Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Comprei recentemente um apartamento usado. Este possui uma lareira aberta (tradicional) na sala.
    Gostaria de colocar um recuperador de calor no lugar desta (ou melhor, na lareira).

    Tenho algumas duvidas, visto que não percebo nada do assunto:

    1. É possivel adaptar o recuperador à minha lareira? Isto é, instalar um recuperador de calor à medida da minha lareira, sem ter de a partir?
    2. Qual a diferença entre o recuperador ter e não ter ventilador?
    3. Como faço para distribuir o calor para outras habitações (a lareira fica na sala no piso inferior e os quartos no piso superior - é um duplex)? É por tubagens? Se sim, tenho de andar a partir paredes? Isto fica muito dispendioso?
    4. Por fim, o mais importante, é possivel ter um bom (ou pelo menos, razoável) recuperador por um preço inferior a 800-1000 euros (isto já incluindo, o preço do recuperador + outros materiais necessários + preço da mão-de-obra)?

    Queria esclarecer estas duvidas antes de contactar vendedores, de modo a não se aproveitarem da minha ignorância no assunto.

    Desde já o meu sincero obrigado,

    Marco

    P.S.: esta é a lareira em questão:
      lareira.JPG
  2.  # 2

    Sem ter de a partir não é facil,no mínimo pelo menos o interior que me parece ser em cunha terá de ser partido.Recuperador á medida da lareira,depende da sua medida,normalmente os fabricantes têm medidas standar mas tambem pode mandar fazer por encomenda ,o que aumenta o preço.
    Recuperador com ventilador aquece mais porque o ventilador tem a função de espalhar ou forçar o calor.Para distribuir o calor por outras divisões terá mesmo de instalar condutas.Quanto ao preço,depende da marca,de quem contrata para fazer o serviço,etc. Aconselho a passear pelo forum que de certeza encontra ,marcas,medidas e preços.
  3.  # 3

    Fica aqui mais uma vez um site com muita informação:

    www.sitiodaslareiras.com

    (Tenho de começar a pedir comissão aos gajos eheh)
  4.  # 4

    Boas,

    não sei em que ponto do país se encontra.
    Andei a pedir preços de recuperadores de calor, o mais barato foi no Coca maravilhas, concelho de Portimão no Algarve, se pesquisar na net encontra o telefone deles.
    O recuperador depende da área da sala. Adquiri um para uma sala com cerca de 60m2 e custou-me 1565,00€ (provavelmente com montagem e acessórios) com cerca de 85cm de largura. Existem fogões mais baratos mas são mais pequenos, se a sala for grande e ainda por cima quer distribuir o calor por outras divisões o preço irá encarecer.
    Se contactar esta pessoa ficará bem informado pois é uma pesssoa séria, chama-se Sr. Francisco Vinagre.
  5.  # 5

    Procuro também uma solução desse tipo, ou seja adaptar numa lareira um recuperador de calor sem ter que estragar a fachada da lareira e fazendo o mínimo de "estragos". Gostava de obter contactos para orçamentos na área do Porto / Vila Nova de Gaia.

    Cumpts

    P Rural
  6.  # 6

    Bom dia.

    O interior da lareira deverá ser destruído (tijolo refractário) de modo a caber o recuperador. No mercado existem recuperadores de vários tamanhos e certamente haverá algum que será indicado e caberá no espaço existente.
    Existe a possibilidade de levar o calor para outras divisões através de tubagens, claro que isso levará a trabalhos de construção. Existe a hipótese de os tubos ficarem escondidos por trás de pladur, mas isso só mesmo vendo a casa e estudando o assunto.
    Em termos de preços existem dos mais variados. Um recuperador de calor que tenha uma boa relação preço/qualidade será sempre à volta dos 800/1000€ (atenção, só o aparelho). O preços de tubagem e instalação dependerá depois do que será necessário levar.

    Em termos de ter ou não ventilador. Aconselho o ventilador pois aquece mais rapidamente a casa. A diferença é que senão tiver ventilador funciona por convecção e para começar a dar calor demora mais um bocadinho.

    No mercado existem várias hipóteses. De marca nacional, destaco a Fogo Montanha http://www.fogo-montanha.com. Esta marca tem produtos fiáveis e a preços razoáveis além de uma boa construção de máquina.

    Pode dar uma vista de olhos em http://www.centrodelareiras.com. É um bom site com catálogos de várias marcas que poderá visualizar. Sempre dá para tirar algumas ideias daquilo que poderá querer fazer.
 
0.0128 seg. NEW