Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Colocado por: Calel
    Olhe que pelo que tenho visto... quer na husqvarna quer na Stihl, quanto mais alto é o numero mais caro é o Equipamento


    Normalmente as classes 1, (primeira) e a melhor. Nesse caso especifico não sei, mas compare as características.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Calel
  2.  # 142

    Colocado por: rafaelisidorosupostamente se comprar num local qualquer é lá que entrega quando tiver um problema de avaria ou algo mais

    É que já tenho ouvido falar bem dessa motoserra da Stihl (MS 241 C-M) pela leveza e capacidade... e não queria estar a escolher outra (sem perceber nada do assunto) e um revendedor da Husqvarna pode não ser a pessoa mais isenta para indicar outro modelo equivalente. Em todo o caso..já estou a ver que em EPI's ainda vou gastar quase o mesmo ou mais. Muito Obrigado
  3.  # 143

    Em epi gasta mais que na maquina....
  4.  # 144

    Epi ???????????????????? Que é isso ?
  5.  # 145

    Equipamento Protecção Individual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rafaelisidoro
  6.  # 146

    Bons dias,não trabalho diariamente com motosserras mas nas férias faço uns biscates e posso opinar um pouco sobre o assunto.

    Respondendo ao amigo Calel, o Stihl (MS 241 C-M) é um motosserra recente de gama profissional da stihl com carburador electronico (sem afinação manual) bastante leve e confortavél para trabalhar, o seu equivalente na husqvarna é o recente 543xp que não sei se já está disponivél em Portugal. No entanto na minha opinião acho que para um utilizador particular que pretenda adquirir um só motosserra não acho aconselhavél nenhum dos dois, pois como são de gama profissional são bons mas o preço sai um pouco inflacionado.

    No seu caso optaria, caso quisesse permancer na gama profissional por um stihl 261 C-M ou um husqvarna 346xp ou o mais recente 550xp, motores com 50 cc capaces de lidar com quase tudo o que um utilizador ocasional pretenda e por um preço não muito superior aos anteriores que só têm aproximadamente 40 cc que se podem revelar curtos em algumas ocasiões.
    Caso não queira ir pela gama profissional é investigar os modelos com os mesmos cc na gama mais barata e comparar.

    Relativamente ao equipamento de protecção, umas boas calças custam á volta de 200 euros, umas botas com biqueira de aço e sola de aço para mim são o bastante pois as calças cobrem a outra parte das botas,eu adquiri umas Lavoro por 75€,capacete nunca usei, protectores auditivos esses sim bastante utéis,felizmente nunca testei a qualidade do meu equipamento.
    Concordam com este comentário: 1234
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Calel
    • 1234
    • 5 junho 2014 editado

     # 147

    iago_benelli
    há 3 dias editado

    concordaragradecer reportar # 157citarmensagem privada
    Bons dias,não trabalho diariamente com motosserras mas nas férias faço uns biscates e posso opinar um pouco sobre o assunto.

    Respondendo ao amigo Calel, o Stihl (MS 241 C-M) é um motosserra recente de gama profissional da stihl com carburador electronico (sem afinação manual) bastante leve e confortavél para trabalhar, o seu equivalente na husqvarna é o recente 543xp que não sei se já está disponivél em Portugal. No entanto na minha opinião acho que para um utilizador particular que pretenda adquirir um só motosserra não acho aconselhavél nenhum dos dois, pois como são de gama profissional são bons mas o preço sai um pouco inflacionado.

    No seu caso optaria, caso quisesse permancer na gama profissional por um stihl 261 C-M ou um husqvarna 346xp ou o mais recente 550xp, motores com 50 cc capaces de lidar com quase tudo o que um utilizador ocasional pretenda e por um preço não muito superior aos anteriores que só têm aproximadamente 40 cc que se podem revelar curtos em algumas ocasiões.
    Caso não queira ir pela gama profissional é investigar os modelos com os mesmos cc na gama mais barata e comparar.

    Relativamente ao equipamento de protecção, umas boas calças custam á volta de 200 euros, umas botas com biqueira de aço e sola de aço para mim são o bastante pois as calças cobrem a outra parte das botas,eu adquiri umas Lavoro por 75€,capacete nunca usei, protectores auditivos esses sim bastante utéis,felizmente nunca testei a qualidade do meu equipamento.

