Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva.

    Tenho de fazer manutenção ao meu sistema solar. É um sistema de circulação forçada da Baxiroca com depósito de 300L.
    Tenho de substituir o glicol e o ânodo de magnésio. Infelizmente, o instalador emigrou e não pode fazer a assistência.

    Onde posso comprar isso a bom preço? Disseram-me, também, para ter cuidado com o tipo de glicol a colocar porque haveria alguns tóxicos e outros não-tóxicos.

    Alguém sabe alguma coisa disso?

    Obrigado.
  2.  # 2

    Colocado por: MikeMelgaInfelizmente, o instalador emigrou e não pode fazer a assistência.
    Pode ligar para a assistência da Roca e pedir um instalador certificado.
    Sabe se o instalador fez o "arranque" do sistema?
    Digo isto porque tive uns problemas com o meu TS da Roca, o instalador tb tinha desaparecido, falei com a assistência, enviaram-me uns técnicos, viram o problema, mostrei a factura, e fizeram-me o arranque do sistema e paguei "0" :-)
    Também tinha passado uns 10 meses após a compra e instalação....
  3.  # 3

    Colocado por: mafgodSabe se o instalador fez o "arranque" do sistema?


    Sim....fez o arranque.

    Colocado por: mafgodPode ligar para a assistência da Roca e pedir um instalador certificado.


    Tenho uma pessoa amiga que me faz o serviço. Só me pediu para comprar o material e eu não faço ideia onde.
  4.  # 4

    Então?

    Tanta conversa aqui no fórum sobre painéis disto e daquilo e ninguém sabe onde comprar um simples glicol e o anôdo de magnésio? :)
  5.  # 5

    se é tão simples porque veio aqui procurar???
    va tem que ir por fases, de que zona é?
    1º pesquise na sua zona por representantes da ROCA e é so pedir o material http://www.baxi.pt/distribuidores.htm
    2º se não encontrar nada na zona pode entrar em contacto com a BAXIROCA e pedir o contacto de algum representante deles http://www.baxi.pt/contato.htm
    3º ou vai a uma casa da especialidade e perguntam se comercializam o material que pretende!!!

    cumprimentos!
  6.  # 6

    ninguém sabe onde comprar um simples glicol e o anôdo de magnésio?

    eu sei onde comprar, mas não creio que tenha disposição para vir até aqui comprar isso,

    dos distribuidores Baxi este acho que é o mais próximo:
    SISAL, S.A.
    R das Casas Queimadas, 157 (Zona Industrial da Feiteira)

    Telefone: 227418000
    Fax: 227641448
    [email protected]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MikeMelga
  7.  # 7

    Colocado por: Sergio Rodriguesse é tão simples porque veio aqui procurar???


    Porque pensei que algum de vocês, profissionais de painéis que os tratam por tu, soubesse o que eu fui forçado a aprender:

    Tipos de Glicol:

    Etilenoglicol

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Etilenoglicol

    Propilenoglicol

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Propilenoglicol


    Como podem ver, o primeiro é tóxico. Infelizmente, por ser mais barato, há gente a usá-lo nas instalações solares.
    Mais ridículo é se tivermos em conta que o preço médio por litro do Etilenoglicol é de 2,10€ e o do Propilenglicol é de 2,40€*

    *Preço de venda em drogarias por litro. Em embalagens profissionais (250Kg) o preço pode descer até aos 0,55€/litro.

    Agora, quando vos levarem 30€ ou mais só pelo glicol, pelo menos sabem quanto estão a ser roubados :)
    Concordam com este comentário: solrac78
  8.  # 8

    Reparou na % de concentração do glicol?
    É que o solar vem com 90% de concentração, mas para os carros vem com 5%, aí claro o preço é diferente.

    Colocado por: MikeMelga

    Porque pensei que algum de vocês, profissionais de painéis que os tratam por tu, soubesse o que eu fui forçado a aprender:

    Tipos de Glicol:

    Etilenoglicol

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Etilenoglicol

    Propilenoglicol

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Propilenoglicol


    Como podem ver, o primeiro é tóxico. Infelizmente, por ser mais barato, há gente a usá-lo nas instalações solares.
    Mais ridículo é se tivermos em conta que o preço médio por litro do Etilenoglicol é de 2,10€ e o do Propilenglicol é de 2,40€*

    *Preço de venda em drogarias por litro. Em embalagens profissionais (250Kg) o preço pode descer até aos 0,55€/litro.

    Agora, quando vos levarem 30€ ou mais só pelo glicol, pelo menos sabem quanto estão a ser roubados :)
  9.  # 9

    *
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
      Glicol Solar.jpg
    • shc
    • 3 abril 2013

     # 10

    o da Roca penso que seja apenas de 30%
  10.  # 11

    Colocado por: Energia LivreReparou na % de concentração do glicol?
    É que o solar vem com 90% de concentração, mas para os carros vem com 5%, aí claro o preço é diferente.


