Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Tenho instalado na minha habitação um sistema de bomba de calor DAIKIN com ventiloconvectores + paineis solares.

    Optei por uma solução deste tipo, pois deram sempre indicação que o grau de consumo seria baixo e apesar do investimento incial superar outros tipos de produto, compensava no medio / longo prazo.

    A verdade é que a EDP fez os acertos de contagem recentemente e para minha grande supresa, eis que a conta da factura apresenta um valor médio de 140 euros mensais! Tenho consciencia que tenho eletrodomésticos como qualquer habitação "normal" terá, mas contribuir de tal forma que chegue a estes valores só imagino que será este sistema!

    Fiz um teste neste ultimo periodo de facturação, em que durante estes dois meses desliguei o sistema de aquecimento e respectivos ventiloconvectores. Só deixei activo o sistema de aquecimento aguas sanitárias, que por sua vez recorre a esta sistema. O valor da factura para dois meses foi de 240 euros...

    É normal? Podem partilhar as vossas experiencias no caso de terem este tipo de dispostivos?

    Obrigado.
  2.  # 2

  3.  # 3

    nesta altura do ano as AQS deviam estar asseguradas a 100% pelos paineis solares...
    vá fazendo experiencias e anotando as leituras diárias do contador, a ver se chega a alguma conclusão
  4.  # 4

    qual o modelo exacto da bomba de calor?
    qual o modelo, quantidade e potencia dos ventilo-convectores?
    os paineis solares só fazem agua quente sanitaria, certo?
    é um sistema termosifão ou circulação forçada?
    a resistencia electrica do deposito está ligada?
    a resistencia electrica da bomba de calor está ligada?
    como é costuma funcionar com o sistema? a que horas o liga e o desliga? qual a regulação de temperaturas, quer da bomba quer dos vc?

    e agora da casa; qual a localização? qual a area util? qual o tipo de isolamento termico das paredes, tectos e pavimentos?

    tem aqui neste link um relato de uma bomba de calor bem descriminado com consumos e afinações, também numa instalação com ventilo-convectores.
    Concordam com este comentário: Almeida Ulisses
  5.  # 5

    estava eu a escrever o questionario e as fotos a aparecerem, se responder ao restante já se consegue dar umas pistas para baixar essas contas.
  6.  # 6

    Neste ultimos dois meses de facturação tive o sistema ligado durante todo o periodo no modo que partilho na imagem http://www.imagekiss.com/images/2013/05/27/20130408_102418.jpg

    Como referi durante estes dois meses não liguei um unico ventiloconvector... dai pressupor que apenas o sistema de aguas quentes sanitárias esteja a funcionar com o auxilio dos paineis solares.

    A casa tem uma construção recente com revestimento em capoto, caixilharia de ruputa termica de abrir com oscilobatente, vidro duplo...etc. O pavimento é soalho flutuante bambu cozido.

    A casa está localizada em Braga.

    Espero ter respondido a todas as questões lançadas...

    Afinações? Que tipo de técnico me poderá ajudar e na zona de Braga para este tipo de dispositivos conhecem alguem?

    Agradeço desde já todo o vosso apoio!
  7.  # 7

    a que horas o liga e o desliga? qual a regulação de temperaturas, ..... dos vc?


    qual a area util?
    Concordam com este comentário: alexandrapinheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  8.  # 8

    a instalação tem montado o kit de prioridade para as AQS da Daikin?
  9.  # 9

    Uma nota adicional... É precisamente quando a unidade exterior http://www.imagekiss.com/images/2013/05/27/20130408_102207.jpg
    inicia funcionamento que o contador começa a girar e girar...

    Assim que termina, o contador roda a um ritmo que imagino normal... A unidade exterior deverá ser activada várias vezes ao dia, Não posso precisar quantas vezes e por quanto tempo...
  10.  # 10

    Neste ultimos dois meses de facturação tive o sistema ligado durante todo o periodo no modo que partilho na imagem

    sempre ligado? 24 horas por dia sem interrupções?
  11.  # 11

    Tenho uma área de 200 m2.

