Colocado por: tiago_cbrJa tem a licença de habitabilidada certo? Esses acabamentos podem ser feitos posteriormente? Ou tem de estar tudo feito para ter a licença?
Colocado por: tiago_cbrPensava que tinham dito por ai que os acabamentos exteriores tambem tinham de estar prontos...Existe alguma fiscalização aquando da licença?
Colocado por: nandogoncaOra bem, já há algum tempo que não actualizava aqui o tópico.
Pois bem faz hoje 3 anos que instalei os painéis solares e vão com 4742 horas de funcionamento. De 1095 dias (3 anos ) deu-me água quente para os banhos sem sr necessário ligar o apoio em 879 dias e tive 106 dias com o apoio ligado. Desses 106 dias com o apoio ligado, já gastei uma garrafa de gás de 11Kg (22€) e a que lá está tem 22,40Kg (ela cheia pesa 26,75kg e vazio pesa 14,74kg), por isso ainda dará para este inverno e até ao início do próximo. Relembro que a botija que gastei durou-me 1ano e 8 meses.
Colocado por: xanno
Excelentes resultados!!
Qual é o seu sistema nandogonca??
Colocado por: xanno
Excelentes resultados!!
Qual é o seu sistema nandogonca??
Colocado por: alexpEsse pavê é de que fabricante?
Colocado por: nandogoncaJá bomba.... Dá bom som e até muito alto... Era para colocar 2 colunas mas colocamos apenas uma.
Colocado por: luis_guilhermeCaro Nandonca,
Parabéns pelo tópico e toda a colaboração que presta aos utilizadores deste forum com a história da sua casa.
Gostava de saber se acha que a instalação de um sistema de som com colunas espalhadas pela casa ainda se justifica hoje em dia. Está satisfeito? Faria o mesmo ou mudaria alguma coisa? Onde lhe parece mais útil a colocação de colunas?
Agradeço desde já a resposta.
Colocado por: r.vas tampas de pavimento é que ficam mal nando
Colocado por: sergioajmFoto 1590 e 1591, as tampas estão fora de esquadria com a parede ou é impressão minha?
Colocado por: nandogoncaBem hoje tive que mudar a garrafa de gás de 11Kg de propano que dá o apoio às AQS, quando os painéis, não chegam.
Resumindo foram608 dias(sim 1 ano oito meses e 3 dias), com uma garrafa de gás, o que dá uma média de 0,0378€ por dia (menos de 4 cêntimos por dia)... Ou 1,13€ por mês, que gastei em apoio aos painéis solares.
Era bom que o pessoal que tenha outras fontes de apoio aos painéis solares pudesse fazer estas contas, para quem tenha que decidir, possa olhar para casos reais e não estimativas que sempre andam por baixo. Lembro que o apoio é efetuado por gás através de um esquentador de chama modulante. A temp que tenho definido no esquentador são 43º.
No dia 20 de Janeiro e de forma a conseguir aferir ao certo quanto gasto nas AQS, coloquei os contadores de electricidade (daqueles que contabilizam os W gastos), a 0. Tenho um no painél solar, que necessita de electricidade para fazer circular o circuito primário e tenho outro no esquentador, que necessita, para ventilar (esquentador com ventilador). Ora hoje depois de 9,5 meses contam o seguinte:
Painél solar : 35,07KW;
Esquentador: 3,9 KW;
Desde o dia 4NOV14 comecei a queima de lenha para aquecer a casa, depois de ter apanhado 2º de temp exterior. Tenho queimado 1 pote das vindimas por dia tendo a casa mantido 23º/24º na sala e 21º/22º nos quartos. No ano passado tinha começado a queimar lenha no dia 22OUT13 (não registei que temp estava no exterior nesse dia, mas no dia 09NOV13 pelas 07:07 já tinha 2,6º lá fora, no interior tinha 20,6º à mesma hora)Estas pessoas agradeceram este comentário:electrao,two-rok,jorgealves,JoseBlino,Arcade