    Concordo com tudo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Calel
    • Calel
    • 10 junho 2014 editado

     # 148

    Colocado por: tiago_benelliRespondendo ao amigo Calel,
    Muito Obrigado pela resposta
    A stihl 261 C-M já sai um bocadinho carota, apesar de eu ter desconto

    Por acaso não sabe qual a "Velocidade da corrente à potência máxima" da Stihl - MS 241 C-M
    No caso da Husqvarna 543 xp sei que são 20.2 metros/segundo está no site deles (http://www.husqvarna.com/pt/products/professional-chainsaws/543-xp/#specifications) Não me sabe dizer qual o preço de tabela da Husqvarna 543 xp?

    Quanto às classe do EPI julgo que funciona mais ou menos assim
    Classe 0 - 16 metros/segundo
    Classe 1 - 20 metros/segundo
    Classe 2 - 24 metros/segundo
    Classe 3 - 28 metros/segundo
    Portanto um EPI com classe 0 e a trabalhar com essa Husqvarna 543xp a 20.2 m/s... já poderá não ser tão eficaz.

    E luvas com protecção usa? A Husqvarna tem umas mas infelizmente só têm protecção na parte de trás da mão esquerda.
    • zeto
    • 10 junho 2014

     # 149

    Alguém sabe o preço de uma motoserra Stihl de 45 cm corrente?
  7.  # 150

    O preço não tem muita relação com os cm da corrente
    Por exemplo a Stihl - MS 241 C-M com corrente de 45 cm são 679 €, com corrente de 35cm é de 669€
    • 1234
    • 11 junho 2014

     # 151

    Amigo Calel enviei mp
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Calel
  8.  # 152

    Boa tarde, amigo Calel, não lhe sei dizer o preço do husqvarna 543xp, como já tinha dito é um motoserra bastante recente e não sei até se já estão a vender cá em portugal, apenas o enunciei por ser o "rival" directo do stihl ms 241c.
    Pode tentar saber o preço do stihl ms 261, na versão normal (sem o C-M), ou seja , sem carburador electronico, não vai afectar a performance do motoserra e deve sair mais barato.
    Da husqvarna recomendava como já disse o 346 xp ou o 550xp, o 346xp deve sair mais barato e é um motoserra com provas dadas, entre stihl e husqvarna nestes modelos fica bem servido, a minha escolha iria entre o suporte de vendedores que tem mais próximo de si, ou o preço que fazem... Se optar por ir para o stihl 241 CM não ficará mal servido também...

    No que respeita ás calças, umas de classe 1, ou seja, 20m/s que é o que normalmente se vê acho que chega perfeitamente, mesmo que a corrente chegue a rodar a velocidade superior (velocidade rotação máxima) nunca(sem ser em condições de teste) vai atingir as calças a essa velocidade, ou seja, a corrente quando está a cortar nunca está na velocidade máxima, tem sempre resistência que a atrasa, normalmente os acidentes com motoserras acontecem quando há ressaltos na madeira, "kickbacks", ou quando a desviamos propositadamente mas ainda com a corrente e pode bater nas pernas, nessas situações a velocidade já diminui algo... Se bem que nunca é de fiar mas acho que 20 m/s chega. As minhas são umas Oregon yukon (20m/s), mas como disse nunca as testei.
    Luvas de protecção anti-corte nunca usei, apesar de as achar muito grandes, quentes e incómodos para manusear o motoserra o que a meu ver o torna mais perigoso, apenas uso umas de poliuretano, mais finas e proporcionam um bom agarre que para mim é fundamental.Normalmente a não sei que use um motoserra de poda, vai estar com as duas mãos no motoserra o que reduz a possibilidade de se cortar numa das mãos.Para carrar a lenha uso umas de cabedal mais grosso que protegem das arranhadelas...

    Quem tiver uma visão mais profissional da coisa que explique, como disse eu não trabalho nisto a tempo inteiro...
    Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Calel, internaco
  9.  # 153

    Zeto, como o Calel lhe disse o preço não tem muito a ver com os cm da corrente.
    Eu nuca iria por uma guia de 45cm num motoserra como o stihl ms 241, além de lhe acrescentar peso, iria esforçar em demasia o motoserra se cortasse com a guia toda na madeira, preferia uma de 30 ou 35 cm que torna o motoserra muito mais manobravél e agradavél para trabalhar.
    Muitos regem-se pelo comprimento da guia mas esquecem-se se o motoserra não tiver força suficiente para todo esse comprimento vai cortar mais devagar e exigir mais do motoserra, coisa que não gosto.

