Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: Anonimo16062021
    Caro Jorge,eu não percebo muito no que diz respeito a janelas,mas deixe que lhe diga,pelo que sei e ouço falar por estas bandas as janelas são avaliadas basicamente pelos três valores U,que são distinguidas por-Uw (w = janela) - o valor total da janela..Ug (g = vidros) - o valor U de vidros..Uf (f = caixilho) - o valor U da estrutura..
    Não será assim?
    Correcto...
    Avaliar um caixilho pelo valor UF em termos térmicos é escasso porque é um valor perimetral do caixilho e não pela área total do caixilho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
  2.  # 42

    Colocado por: lfvmagalhaesPronto quer falar de Vidro + Caixilharia no seu todo? Ok, vai dar ao mesmo...
    Não.

    Colocado por: lfvmagalhaesPVC com o isolamento e vidro triplo está nos tais valores que disse 0,65, enquanto o Aluminio segundo a sua imagem está em 0,93... É aqui que falo dos 30%...
    Não está correcto.

    Colocado por: lfvmagalhaesMais uma vez acha irrisório?
    não acho irrisório tenho a certeza que é irrisório porque os valores que refere são valores percentuais do vidro apenas,no caixilho duvido quer passe muito de 1%...se pretender faço aqui uma simulação de um caixilho de alumínio em corte térmico com o mesmo vidro de um caixilho em pvc

    Colocado por: lfvmagalhaesEntão que nome dá ao valor que obtém da adição de isolamento ao perfil de isolamento que aumenta em 28% a eficácia do mesmo? Irrisório não pode ser porque aí teria de aumentar a eficácia em 30%...
    Não é assim que funciona...tentarei enviar uma simulação de um caixilho de valo uf 3 e um caixilho de valor uf 1,3 com um vidro ug de 1,1 por exemplo e entenderá o que pretendo dizer.
  3.  # 43

    Um caixilho de valor UF3 de medida 1800x2150 com um vidro de valor UG1,1 dá um valor UW 1,366
    Um caixilho de valor UF1,3 de medida 1800x2150 com um vidro de valor UG1,1 dá um valor UW de 1,3

    Se observar a percentagem do caixilho completo poderá observar que estamos a falar de um diferencial de percentagem em pouco mais de 5%
  4.  # 44

    Jorge Rocha, você colocou essa imagem, mediante essa imagem vê-se que o Uw da melhor solução é de 0,93.

    Por exemplo, valores da finstral, com vidro Ug = 0,6!(não 0,5 como nessa imagem) caixilho SEM isolamento!(não com isolamento como nessa imagem), o valor Uw é de 0,73...

    Por isso, apesar de no vidro ser pouca diferença de 0,6 para 0,5, na particularidade do isolamento do caixilho já é diferente porque como nessa imagem há um incremento de 28%... poderá ser na ordem de 25% a 35% como já vi...

    Se, nesse exemplo que dei, onde não há isolamento no caixilho, onde o vidro é inferior, existe uma diferente de 22%... Num caixilho de PVC com Isolamento no interior, com vidro 0,5 essa diferença sobe para os 30%, 35% como disse....
  5.  # 45

    Então como é que fica? Quem é que colocamos em "xeque"?

    As marcas de pvc que dizem que atingem valores de 0,73? Ou as marcas de aluminio que nunca irão obter resultados como os do pvc para gamas equivalentes?

    Não percebo...

    Vai dizer que não existe diferenças?
    Já vi marcas de aluminio como SCHUCO (segundo dizem é uma das marcas de referencia) e mesmo soluções de topo ficam atrás de soluções de topo de PVC da mesma marca...
    Concordam com este comentário: dp86
  6.  # 46

    Colocado por: lfvmagalhaesVai dizer que não existe diferenças?


    Existem diferenças teóricas, e margens de erro de fabrico, e margens de erro de instalação deficiente, e milhares de coisas. Perder tempo com diferenças desta ordem num componente da habitação é desperdiçar energia.

    Opte pelas que achar que ficam melhor visualmente.
  7.  # 47

    Sim, mas então é publicidade enganosa?

    Não percebo qual a "aversão" ao PVC, quando se compararmos, produtos de igual gama PVC vs Aluminio, teremos melhores resultados no PVC...

    Eu não sou vendedor nem aplicador, e não sou fanático pelo PVC, tanto é que só sei destas comparações porque vi janelas de aluminio, navarra, schuco, technal, estas foi as que me ficaram, mas fazendo a comparação para a mesma gama o PVC tem melhores prestações... A não ser que as marcas façam publicidade enganosa, é certo que não vou ser eu a encomendar estudos para verificar se aquilo que as marcas dizem é verdade, tanto aquilo que as marcas de PVC dizem, como aquilo que as marcas de Aluminio dizem... Partindo do principio que estas marcas são credíveis, e aquilo que publicitam é verdade, então temos melhores prestações no PVC.

