Iniciar sessão ou registar-se
    • musg
    • 26 fevereiro 2013 editado

     # 1

    Boa tarde. Primeiro de tudo um pedido de desculpas por estar a pedir ajuda sem perceber o mínimo sobre o assunto.
    Eu sou proprietário de um terreno Rústico que adquiri à uns anos atrás. Segundo o Mapa cadastral do terreno, não tem nenhum numero urbano inserido no próprio terreno. Igualmente com o terreno que se situa logo ao lado do meu. Todos os mapas que sempre tive acesso foram iguais ao que tenho na minha Caderneta Predial Rústica. Agora acabo de constatar através do Instituto Geográfico português que o terreno ao lado do meu aparece com um numero Urbano inserido dentro do Rústico. É normal ?
    Junto anexo as fotos do mapa cadastral.
    Obrigado pela atenção dispensada.
    • musg
    • 26 fevereiro 2013

     # 2

    +
      digitalizar0003.jpg
    • musg
    • 27 fevereiro 2013

     # 3

    Mais uma vez peço desculpa por estar a incomodar mas esta situação começa a preocupar-me.
    Preocupa-me porque nada percebo deste assunto e não sei se isto é uma situação normal ou não.

    Eu adquiri este terreno (marcado a amarelo na imagem) em 2003.
    Logo de seguida, devido a morte de familiares, separação e perda da loja que geria. Estando longe da Família e sem ninguém. Não mais me preocupei com o terreno a não ser trabalhar muito para conseguir assumir as minhas responsabilidades e conseguir pagar a quem me tinha emprestado o valor para a aquisição do mesmo. (Mesmo sofrendo de Artrite Reumatoide, Muitos banhos de água fria tive de tomar. Mas já passou). Quando adquiri este terreno foi sem a mínima noção sobre a possibilidade de poder ou não construir. A única informação que tinha na altura (isto do vendedor) era que poderia conseguir construir através de “Razões Ponderosas”. Visto ser um prédio Rústico.
    Como a vida não me seguiu pelos caminhos mais direitos, nunca mais me preocupei com o terreno. (mas está pago. É meu).
    Agora que a vida, ao fim de muita luta e TRABALHO ficou estabilizada. Continuei a não me preocupar com o terreno. Mesmo porque por ignorância, nem sei o que fazer com ele. Não tenho na ideia vir a construir lá.

    Em agosto do ano passado recebi uma carta que mencionava o seguinte: Exmo. Senhor, Venho por este meio informar que o meu Prédio Misto, inscrito na matriz sob o artigo Urbano xxxxxx e rústicos xx e xx, do qual V. Exa. É proprietário confinante vai ser vendido pelo valor global de xxx.xxx,00€. Os prédios são vendidos em conjunto, não interessando a venda parcelar.
    Mais uma vez e sendo ignorante nesta matéria, nem liguei.

    À dias atrás, através do FdC verifiquei que era possivel verificar a localização de um terreno através do site do Instituto Geográfico português.
    Qual é o meu espanto quando agora verifico que os Prédios Rústicos a ser vendidos passaram a ter no mapa cadastral um número urbano.

    Ao fim de tantos mas tantos pontapés que já levei na vida, espero não estar a levar mais um. Mesmo porque não me sinto com forças para lutar mais. Mas gostaria de ao menos poder dormir descansado sabendo se isto é normal ou não.
    Por essa razão pergunto se isto é possível.

    Mais uma vez obrigado por poder participar neste Forum, (que muito me tem ensinado) e também por qualquer informação que me possa ser dada sobre este assunto.
    Um bem haja.
    Obrigado.
  1.  # 4

    Boa noite,

    Vá com a localização do seu terreno à Câmara Municipal e verifique em que zona está classificado no PDM [Plano Director Municipal]se estiver inserido numa zona urbana é possivel passar esse artigo a misto ou urbano.

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: musg
    • musg
    • 28 fevereiro 2013

     # 5

    Colocado por: doisarquitectosBoa noite,

    Vá com a localização do seu terreno à Câmara Municipal e verifique em que zona está classificado no PDM [Plano Director Municipal]se estiver inserido numa zona urbana é possivel passar esse artigo a misto ou urbano.