    Para uma guia de 45 cm não iria para motoserra com menos de 50cc, depois é ver os preços da gama amadora e profissional a ver qual agrada...

    De qualquer maneira, o melhor motoserra é aquele que tem uma "corrente afiada", mas isso são outros quinhentos...

    Cumprimeos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: internaco
  10.  # 154

    São preços de tabela (o vendedor vai fazer descontos) mas nunca na vida iria dar 679 ou 669 € por um stihl ms 241. Atenção que não estou a tirar credibilidade ao motoserra, que considero excelente pelas opiniões que tenho lido de gente profissional mas o preço é abusivo para um motor de 40 cc, quando há um ano comprei um husqvarna 372xp (70 cc) por 650€ novo em campanha.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: internaco
  11.  # 155

    tiago_benelli
    a stihl tem varios modelos com menos de 50 cm3 e laminas superiores a 40 cm eu tenho uma antiga Ms 0.25 com lamina de 45 ou 50 cm a nova Ms 250 tem o mesmo motor 45,4cm3 que a minha e tem laminas grandes e a Ms 241 tambem tem laminas grandes mas não é só a laminas que mudam ... são acompanhadas pelo carreto de ataque ou pinhão de ataque adequado ... mantem a mesma rotação sem amarrar a maquina no corte mas tudo isso tambem é compensado com a mão do dono, se tiveres uma lamina maior tens um maior corte por por volta com menos esforço sobre a maquina se trabalhares de leve ou a deixares trabalhar sozinha sem te esforçares muito , o problema são os que alterem as laminas e depois se deitam em cima das maquinas para verem se cortem mais ... isso é que não presta .
    Concordam com este comentário: zeto
  12.  # 156

    Sim eu sei que esses motoserras podem ser equipados com guias grandes, mas no entanto temos de ver se compensa ter essas guias...
    Ao alterar o carreto de ataque atenção que vamos estar a alterar a velocidade de rotação da corrente (não a velocidade interna do motor), se pusermos um carreto mais pequeno vamos perder rotação de corrente e ganhar torque, ou seja , o motor aguenta melhor as cargas e "encrava" com menos facilidade.
    Tem razão que há pessoas que se metem literalmente em cima deles e depois querem que aquilo corte, mas eu gosto de lhe aplicar uma certa pressão e vê-los a ir pelo madeira abaixo em vez de encravarem por isso gostar de guias mais pequenas.
    Posso esta a levar isto para o lado pessoal mas eu prefiro um motor com uma guia pequena e mais rotativo pois salvo raras excepções nunca fazemos muitos cortes seguidos com a totalidade da guia (50cm) na madeira (falo por mim).

    Vou explcar a minha situação, tenho 4 motoserras:
    -Stihl 021 (35cc) - guia 35cm- é o motoserra com o qual mais trabalho, raramente corto madeira com ele acima dos 20 cm de diametro, utilizo-o para desramar e quem sabe do que falo sabe que para andar dentro da rama uma guia grande só atrapalha e cansa mais.
    -Oleo Mac 51(50cc) - guia 45cm - basicamente não o uso muito, serve mais como backup no caso de ter uma avaria num dos outros mas maioritariamente corto madeira até 40-45 cm com ele.
    -Husqvarna372 xp (70cc)- guia 50 cm- é pau para toda a obra, assim que deixo o 021 pego neste e corto tudo o que seja de maior diametro.
    -Stihl 070 (100cc)- guia 50 cm- peso pesado utilizado muito raramente, só mesmo para madeira de 80cm de diametro para cima, ou para "refiar", ou seja , abrir as grandes rodelas ao meio ou em 4 para serem manuseavéis.


    Com isto tenho as opções para os vários comprimentos de guias e conseguir assim trabalhar com a ferramenta mais adequada para cada caso de maneira a reduzir o cansaço e maximizar a produção.

