Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    estou a deparar-me com 1 problema e não encontro concenso nas respostas, entre finanças, contabilistas e amigos as opiniões variam muito e não sei como resolver a questão. passo a explicar a minha duvida:
    > em 2005 = Junto do banco contraí um emprestimo para aquisição de um terreno que tinha uma adega velha +construção uma casa para habitação propria permanente. o terreno foi comprado por 40.000€ e o emprestimo foi de 135.000€ (40.000 para pagar o terreno+95.000€) para a casa.
    > Em 2007 = Vendi a casa por 180.000€

    aparentemente a minha mais valia seria = 180.000€-135.000€. atrasei-me na entrega do IRS de 2007 e tenho agora que tratar disto, o problema é que nas finanças dizem que ou apresento as facturas que comprovem os gastos de 95.000€ na casa ou as mais valias são consideradas entre o valor da venda e o valor patrimonial do imovel que eles entretanto atribuiram e que é de apenas 52.700€.
    Em suma, eles confirmam que a aquisição do terreno foi de 40.000€ e aceitam esse valor (se eu não construisse a casa o valor que valia eram os 40.000 e não o valor patrimonial do terreno que é de 12.000€) mas depois de construir a casa eles apenas acrescentaram o valor para 52.700€ (valor surreal).
    No fundo querem que eu pague mais valias de = 180.000 - 52.700= 127.300€
    Dizem que só aceitam o valor de 135.000 caso eu apresente facturas mas o meu problema é que não tenho estas facturas pois o construtor "fugiu" a meio do processo.

    se alguem me puder ajudar agradeço imenso!!!
    •  
      FD
    • 21 janeiro 2009

     # 2

    Pois. Tem que ter provas dos gastos com a casa. Essas provas são as facturas.

    Acho que no seu caso não há volta a dar. Ou arranja as facturas, ou tenta fazer com que lhe aumentem a avaliação da casa.
    Por outro lado, nas finanças dizem-lhe isso porquê? Perguntou ou já entregou a declaração e pediram-lhe as facturas posteriormente?
  2.  # 3

    Boa tarde,

    antes de mais obrigada pla sua intervenção.

    A questão é que ainda não entreguei o IRS de 2007 e tenho que regularizar esta situação rapidamente até porque pretendo adquirir outra casa e este seria o momento de reinvestir as mais valias da venda da casa pois faria agora 2 anos (entretanto soube que o prazo aumentou para 3 anos).
    a minha duvida levantou-se quando coloquei a questão nas finanças e na contabilista. nas Finanças dizem que sem facturas não interessa quanto é que o banco emprestou, a contabilista garante que se a aquisição do terreno e dinheiro para a construção da casa, ficou tudo hipotecado na mesma escritura, tem que valer.

    é que se não é assim, tenho que pagar um imposto sobre uma coisa que não ganhei, é uma loucura!!!!
  3.  # 4

    Explique melhor essa do construtor "fugiu".
  4.  # 5

    Boas,

    O construtor ía recebendo à medida que ía construindo e pelo que percebi, geria o dinheiro que recebia entre obras. a determinada altura ele pediu-nos para adiantarmos mais dinheiro e pagamos praticamente a obra toda. O construtor com esse dinheiro, pelo que soube retirou toda a equipa da minha casa e foi acabar outra obra para receber dinheiro, e ... nunca mais voltou.
  5.  # 6

    Colocado por: cristina.pereira
    a minha duvida levantou-se quando coloquei a questão nas finanças e na contabilista. nas Finanças dizem que sem facturas não interessa quanto é que o banco emprestou, a contabilista garante que se a aquisição do terreno e dinheiro para a construção da casa, ficou tudo hipotecado na mesma escritura, tem que valer.

