Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas
    Venho por este meio solicitar a vossa ajuda para o seguinte.
    Tenho um termoacumulador fagor de 50 l ha 2 anos com anodo de magnesio, o qual devera ser substituido de 2 em 2 anos. Contactei o agente que me solicitou +- € 80 para o efeito ( deslocacao, hora de trabalho, material, e tal, e tal.) O que representa cerca de metade do custo do termo.
    Assim e porque a epoca para mim e de contencao ao maximo, porque normalmente consigo resolver pequenos problemas de avarias, o anodo compra-se no representante por € 15, agradeco a vossa colaboracao para que substitua o referido elemento. Trata-se de Fagor CB-50. Julgo que o acesso e por baixo do aparelho.
  2.  # 2

    Então, alguém dá uma dica sobre como aceder o ânodo de magnésio??
  3.  # 3

    Eu por acaso tb. agradecia essa dica ( se bem que sou um pouco azelha nesse tipo de operações) tenho um termoaculador exactamente igual e parado sem uso há mais de um ano ( com agua dentro), e certamente que precisará, até por motivos de segurança, de mudar essa peça.
    80 eur quando eles novos custam 140-150 euros é demasiado.


    Colocado por: sousaduEntão, alguém dá uma dica sobre como aceder o ânodo de magnésio??
  4.  # 4

    provavelmente vai ter que retirar a carcaça inferior onde entre o cabo de alimentação e deve ser ai que retira o anodo! vai ter que esvaziar o deposito de toda a agua! so com fotos ou com o modelo é que da para ver onde é exactamente!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousadu
  5.  # 5

    Agradecido pela resposta.Para melhor esclarecimento a seguir mando o site com as caractierisicas do aparelho:

    http://www.fagor.com/web/pt/catalogo-de-productos/catalogo-pi-fagor/confort/termoacumuladores/Gama-CB/CB-50N1/detail/911011201

    Aguardo a v/ajuda na poupança de uns eurozitos.
  6.  # 6

    Boa noite caro amigo, voce tem duas opções, mas antes tem de saber onde está o anodo de magnesio, deve ser no topo do deposito, é uma rosca em geral.

    quando descobrir, tem 2 opçoes, pegar num voltímetro e ver a continuidade do anodo de magnesio (em alguns casos) ou maneira mas certa desenroscar a vareta e caso esteja gasta trocar, se for no topo do deposito, apenas tire pressão, não precisa de esvaziar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousadu
  7.  # 7

    Obg. Vou tentar perceber onde esta, se em cima ou em baixo. Como nao estou agora no local, mais tarde informarei o que consegui.caso seja em baixo tenho de desaparafusar a base toda, certo?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Está na base, em conjunto com o termoestato.. O manual do equipamento demonstra como fazê-lo.
    Deve ser verificado o estado deste a cada 2 anos... mas olhem o meu durou 8 anos (depois foi para o lixo, devido principalmente a problemas de qualidade da agua de abastecimento pública, e lamasque resultaram em deposito anormal de minerais - agora esse problema está resolvido/minimizado)
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousadu
  9.  # 9

    Obg Pedro. Está a referir-se ao manual que vem junto com a compra do aparelho, ou a outro manual de reparações e neste caso como poderei obtê-lo? Algum site para download? É que no da Fagor não há nada.
  10.  # 10

    Colocado por: Pedro BarradasEstá na base, em conjunto com o termoestato.


    haaaaaa bruxo!!!
  11.  # 11

    DDeveria estar no manual do aparelho.. mas não estando é uma operação simples ( pelo menos para quem se ajeita com engenhocas), pois já desmontei um Fagor CB-100:
    - desligar da corrente
    - fechar a agua;
    - despejar o deposito;
    - é retirar o miolo central inferior.
    - inspeccionar e limpar o fundo do deposito
    - verificar se ainda tem anodo, senão compra um novo e instala.
    - voltar a montar o miolo,
    - Abrir a agua. (verificar se não há fugas)
    - ligar à electricidade.


    Experimente neste link:
    http://www2.fagor.com/es/area_profesional/confort/manuales.php?tabla=Termos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lapiz
  12.  # 12

    Bom dia,

    Nós estamos com um problema semelhante.