    Podemos estar a falar de valores pequenos?... Em termos das percentagens, andam na ordem dos 25% a 30%.
    Podemos estar a falar se compensa?... Se para um lado, colocar isolamento no caixilhos compensa, então por outro lado... (para bom entendedor meia palavra basta).
    Podemos estar a perder tempo com um pormenor da habitação?... Isso já é com cada um, para mim vale a pena "perder tempo" com todos os pormenores, é disso que são feitas as mais valias das mais variadas coisas.

    Tudo tem que estar em conformidade para haver harmonia...
  8.  # 48

    Colocado por: danobregaOpte pelas que achar que ficam melhor visualmente.


    Mas isso aí nem deixaria dúvidas, colocava-se alumínio, é muito mais agradável à vista, esteticamente não tem igual, e tem centenas de cores disponíveis em detrimento do PVC.

    Eu também instalo PVC apesar de não fabricar, é um produto térmico e ponto final, a partir daí é só desvantagens, e é por isso que o alumínio ainda não perdeu a hegemonia nas vendas a nível nacional. Mas falando como profissional, quando vejo que um cliente está decidido com o PVC, pois se é a térmica que conta para a decisão final, então é o PVC que devem pôr, se outros ítens pesarem na balança, o PVC deixa de fazer sentido.
    Concordam com este comentário: AXN
  9.  # 49

    Em termos visuais, tacto, ridigez (pelo menos aparente) sem duvida o aluminio!
    O questão termica entre os dois só se pões quando existe condençação no caixilho, dai a utilidade do corte termico no aluminio. por de resto acho que já ficou provado que a diferença no conjunto da janela é irrisoria!
    É mais uma questão comercial de cada um a puxhar a braza à sua sardinha, e mesmo os que instalam os dois tipos tem sempre vantagens comerciais num ou no outro!
    Concordam com este comentário: two-rok
  10.  # 50

    Colocado por: lfvmagalhaesPartindo do principio que estas marcas são credíveis, e aquilo que publicitam é verdade, então temos melhores prestações no PVC.


    O problema é que o que publicitam, mesmo sendo a mais pura das verdades, é um pequeno detalhe no meio de tanta coisa. Pelas conversas que se vão vendo aqui no fórum diria que o isolamento de uma habitação tem de ser pensada como um todo. Não vale a pena ter umas janelas muito boas se o resto é medíocre.

    Imagine (não faço ideia) que uma caixilharia é 25% melhor que outra em termos de isolamento, mas que isso faz 1% de diferença quando visto de forma global à habitação. Falar em 25% é um engano, por muito que seja um valor real.

    Colocado por: two-rokesteticamente não tem igual,


    Pessoalmente acho que as caixilharias mais bonitas são as de madeira, mas depende da evolvente. :-)

    Colocado por: lfvmagalhaesNão percebo qual a "aversão" ao PVC, quando se compararmos, produtos de igual gama PVC vs Aluminio, teremos melhores resultados no PVC...


    Se está tão preocupado com isso, a parte estética não o preocupa? Qual é a gama equivalente em PVC à Vitrocsa? Se começar a pensar demais nas coisas vai fritar, que é o que me anda a acontecer lol.
  11.  # 51

    Colocado por: lfvmagalhaesJorge Rocha, você colocou essa imagem, mediante essa imagem vê-se que o Uw da melhor solução é de 0,93.
    Não está correcta a sua observação;os 0,93% são a melhor solução para os caixilhos que referi no post,os coeficientes térmicos dos perfis divergem muito de série para série...aquele foi apenas um exemplo,devo informá-lo que existem perfis em alumínio tão bons ou melhores em coeficiente térmico que o pvc.

    Colocado por: lfvmagalhaesPor exemplo, valores da finstral, com vidro Ug = 0,6!(não 0,5 como nessa imagem) caixilho SEM isolamento!(não com isolamento como nessa imagem), o valor Uw é de 0,73...
    o sr.refere valores que a finistral entendeu colocar referindo-se a produtos que muito bem entendeu colocar,o mesmo se pode fazer em qualquer marca...as empresas têm a mania de colocar coeficientes térmicos baseando-se em valores de envidraçados maiores que os valores dos ensaios que induzem em erro os clientes e os pròprios caixilheiros que não estão dentro dos assuntos.
    Se um caixilho tiver um vidro maior tem um coeficiente superior pois concertesa,mas em grande parte dos casos referem coeficientes térmicos em vãos com dimensões que não se encontram ao abrigo dos ensaios a que foram sujeitos e consequentemente ilegais de se fazer.