    Caro Energia Livre,

    Este comentário foi por falta de conhecimento ou para justificar o valor?
    Concordam com este comentário: eu
  11.  # 12

    A razão é simples, tem que comparar produtos semelhantes, quando diz que o litro do glicol solar é 0,55euros para instaladores, não podemos estar a falar do mesmo glicol, pois o glicol a 90% custa perto de 5 euros o litro mas isto para um bidon de 200L, porque se for 5 ou 10L o preço aumenta.



    Caro Energia Livre,

    Este comentário foi por falta de conhecimento ou para justificar o valor?
  12.  # 13

    Colocado por: Energia LivreA razão é simples, tem que comparar produtos semelhantes, quando diz que o litro do glicol solar é 0,55euros para instaladores, não podemos estar a falar do mesmo glicol, pois o glicol a 90% custa perto de 5 euros o litro mas isto para um bidon de 200L, porque se for 5 ou 10L o preço aumenta.


    Antes de mais... não existe 'glicol solar'. O que existe, conforme já disse em cima, é propilenoglicol. Pode ser usado em paineis solares, em radiadores de carro até em sandes de atum se você quiser, mas não é por usá-lo em sandes que ele passa a ser 'glicol de sandes'.

    Quanto à percentagem... se você compra propilenoglicol de 90% a perto de 5€ das duas uma: ou não percebe nada disso ou está a ser roubado.
    O preço que eu referi é para propilenoglicol PURO, ou seja, com 100% de concentração (ou 99,tal). A partir deste você dilui em água para a concentração que quiser.

    Mas diga-me lá... se você usa propilenoglicol a 90% e não o dilui... você mora onde? Na Sibéria? :)
    • eu
    • 9 março 2015

     # 14

    Vivam,

    Quero mudar o glicol do meu sistema solar (eu próprio). Consigo comprar o glicol facilmente, sei o que tenho que fazer, mas falta-me a máquina para injetar o líquido sob pressão no circuito.

    Não queria comprar uma bomba elétrica, por ser demasiado dispendiosa para uma utilização pontual. Pergunta: existem bombas manuais para este efeito?
  13.  # 15

    Colocado por: euexistem bombas manuais para este efeito?

    existem, mas a operação é bastante demorada e de difícil execução correcta.

    Porque é que precisa de mudar o glicol? esta assim tão mau?

    qual é a marca do seu sistema?
    • eu
    • 9 março 2015

     # 16

    Colocado por: jorgealvesPorque é que precisa de mudar o glicol? esta assim tão mau?

    Porque se não me engano, a manutenção programada prevê a mudança do glicol de 2 em 2 anos. E por outro lado, quero aumentar a concentração de glicol, para reduzir a possibilidade de o líquido ferver no verão.

    Colocado por: jorgealvesqual é a marca do seu sistema?

    Norquente! ;) (já sei, já sei, ...)
  14.  # 17

    Colocado por: eua manutenção programada prevê a mudança do glicol de 2 em 2 anos

    isso se não estiver em condições, bastando executar uns testes simples para saber isso,

    mas para isso tem que saber qual o produto usado para não fazer misturas que podem ser prejudiciais ao sistema, em caso de duvida é mudar tudo mas convém fazer uma lavagem previa para retirar todos os vestigios,

    Colocado por: euNorquente

    se for o sistema com 3 paineis (francamente sei que já o disse montes de vezes, mas eu agora não me lembro), vai ter que usar uma bomba eléctrica pois de outra forma é quase impossível de retirar todo o ar,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
    • eu
    • 9 março 2015 editado

     # 18

    Colocado por: jorgealvesem caso de duvida é mudar tudo mas convém fazer uma lavagem previa para retirar todos os vestigios,

    Sim, a ideia é fazer isso mesmo.

    Colocado por: jorgealvesse for o sistema com 3 paineis (francamente sei que já o disse montes de vezes, mas eu agora não me lembro), vai ter que usar uma bomba eléctrica pois de outra forma é quase impossível de retirar todo o ar,

    Sim, é esse sistema. Circulação forçada de 300 litros com 3 painéis.

    O sistema tem um purgador no ponto mais elevado dos painéis. Não é suficiente para tirar o ar?
  15.  # 19

    Colocado por: euNão é suficiente para tirar o ar?

    sim, mas é muito chato e demorado, com a bomba eléctrica é rápido e mais limpo.
  16.  # 20

    boas, para os depositos solares da vulcano 300 lts termossifão, que tipo de referencia devo indicar para comprar? Obrigado
 
0.0220 seg. NEW