Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: kosttacomo é que desconta 30% para a reforma?
    Descontamos 34,75% para a reforma, o desemprego e a saúde (tudo junto).

    Colocado por: kosttaAgora com o sistema atual, as pessoas deveriam ter o direito / obrigação a receber de acordo com os descontos efetuados
    Concordo.
    Mas que seja um cálculo rigoroso (nº de anos + quantias descontadas actualizadas)

    Há a acumulação de pensões, os benefícios dos políticos, dos (fp?) reformados "antes de tempo" e com penalizações diminutas, os militares cujo tempo em comissões contam várias vezes, etc.
    Há as pessoas que passaram 30-e-tal anos a descontar pelo ordenado mínimo e nos últimos 5 anos descontaram sobre balúrdios, ficando com reformas milionárias (em 3 ou 4 anos recuperaram TUDO o que tinham descontado ao longo de 40 anos!).
    • eu
    • 20 janeiro 2013

     # 22

    Colocado por: becasSão coisas completamente diferentes.

    Será que são diferentes? Porquê?
    • eu
    • 20 janeiro 2013

     # 23

    Por acaso, seria interessante que fossem publicadas listas de TODOS os pensionistas, com a quantia total que descontaram ao longo da vida e com a quantia total de pensões que já receberam...

    E estou a falar muito a sério...
  2.  # 24

    Colocado por: kostta

    como é que desconta 30% para a reforma?


    Todos descontam, alguns apenas o fazem sem perceber. Tente trabalhar de forma independente que vê.
  3.  # 25

    o sistema de pensões não é baseado em dinheiro que tenha ficado guardado em algum cofre. O que descontaram é completamente irrelevante. Se deixarmos de trabalhar durante um ano não há pensões para ninguém.
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 20 janeiro 2013 editado

     # 26

    Colocado por: danobregao sistema de pensões não é baseado em dinheiro que tenha ficado guardado em algum cofre. O que descontaram é completamente irrelevante. Se deixarmos de trabalhar durante um ano não há pensões para ninguém.

    Sim, tem razão, mas apenas parcialmente. É que a segurança social faz investimentos com as contribuições. E não é que parte desses investimentos são... dívida pública... Portuguesa? (medo!)

    Mas muita gente pensa que tem o direito de receber pensões elevadas, porque descontaram durante muitos anos... seria interessante saber quanto é que descontaram...
  4.  # 27

    Colocado por: danobrega

    Todos descontam, alguns apenas o fazem sem perceber. Tente trabalhar de forma independente que vê.

    nao sabia que era independente.
  5.  # 28

    Colocado por: kosttanao sabia que era independente.


    É indiferente. Um trabalhador por conta de outrem tem parte dos descontos pagos pelo empregador. Na prática é um custo de mão de obra, que de outra maneira seria pago ao trabalhador. Aliás, se fizer as contas vai ver que a percentagem dá parecida entre os dois tipos de trabalhador.

    (11 + 23,75) / (100 + 23,75) = 28%

    Os trabalhadores independentes pagam 29,6%.

    Acho que estas percentagens vão aumentar. Cortar nas pensões nem pensar, é melhor por os trabalhadores a descontar ainda mais.
    Concordam com este comentário: kostta
  6.  # 29

    Colocado por: euE não é que parte desses investimentos são... dívida pública... Portuguesa?


    Grega? :-)
  7.  # 30

    Gostaria de saber caso alguem me explique ,que quantidade de reformados do privado têm essas reformas milionarias?
  8.  # 31

    Colocado por: tonioGostaria de saber caso alguem me explique ,que quantidade de reformados do privado têm essas reformas milionarias?


    É uma pergunta um pouco estranha, mas tem aqui alguns dados:

    http://www4.seg-social.pt/documents/10152/703873/Conta+da+Seguran%C3%A7a+Social+2011+-+Parte+I
  9.  # 32

    danobrega obrigado, consultei o relat'orio mas ainda não consegui descobrir resposta para a minha duvida ,vou continuar a procurar.
  10.  # 33

    Duvido que encontre o que quer. Repare que um pensionista pode ter trabalhado no privado, no público, ou nos dois. Não me acredito que encontre a história dos descontos dos pensionistas a esse detalhe.
  11.  # 34

    Fiz essa pergunta porque acho que será uma minoria de pensionistas do privado que receba pensões de valores considerados milionários.Para a maioria dos empregados privados os ordenados são bem abaixo dos públicos ,fiquei curioso e olhe que no meu leque de amizades e conhecimentos proximos,não conheço ninguem que se goze desse valor de reforma.
  12.  # 35

    Colocado por: EddyPois, descontaram uma ninharia durante 30 anos e agora vivem mais 25 anos com uma boa reforma.Será que sou só eu que percebe que isto tem que dar para o torto?

