Iniciar sessão ou registar-se
    • sr.arq
    • 20 janeiro 2009 editado

     # 1

    (discussão originada aqui: https://forumdacasa.com/discussion/2879/opinioes-para-remodelar-casa/ e dividida a "pedido" do criador)

    O que vou dizer aqui não tem haver concretamente com a questão do sergioinacio. Considerem-no um desabafo!

    Bem, cada vez fico mais encantada com algumas questões que aqui são colocadas. Na arquitectura vive-se de ideias, de serem apresentadas soluções para os mais variados problemas que nos surgem. Essa é a principal ferramenta de trabalho....
    Parece-me bastante positivo serem colocadas aqui questões relativas a dúvidas sobre construção, ou eventualmente sobre temas que envolvem a habitação de um modo geral. Cada resposta pode vir a esclarecer várias pessoas na mesma situação e por isso este forum tem o seu louvor.
    Acontece que surgem frequentemente pessoas a tentarem chegar a soluções com a ajuda de alguns técnicos generosos que por aqui passam no forum e que se prestam a apontar soluções bastante pertinentes. Até eu já o fiz, mas confesso que cada vez agrada-me menos, pois há imensos profissionais que teriam muito gosto em ajudar, mas não de borla. Já foi proposto aqui algumas soluções para as pessoas poderem ter acesso a algumas propostas de profissionais, apresentando os seus problemas por forma de concurso, mas caiu num completo esquecimento.
    Há dias em que este facilitismo cai-me mal, e hoje foi um desses dias.

    Desculpem o desabafo.....
  1.  # 2

    Agradeço a quem tenta ajudar com a sua opinião.. Mas a questão aqui é mesmo se der tudo bem, vamos avançar para um projecto com "cabeça, tronco e membros" se não der ou seja se não existir espaço suficiente partimos para outra solução se gastar muito dinheiro. É uma questão de opiniões nada mais.. Mas para responder a "SRarquitecturas" na minha area que é Informatica as coisas só tem evoluido a esta velociade porque exitem forum e net e uma constante melhoria nos serviços prestados e na precisão dos tecnicos e engenheiros... E é assim em todas as areas.. Quem confia no seu talento e serviço não preciso de ter receios com forum e esclarecimentos publicos... "O que não nos mata torna-nos mais fortes".
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaT, Luis K. W., anajesus80
  2.  # 3

    Sr. segioinacio,

    Receio com foruns e esclarecimentos públicos?? Parece-me que fui bastante clara no meu texto!
    Acho muito bem que peça opiniões a quem bem lhe apetecer. Não sou nada contra foruns e net como forma de esclarecimento e divulgação. Não sou nada contra "evoluções", muito pelo contrário, sou também a favor de evolução de mentalidades.
    Se me premite "opinião", já que se trata de um projecto que pretende avançar se eventualmente lhe compensar, sugiro que recorra a um profissional, muitos não cobram por haver um contacto inicial, e assim poderá apresentar-lhe uma solução mais concreta, dentro de um contexto que não nos é transmitido aqui (local onde se insere a construção ou estado estrutural da casa, enfim), procurando ir de encontro ao que pretende. Acredite que na maior parte dos casos, senão todos, compensa ir ter com quem percebe do assunto.

    Cumprimentos
    •  
      FD
    • 20 janeiro 2009

     # 4

    SR,

    O trabalho e os clientes conquistam-se.

    Num fórum destes tem três hipóteses de participação:
    - lê, aprende e partilha o que sabe
    - lê, aprende e guarda para si o que sabe
    - ignora

    Ao partilhar com alguém os seus conhecimentos, pode não lhe servir de muito no imediato, além do sentimento (bom, pelo menos para mim) de ter ajudado alguém.

    Existem empresas que pagam algum dinheiro por publicidade em diversos meios com pouca ou nenhuma informação além de um "fazemos isto e aquilo".
    Este fórum tem uma plateia imensa.
    Ao participar aqui, com intervenções interessantes, estará a fazer publicidade, que lhe custa apenas algum do seu tempo. É publicidade, que controla, completamente gratuita e além disso, permitida.
    Quem sabe se ao ajudar o sergioinacio não estará a conquistar um cliente que visitou o fórum num dia, leu a sua mensagem e decidiu contactá-la?
    As hipóteses de isto acontecer são muito mais elevadas do que se se limitar a dizer que "deverá contactar um profissional" ou se nem participar, não acha?