    Nem a finistral nem a Rehau,nem a Sosoares,nem a Anicolor ou outra empresa qualquer consegue fazer melhor uns que os outros,isto faz-me lembrar as estanquidades à água,há empresas que metem mil e muitos pascais em determinadas séries para os serralheiros verem e os clientes finais verem,mas em ensaios de muito pequena dimensão desadequados na maior parte dos casos que se pretendem e usam e abusam de séries usando-as em situações ilegais.

    Colocado por: lfvmagalhaesPor isso, apesar de no vidro ser pouca diferença de 0,6 para 0,5, na particularidade do isolamento do caixilho já é diferente porque como nessa imagem há um incremento de 28%... poderá ser na ordem de 25% a 35% como já vi...
    Isto trata-se apenas de um exemplo em determinada série que não refiro o nome porque eu não faço reclames a marca nenhuma(só se me pagarem para isso)

    Colocado por: lfvmagalhaesEntão como é que fica? Quem é que colocamos em "xeque"?
    Cá está...eu dei exemplos,e não devem dar muita atenção aos sites de qualquer marca.

    Colocado por: lfvmagalhaesAs marcas de pvc que dizem que atingem valores de 0,73? Ou as marcas de aluminio que nunca irão obter resultados como os do pvc para gamas equivalentes
    Há marcas de alumínio que podem chegar aos valores do pvc,mas como não faço reclames à borla não digo que marcas são embora aqui alguns concorrentes no fórum saibam que marcas são.(digo eu)

    Colocado por: lfvmagalhaesá vi marcas de aluminio como SCHUCO (segundo dizem é uma das marcas de referencia) e mesmo soluções de topo ficam atrás de soluções de topo de PVC da mesma marca...
    Marca de referência de quê?E porquê?Isso das marcas de referência é uma grande treta...assim como dizer que esta marca ou outra é melhor...........cada macaco no seu galho cada obra uma obra.

    Colocado por: lfvmagalhaesVai dizer que não existe diferenças?
    A grande diferença que existe é na adaptabilidade e não me venham com ****!
  12.  # 52

    Fiquem lá com o vosso peixe, isto é tudo vosso...

    Nem vale a pena.
    • AXN
    • 10 julho 2013

     # 53

    Há marcas de alumínio que podem chegar aos valores do pvc,mas como não faço reclames à borla não digo que marcas são embora aqui alguns concorrentes no fórum saibam que marcas são.(digo eu)


    Por acaso gostava de saber, ja me falaram da shucko e da hartmann. Existem outras?
    Obrigado
  13.  # 54

    Colocado por: lfvmagalhaesFiquem lá com o vosso peixe, isto é tudo vosso...

    Nem vale a pena.
    Eu tenho sido um gajo porreiro em estar a colocar aqui o meu conhecimento;ainda por cima é pobre e mal agradecido.
  14.  # 55

    Colocado por: AXNPor acaso gostava de saber, ja me falaram da shucko e da hartmann. Existem outras?

    Technal
    Domal
    Extrusal
    Alas
    Domo
    Cortizo
    e poderá haver outras.
  15.  # 56

    Nem lhe vou responder ao seu insulto, não é essa a minha conduta.
    Nunca disse que o seu conhecimento não é bem-vindo, mas face aquilo que tenho pesquisado não é bem aquilo que diz, é só essa a questão da coisa...

    Apresenta os valores que apresentou, eu apenas constatei um facto, e segundo esses valores dessa gama desse perfil etc etc etc, disse que existe 30% de diferença da prestação entre PVC e Aluminio... Podem dizer que as janelas representam 1% de toda a habitação que todos sabemos que não é apenas 1%, mas tudo bem... Podem ser valores insignificantes, mas fazendo a comparação tal e qual eu a fiz representam 30% de acréscimo...

    Se por um lado dizem para optar por isto e por aquilo... por outro lado querem fazer passar que isto não representa nada... então também posso dizer que o isolamento do caixilho não representa nada porque é que o recomendam acho que é para terem um acréscimo de 28%, aí já conta?

    Para a mesma gama entre aluminio e pvc, o pvc tem sempre vantagem, e é sempre mais barato... Atenção, PARA A MESMA GAMA! Se for gama "super-topo" de aluminio e gama "super-topo" de pvc, pvc tem melhores prestações e mais barato... Os termos estéticos o que para uns pode ser bonito para outros é feio de morrer... Por isso a estetica fica a cargo de cada um, por exemplo uns idolatram pinturas mate outros fogem delas...


    Agora agradecia que comentários com insultos à minha pessoa não fizessem parte do tópico, e até mesmo do fórum.
    Se você tem segundas interpretações naquilo que escrevo isso é com você, agora eu não tenho que estar a ser insultado gratuitamente.
    • AXN
    • 10 julho 2013

     # 57

    E da Sosoares? Enquadra-se nessas marcas?

