Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    bom dia.
    soube que é possivel a um promitente senhorio consultar uma base de dados, onde constam dados bancarios, sobre o promitente inquilino, antes de aceitar proposta de arrendamento. esta informação é verdadeira? Com base em que lei pode um senhorio ter acesso a informaçãoes bancarias sigilosas? alguem sabe me dar alguma informação sobre este assunto? Obrigada
    •  
      FD
    • 27 janeiro 2009

     # 2

    Desconheço. O que conheço são relatórios de crédito dados por empresas especializadas mediante o pagamento de uma determinada quantia. E mesma essas empresas, segundo sei mas posso estar errado, só transmitem informação sobre empresas e não sobre particulares.

    Mas é relativamente simples descobrir se o arrendatário (inquilino) apresenta risco:

    -> pede 2 ou 3 meses de renda antecipada
    -> pede uma caução no valor de um mês de renda ou de acordo com o estado da habitação e recheio
    -> pede fiadores
    -> pede o resumo da liquidação da última declaração de IRS
    -> põe os contadores dos serviços básicos fechados à chave, instalados em seu nome e faz um contrato separado ao do arrendamento para fornecimento de energia, água e gás, revogável em qualquer momento. Dessa forma, assim que falhar a pagar a renda, pode-lhe cortar os serviços básicos, forçando o arrendatário a sair da casa. Não é muito ético e nem sei se é legal, mas a justiça também não se preocupa muito com os incobráveis por isso...

    Se o candidato a arrendatário se recusar ou tentar contornar algumas destas exigências já sabe que poderá estar perante um potencial incumpridor. No entanto, estas medidas diminuem o risco mas não o eliminam - não se esqueça disso. Basta que a pessoa em questão fique desempregada para que as coisas, mesmo sem culpa, comecem a descambar.

    Por outro lado, se quer ter a certeza que o arrendatário nunca deixa de pagar a renda, não arrende a casa, é a única forma de ter certeza que tal acontece. :)
 
0.0107 seg. NEW