Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: nandogoncao meu só medindo , mas de largura tem 80cm. O MRU ventilador ou tem 400m3 ou é fé 800m3. Só confirmando...

400 ou 800m3/hora?!
  2. Colocado por: Rodri12400 ou 800m3/hora?!

Sim fui confirmar e tem 400m3/h. Já é uma bom ventilador e faz chegar aos quartos algum calor. Vem com 3 velocidades, que daria para ligar algum aparelho que aumentaria, ou reduzia a velocidade consoante a temp no carter, mas o meu está simples, ou seja quando o certes atinge os 45º (se não estou em erro) liga o ventilador e quando desce dessa temp desliga o ventilador.
  3. Colocado por: nandogonca
    Sim fui confirmar e tem 400m3/h. Já é uma bom ventilador e faz chegar aos quartos algum calor. Vem com 3 velocidades, que daria para ligar algum aparelho que aumentaria, ou reduzia a velocidade consoante a temp no carter, mas o meu está simples, ou seja quando o certes atinge os 45º (se não estou em erro) liga o ventilador e quando desce dessa temp desliga o ventilador.

ja reparou se junto ás saídas de ar estão a começar a ficar escuras as paredes/tectos?
  4. Colocado por: Rodri12Tem as medidas do seu recuperador?

O meu é este.
    http://www.dovre.be/en-be/products/2180cbscpb
  5. Então o meu é muito fraquinho... lol 180m3/h.... Mas também, teoricamente é só para aquecer a sala...
  6. Colocado por: nandogoncaMedidas

http://www.dovre.be/sites/default/files/ERP/maatschetsen//09-00162-001_2180CBSC.pdf

Pois, também é bem maior que o meu ;)
  7. Aqui tem um preço de referência e mostra o ventilador de 400m3 e a sua localização.
    http://www.sitiodaslareiras.com/dovre.htm
  8. Colocado por: nandogoncaAqui tem um preço de referência e mostra o ventilador de 400m3 e a sua localização.
    http://www.sitiodaslareiras.com/dovre.htm

Estive agora a ver e estava a ver mal os dados do meu :/ Estava a ver o C60 Plus em vez do C70 Plus... O meu é este: http://www.chamilar.pt/product/pt/3 e faz 360m3/h!! O valor dele já instalado foi de 1600€
  9. Colocado por: Rodri12Então o meu é muito fraquinho... lol 180m3/h.... Mas também, teoricamente é só para aquecer a sala..

Com essa potência deve ser um tangencial... E como diz e bem é mais para aquecer o espaço onde ele se encontra. Também aquece bem se fosse para insuflar o ar para um piso superior em que não necessita de muita força... Por exemplo se tivesse os quartos logo por cima da sala, colocava as bocas de saída junto ao chão dos quartos, que até ficaria melhor. No meu caso tive que colocar as bocas no tecto e logo junto às portas, para evitar não ter uma distância muito elevada para percorrer. Lembro que na altura tive um pouco de receio que não conseguisse aquecer a casa som o recuperador e até coloquei piso radiante electrico nas wc e no corredor de acesso aos quartos, mas ainda bem que superou as minhas expectativas.
    Lembro que as condutas que coloquei foram em INOX 316 duplas. Sei que na altura dei um balúrdio pelas mesmas... Não coloque umas que parecem frágeis em alumínio, que aquilo parece que com um toque almogasse toda.
  10. Colocado por: Rodri12360m3/h!!

Já é muito bom. Os seus quartos serão em cima ou ao nível da sala?
  11. Colocado por: nandogonca
    Com essa potência deve ser um tangencial... E como diz e bem é mais para aquecer o espaço onde ele se encontra. Também aquece bem se fosse para insuflar o ar para um piso superior em que não necessita de muita força... Por exemplo se tivesse os quartos logo por cima da sala, colocava as bocas de saída junto ao chão dos quartos, que até ficaria melhor. No meu caso tive que colocar as bocas no tecto e logo junto às portas, para evitar não ter uma distância muito elevada para percorrer. Lembro que na altura tive um pouco de receio que não conseguisse aquecer a casa som o recuperador e até coloquei piso radiante electrico nas wc e no corredor de acesso aos quartos, mas ainda bem que superou as minhas expectativas.
    Lembro que as condutas que coloquei foram em INOX 316 duplas. Sei que na altura dei um balúrdio pelas mesmas... Não coloque umas que parecem frágeis em alumínio, que aquilo parece que com um toque almogasse toda.

Já corregi a info ;) estava a colocar as características de outra referência que não o meu...
  12. Colocado por: nandogonca
    Já é muito bom. Os seus quartos serão em cima ou ao nível da sala?

2 deles (incluindo a suite) são mesmo por cima da sala. Aliás a tubagem para a chaminé do recuperador passa por uma coluna dentro do guarda fatos do roupeiro do quarto ao lado da suite. Já vi que foi um erro não ter aproveitado para criar passagem do ar para os quartos... :(
  13. Colocado por: Rodri12e faz 360m3/h!!

Sabe onde fica instalado o ventilador? Isso já será um ventilador com alguma dimenssão...Acho o carter dele também muito pequeno...
  14. Colocado por: nandogonca
    Sabe onde fica instalado o ventilador? Isso já será um ventilador com alguma dimenssão...Acho o carter dele também muito pequeno...

Não faço ideia... não percebo nada disso, mas a saída do ar é em cima na lateral da coluna onde está inserido o recuperador e essa saída de ar nem é muito grande...
  15. Colocado por: Rodri12Já vi que foi um erro não ter aproveitado para criar passagem do ar para os quartos... :(

Ainda vai a tempo é só passar a conduta ao lado do de fumos e arranjar depois forma dela sair para o quarto... Tenha atenção a essa conduta de fumos a passar no quarto, se por algum motivo ela não ficar bem isntalada, poderá depois ter fumo nos quartos...
  16. Colocado por: Rodri12e essa saída de ar nem é muito grande...

As minhas são de 125mm (saídas de ar quente), as suas deverão ser algo do gênero.
  17. Colocado por: nandogonca
    As minhas são de 125mm (saídas de ar quente), as suas deverão ser algo do gênero.

Acho que ainda deve ser maior... Está a falar da saída de ar quente não do recuperador mas da exterior a este correto? é que pelo menos o buraco que estava lá feito para essa saída deve ter praí 200mm por 50mm de altura
  18. Colocado por: Rodri12

Acho que ainda deve ser maior... Está a falar da saída de ar quente não do recuperador mas da exterior a este correto? é que pelo menos o buraco que estava lá feito para essa saída deve ter praí 200mm por 50mm de altura

As condutas de ar quente as minhas são de 125mm a conduta de fumos é de 200mm. Coloquei aqui algumas fotos..
    • SACS
    • 18 novembro 2014
    Boas, estou a ver que a conversa ontem deu para ventiladores! Mas a pg que nao foi respondida, os tetos não ficam pretos?

eu estou ponderar meter 1 ventilador a puxar o calor somente produzido pela chaminé(inox) e estou com receio disso, até que só vou colocar as saidas no corredor de acesso aos quartos! Ventilador de 100m3, tenho receio que esses de 400 sejam mt fortes!

Obrigado nando, ainda não tinha tido oportunidade de agradecer!

0.0950 seg. NEW