    Provávelmente aquilo que descontaram nem sequer dá para pagar os cuidados de saúde que vão precisar à medida que vão envelhecendo, e muito menos para lhes dar reformas que são absurdamente elevadas comparado com o que descontaram.

    O Estado mandou uma data de pessoas para a reforma para "poupar" dinheiro dos ordenados? Mas este mundo está doido?


    não percebo este seu post. o/a Eddy comenta esta situação como se o Miguel Relvas não fizesse parte de um governo que anda a cortar direitos a torto e a direito. mas afinal o que merece mais comentário: o facto de termos mais um reformado deputado sem anos de desconto, ou o facto de os elementos do governo só cortarem direitos aos outros e não a si próprios?
  13.  # 36

    Colocado por: tonioGostaria de saber caso alguem me explique ,que quantidade de reformados do privado têm essas reformas milionarias?

    Há 20 com mais de 50.000,00 eur/mês (o Jardim Gonçalves do ex-BCP tem 165.000,00 eur/mês). (*)
    Há 193 com mais de 12.800,00 eur/mês
    Há mais de 8.000 com mais de 4.000,00 eur/mês

    E depois há os que se reformaram aos 40's e os que acumulam pensões...

    (*) NOTA: se, por um lado, as 20 maiores pensões NOS custam mais de 20milhôes por ano, por outro, pagam mais de 40% de IRS (i.e., saem como pensão-de-reforma do orçamento da segurança social, e entram como impostos nas finanças)
  14.  # 37

    Mas porque é que só batem no Relvas? Se o gajo fosse BE ou PC ninguém se incomodava.

    Esta senhora não incomoda ninguém?
    http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=92348

    A presidente da Câmara de Palmela, Ana Teresa Vicente, eleita pelo PCP, terá 47 anos acabados de fazer quando chegar a situação de reformada, no mês que vem.

    Formada em sociologia, Ana Vicente fez todo o percurso no poder local, sempre em Palmela. Foi adjunta do presidente, vereadora, vice-presidente e, por fim, presidente da autarquia. Cumpre o terceiro mandato no cargo.

    No mesmo diploma publicado no Dário da República de terça-feira, onde se lê que Ana Vicente tem direito a reforma a partir de Fevereiro e a uma pensão de 1.859.67 euros, surge o caso de outro autarca que vai ter uma reforma semelhante: 2.092 euros. Trata-se de Seruca Emídio, presidente da Câmara de Loulé, eleito pelo PSD, que também se reforma no mês que vem, aos 58 anos.
    Concordam com este comentário: Alice Gonçalves
  15.  # 38

    Colocado por: Luis K. W.NOTA: se, por um lado, as 20 maiores pensões NOS custam mais de 20milhôes por ano, por outro, pagam mais de 40% de IR


    IRS e pensões, nada a ver. ;)

    Só a máquina para gerir a SS custa mais de 400 milhões, quase tanto quanto o RSI que custa 500.
  16.  # 39

    Colocado por: PauloCorreiaMas porque é que só batem no Relvas? Se o gajo fosse BE ou PC ninguém se incomodava.

    Esta senhora não incomoda ninguém?
    http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=92348


    A Opus Dei vale 100 vezes mais que o PCP! É pura matemática. A reforma do Jardim Gonçalves, membro influente da Opus Dei, vale 100 vezes mais do que senhora presidente da Câmara de Palmela, de 1700 euros, membro pouco influente do PCP. Os comentadores e comentadeiras, moralistas e moraleiras, atiraram-se como gato a bofe à senhora de 47 anos do PCP que vai para casa com 1700 euritos. Escândalo nacional! Ofensa à moral publica. Quanto ao banqueiro de deus e dos milénios, a coisa está bem assim. O senhor tem as suas necessidades... Abençoada moral!Claro que não contam os cifrões;conta a moral né?
  17.  # 40

    Colocado por: Jorge Rocha A Opus Dei vale 100 vezes mais que o PCP!

    Aqui, socorro-me da sabedoria popular:
    «é tão ladrão o que rouba um milhão como o que rouba um tostão».

    Não se tratando de «roubar», trata-se de aproveitamento de leis abusivas, iníquas e feitas à medida de alguns privilegiados (*).


    (*) refiro-me a ambos: a ela por pertencer à classe política que fez essas leis; a ele porque aposto que o Jorge Gonçalves é dos que só descontou à séria nos últimos 5 anos de carreira contributiva (e em poucos anos recuperará o que descontou).
 
0.0210 seg. NEW