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário:musg


    Obrigado pela informação.

    Estive a pesquisar no PDM e está como anteriormente quando adquiri. "Espaço Agrícola Indiscriminado". Não é zona Urbana.

    Mais uma vez obrigado pelo apoio
    •  
      FD
    • 28 fevereiro 2013

     # 6

    A sua caderneta predial é de quando?
    Já experimentou pedir uma certidão permanente do terreno ao lado?
    Pode fazê-lo aqui: http://www.predialonline.pt/PredialOnline/
    Custa 15€ e percebe logo o que se passa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: musg
  2.  # 7

    musg

    qual é o seu problema, a carta é do seu vizinho a comunicar uma venda do terreno dele e a cumprir com a lei que diz que voce como vizinho tem direito de preferencia e como tal a carta veio para lhe comunicar isso.
    quanto ao ser rustico o seu qual é o problema?? fora dos centros urbanos em geral todos os terrenos são rusticos até ao momento em que se construa lá qualquer coisa e depois são registrados parte ou o seu todo como urbanos.
    para saber o que pode construir apenas tem que ir á camara, é outro assunto.
    Concordam com este comentário: mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: musg
  3.  # 8

    Vou expor a minha situação.

    No passado, comprei um terreno que estava inscrito como rústico dentro de uma localidade (portanto com terrenos vizinhos com construção e eventualmente como urbanos).
    Como no concelho era necessário ter mais de X de área para que fosse possível construir em terrenos rústicos, e como o terreno tinha essa área mínima, coloquei um projeto na câmara.
    Com a aprovação da câmara do projeto, tive de passar o terreno de rústico para misto (a parte urbana é a área de implantação da casa).

    Assim sendo, o que diz é possível de acontecer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: musg
    •  
      FD
    • 28 fevereiro 2013

     # 9

    Colocado por: marco1qual é o seu problema

    Sim, é uma boa questão.
    Não perde nada por isso estar a acontecer... em princípio, não é nada que o vá influenciar ou prejudicar.

    Pode explicar melhor o seu receio?
    • musg
    • 28 fevereiro 2013

     # 10

    Colocado por: FDA sua caderneta predial é de quando?
    Já experimentou pedir uma certidão permanente do terreno ao lado?
    Pode fazê-lo aqui:http://www.predialonline.pt/PredialOnline/
    Custa 15€ e percebe logo o que se passa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:musg


    Obrigado FD
    A ultima atualização da minha caderneta e de Fevereiro de 2003
    • musg
    • 28 fevereiro 2013 editado

     # 11

    Colocado por: marco1musg

    qual é o seu problema, a carta é do seu vizinho a comunicar uma venda do terreno dele e a cumprir com a lei que diz que voce como vizinho tem direito de preferencia e como tal a carta veio para lhe comunicar isso.
    quanto ao ser rustico o seu qual é o problema?? fora dos centros urbanos em geral todos os terrenos são rusticos até ao momento em que se construa lá qualquer coisa e depois são registrados parte ou o seu todo como urbanos.
    para saber o que pode construir apenas tem que ir á camara, é outro assunto.
    Concordam com este comentário:mafgod
    Estas pessoas agradeceram este comentário:musg


    Obrigado Marco1
    Em relação à carta não tenho nenhum problema. Imaginava que era para me informar sobre a opção de preferência. Só que os terrenos que estão ligados ao meu, nenhum deles estava no mapa como contendo um numero Urbano. Agora ao verificar o mapa através do Instituto Geográfico Português apercebi-me que um dos terrenos passou a ter um numero Urbano.

    Em relação ao meu terreno ser Rústico também não tenho problemas. É Rústico, é Rústico.

