Colocado por: nandogoncao meu só medindo , mas de largura tem 80cm. O MRU ventilador ou tem 400m3 ou é fé 800m3. Só confirmando...
Colocado por: Rodri12400 ou 800m3/hora?!
Colocado por: nandogonca
Sim fui confirmar e tem 400m3/h. Já é uma bom ventilador e faz chegar aos quartos algum calor. Vem com 3 velocidades, que daria para ligar algum aparelho que aumentaria, ou reduzia a velocidade consoante a temp no carter, mas o meu está simples, ou seja quando o certes atinge os 45º (se não estou em erro) liga o ventilador e quando desce dessa temp desliga o ventilador.
Colocado por: Rodri12Tem as medidas do seu recuperador?
Colocado por: nandogoncaMedidas
http://www.dovre.be/sites/default/files/ERP/maatschetsen//09-00162-001_2180CBSC.pdf
Colocado por: nandogoncaAqui tem um preço de referência e mostra o ventilador de 400m3 e a sua localização.
http://www.sitiodaslareiras.com/dovre.htm
Colocado por: Rodri12Então o meu é muito fraquinho... lol 180m3/h.... Mas também, teoricamente é só para aquecer a sala..
Colocado por: Rodri12360m3/h!!
Com essa potência deve ser um tangencial... E como diz e bem é mais para aquecer o espaço onde ele se encontra. Também aquece bem se fosse para insuflar o ar para um piso superior em que não necessita de muita força... Por exemplo se tivesse os quartos logo por cima da sala, colocava as bocas de saída junto ao chão dos quartos, que até ficaria melhor. No meu caso tive que colocar as bocas no tecto e logo junto às portas, para evitar não ter uma distância muito elevada para percorrer. Lembro que na altura tive um pouco de receio que não conseguisse aquecer a casa som o recuperador e até coloquei piso radiante electrico nas wc e no corredor de acesso aos quartos, mas ainda bem que superou as minhas expectativas.
Lembro que as condutas que coloquei foram em INOX 316 duplas. Sei que na altura dei um balúrdio pelas mesmas... Não coloque umas que parecem frágeis em alumínio, que aquilo parece que com um toque almogasse toda.
Já é muito bom. Os seus quartos serão em cima ou ao nível da sala?
Colocado por: Rodri12e faz 360m3/h!!
Sabe onde fica instalado o ventilador? Isso já será um ventilador com alguma dimenssão...Acho o carter dele também muito pequeno...
Colocado por: Rodri12Já vi que foi um erro não ter aproveitado para criar passagem do ar para os quartos... :(
Colocado por: Rodri12e essa saída de ar nem é muito grande...
As minhas são de 125mm (saídas de ar quente), as suas deverão ser algo do gênero.
Colocado por: Rodri12
Acho que ainda deve ser maior... Está a falar da saída de ar quente não do recuperador mas da exterior a este correto? é que pelo menos o buraco que estava lá feito para essa saída deve ter praí 200mm por 50mm de altura