Iniciar sessão ou registar-se
    • pjovp
    • 1 novembro 2014 editado

     # 121

    Bem pessoal,

    Ficam aqui as fotos da geringonça já instalada e a carburar:

     photo IMG_20141101_090158_zps74bd0638.jpg
     photo IMG_20141101_093526_zps8aa7df6e.jpg
     photo IMG_20141101_093609_zpscd81de9c.jpg
     photo IMG_20141101_101521_zps7702ab58.jpg
     photo IMG_20141101_093702_zps39e7b66e.jpg


    Utilizei fita de velcro para fixar o emissor na parede evitando assim fazer furos.
    Podia tê-lo deixado dentro do armário que, pelo que pude reparar, funciona exactamente da mesma forma, mas sei que sem impedimentos e/ou barreiras fico sempre mais descansado em relação a uma maior fiabilidade da informação.

    Só posso dizer que isto é um vicio. Espero que seja só nestes primeiros dias, pois tenho andado com ele para todo o lado para ir testando tudo o que vou fazendo.
    A promessa de poupança até 20% de electricidade, passa pela consciencialização da forma como utilizamos a electricidade. E acreditem que ter um monitor na frente a mostrar o que vamos fazendo, vai dando ideias de fazer de forma mais poupada. Aliás eu tenho andado sempre a ver como fazer para que a leitura esteja sempre o mais baixo possível.
    Por exemplo, não está ninguém na sala, desligo o LCD, box, portátil, etc. Por aí fora, dá para terem uma ideia.
    EStou mais desperto para os consumos e logo ajustar os mesmos aos horários de cheias e vazio mais eficazmente.
    Ia fazer pão à pouco, mas depois lembrei-me que entre as 09:00 e as 13:00 é horário de cheias, pelo que decidi ir fazer da parte da tarde, para aproveitar o vazio. De outra forma nem teria sequer ligado a isto, aliás como nunca fiz. São estas pequenas coisas, estas mudanças, ou correcção de hábitos se assim se puder dizer, que irão traduzir-se na poupança energética. Espero....

    Para já notei que o investimento que fiz no robo de cozinha (Moulinex Cuisine Companion) para substituir o uso da placa vitrocerâmica foi uma aposta ganha.
    O robô a trabalhar consome uma ninharia comparado com a placa que, quando a utilizada, é sempre com vários tachos, logo, a consomir à grande e à francesa.
    Comprei-o a 16 de Outubro e desde então usamos a placa 1 única vez. Este mês não devo notar muito no consumo, mas no próximo mês a conta deve reduzir uns 25% à vontade.

    Mais testes, na Cozinha tenho no tecto 4 spots de luzes, cada um com 2 lâmpadas G24d-2 de 18W cada. Portanto vezes 8 daria 144w, mas não. Quando ligo as luzes o consumo sobe sempre para os 190/220w. Cada spot tem um transformador, poderá ser isto que produz o aumento de potência?
    Consequência, tirei uma lâmpada de cada spot, ficando 4 lâmpadas no tecto.
    Poupança de 50%

    O exautor tem 4 lâmpadas G4 de 20W. Parece uma central. Tirei 2.
    Já tinha tirado 2 anteriormente, por não se justificar visto que por baixo dos armários tenho 2 tubos de luz T5 com 28W cada.

    O microondas tem o manipulo da graduação da potência, sendo que o máximo no meu é de 800W.
    Li as instruções ediz que apesar da potência máxima ser 800W o consumo na potência máxima é de 1200W.
    Quando ligo o microondas nos 800W o consumo dispara para 1300/1500W, longe dos 1200w que menciona no livro.

    O forno, quando ligado dispara para os 2000 e tal watts, mas é o aquecimento depois desliga e vai ligando de vez em quando.
    Quando está numa das opções de ventilação, passa mais tempo na potência máxima do que desligado, ao contrário de quando não está a ventilar.
    Mas a verdade é que o cozinhado a ventilar demora metade do tempo sem ser a ventilar.
    Agora uma coisa, que já sabia, mas que o aparelho me deu um puxão nas orelhas. O forno aqueceu, estabilizou a temperatura e deixou praticamente de consumir, mas assim que se abre a porta o consumo dispara de imediato para o máximo novamente. POrtanto cozinhar no forno, abrir a porta só mesmo em caso de extrema necessidade. Eu passava a vida de volta dele. Mais Poupança!