    1. Temos um de CB-N 150l da Fagor, que está aparentemente com uma fissura na cuba. Vieram cá os da assistência, e disseram que como não foi feita a manutenção obrigatória da marca de 2 em 2 anos (oficial) não estava coberta a dita fissura (as cubas têm garantia de 5 anos em teoria, e foi isto que me disseram quando comprei). Basicamente disse para deitarmos fora o dito e comprar um novo.
    Ora, nas condições da garantia diz que a manutenção pode ser feita pelo próprio ...(ainda não sei como vamos resolver este problema). Se houver fissura na cuba, alguém sabe se se pode 'remendar' de algum modo?

    2. Isto trás-me à segunda questão: Temos outro termoacumulador igual, que fez 2 anos e precisa da dita manutenção. No manual não diz como se faz, já pedi no site oficial da Fagor mas responderam que só o dão a profissionais e no link que o Pedro Barradas colocou (muitissimo obrigado pelas dicas), o ficheiro não está bom.
    Alguém têm o dito manual, de como fazer a manutenção dos termo-acumuladores da fagor, que me possa enviar? sabem de algum vídeo youtube que explique como se muda o dito ânodo de magnésio? É que o sr. da assistência que esteve cá, depois de ter cobrado o serviço disse logo que para fazer a manutenção do outro, é um novo serviço e nova deslocação, etc. e não me apetece muito...

    3. Por ultimo, para esvaziar o termoacumulador, podemos fechar a água na torneira de segurança do dito, e ir utilizando a que está dentro do termoacumulador ou temos sempre que desperdiçar esta água?


    Desde já muito obrigado pela ajuda e atenção,
    Este forum, é de facto magnifico e o Sr. Pedro Barradas uma verdadeira jóia :)

    Um abraço,
    M.
  13.  # 13

    Boa tarde,

    Avanços... acabei de falar com o serviço da Fagor.

    Novidades que achei interessante partilhar:
    a) Os novos aparelhos (linha eco), não requerem a mudança do dito magnésio, mas o sistema eletrónico que regula o calcário têm garantia de 2 anos.
    b) Os aparelhos CB-N (fagor CB150-N) (os que tenho e os que falaram aqui), para manter a garantia de 5 anos na cuba, a manutenção têm de ser feita por um técnico credenciado (penso que sejam os tais 80€), cada 2 anos para a zona de Lisboa, com o qual a extensão de garantia fica em 160€ (2 visitas com mudança da barra de magnésio). Se a manutenção não for feita pelo técnico oficial (i.e. se fizer-mos nós), deixamos de ter direito ao prolongamento da garantia.

    Tirem as vossas conclusões... fiquei com pouca vontade de comprar Fagor depois disto, confesso...

    Abraço,
    M.
    • aset
    • 10 fevereiro 2014 editado

     # 14

    Boa noite,

    Após ligar para a assistência técnica em Lisboa (lidersat) para fazer a manutenção do meu cb 50 eco, atendeu-me um senhor que parecia perceber muito pouco ou quase nada, após algumas perguntas e me estar a despachar ao telefone, quase no fim pergunta: "então e vc tem gás natural ou botano?" Eu percebi logo que estava a falar com a pessoa errada, no entanto marquei a visita de um técnico para me fazer a manutenção, que alem de simpático foi bastante atencioso ao contrario do seu colega.
    Então este indicou-me que este termo-acumulador tem ânodo electrónico e não de magnésio, portanto não é preciso fazer manutenção pois não há nada para trocar , do qual eu fiquei bastante contente, pois estava a ver que ia gastar 2 deslocações mais peças.
    - Apesar no manual do termo-acumulador indicar que todos os termo-acumulador tem ânodo de magnésio excepto o de 150 e 200 é informação incorrecta a correcta está no site:

    - http://www.fagor.com/web/pt/catalogo-de-productos/catalogo-pi-fagor/confort/termoacumuladores/Gama-CB-ECO/CB-50ECO/detail/911010057

    tenho o FAGOR CB50 ECO com 2 anos e até a data 5 estrelas.
    espero que tenha ajudado
    Abraço
    Aset
 
0.0182 seg. NEW