    Algum tempo depois de ter adquirido o terreno, uma agência imobiliária entrou em contacto comigo para saber se eu estaria interessado em vender parte do terreno para ceder passagem a outro terreno. Eu disse-lhes que se vendessem algum terreno pegado ao meu e o proprietário precisa-se de passagem que viesse falar comigo. Ou então o proprietário da altura que viesse falar comigo. Estaria à disposição a ajudar qualquer proprietário que precisa-se desse tipo de apoio. Isto nem sequer pensando em nenhum valor, desde que isso não me viesse a prejudicar. Mas isso teria de ser falado entre mim e o proprietário. Mas da agência disseram-me que se eu não vende-se uma parte para passagem, iriam arranjar uma maneira de eu ter que ceder através de cartografia antiga do Exercito. (disseram-me que antigamente havia lá um caminho e que estava na cartografia do Exercito). Na altura fiquei preocupado mas nunca mais lhes dei atenção e isso passou sem nunca ter havido qualquer problema.

    Agora como verifiquei que o terreno ao lado foi vendido a estrangeiros residentes no estrangeiro e passou a ter um numero Urbano. Quando antes era igual ao meu. Fiquei então preocupado. Se calhar sem razão de ser. Como disse sou ignorante nesta matéria. (este terreno nem sequer precisa de acesso através do meu).
    A minha preocupação, simplesmente se prende ao facto de Uma Agência me ter "amedrontado" à uns anos atrás com os mapas muito antigos do exercito.
    Se podem alterar, usar, sei lá... o meu terreno.

    Ouve-se tanta coisa nos dias de hoje que fico preocupado. Fico com medo. Que algum dia me possam tirar ou usar o que é meu.

    A minha preocupação nada tem a ver com o que os outros possam ter ou fazer nos terrenos deles. Desejo a toda agente a maior felicidade do mundo e que possam realizar os seus sonhos.

    Não considero isto como um problema, É simplesmente um medo marco1.

    Por isso ter vindo perguntar a vossa opinião.

    à uns anos atrás, (mas na altura não podia). Uma pessoa amiga pediu para mim um Orçamento de Arquitectura para Pedido de Viabilidade e Projecto de Arquitectura.
    Secalhar é isso que irei fazer.

    E também tirar estes medos da cabeça.

    Mais uma vez OBRIGADO.
    • musg
    • 28 fevereiro 2013

     # 12

    Colocado por: FD
    Sim, é uma boa questão.
    Não perde nada por isso estar a acontecer... em princípio, não é nada que o vá influenciar ou prejudicar.

    Pode explicar melhor o seu receio?


    Obrigado FD
    Sim são simplesmente receios como expliquei anteriormente.
    Medos de quem não percebe nada destes assuntos.
    Por isso mesmo agradeço a todos o apoio e atenção dispensada que tenho obtido no FdC.
  4.  # 13

    esse terreno que a imobiliária fala, o unico acesso é pelo seu terreno??
    • musg
    • 28 fevereiro 2013

     # 14

    Colocado por: marco1esse terreno que a imobiliária fala, o unico acesso é pelo seu terreno??


    Não sei Marco. Penso que seria o Nº43 ou o Nº45 que se pode ver no mapa. Agora foi vendido o Nº40 e 45 em conjunto. Assim sendo o Nº45 passa a ter acesso pelo Nº40. Eu sempre fiquei com a ideia na altura que era para o Nº45 que precisavam de acesso. De qualquer das maneiras isso do acesso foi á uns 8 anos e nunca mais me chatearam com isso. Só que na altura senti-me intimidado e fiquei com medo. Mas nunca tive problemas com isso. A única coisa que sempre pensei ao longo destes anos foi que se aparecesse alguém que precisa-se desse apoio, desde que eu não fica-se prejudicado. Estava aqui para ajudar. Mas nunca aconteceu.

    São só medos sabe. Por não ter conhecimento de como estas coisas funcionam.

    E como o Marco disse, irei mandar tratar através da Câmara o que é possível ou não fazer no terreno. Em relação ao caminho...pelo menos nos mapas que sempre tive acesso nunca vi nada disso assinalado. No terreno também não tem nenhum ponto de passagem. É valado em pedra a toda a volta.
  5.  # 15

    Colocado por: musg+
      digitalizar0003.jpg


    Ainda é proprietária do artigo n. 41? Nós somos proprietários do artigo 43 e gostariamos de entrar em contato consigo se possivel.

    Grata
 
0.0197 seg. NEW