Iniciar sessão ou registar-se
  1. MikeMelga, qual é a profundidade do quadro que comprou para montar os módulos de KNX? Tenho a ideia de que não basta um quadro normal, que é necessário um quadro mais profundo.

    Quanto às restantes dimensões (largura e altura), o que é que devo acautelar? Eu tenho cerca de 40 circuitos de iluminação diferentes pela casa toda, para além de 10 estores elétricos e 2 portões. Quero também salvaguardar algum espaço de reserva para entradas binárias, sensores e mais algumas coisas que não me possam estar a ocorrer agora mas que consiga adicionar no futuro. Ah e claro, fonte de alimentação e router IP.

    E que contas devo fazer em termos de módulos DIN? Qual é a largura de um módulo DIN, já que os quadros costumam ser classificados quanto ao número de módulos que conseguem comportar?
  2. Colocado por: NortenhoE que contas devo fazer em termos de módulos DIN? Qual é a largura de um módulo DIN, já que os quadros costumam ser classificados quanto ao número de módulos que conseguem comportar?


    Só tem um quadro?


    Colocado por: NortenhoMikeMelga, qual é a profundidade do quadro que comprou para montar os módulos de KNX? Tenho a ideia de que não basta um quadro normal, que é necessário um quadro mais profundo.


    É um quadro perfeitamente normal. Claro que nos quadros mais profundos se trabalha melhor, leve domótica ou não.
  3. Neste momento ainda não tenho quadro nenhum, o trabalho de eletricidade vai começar em breve, daí precisar destas dicas para garantir que tudo segue como deve de ser.
    O que recomenda, ter um quadro para os disjuntores e outro ao lado (ou por baixo, é indiferente) para os actuadores de KNX?


    Tenho a ideia de que um quadro normal tem apenas 8cm de profundidade, mas tinha a ideia de que os módulos de KNX são um pouco mais profundos que os disjuntores e restantes equipamentos que normalmente se encontram num quadro elétrico.

    Em relação à dimensão, tomando como exemplo a sua instalação, quantos módulos tem instalados e qual o tamanho do seu quadro (ou quadros), pode partilhar?
  4. Colocado por: NortenhoO que recomenda, ter um quadro para os disjuntores e outro ao lado (ou por baixo, é indiferente) para os actuadores de KNX?


    Pode meter tudo no mesmo quadro.

    Perguntei quantos quadros tem porque, normalmente, é um quadro por piso + garagem.

    Colocado por: NortenhoTenho a ideia de que um quadro normal tem apenas 8cm de profundidade, mas tinha a ideia de que os módulos de KNX são um pouco mais profundos que os disjuntores e restantes equipamentos que normalmente se encontram num quadro elétrico.


    Não. São exactamente iguais.


    Colocado por: NortenhoEm relação à dimensão, tomando como exemplo a sua instalação, quantos módulos tem instalados e qual o tamanho do seu quadro (ou quadros), pode partilhar?


    Baseie-se nestas medidas:

    Módulo 20 actuadores - 12 unidades DIN
    16 act. 8 unid DIN
    8 act 6 unid DIN
    8 estores 8 unid DIN
    16 inputs 8 unid DIN
    IP Router 2 unid DIN
    Fonte 4 a 8 unid DIN
  5. Boa noite,

    Pode instalar um quadro normal, só tem que se preocupar com o espaço dos módulos knx. Tem que somar o tamanho necessário para os disjuntores mais os modulos knx.
    Concordam com este comentário: MikeMelga
  6. Ok, obrigado a todos.
    @MikeMelga, ok, agora percebi a sua pergunta. Sim, de facto terei dois quadros elétricos um na cave (garagem e arrumos) e outro no piso térreo.

    Dado que numa primeira fase a instalação elétrica será standard, creio que terei de instalar dois quadros adicionais em ambos os pisos (um por piso), onde a tubagem direta aos circuitos vai confluir.
  7. Já agora, recomendam algum fabricante de quadros?
  8. Rittal, ABB, Schneider, etc..
  9. Colocado por: damned

    Deixa os tubos até às caixas mas sem abrir e dar entrada dos tubos nas ditas, ficam "à porta".