    A sua contabilista é jeitosa... o que é que a impede de hipotecar um imóvel, e utilizar o dinheiro para visitar todos os restaurantes com 3 estrelas Michelin na Europa, por exemplo?
    Raciocine connosco: se gastou, tem comprovativos. Facturas, recibos, cópias de cheques. Se não tem, devia ter. E comunicação ao empreiteiro, pedindo os respectivos documentos...
    Claro que depois há aquelas habilidades dos construtores e dos clientes, do trabalho sem factura - que tantas e tantas vezes acabam mal.
    Na prática, você está a alegar que pagou 95000 Euros de trabalhos e materiais sem factura.. não parece grande ideia.
  6.  # 7

    Deixe ver se eu entendi, adiantou praticamente o dinheiro todo da obra sem a mesma estar concluída e não tem uma factura ou recibo que comprove essa situação?
    Depreendo então que pagou a outro empreiteiro para acabar a obra e mesmo assim continua sem documentos comprovativos? Isso é que é ter fé e confiança nos empreiteiros, ou então quer fazer passar os indivíduos das finanças por idiotas, coisa que eles não são (acho eu).
  7.  # 8

    Colocado por: cristina.pereiraBoa tarde,

    antes de mais obrigada pla sua intervenção.

    A questão é que ainda não entreguei o IRS de 2007 e tenho que regularizar esta situação rapidamente até porque pretendo adquirir outra casa e este seria o momento de reinvestir as mais valias da venda da casa pois faria agora 2 anos (entretanto soube que o prazo aumentou para 3 anos).
    a minha duvida levantou-se quando coloquei a questão nas finanças e na contabilista. nas Finanças dizem que sem facturas não interessa quanto é que o banco emprestou, a contabilista garante que se a aquisição do terreno e dinheiro para a construção da casa, ficou tudo hipotecado na mesma escritura, tem que valer.

    é que se não é assim, tenho que pagar um imposto sobre uma coisa que não ganhei, é uma loucura!!!!


    Esse contabilista deixa um pouco a desejar. Ofereca-lhe o codigo do irs nos anos. As finanças tem toda a razão. Se por vezes estes também cometem erros, aí o erro é do contabilista.
  8.  # 9

    Cristina Pereira,
    Também me parece que não tem grandes hipóteses.
    No cálculo de mais-valias, se o imóvel foi construído "por si" (e o vai vender), o "valor de aquisição" corresponde ao maior dos seguintes valores:
    - o valor patrimonial tributário, constante da Caderneta Predial; ou
    - a soma do custo do terreno com o custo da construção, desde que estes custos estejam documentados.

    Compreendo a sua aflição uma vez que a questão pode representar milhares de euros.
    Poderá ser uns 40% da diferença entre os 135mil e 52,7mil? Uns 33mil euros? Não sei.
    O que sei é que tudo isto é por causa de você não ter querido pagar 21% de IVA (que, possivelmente, só acresceriam o preço nuns 15% dos 95mil euros). De qualquer maneira, seria sempre cerca de metade que vai ter de pagar agora.

    Confesso que me custa estar a dar palpites a uma pessoa que adjudicou uma obra a uns barateiros a quem aparentemente não pagou os devidos Impostos (IVA), e agora precisa de ajuda para poupar noutros impostos!

    Fugir a pagar impostos é como roubarmos a nós próprios.

    Consulte um ADVOGADO desta área, mas vá-se preparando para ir tudo parar a Tribunal.

    Terá de provar que o «surreal» valor Patrimonial (52.700) atribuído pelas Finanças é um absurdo (uma vez que as Finanças até aceitam o valor de 40.000 - ou a documentação comprovativa - para o terreno), e que a Avaliação para efeitos de empréstimo bancário é uma DOCUMENTAÇÃO aceitável - uma vez que os bancos, teóricamente (ver «subprime»), não emprestariam esse dinheiro se a casa não o valesse/custasse (embora valor e custo não sejam a mesma coisa).

