Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Iniciei as obras em minha casa, vou fazer o tecto falso em pladur no hall da entrada, mas também queria pôr em casa de banho.
    A minha dúvida é: em casa de banha o tecto falso deve ser doutro material ou pode ser de pladur mas tem de levar algum isolamento específico?

    Outra duvida, eu pedi para me renovarem a canalização (ppr), mas fizeram com que os tubos da agua fria e quente passassem por cima do tecto do hall, ou seja, os tubos não form encastoados nas paredes e nem no tecto, (ficaram pendurados) e como o senhor das obras soube que queria fazer o tecto falso, disse que estes não vão se notar e que não há problema (eu sei que não vão se notar), mas…

    Vocês acham que isso pode causar algum problema em termos de circuitos ou algo, e se eu posso pedir para corrigirem essa situação (encaixar os tubos dentro das paredes) sem pagar mais por isso.

    Obrigada.
  2.  # 2

    O pladur para a casa de banho deve ser daquele verde que é próprio para ambientes com humidade, WC, cozinhas, etc. Qaunto à canalização ficar escondida no tecto falso penso que não há problema nenhum, tenha em atenção que devem ensaiar a rede antes de tapar os tubos com o pladur, é que se houver uma fuga, quando desse conta já o tecto estava arruinado, mas andam por aqui uns peritos em pladur (alv, anda por ai?) que o poderão aconselhar melhor.
  3.  # 3

    obrigada
    •  
      alv
    • 18 janeiro 2009

     # 4

    Vivam!
    Ainda que sobre o tecto as canalizações devem ficar amarradas para evitar o golpe de ariete, que é aquela pancada sêca que se ouve quando se fecha a torneira repentinamente devido a um aumentosúbito de pressão.
    De qualquermono as canalizações devem passar sobre os tectos porque no caso de avarias ou ropturas, arruinar um tecto, não é dramático, basta substituir as placas. Nada mais simples e fácil.
    Quando se trate de esgotos, também é recomendável, se o tecto não levar isolamento (que deve levar sempre, porque é a coisa mais barata de colocar e sempre é uma melhoria térmica e acústicamente - +-3€/m2 MLV 60mm/16kg),se não levar isolamento, dizia devem ser envolvidos por uma manta de lã de vidro para atenuar os barulhos das descargas do andar de cima.
    "Fassam" parte.
  4.  # 5

    Falou quem sabe. ;)
  5.  # 6

    Canalização(ppr)


    Este é trabalho que me fizeram, mas o tecto ainda vai levar um tecto falso por baixo dos tubos.

    Acham que há algum problema com isso, a passar por fora das paredes e nem se quer passar junto destas?
    Já pedi para o tecto falso levar o isolamento de vidro, mas os tubos vão ficar assim como estão (só ficam é presos)

    Mas mesmo assim pode haver algum problema?

    Obrigada
      SDC11986.JPG
      SDC11988.JPG
  6.  # 7

    A única coisa que me ocorre dizer é:
    Uáu! Fantástico! Que obra de arte! Já pensou em expor isso no museu do Joe Berardo?
  7.  # 8

    Colocado por: miaoooooBoa tarde,

    Iniciei as obras em minha casa, vou fazer o tecto falso em pladur no hall da entrada,...


    Bem sei, que é um off topic, mas porque se diz tanto "hall da entrada", em vez de - hall ou então só, - entrada.

    Agora, 'hall de entrada', parece-me que isso é uma sobreposição de termos sem qualquer nexo.


    Obrigados
    O Troll
  8.  # 9

    Boas.

    Caro/a miaooo, já vi muita coisa feita na minha vida, e esse trabalho é um dos exemplos daquilo que não se deve fazer.
    Repare que neste caso é o mesmo que começar a construir uma casa a partir do telhado.

    Deveria de ter sido colocada a armação do tecto falso em 1º ligar, e de seguida então fazer a canalização por forma a que esta ficasse presa á armação .
    Teria ainda uma outra possibilidade, que a meu ver é um trabalho muito mais limpo e como deve ser feito, que é, a tubagem passar encostada á parede e presa por abraçadeiras evitando assim os ruídos de quando se fecha uma torneira devido ao aumento de pressão.

    Por acaso terei de fazer umas obras em casa, mas não irei usar esse tubo, prefiro o multicamada (multipex), com os acessórios de cravamento, embora as ponteiras do esquentadoras vá colocar em galvanizado até cerca de 1/2 metro, evitando assim alguns dissabores que ás vezes acontecem por avarias no esquentador tais como o esquentador não apagar.
    Não que isso me possa acontecer, porque faço assistência técnica a aparelhos de gás, mas porque a temperatura á saída do esquentador no verão aproxima-se muito da temperatura máxima que este tubo aguenta, mas é um tubo muito mais fácil de trabalhar, tanto em roço como colocando por cima de um tecto falso.

    Cumprimentos
  9.  # 10

    Caro miaoooo, esse trabalho é a maior nojeira que já vi!!!! Se não veja, as pressoes a que as tubagens em portugal estao sujeitas podem chegar aos 6 bar pelo que tem que levar braçadeiras de 50 em 50 cm, os tubos não se devem cruzar, usar acessorios ariete com tubo coprax também não é recomendavel... Esse trabalho é mesmo, mas mesmo muito ordinário!!!! Se foi feito por um profissional só posso dizer que de profissional nada tem! Quanto ao tubo, não se preocupe, é bastante bom, alias, melhor do que o pert-al-pert mais conhecido por multicamada, apesar de pessoalmente preferir o multicamada.