    É uma situação win-win, quem pede ajuda é ajudado e quem ajuda recebe alguma "publicidade". Claro que não digo para fazer um projecto de arquitectura à distância, mas ofereça talvez 10% do seu trabalho aqui - se tal for possível - e veja se os resultados aparecem. Existem alguns membros que já tiveram algumas propostas de trabalho porque quem leu as suas intervenções gostou do que leu (que até podem não ter sido destinadas a quem os contactou).

    Fica também aqui o meu desabafo. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, R3volution, AnaT, raquel.jma, Linus, marjoao, tonio, Luis K. W., Sérgio99
  3.  # 5


    Num fórum destes tem três hipóteses de participação:
    - lê, aprende e partilha o que sabe
    - lê, aprende e guarda para si o que sabe
    - ignora


    Bem, a meu ver num forum há muito mais hipóteses de participação, ou não vivessemos nós num país democrático e de livre expressão.

    Não vejo este forum como forma de angariação de trabalho e esse tema nem sequer interessa. Não é aqui que se mostra as qualidades profissionais com base em pequenos comentários. Pelo menos é assim que penso...

    Nada tenho contra a quem aqui coloca as suas dúvidas, também já colaborei com opiniões a alguns participantes deste forum, que colocaram cá as suas dúvidas pertinentes. Também sei bem o gosto que dá em ajudar o próximo só pelo simples gosto em "ajudar o próximo". Infelizmente há sempre quem se aproveite....
    Enfim
    Estas pessoas agradeceram este comentário: O TROLL
  4.  # 6

    Caro(a) sr.(a) arq

    Embora não vá muito à Bola com os Ilumidados Arquitectos, vejo-me obrigado a dar-lhe razão - em parte. Naquela em que fala da democracia e da livre expressão.

    O Troll
    •  
      FD
    • 20 janeiro 2009

     # 7

    Colocado por: sr.arqBem, a meu ver num forum há muito mais hipóteses de participação, ou não vivessemos nós num país democrático e de livre expressão.

    Agora fiquei curioso. Na sua qualidade de profissional - foi nesse sentido o seu desabafo e não vamos descontextualizar o mesmo - diga-me lá então qual é a situação em que se pode enquadrar, sem serem aquelas três. :)

    Colocado por: sr.arqNão é aqui que se mostra as qualidades profissionais com base em pequenos comentários.

    Pois, olhe que eu posso dizer, sem nunca os ter conhecido, que, por exemplo, o Paulo Correia ou o Pedro Barradas devem ser excelentes profissionais. E sinceramente, não sei se alguém que frequente o fórum assiduamente dirá o contrário... e só lhes conheço os comentários.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Linus
  5.  # 8

    Concordo plenamente com o FD , apesar de eu normalmente não opinar, posso dizer que desde encontrei este fórum sou espectador diário e garantir que tenho enriquecido e adquirido muitos conhecimentos com o que se tem falado e com as opiniões e conhecimentos técnicos dos vários utilizadores deste fórum!
    Devo mesmo dizer não perceber de longe tal comentário suscitado pelo sr. arq, mas enfim cada um é livre de opinião, mas penso mesmo que deste tipo de opiniões é nós dispensamos!

    UM BEM HAJA A TODO PESSOAL PARTICIPANTE NESTE FÓRUM E CONTINUEM ASSIM!!!
  6.  # 9

    "Até eu já o fiz, mas confesso que cada vez agrada-me menos, pois há imensos profissionais que teriam muito gosto em ajudar, mas não de borla."

    pois...deve querer é bananas.

    Plante uma bananeira...
  7.  # 10

    Quem quiser ajudar ajuda, quem não quiser não faz nada limita-se a ler...

    Agora atenção a uma coisa por muita boa vontade que todos temos em ajudar, convem ter atenção que nem sempre as "respostas" para as situações poderão ser as mais adequadas ou exactas, pelo que é responsabilidade de cada um, aceitar como boa a "ajuda" que lhe está a ser dada.

    Eu já fui e, muito, ajudado por alguns "beneméritos" deste fórum, a todos eles um forte abraço... e nos meus parcos conhecimentos puder ajudar alguém, não hesitarei.