    Para quem lá for certificar, SE FOR LA ALGUÉM, até pode nem ir a certiel é por amostragem ou historial do electricista... Não vai ver coisa alguma.

    Mais tarde ou logo depois da certificação abre os buracos nas caixas..
    Concordam com este comentário:MikeMelga


    Como segura as pontas dos tubos sem bucim/boquilha e, portanto, sem partir as caixas. Depois de encher os roços com massa, será que o tubo ainda está onde é suposto quando partir a caixa?
  10. Colocado por: damnedRittal, ABB, Schneider, etc..

    Acrescento Quitérios.
    •  
      damned
    • 1 agosto 2017 editado
    Colocado por: ClioII

    Como segura as pontas dos tubos sem bucim/boquilha e, portanto, sem partir as caixas. Depois de encher os roços com massa, será que o tubo ainda está onde é suposto quando partir a caixa?


    É uma questão de imaginação, pode por ex meter uma forra em tijolo a guiar os tubos e colar os tubos com material adequado, assim não fogem. Ou deixar uma régua de madeira tipo cofragem perdida em vez de usar tijolo faz os orifícios à medida dos tubos e quantidades de tubos.

    Mas há produtos vulgo "colas" que bastam para o serviço, vão ficar tão ou mais resistentes que o cimento que virá depois e "soldam" os tubos às caixas não foge nem um mm que seja sem partir a caixa também.... Fica como uma bucha química.
  11. Colocado por: ClioII
    Acrescento Quitérios.


    Qual é a gama da Quitérios em que posso encontrar quadros elétricos?
  12. Colocado por: Nortenho

    Qual é a gama da Quitérios em que posso encontrar quadros elétricos?


    Exemplo:

    Quitérios

    Hager
  13. Boa tarde a todos,

    Falaram-me de uma marca para domótica. É Z-Wave.

    É a marca Fibaro.

    O que acham dessa marca?
    Pontos fortes, pontos fracos?

    Abraço a todos
  14. Eu comprei alguns periféricos dessa marca (para interruptor de luz e para estores) para fazer um pequeno ensaio de integração de domótica com Alexa e Home Assistant num Raspberry Pi2 e funciona muito bem.

    Para quem não tem uma instalação que permita domótica por cabo, diria que a norma z-wave é a melhor escolha e os equipamentos da Fibaro são reconhecidamente bons.

    Eu comprei na Amazon (UK ou ES, não me lembro bem), foi onde consegui os melhores preços.
    Concordam com este comentário: Slavik
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skypt, marcio79
    •  
      skypt
    • 22 outubro 2017
    Colocado por: NortenhoEu comprei alguns periféricos dessa marca (para interruptor de luz e para estores) para fazer um pequeno ensaio de integração de domótica com Alexa e Home Assistant num Raspberry Pi2 e funciona muito bem.

    Para quem não tem uma instalação que permita domótica por cabo, diria que a norma z-wave é a melhor escolha e os equipamentos da Fibaro são reconhecidamente bons.

    Eu comprei na Amazon (UK ou ES, não me lembro bem), foi onde consegui os melhores preços.
    Concordam com este comentário:Slavik
    Estas pessoas agradeceram este comentário:skypt,marcio79


    Então como está a correr ?

    vou exprimentar a HA esta semana (tenho andado com o OpenHab2) :-\
  15. A experiência está a correr bem :). Já há vários meses que tenho 2 circuitos de luzes e 2 estores controlados por dispositivos da Fibaro. A Alexa também funciona sem problemas (em conjunto com o Rpi2 com Home Assistant).

    A casa nova está a ser preparada para KNX, mas a beleza de usar um HASS num RPi é que posso ter cenários que misturem várias tecnologias. E essa é a minha ideia: KNX no geral e usar z-wave para chegar a locais onde não era conveniente passar tubagem ou onde não estava previsto antes de já não se poder mexer mais na alvenaria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, skypt
  16. Passado um ano sem atividade venho desenterrar este tópico porque estou na fase de consulta a construtores e tenho os projetos aprovados.
    Ando a estudar o assunto e agradeço que me indiquem lojas online e equipamentos que deverei ter em atenção.
  17. Loja online: eibmarkt. Encontra aqui preços muito bons em material KNX.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migjac
  18. e instaladores?
 
0.3348 seg. NEW