Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    meta em eucalipto que nao se arrepende, tenha em atenção que deve comprar madeira seca, senão empena...
  2.  # 22

    Meta Ipê ou Pau Ferro de certeza que a parede não cai (:))) estou a brincar) já agora sabe qual é a madeira que lá estava? e que grossura tinham?

    Pergunta: Não será melhor tratar sempre em câmaras de autoclave, porque se a viga está dentro da parede e recebe humidades, a viga não vai inchar com a humidade? Com a secagem em autoclave a dilatação e contracção da viga não será menor tal como o seu empenamento?

    Isto é uma confusão de nomes, talvez isto ajude (julgo que não tem nenhum erro)
    Pinheiro Manso:
    Nome Comercial: ???
    Nome cientifico: Pinus pinea

    Pinheiro Bravo :
    Nome Comercial: Pinho; Pinho Marítimo; Pinho Bravo.
    Nome cientifico: Pinus pinaster, P. maritima

    Pinheiro Silvestre:
    Nome Comercial: Casquinha Vermelha; Pinho-Nórdico; Casquinha-Nórdica; Pinheiro da escócia; Pinho Laricio; Pinho de Riga (quando vinda de leste: Ucrânia, Russia?)
    Nome cientifico: Pinus Sylvestris, L. Pinus rubra. Pinus borealis

    Abeto-Falso:
    Nome comercial: Casquinha Branca; Abeto; Pinho Abeto; Sapin; Whitewood
    Nome Cientifico: Picea abies, Karst. Picea excelsa, Abies alba Mill.

    Não percebo na disto mas julgo que a casquinha branca é uma madeira bonita que não serve para esse tipo de coisas.
  3.  # 23

    Pois, isto das madeiras é muito confuso. Já falei com os carpinteiros da obra, com o empreiteiro, com vários fornecedores de madeiras e outros "entendidos".

    Quem vende pinho nacional tratado em autoclave diz que é muito bom, garantido, etc. Quem vende Casquinha vermelha, a mesma coisa. Quem vende Casquinha (branca, abeto), diz que não apanha bicho nacional nem absorve humidades. Etc...

    Por isso recorri à informação cientifica para conseguir extrair algumas conclusões técnicas teóricas e práticas. Nem aí a coisa é linear.

    O que consegui concluir é:

    Pinho Nacional (maritimo) tratado em autoclave
    - Se a madeira for bem escolhida contra defeitos de nós e fissuras, com um tratamento mínimo de classe 3 (ideal é o classe 4 para a coisa ficar garantida), será durável e fica com uma boa relação de preço/durabilidade, principalmente se for para interiores.

    Casquinha Vermelha
    - é uma madeira naturalmente mais resistente do que o pinho nacional sem tratamento, embora seja também susceptível ao bicho (contrariamente ao que os carpinteiros dizem, bem como os fornecedores) mas mais resistente contra os fungos. Pode ser tratada em autoclave mas absorve muito menos veneno do que o pinho nacional e por isso não lhe dão garantia como dão ao pinho nacional tratado. Este último pormenor é muito importante.

    Casquinha Branca
    - Totalmente desaconselhada para estruturas. Atenção que alguns fornecedores e carpinteiros desconhecem isto e depois há surpresas e desgostos.

    Madeira Lamelada em Casquinha Branca ou Vermelha
    - Muita gente pensa que o simples facto da madeira vir lamelada e colada lhe confere imunidade contra o bicho. Não é assim. Se não tiver tratamento após o processo de colagem não tem quaisquer vantagens comparativas à madeira maciça. A principal vantagem é poder vir com grandes secções e comprimentos.

    Eucalipto
    - Lembrei-me do eucalipto quando vi que existia soalho de eucalipto, aparentemente com bom preço e qualidade. Não sei preços ou fornecedores, nem qual a resistência natural desta madeira, mas pode ser uma alternativa interessante. Ainda vou investigar.
  4.  # 24

    Tenho seguido este tópico por interesse e necessidade semelhante....

    Já chegou a alguma conclusão?
    Que tal as investigações do eucalipto?
  5.  # 25






    Casquinha Branca
    - Totalmente desaconselhada para estruturas. Atenção que alguns fornecedores e carpinteiros desconhecem isto e depois há surpresas e desgostos.



    Eucalipto
    - Lembrei-me do eucalipto quando vi que existia soalho de eucalipto, aparentemente com bom preço e qualidade. Não sei preços ou fornecedores, nem qual a resistência natural desta madeira, mas pode ser uma alternativa interessante. Ainda vou investigar.


    Eu fiz a estrutura da minha casa toda em casquinha branca à uns anos e até agora não noto nenhum empeno. Já vi muitas casas com muitos anos (algumas mais de 80) feitas em casquinha branca no Canada e no Reino Unido e posso dizer por expriencia de familiares ligados ao sector da construção nesse Países que é a madeira que aplicam nas estruturas das casas onde se incluêm os trelhados. No caso do Reino Unido a casa de um familiar que tem mais de 80 anos em que a estrutura do telhado é feita em casquinha branca, e sempre que tenho de ir ao sotão olho para a estrutura e fico admirado por aquilo não ter empenado devido a ter traves bastante finas.
    Mas como se custuma dizer cada cabeça sua sentença.

    No caso do eucalipto quando restruturei a casa a parte da habitação era de pinho nacional que tinha uns 60 anos e estava bastante selada e contaminada pelo bicho. Outra parte onde estavam os armazéns era feita com eucalipto e estava em muito bom estado e teria uns 50 anos. Quando recuperei essa parte fui aconselhado por construtores da velha guarda a colocar dois eucaliptos velhos abaixo e deixa-los sem ser serrados por um anos para estes empenarem o que tinham a empenar. Assim fiz só que a madeira não chegou e parte dos barrotes foi feita com eucalipto serrado em verde. Conclusão: o que tinha uma ano sem serem serrados empenaram mas não tanto quanto os novos.

    Quem equacione colocar eucalipto na minha opinião deve por abaixo as arvores e esperar dois anos até que estas sofram o empeno.

    Espero ter ajudado.
  6.  # 26

    Colocado por: VespitaOutra parte onde estavam os armazéns era feita com eucalipto e estava em muito bom estado e teria uns 50 anos

    Que eucalipto era, Branco ou o rosa?
    Não consigo ver nos sites as propriedades dos eucaliptos em relação aos bichos
  7.  # 27

    Julgo que era eucaliptp branco.

    Colocado por: Sobreiro
    Que eucalipto era, Branco ou o rosa?
    Não consigo ver nos sites as propriedades dos eucaliptos em relação aos bichos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sobreiro
  8.  # 28

    O telhado dos arrumos da casa dos meus pais tem uns 30 anos e é em barrotes de eucalipto. Ainda está lá de pé, apesar deste verão ter que ir tratá-lo com algum produto (pela primeira vez).
  9.  # 29

    Colocado por: pgomesTenho seguido este tópico por interesse e necessidade semelhante....

    Já chegou a alguma conclusão?
    Que tal as investigações do eucalipto?


    Mandei vir barrotes e vigas em pinho silvestre (nacional), tratado em auto-clave classe 4. Não quis arriscar com a classe 3, embora para interiores fosse adequado e também com garantia de 15 anos.

    Sobre o Eucalipto, estou a considerar essa hipótese para soalhos, embora para a casa em questão uma conifera fosse mais adequada.
  10.  # 30

    Boa tarde. O seu post já tem alguns anos. Continua satisfeito com a escolha que fez de pinho silvestre nacional tratado em auto clave?
    O vigamento ficou à vista?
    Obrigada pela atenção.
 
0.0179 seg. NEW