    Durante o dia, se não estivermos a cozinha, só com os electrodomésticos ligados (arca, combinado, etc), lcd ligado, router, portatil, box cabo, e outros em standby o consumo oscila entre os 250/500w, andando sempre na média dos 380w, com um pico ou outro, provavelmente a arca e o combinado.
    À noite com toda a gente deitada e só com o LCD do quarto a trabalhar e novamente os electrodomésticos da cozinha, vem para baixo dos 100w, sempre à volta dos 90w.
    Claro que quando a máq. da loiça ou roupa arrancam isto sobe.

    Tenho tecto falso na casa toda menos nos quartos. Tenho 38 focos de luz com lampadas GU10, já todas em Led (6/7w cada).
    Reparo que num dos corredores tenho 9 lampadas que são accionadas com sensor de presença e quando ligam o consumo dispara uns 150w o que é mais do que a soma dos watts das lâmpadas e mais do que o que consome quando ligo uma zona da sala que tem 12 lâmpadas iguais. Estranho....
    Como a informação do dispositivo está em constante oscilação e a informação é transmitida, no minimo de 6 em 6 segundos, é praticamente impossível testar lampada a lampada.

    O meu LCD da sala consome à volta de 130W, ligado.
    A box da Zon Iris, praticamente não apresenta diferença de consumo estando em standby ou ligada.

    Em relação ao aparelho, é fácil de configurar, se bem que com o frenezim inicial, complicou-me a tarefa ;)
    O ecrã é retro-iluminado, mas acho que só à noite.
    Tem uma luzinha em cima que pisca a vermelho no horário de cheias e a verde no horário de vazio.
    No aparelho podemos configurar 4 tarifas, mas não permitem diferenciação no dia da semana, o que para quem tem um tarifário bi-horário ciclo semanal, quando sega ao sábado era necessário configurar 4 períododos.
    O que fiz foi configurar a semana toda com os 2 horários (cheias e vazio) em vigor de segunda a sexta.
    Agora, no software do computador, é possível configurar os horários todos sem restrições, coisa que fiz a muito custo pois dava sempre erro a completar o ciclo de 24horas durante 1 semana. O software foi a ferramenta que me levou a optar por este kite em vez o OWL CM160, que tem um software muito tristo e atrasado.
    O software elink 2.2 é super completo e detalhado. Espectáculo!

    Bem por enquanto é só, acho....
    Alguma coisa que queiram saber é só perguntar.

    Há, é verdade, publicidade à parte, recomendo sem qualquer tipo de restrição a empresa Ecosist.net onde comprei o dispositivo.
    Respondem a todas as perguntas, de forma detalhada e sem qualquer problema e sem restrições. Para terem uma ideia, ainda ontem enviei um email perto das 22:00 e pouco depois recebi resposta à minha dúvida.
    Prastáveis, transparentes e rápidos no processamento da encomenda.

    Desculpem lá pelo testamento e nem quero imaginar a quantidade de erros ;)

    Abraços
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Paramonte, treker666, Picareta, tostex
  1.  # 122

    pjovp.
    Também tenho uma geringonça dessas à 2 anos e tenho-o na sala virado para o local de passagem. Mesmo depois de 2 anos tenho sempre tendência em olhar para o mostrador para ver o consumo da casa. Quando algo sobe perto dos 1000W, e não tenha nada ligado, fico com a pulga atrás da orelha e vou ver o que se passa. Já deu para encontrar o ferro de engomar ligado... De resto noto que o que ele marca tem sempre uma margem de erro. Eu já aqui tinha referido, que o que ele marca no histórico do aparelho não coincide com a leitura que faço no final de cada mês. E mesmo o que marca no histórico do aparelho, não coicide com o que é descarregado depois para o PC, para o programa... Também nunca tentei junto da marca uma explicação/solução. Mas a diferença ainda é enorme, chegando a marcar por exemplo no aparelho 160KW num mês, no programa marca 180KW e na realidade consumi 170KW. Algo nesses valores.
    De resto, e tendo já este a próxima aquisição seria o que descarrega a informação online para se aceder a esses dados em qualquer lado.
  2.  # 123

    As discrepâncias de leituras que te apercebeste tem a ver com a não medição do factor de potência. Cargas indutivas (transformadores/balastros? dos spots de luzes) e cargas capacitativas (luzes led's de fraca qualidade) têm um factor de potência baixo, o que provoca um "aumento de consumo" quando são medidos só com o transformador de corrente.