    O mais certo é ter de pagar ao Advogado metade do que pretende poupar em Impostos... mas desta vez não esqueça de pedir o respectivo Recibo!
  9.  # 10

    Desde já, obrigada pelas vossas respostas!

    ontem informaram-me que se a escritura disser: 40000 para aquisição de terreno e 95000 para construção da casa é possivel considerar este valor e realmente é isso q diz a escritura, dizendo tambem que o banco vai libertando o dinheiro à medida que a coonstrução se vai realizando. Na verdade nã poderia ir gastar o dinheiro em restaurantes com 3 estrelas Michelin na Europa, como dizia o "luisvv" acima. quando entreguei o projecto na Camara para poder construir, tive que entregar os documentos de seguros, alvarás, ... do construtor. os pagamentos foram feitos por cheques. Não poderá haver forma de comprovar? E para o termino da obra não contratei mais nenhum construtor, comprei os materiais, tenho facturas disso mas é um valor minimo de 8.000€, não faltava muita coisa eram só acabamentos e foi por isso que tambem adiantei o valor quase todo ao construtor, só não esperava era o sumisso.
    •  
      FD
    • 22 janeiro 2009

     # 11

    E se fizesse uma exposição ao director da sua repartição de finanças, entregando comprovativos dos pagamentos e a identificação do empreiteiro?

    Outra hipótese será fazer as coisas como quem não percebe nada... por vezes resulta. Aliás, quantas vezes quis ser honesto e fui lixado por o querer ser...
  10.  # 12

    Colocado por: cristina.pereiraDesde já, obrigada pelas vossas respostas!

    ontem informaram-me que se a escritura disser: 40000 para aquisição de terreno e 95000 para construção da casa é possivel considerar este valor e realmente é isso q diz a escritura, dizendo tambem que o banco vai libertando o dinheiro à medida que a coonstrução se vai realizando. Na verdade nã poderia ir gastar o dinheiro em restaurantes com 3 estrelas Michelin na Europa, como dizia o "luisvv" acima. quando entreguei o projecto na Camara para poder construir, tive que entregar os documentos de seguros, alvarás, ... do construtor. os pagamentos foram feitos por cheques. Não poderá haver forma de comprovar? E para o termino da obra não contratei mais nenhum construtor, comprei os materiais, tenho facturas disso mas é um valor minimo de 8.000€, não faltava muita coisa eram só acabamentos e foi por isso que tambem adiantei o valor quase todo ao construtor, só não esperava era o sumisso.


    Pergunta simples, directa e concisa, com resposta sim/não: Pagou IVA ?
  11.  # 13

    caro luisvv,

    Só poderei saber isso se tiver acesso á contabilidade do construtor. Houve um orçamento e fui pagando de acordo com o mesmo, como não me foi passada factura, não sei mas sendo directa, acho que não.
  12.  # 14

    Colocado por: cristina.pereiracaro luisvv,
    Só poderei saber isso se tiver acesso á contabilidade do construtor. Houve um orçamento e fui pagando de acordo com o mesmo, como não me foi passada factura, não sei mas sendo directa, acho que não.


    Cara cristina, a contabilidade dele não é para aqui chamada. Se o construtor entregou o IVA ao Estado ou não, problema dele.
    A questão é: a Cristina pagou de acordo com um orçamento, portanto sabe se pagou IVA....
    •  
      FD
    • 22 janeiro 2009

     # 15

    Se nada foi mencionado a esse respeito, presume-se sempre que os valores comunicados incluem IVA.

    Mais informação aqui: https://forumdacasa.com/?CommentID=8750
    • Jonh
    • 1 fevereiro 2009

     # 16

    Nos documentos a apresentar como comprovativos de compra de materiais para a construçã,o um colega meu tem uma factura de 1600€ que, por lapso de uma empresa fornecedora, foi passada em nome de um familiar directo seu mas já com a morada correcta da sua obra/casa... a confusão apareceu porque foi o famliar que levantou os materiais.

    A mesma firma entratanto já fechou portas.
    Poderá ele contar com aquela factura?

    Um abraço!
 
0.0169 seg. NEW