Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Eu e a minhã irmã temos três apartamentos em nome de ambas que nos foram dados pelo nosso pai.
    No entanto, como ambas temos formas muito diferentes de ver a vida, as discussões despoletadas pelas decisões a tomar sobre os apartamentos tem sido mais frequentes e graves. Por esse motivo, decidimos dividir os apartamentos ficando uma de nós com 2 apartamentos de menor valor numa cidade de interior e a outra com o apartamento no litoral.

    Gostaria que me dissessem o que deve ser feito : venda dos 50% que temos cada uma de nós nos respetivos apartamentos? ou doação ?
    Está prevista essa possibilidade na lei : a doação entre irmãos? Quais as consequências no que diz respeito ao pagamento de impostos?


    Em relação aos apartamentos com que vou ficar , estou a considerar permuta-los por um que fique mais perto da minha área de residência, ou também no litoral.
    O que me podem dizer sobre o processo das permutas? è complicado ? (para além da dificuldade atual do mercado imobiliáro)

    Desde já agradeço a atenção dispensada às minhas questões.
    •  
      FD
    • 4 março 2013

     # 2

    Ainda não fizeram as partilhas, certo?
  2.  # 3

    Boa noite,

    Não , não fizemos partilhas.
    •  
      FD
    • 5 março 2013

     # 4

    Li melhor a situação, os apartamentos foram dados mas, não foi em herança, certo?

    É que a doação entre irmãos, acho que paga 10,8% de Imposto de Selo o que, em imóveis, é um valor significativo.
    A solução é doar aos pais e os pais voltam a doar aos filhos, nesse caso só pagarão 0,8% + 0,8%.

    Mas, no seu caso, até acho que a permuta é mesmo a melhor solução. Permutam a quota de uma irmã num apartamento pela quota da outra nos outros dois.
    Em princípio nem pagarão IMT se o valor da troca (valor patrimonial, das finanças) for similar.
    Mas, pagam sempre 0,8% de imposto de selo, isso é garantido.

    Colocado por: Maria papoilaO que me podem dizer sobre o processo das permutas? è complicado ? (para além da dificuldade atual do mercado imobiliáro)

    Não, é uma venda seguida de uma compra mas, tudo no mesmo acto, não tem mesmo nada de complicado.
    Aliás, a única coisa complicada é arranjar quem queira fazer a permuta.
  3.  # 5

    Boa tarde, tenho um amigo próximo que está numa situação parecida com a deste tópico. Hoje, em 2020, o raciocinio continua igual ao exposto em 2013 anteriormente neste tópico?
 
0.0075 seg. NEW