer uma rmodelação de cozinha, verificar todas as instruções de montagem dos aparelhos, respectivos encastres etc., e evitará assim muitos problemas futuros.

    Quando pensamos que ao adjudicar o trabalho a uma firma conceituada ou não, uma vez que supostamente são profissionais da área, que este vai correr ás mil maravilhas, e que não é necessário andarmos a verificar as coisas, é um engano tremendo, infelizmente é assim, e muitas vezes porque não estamos por dentro de certas coisas, não significa que não devamos ler o modo de aplicação, é o mesmo que os aparelhos trazerem livros de instruções, e o cliente telefonar para a assistência técnica a dizer que o aparelho não funciona, e quando lá chegamos o cliente não sabe sequer como se liga o aparelho, porque o livro de instruções não serve para nada e dá trabalho a ler, então o técnico que cá venha e explique.

    Enfim á uma série de situações que se poderiam evitar, se as coisas funcionassem de outra forma mais transparente, algumas fossem devidamente reguladas e normalizadas, e o próprio cliente á vezes se desse ao trabalho de ler o livro que acompanha o aparelho nas secções mais utéis, como a montagem e funcionamento uso e limpeza.



    Colocado por: FDuarteBarba Negra,

    Lamento que não tenha compreendido a minha observação acerca do exaustor.
    Não é o exaustor que tem de ser subido, e, já agora, duvido que se for necessário movê-lo alguns centimetros para um lado ou para outro, isso não possa ser resolvido. Talvez tenha de se alterar o tipo de chaminé do exaustor, sei lá! O importante é que a cozinha seja funcional e não apenas bonita.
    A não ser que seja uma daquelas cozinhas que é para inglês vêr...
    A minha sugestão é para que os móveis superiores sejam colocados mais a baixo. Isso implica que o exaustor fique num plano mais elevado e esse tipo de alteração não deve constituir um problema. Para muitas mentes esse tipo de soluções menos usadas nas cozinhas em Portugal, causam estranheza mas são na realidade uma adaptação racional do mobiliário ao nosso uso quotidiano.
    Ah, e esqueci-me de falar na iluminação da cozinha!
    A luz artificial a ser usada deve ser pensada de forma a propiciar uma boa iluminação na execução das tarefas, e a zona de balcão deve ser tida em conta.
    Considerar a inserção de luz que possa iluminar satisfatoriamente a zona de balcões e banca sob os móveis superiores é uma boa ideia. Pessoalmente uso luz amarela mesmo nas lampadas fluorescentes (quando não lhes posso fugir) porque "aquecem" visulamente o ambiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:AnaT


    Caro FDuarte, de facto não entendi assim, quando disse o exaustor num plano mais elevado, e pensei que se referisse a subir o próprio aparelho, solução típica diga-se de passagem.
    Mas ao baixar os armários teria de ser tida em conta a qualidade dos móveis, devido á temperatura que iria passar para os armários logo ao lado do exaustor, isto porque quanto mais baixos, maior o calor.
    Há de facto móveis preparados para essas eventualidades e já não falo de usar uma placa a gás mas sim de uma de indução ou vitrocerâmica, mas o seu custo julgo ser mais elevado uma vez que o tratamento da madeira e da lacagem terá forçosamente de ser outro.

    Cumprimentos
  12.  # 16

    Barba... o apartamento tem 9 anos, e nem sequer é a lacagem a descolar é mesmo a ficarem amarelados .... e aquilo não sai mesmo.... o problema é que os armariso sao mesmo mesmo coladinhos fogão... daí eu ter alertado para este facto.

    Por exemplo na casa que estou a fazer, umas das minhas preocupações é deixar um bom afastamento dos armários da zona do fogão/exaustor, além de que desta vez vou meter um exaustor de 90 :)

    um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  13.  # 17

    Actualmente os fornos não mandam já tanto calor pelas laterais, mas essas manchas amarelas são devido ao calor que é emanado pela porta, e antigamente as portas eram de 1 vidro apenas, agora já são de duplo e triplo vidro.
    Depois á ainda o estado da borracha de vedação, e as respectivas dobradiças.

    Mas com 9 anos suponho que não tenha grelhas de ventilação, e se as tiver estas foram colocadas na parte inferior do armário (como de costume), pelo que o ar quente não é extraído do interior do móvel, uma vez que o ar quente sobe.
    Aliado a isso possívelmente também não tem as entradas de ar pelo rodapé, assim como as referidas aberturas na traseiro do móvel para que o ar circule e não deixe o móvel ficar sujeito a temperaturas tão altas.

    Cumps
  14.  # 18

    Colocado por: Barba NegraActualmente os fornos não mandam já tanto calor pelas laterais, mas essas manchas amarelas são devido ao calor que é emanado pela porta, e antigamente as portas eram de 1 vidro apenas, agora já são de duplo e triplo vidro.
    Depois á ainda o estado da borracha de vedação, e as respectivas dobradiças.

    Mas com 9 anos suponho que não tenha grelhas de ventilação, e se as tiver estas foram colocadas na parte inferior do armário (como de costume), pelo que o ar quente não é extraído do interior do móvel, uma vez que o ar quente sobe.
    Aliado a isso possívelmente também não tem as entradas de ar pelo rodapé, assim como as referidas aberturas na traseiro do móvel para que o ar circule e não deixe o móvel ficar sujeito a temperaturas tão altas.

    Cumps


    Nem mais... tudo que disseste está mais que certo.

    Um abraço

    Filipe
    • kami
    • 22 janeiro 2009

     # 19

    Boas

    Um conselho de alguém que viveu 5 anos num apartamente com placa a gás de 60cm e exaustor de 90cm... é que afastem os armários superiores o mais que puderem do exaustor... pois no meu caso apesar de ter uma chaminé de exaustor de 90cm em que era mais larga 15 cm de cada lado que a placa.... não evitou que os armários junto ao exaustor apanhassem gordura... e aquilo custa a sair como tudo... se sair...

    Outro conselho que dou é o facto de não colocarem portas nos armários de bancada. A minha nova cozinha só vai ter gavetões... pois assim chego a tudo e vejo tudo o que tenho! É o mais prático que pode haver.

    Outro conselho que dou... é pensar num local... que pode nem ser na cozinha... onde vazar alimentos ou outros... acreditem que não dá muito jeito andar com a panela da sopa azeda pela casa fora para ir vazar na sanita do WC que fica do outro lado...

    Outro conselho é a torneira da cozinha... uma daquelas que tem mangueira dá muito jeito para lavar alguma loiça... e sobretudo quando queremos encher uma panela ou um alguidar de água em cima da bancada... porque é muito grande e não dá jeito nenhum estar a segurá-lo em peso e por vezes fazer manobras para o conseguir enfiar debaixo da torneira...

    Cumps

    Kami
  15.  # 20

    Já agora partilho como vocês o desenho que eu fiz para a minha cozinha.

    Image Hosted by ImageShack.us


    Image Hosted by ImageShack.us


    Image Hosted by ImageShack.us


    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
 
0.0244 seg. NEW