    Espero que resolva isso da melhor maneira ou vai ter problemas serios.
  10.  # 11

    Correctamente os tubos deviam de passar pela parede, nao é necessario ser por dentro, pode levar braçadeiras, mas fazer sempre paralelas e perpendiculares á parede e de preferencia sempre com a mesma altura, ou seja, nada dessas diagonais que tem ai, ainda para mais com a instalaçao electrica no meio...
  11.  # 12

    Colocado por: Morais MoraisQuanto ao tubo, não se preocupe, é bastante bom, alias, melhor do que o pert-al-pert mais conhecido por multicamada,




    Boa tarde! Melhor em que termos..? A meu ver só se for no preço.. .. Claro que depende da marca do multicamada.. ..
  12.  # 13

    O problema mais grave do multicamada prende-se com as ligações do esquentador, onde se por um infeliz acaso (e infelizmente hoje isso acontece muito em certas marcas) o esquentador não apagar quando se desliga a água, a temperatura desta eleva-se até ao ponto de ebulição e essa temperatura a entrar no tubo multicamada, pelo menos no primeiro 1/2 metro de tubo do lado da água fria e quente vai para o galheiro (não fica com fuga mas deforma de tal forma que muitas vezes quase que não deixa passar água).

    De resto sem dúvida que eu também prefiro o multicamada, e para quem se quiser proteger deste problema dos esquentadores, nada como meter duas pontas de galvanizado de 50 ou 75 cm, protegendo assim estes eventuais acidentes, não esquecendo que o tubo de galvanizado deve ser bem acompanhado com o cimento e evitar que fiquem bolsas de ar entre o tubo e o cimento, o que levará a uma deterioração do galvanizado em metade do tempo de vida útil deste, pelo menos do lado da água quente.

    O galvanizado hoje em dia também já não é o que era, e veja-se prédios com 50 anos em que só agora os tubos começam a perder água por pequenissimos orificios, comparado com galvanizado aplicado á 10 anos e 12 anos atrás que já estão com esse problema.
    É problema de galvanização e não só, grande parte destes prédios com 10 e 12 anos com fugas de água, acaba por se perceber que na sua grande maioria o problema advém de um incorrecto acompanhamento dos tubos com o cimento, acelarando assim a deterioração do tubo, porque regra geral e tudo bem feitinho pelo menos 20 anos dura, mas o trabalho que dá e o tempo de mão de obra não compensa.

    Cumps
  13.  # 14

    Colocado por: Dynamic
    Colocado por: Morais MoraisQuanto ao tubo, não se preocupe, é bastante bom, alias, melhor do que o pert-al-pert mais conhecido por multicamada,

    Boa tarde! Melhor em que termos..? A meu ver só se for no preço.. .. Claro que depende da marca do multicamada.. ..


    As perdas térmicas do tubo PPR são consideravelmente inferiores às do Multicamada. E quanto ao preço, a diferença numa pequena habitação nem sequer tem expressão.

    Quanto ao galvanizado, muito do que se vê por ai levam um banho de zinco e não uma galvanização, ao fim de uns meses começam a oxidar. E quanto a usar cimento com galvanizado tambem nao é a melhor ideia, o cimento degrada o galvanizado, o ideal seria tapar os tubos com gesso e depois aplicar o cimento por cima, mas isto tudo é aquele tipo de coisas que fazemos na nossa casa, porque economicamente é inviavel.
    • PatSil
    • 19 março 2009 editado

     # 15

    Colocado por: Morais Morais
    As perdas térmicas do tubo PPR são consideravelmente inferiores às do Multicamada. E quanto ao preço, a diferença numa pequena habitação nem sequer tem expressão.


    PPR.. .. .. Ora.., o tubo para além de também ter que ser isolado, no troço da água quente tem que existir uma folga considerável pois o tubo dilata com a temperatura da água e memória térmica é para esquecer.. .,.depois origina as rachas nas paredes!
  14.  # 16

    E vai me dizer que o tubo Multicamada não tem que ser isolado?
  15.  # 17

    A instalação não está bonita, embora o trabalho fique tapado pelo tecto falso, as tubagens devem ficar alinhadas.

    Estou a ver mal ou os tubos estão preços ao fio de uma lampada??? Eles que coloquem braçadeiras e tudo em condições.
  16.  # 18

    Vasco,
    a instalação «não está bonita»?!?!?
    Aquilo está uma verdadeira obra de arte!!
    Aquelas fotografias deviam estar nos manuais de boas práticas! LOLOLOL
  17.  # 19

    ja agora que aqueles tubos brancos que se enfiam dentro de uns tubos vermelhos ou azuis?? isso é bom?

    qual a de mais facil instalação\ aplicação\ duração\ preço??
  18.  # 20

    nomic, os tubos que se refere sao PEX, e sim, são bastante bons para utilizações em interior.

    a nivel de duração INOX é o melhor, tem garantia de 40 anos e dizem que se aguenta por 100 anos, mas tem PERT-AL-PERT (multicamada) e PEX que tambem lhe dura bastante (garantia de 15 anos e devem se aguentar uns bons 20/25 anos). em facilidade de instalação, INOX e multicamada são relativamente iguais, o INOX tem que levar juntas de dilatação e o multicamada não. Preço, multicamada deve ser o mais em conta, mais barato tem o tubo de PVC (Hidronil e Hidrocil) mas eu pessoalmente acho que não compensa. PPR é uma boa solução, a estrutura é identica ao multicamada, um é PERT-AL-PERT o outro é PPR-AL-PPR. Pessoalmente tenho optado pelo multicamada.
 
0.0254 seg. NEW