    Os ventiloconvectores estão todos desligados.

    Relativamente ao kit de prioridade, sinceramente nao sei responder...
  12.  # 12

    a maquina do link que postei é igual á sua, dê lá uma vista de olhos, principalmente nos consumos atente que a casa não tem qualquer isolamento nas placas de pisos e o isolamento das paredes é esferovite com 20mm.
  13.  # 13

    qual o modelo, quantidade e potencia dos ventilo-convectores?
  14.  # 14

    Sempre ligado, 24h sem interrupção. Não é suposto? Recebi indicação que a maquina estabilizava na maioria do tempo e que esta apresentava sim grandes consumos no arranco apenas...
  15.  # 15

    Sempre ligado, 24h sem interrupção. Não é suposto?

    com essa instalação e com essas temperaturas, NÃO.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sdpeixoto
  16.  # 16

    Como posso recolher as contagens que foram partilhadas no link que partilhou? É recolhido com recurso a algum dispositivo?

    Obrigado.
  17.  # 17

    É possivel partilhar algum conselho sobre a forma de trabalhar da maquina? Dado que nao é suposto estar todo o dia ligada, como deverei proceder?

    Mais uma vez obrigado!
  18.  # 18

    Como posso recolher as contagens que foram partilhadas no link que partilhou? É recolhido com recurso a algum dispositivo?

    é só ler directo no contador da EDP

    É possivel partilhar algum conselho sobre a forma de trabalhar da maquina?

    tirar uma foto da zona da ligação da serpentina de permuta do deposito solar e da válvula (se é que existe) que controla essa serpentina,

    verificar se a resistência eléctrica do deposito está ligada, e desliga-la
    verificar se a resistência eléctrica da bomba de calor está ligada, e desliga-la,

    baixar a temperatura da agua da bomba de calor para 45º,

    e por ultimo SÓ ligar a bomba de calor quando precisar, não a deixar a trabalhar 24 sobre 24 (ela até tem um programador incorporado para isso mesmo)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sdpeixoto
  19.  # 19

    Boa tarde
    Sou novo aqui na “zona” e um leigo na matéria, daí precisar de ajuda.
    Vou construir uma moradia com 230mtrs quadrados e, ao reunir com várias empresas vejo que cada cabeça sua sentença.
    Inicialmente estava inclinado para a colocação de bomba de calor ligado a radiadores para fazer aquecimento, ficando a pre-instalação de AC feita para futuramente (e se necessário) colocar numa ou noutra divisão (para arrefecimento no verão).
    Recentemente recomendaram o uso de uma bomba de calor (DAIKIN/ROTEX HPSU Compact (16 kW)) ligado a ventilo convectores (slim innova), isto porque seria a solução ideal para quente e frio, escusando assim a preinstalação de AC.
    Será está uma boa solução?
    De referir que não estou interessado em piso radiante (custo) nem em AC (preferência pessoal)
    Na prática com esta solução conjugo a ideia inicial (radiadores a água para aquecimento) mas com a vantagem de o mesmo sistema fazer frio. Estarei correto?
    Em termos de revestimento a casa terá capoto e boa caixilharia.
    Obrigado
    Abraço
    • Saf☆
    • 14 fevereiro 2022 editado

     # 20

    Ora mais uma dúvida com a máquina infernal(é como eu chamo à minha bomba de calor 🤦‍♂️)...

    Actualmente tenho a temperatura da água para o aquecimento a 38° e tem sido suficiente e eficaz. Neste dois últimos meses a ligar a bomba 5h por dia gastei 50€ por mês de aquecimento.

    Ora a minha dúvida é: quanto tempo leva a bomba a ficar "pronta" para ligar os ventiloconvenctores?

    De momento tenho uma diferença de tempo de meia hora, isto é, só passado meia hora dá bomba estar a trabalhar é que se ligam os ventiloconvenctores.

    Será que não estou a desperdiçar energia? Será que pôs os ventiloconvenctores a ligar muito tarde?
 
0.0214 seg. NEW