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  8.  # 11

    Ponto da situação:

    1) O sergioinacio (abraço, sérgio!) que muito estimo, pediu uma opinião. É livre de o fazer.
    2) O sr.arq acha criticável o recurso a este tipo de fórum para este propósito. É livre de o fazer.
    3) O FD salienta que é uma das razões da existência do fórum - a troca de conhecimento e experiência, com vantagens para todos os intervenientes.

    4) Cada um cumpre a sua função, e dá a sua opinião, e está tudo bem.
    • macal
    • 21 janeiro 2009 editado

     # 12

    Colocado por: luisvvPonto da situação:

    1) O sergioinacio (abraço, sérgio!) que muito estimo, pediu uma opinião. É livre de o fazer.
    2) O sr.arq acha criticável o recurso a este tipo de fórum para este propósito. É livre de o fazer.
    3) O FD salienta que é uma das razões da existência do fórum - a troca de conhecimento e experiência, com vantagens para todos os intervenientes.

    4) Cada um cumpre a sua função, e dá a sua opinião, e está tudo bem.



    Ainda não há nada como a sensatez!
    • AnaT
    • 21 janeiro 2009

     # 13

    Nem mais...

    Digamos que é para isto que existe a comunicação.

    Quem precisa de ajuda, solicita-a onde pode (e a cada um as suas razões para o fazer num forum público da internet).

    Quem pode ajudar, ajuda (ou não... se acha que está a trabalhar de borla ou se quem pede a ajuda não "merece" ser ajudado como já li algures por aqui).

    Mas a minha opinião é que cada um é livre de fazer (dizer) o que muito bem entende, tal como cada um é livre de se sentir (ou não), agradado ou incomodado com a actitude do outro...

    Só tenho a dizer que ainda bem que o Forum da Casa existe e bem gostaria de o ter descoberto mais cedo...

    Obrigada a todos
  9.  # 14

    Se há fórum que vale a pena frequentar é este. No meu ponto de vista estamos aqui todos para aprender(e muito) e para ensinar, não estamos aqui para discutir, Sr. arq. penso que está no sitio errado
  10.  # 15

    Sou leitor diário deste fórum, desde o dia em que o li a primeira vez.
    Tem contributos que certamente têm muito de universidade da vida em complemento à vida de universitário.
    E a minha experiência de vida me diz que, em qualquer ramo de actividade, os profissionais de excelência são os mais dados a divulgar “por puro prazer” o seu “modesto” savoir faire.
    A excepção que conheço são os cozinheiros, que têm sempre um “segredo” que mais não é que um placebo para curar os carentes de “exclusividade” do petisco.
    Este fórum não é propriamente para “cozinheiros” de “sopa de pedra”, que apenas querem vender a “pedra”.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Linus, tonio
  11.  # 16

    Também eu desde o primeiro dia que encontrei este forum fiquei viciada.
    Já coloquei algumas questões, já "ajudei" em outras, e sobretudo já li muitas das outras questões que por aqui andam e, muitas delas encaixam também em algumas das minhas duvidas quase na perfeição. Devo dizer que nas questões em que "ajudei" me senti bem por poder fazê-lo, transmitir um pouco do nosso conhecimento é puro prazer.
    Para mim este forum tem sido como uma conversa entre amigos, ouvimos, partilhamos... mas a isso não somos obrigados!!!
    Quem não tiver nada de positivo a acrescentar ás discussoões mais vale não o fazer.
  12.  # 17

    Pois Sr. Arq, vou-lhe dizer uma coisa que não lhe havia de dizer (porque há as excepções, e pode muito bem V. Exa. ser uma delas.. ou não), mas também em tom de desabafo digo-lhe:

    Tenho visto muita construção por aí, e falo apenas do meu ramo que diz respeito a cozinhas e aparelhos domésticos, e posso dizer-lhe que na maior parte da construção, não são respeitadas logo em projecto as regras das condutas de exaustão.
    O resultado são os consequentes chumbos pelas entidades inspectoras do gás, e não me venha dizer que não foi o projectista, pois eu vi os projectos iniciais e as telas finais, depois vão desligar velocidades aos exaustores (alguns mandados pelo dono da obra, outros aconselhados pelo projectista), por a conduta da parede ser insuficiente e não estarem contempladas as respectivas entradas de ar nas cozinhas, entre outras barbaridades.
    Desde aparelhos encastrados em que não se respeita e nem se lê as instruções de fábrica para encastre, a aparelhos encastrados por forma a que não permitirem qualquer intervenção técnica só porque é mais estético, exaustores colocados a 3 e mais metros do buraco da fuga (depois é a marca do exaustor que não presta), enfim já vi de tudo um pouco como deve calcular.