    É que quase todos os orçamentos que tenho, a caixilharia é da sosoares série LT.
  16.  # 58

    Pessoal,

    Divido que o OP tenha ficado elucidado com o que aqui foi dito, principalmente por ser tanta coisa! :) Na práctica, bom alumínio e bom PVC devem ter poucas diferenças de performance térmica, por isso podemos dar-nos ao luxo de ir pelo lado estético (que não pode ser discutido).

    Não quero entrar na "guerra", pois também eu tive de escolher quando construí a minha casa, e quando se fala nisto "salta a tampa" a algumas pessoas. Mas há um pequeno assunto que quase nunca vejo levantado nesta "guerra" alumínio versus PVC: a parte ambiental. Atenção que temos de ler estas coisas com "uma pitada de sal", às vezes vejo coisas escritas para descredibilizar certos materiais e produtos sem nenhum fundamento científico.

    No entanto, na altura dei uma vista de olhos rápida pelas páginas da Wikipédia de ambos os materiais, e não gostei muito do que vi sobre o fabrico e reciclagem do PVC, nem do seu comportamento a temperaturas pouco mais altas que o normal ambiente, principalmente porque na minha casa a caixilharia iria (pelo menos temporariamente) ficar completamente exposta aos elementos (tenho estores por dentro), e potencialmente atingir temperaturas pouco... saudáveis para o PVC ou para quem vivesse dentro de casa.

    Além disso, tenho uma janela relativamente grande (3m x 2.5m), e todos os instaladores (sem excepção) me disseram que para grandes vãos é melhor ir com o alumínio por causa da sua superior estabilidade mecânica. Acho que já perceberam que escolhi o alumínio.

    Talvez alguém da área química aqui do forum nos possa elucidar se o PVC a temperaturas mais elevadas liberta ou não algo de prejudicial à saúde?
  17.  # 59

    Colocado por: lfvmagalhaesNem lhe vou responder ao seu insulto, não é essa a minha conduta.
    Pois...vê-se na perfeição!

    Colocado por: Jorge RochaFiquem lá com o vosso peixe, isto é tudo vosso...

    Nem vale a pena.


    Colocado por: lfvmagalhaesNunca disse que o seu conhecimento não é bem-vindo, mas face aquilo que tenho pesquisado não é bem aquilo que diz, é só essa a questão da coisa...
    A sua pesquisa desenboca no que os comerciais expõem nos sites para venderem mais!

    Colocado por: lfvmagalhaesApresenta os valores que apresentou, eu apenas constatei um facto, e segundo esses valores dessa gama desse perfil etc etc etc, disse que existe 30% de diferença da prestação entre PVC e Aluminio...
    Que eu saiba nunca poderia dizer tal coisa,aliás eu sei que existem perfis de alumínio com valores uf de 1,1 por exemplo.

    Colocado por: lfvmagalhaesPodem dizer que as janelas representam 1% de toda a habitação que todos sabemos que não é apenas 1%, mas tudo bem... Podem ser valores insignificantes, mas fazendo a comparação tal e qual eu a fiz representam 30% de acréscimo...
    Depende...foi um número que amandei ao calhas,mas em termos mais apróximados regra geral serão diferenciais na ordem de 11% e não de 30% como refere,aliás se colocar determinados perfis em alumínio que existem de uf 1,1 o pvc leva pancada.

    Colocado por: lfvmagalhaesSe por um lado dizem para optar por isto e por aquilo... por outro lado querem fazer passar que isto não representa nada... então também posso dizer que o isolamento do caixilho não representa nada porque é que o recomendam acho que é para terem um acréscimo de 28%, aí já conta?
    Cá está...eu fiz uma simulação de perfis de valores UF 3 já com grande margem...não conseguiu ver ou não quiz?E com o mesmo vidro deu 5% de diferencial na janela completa;nem sequer coloquei perfis de UF 1,1 em alumínio...

    Colocado por: lfvmagalhaesPara a mesma gama entre aluminio e pvc, o pvc tem sempre vantagem, e é sempre mais barato...
    Na parte térmica regra geral sim.

    Colocado por: lfvmagalhaesAtenção, PARA A MESMA GAMA! Se for gama "super-topo" de aluminio e gama "super-topo" de pvc, pvc tem melhores prestações e mais barato...
    Não é bem assim.

    Colocado por: lfvmagalhaesAgora agradecia que comentários com insultos à minha pessoa não fizessem parte do tópico, e até mesmo do fórum.
    Se você tem segundas interpretações naquilo que escrevo isso é com você, agora eu não tenho que estar a ser insultado gratuitamente.
    Muito bem;então não insulte se não gosta de ser insultado ok???
    •  
      FD
    • 10 julho 2013

     # 60

    Bem, não se enervem que não é preciso. :)
    Concordam com este comentário: two-rok, drodrigues, Extravagancia
 
0.0332 seg. NEW