    Para medir mesmo certo, teria que medir a tensão juntamente com a corrente.

    O meu owl também é assim, e mesmo com a falha do factor de potência, nunca deu mais de 5-10% de diferença (sempre para mais) em relação ao contador da EDP. Para o que queres fazer, podes confiar e tirar as tuas lições/conclusões para onde está a ir o consumo.
  3.  # 124

    Colocado por: nandogoncapjovp.
    Também tenho uma geringonça dessas à 2 anos e tenho-o na sala virado para o local de passagem. Mesmo depois de 2 anos tenho sempre tendência em olhar para o mostrador para ver o consumo da casa. Quando algo sobe perto dos 1000W, e não tenha nada ligado, fico com a pulga atrás da orelha e vou ver o que se passa. Já deu para encontrar o ferro de engomar ligado... De resto noto que o que ele marca tem sempre uma margem de erro. Eu já aqui tinha referido, que o que ele marca no histórico do aparelho não coincide com a leitura que faço no final de cada mês. E mesmo o que marca no histórico do aparelho, não coicide com o que é descarregado depois para o PC, para o programa... Também nunca tentei junto da marca uma explicação/solução. Mas a diferença ainda é enorme, chegando a marcar por exemplo no aparelho 160KW num mês, no programa marca 180KW e na realidade consumi 170KW. Algo nesses valores.
    De resto, e tendo já este a próxima aquisição seria o que descarrega a informação online para se aceder a esses dados em qualquer lado.


    Pois a poupança passa por isso mesmo, estarmos sempre despertos para consumos "desnecessários".
    Por exemplo, para quê que a TV está ligada se ninguém está a olhar para ela? Por ai fora.
    Quanto às leituras serem exactas ainda não tive tempo suficiente para tirar essas conclusão. Mas uma pequena margem de erro é compreensível e aceitável.

    Agora 3 coisas que merecem alguma atenção pois não sei se é normal ou não:
    1. Quanto coloco o aparelho em modo de edição, para introduzir a informação, se não lhe mexermos em 5 segundos volta ao normal. É que nem dá tempo para pensar e introduzir as coisas nas calmas. É um stress, sobretudo porque não estou familiarizado com isto. Já tinha lido algures que o tempo era de 20 segundos, mas longe disso, é um piscar de olhos.
    2. ontem entrei em modo de edição para confirmar os parâmetros com mais atenção e limpou-me o histórico. Já nem voltei a fazer novamente para confirmar se cada vez que editamos aquilo faz um reset ou se fui eu que fiz alguma asneira....
    3. O software tem 2 opções de backup, online e local. O online não funciona.

    Quanto ao aparelho que falas para seguirmos os registos online e mesmo pelo tlm e tablet, é o Engage Hub. Por acaso tb estou a ponderar a compra de um, por achar que é mais fiável e sempre é melhor seguir esta informação via PC, tlm ou tablet, num ecrã maior, a cores e mais dinâmico.
  4.  # 125

    Colocado por: CrOhNAs discrepâncias de leituras que te apercebeste tem a ver com a não medição do factor de potência. Cargas indutivas (transformadores/balastros? dos spots de luzes) e cargas capacitativas (luzes led's de fraca qualidade) têm um factor de potência baixo, o que provoca um "aumento de consumo" quando são medidos só com o transformador de corrente.

    Para medir mesmo certo, teria que medir a tensão juntamente com a corrente.

    O meu owl também é assim, e mesmo com a falha do factor de potência, nunca deu mais de 5-10% de diferença (sempre para mais) em relação ao contador da EDP. Para o que queres fazer, podes confiar e tirar as tuas lições/conclusões para onde está a ir o consumo.