    Mas nem todos estes problemas se devem á sua classe como é óbvio e se calhar 50% deles devem-se ao construtor em si, que quer poupar dinheiro, e a outras empresas que intervêm na obra, algumas das quais deixe-me que lhe diga, nem deviam de trabalhar.

    Assim sendo, acho que a existência deste fórum é pertinente e muito útil, sendo certo que é difícil por vezes ajudar quem precisa com um comentário ou uma possível solução sem uma visita ao local. Por vezes são mostradas fotos que melhor ajudam na percepção do problema, outras que as fotos não são tão ilucidativas e a ajuda é mais difícil, quer pela dificuldade que a pessoa que coloca o problema tem em explicá-lo convenientemente, quer por vezes pela omissão de certos dados que ás vezes fazem uma grande diferença, mas na generalidade julgo que boa parte dos problemas apresentados no fórum conseguem ser resolvidos em grande parte ou na sua totalidade com as intervenções de muitos dos leitores activos deste fórum que se prestam a ajudar com os seus conhecimentos sem receber nada em troca.
    Por certo que alguns dos intervenientes deste fórum, já ganharam alguns clientes e quem sabe até amigos e conhecimentos a nível profissional através dele (para mim esta parte é importantíssima, se para si não é compreendo).

    Cabe a cada um decidir participar activamente, ou participar passivamente (lendo apenas), em última análise não participa de nenhuma destas formas e não vem ao fórum.

    Cumprimentos e não leve a mal estas minhas palavras, também elas em jeito de desabafo como disse inicialmente.
  13.  # 18

    Colocado por: Barba NegraPor certo que alguns dos intervenientes deste fórum, já ganharam alguns clientes e quem sabe até amigos e conhecimentos a nível profissional ...

    Acrescento que alguns dos intervenientes deste fórum já ganharam a minha admiração (pela disponibilidade, pela competência, etc.).
  14.  # 19

    Já que estamos numa de desabafos.

    A construção civil é uma industria ineficiente que cria produtos de má qualidade a preços elevados para clientes pouco exigentes e todos mandam as culpas para cima dos outros, como se existissem inocentes

    Só quando os clientes se tornarem mais exigentes e deixarem de comprar o que lhe metem á frente, esta situação se alterará, e para isso, necessitam de ter informação, para poderem avaliar. Estes fóruns, servem para isso mesmo. Para se ter um local onde possa pedir ajuda e essa ajuda ser prestada de forma desinteressada.

    Muitos membros de algumas classes profissionais, ficam incomodados com a sua existência, porque um cliente informado, não pode ser tratado da forma paternalista a que estão habituados, o que lhes poupa imenso trabalho e não os obriga a serem melhores profissionais, algo a que manifestamente não estão habituados.

    Mas o melhor que os Fórum teem, é serem o lugar mais democrático do mundo. Neles, cada um é avaliado pelos seus conhecimentos e pela sua partilha, e não pelo posto que ocupa, pelo berço onde nasceu, pelo titulo que ostenta ou pela importância que imagina ter. E isso, nesta sociedade de doutores e engenheiros de obras feitas, levanta problemas a suas senhorias. Prefeririam certamente, que lhes pedisse-mos autorização para entrar com a cabeça descoberta, em sinal de submissão. No fundo, nada mudou, apenas trocámos a nobreza e o clero pelos doutores e engenheiros e muitos certamente gostariam que assim continuasse.

    nota: o termo doutores e engenheiros é apenas exemplificativo
  15.  # 20

    Colocado por: PauloCorreianota: o termo doutores e engenheiros é apenas exemplificativo

    Uff!
    Ainda bem que você escreveu isto no fim!
    É que eu sou doutor e engenheiro! LOLOL
 
0.0294 seg. NEW