    Para quem queira ter unicamente um motoserra recomendo um na categoria dos 50 cc com uma guia de 45 cm. (um motoserra destes com esta guia e uma corrente bem afiada é capaz de cortar madeira de 80 cm de diametro sem problema o que já é coisa que não aparece no dia a dia).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Vespita, dedao, internaco
      pequena.jpg
      DSC_00832.jpg
  13.  # 157

    Ao alterar o carreto de ataque atenção que vamos estar a alterar a velocidade de rotação da corrente (não a velocidade interna do motor), se pusermos um carreto mais pequeno vamos perder rotação de corrente e ganhar torque, ou seja , o motor aguenta melhor as cargas e "encrava" com menos facilidade.
    sim mas aí é compensado pela quantidade de corrente a mais parecendo que não o regime é o mesmo dás-lhe mais torque mas tambem mais esforço no numero de dentes que cortam madeira o que faz o equilibrio principal e o coloca na mesma performance

    Tem razão que há pessoas que se metem literalmente em cima deles e depois querem que aquilo corte, mas eu gosto de lhe aplicar uma certa pressão e vê-los a ir pelo madeira abaixo em vez de encravarem por isso gostar de guias mais pequenas.
    o meu Ms 0.25 trazia uma guia de 40 na altura e depois levou uma guia de 45 ou 50 sem alterar sequer o pinhão de ataque e garanto que ficou mais maneavel e mais afavel e a cortar muito melhor mesmo em madeira de porte pequeno ... é um amor e tem força pa caramba lol sem esforço com o toco certo na dentadura estraçalha madeira sem parar ...

    Posso esta a levar isto para o lado pessoal mas eu prefiro um motor com uma guia pequena e mais rotativo pois salvo raras excepções nunca fazemos muitos cortes seguidos com a totalidade da guia (50cm) na madeira (falo por mim).
    estamos a trocar ideias como é obvio e como tal todas as opiniões são sempre bem vindas e como nãos as fazer sem as levar ao nosso lado ???? até é bom que partilhemos as nossas experiencias diarias ...


    Com isto tenho as opções para os vários comprimentos de guias e conseguir assim trabalhar com a ferramenta mais adequada para cada caso de maneira a reduzir o cansaço e maximizar a produção.
    daí a ter uma maquina que nos satisfaça por total é um bocado dificil por isso uma Ms 250 ou mesmo uma Ms 241 em preço compensatório é sempre uma mais valia , eu falo da Stihl por experiencia propria mas posso falar da Husqvarna do mesmo modo ... uma lamina grande adequada á maquina é sempre uma mais valia e hoje em dia não se torna tão pesado ...

    outra coisa , adoro o teu stihl maior , é um quase igual a um que tive e não me lembro do modelo tinha eu uns 12 anos e via o meu pai trabalhar com ele ... todo em aluminio pesado como uma mula mas poxa era só coloca-lo em cima da madeira que aquilo dava dentadas ... tem uma bela frota aí !!!!
  14.  # 158

    Bom, acabei por comprar uma Husqvarna 350 usada mas que me pareceu estar em bom estado por 150€.
    Cortei com ela 5m3 de lenha que me dá para este Inverno e ainda vai sobrar (só para o recuperador). Fazendo as contas ao m3 de lenha, se se aguentar mais dois anos, já não perco tudo.
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro
  15.  # 159

    Já tinha falado sobre eles, mas faltavam as fotos..
    Este foi o chinês que foi comprado simplesmente para andar em cima das árvores, porque andar lá com o Stihl 08s de 9KG não é lá muito fácil..

    E depois tenho esta máquina(STIHL 08S), já antiga, que nunca me tem deixado ficar mal, as vezes não quer pegar, mas depois lá pega, corta tudo, não se nega a nada, quem se nega são as minhas costas.. lol
  16.  # 160

    boas noites,

    surgiu uma dúvida hoje,

    vocês pras motosserras fazem a mistura a que proporção? 1:50 ? 1:20?

    porque há estas diferenças tão grandes? o meu óleo da Sthill diz pra usar 1:50, mas hj usei a gasolina numa motosserra de um amigo e aquilo e aquilo não gostou nada, até ficou sem pegar. será da mistura? fomos a um um mecânico e ele disse que isso era pouquíssimo o 1:50...
 
0.0344 seg. NEW