    Sim claro, tenho noção disso e aceito as diferenças. Levo em consideração o consumo em geral.
    No fim do mês faço as contas
  5.  # 126

    estive a comparar assim por alto as leituras que fiz ao contador, ontem e hoje, e os valores parecem-me ser o dobro do que o aparelho diz ter consumido.
    A verdade é que não me lembro ao certo da leitura que fiz ontem mas agora fiquei intrigado.
    Vou começar a tirar e a apontar as leituras, durante os próximos dias sempre por volta das 00:00, aproximadamente, para comprar com maior rigor.
  6.  # 127

    Não estarás a medir só uma parte da casa. Eu vejo 2 diferenciais no teu quadro...
  7.  # 128

    Colocado por: CrOhNNão estarás a medir só uma parte da casa. Eu vejo 2 diferenciais no teu quadro.

    correcto e a pinça parece estar no fio preto que alimenta só aquele sector de disjuntores,
  8.  # 129

    não devia ter ligado no disjuntor geral do lado direito?
  9.  # 130

    Meti a pinça onde o técnico da EDP indicou, aliás esse éo cabo que liga ao disjuntor
  10.  # 131

    estive a dar uma vista de olhos e o diferencial do lado esquerdo, onde está a pinça, é de onde saem os 2 cabos (azul e preto) que vão ligar ao disjuntor principal.
    O diferencial do lado direito tem um fios pequenos que vão para cima, que vão seguramente ligar a outro local que não consigo ver.
    Este diferencial tem 3 interruptores, do esquentador, tomadas e banheira de hidromassagem de uma casa de banho no 1º andar
    Já fiz uma tabela e vou tirar as contagens nos próximos dias sempre às 00:00 para comparar
  11.  # 132

    Então está no cabo correcto. O diferencial da direita é de 30mA, mais sensível para alimentar a zona da casa de banho.
    • pjovp
    • 4 novembro 2014 editado

     # 133

    Quanto é que esta arca velha consome é uma dúvida que me tem andado a remoer, de maneira que hoje comprei uma daquelas tomadas XPTO.

    Fica aqui uma foto do consumo da bicha (84w)
     photo IMG_20141104_122133_zps1evmknsp.jpg

    Está a consumir muito?

    Já agora, a tomada indica que a tensão da corrente é de 240v. Eu pensava que a nossa tensão era de 220v. Eu não entendo nada disto
  12.  # 134

    Colocado por: pjovpJá agora, a tomada indica que a tensão da corrente é de 240v. Eu pensava que a nossa tensão era de 220v. Eu não entendo nada disto


    Na realidade a norma em Portugal são 230v.
  13.  # 135

    Ok.
    Mas e a arca é consumidora compulsiva? :)
    • wanthd
    • 4 novembro 2014 editado

     # 136

    Colocado por: pjovpOk.
    Mas e a arca é consumidora compulsiva? :)


    Se a arca tiver sempre esse consumo, 84.1 W, isso traduz-se em 2018.40 W por dia, ou seja aproximandamente, 2 KW. Tendo em conta o custo de 0,1382 €/kwh, dá 0,2764 € por dia e um total de 8,5684 € por mês. Eu diria que o consumo é qualquer coisa, mas não tenho ideia de quanto consomem habitualmente estes equipamentos.

    Tem ideia do total de KW que consome por dia? Só assim, conseguimos saber o peso que a arca tem no consumo.

    PS: Espero não me ter enganado nas contas. :)
  14.  # 137

    Colocado por: pjovpOk.
    Mas e a arca é consumidora compulsiva? :)


    Agora faça a mesma experiência com ela encostada à parede a trabalhar em esforço, vai ver que esses valores duplicam ;)
  15.  # 138

    Já agora depois vá mudando a ficha para outros aparelhos e faça um mapa com dados médios do que cada um gasta por dia
    • eu
    • 4 novembro 2014

     # 139

    Colocado por: wanthde um total de 8,5684 € por mês

    mais IVA
  16.  # 140

    Colocado por: eu
    mais IVA


    Exactamente. Obrigado. Esqueci-me de referir isso no meu post.
 
0.0907 seg. NEW