Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Eu tenho um sótão que gostaria de aproveitar, mas, para tal, será necessário colocar uma escada de acesso e mesmo para colocar a escada mais estreita que já encontrei, é necessário partir uma das vigotas e não podemos parti-la toda, só podemos abrir um vão com a medida necessária para a escada, não temos área que nos permita retirar a viga de ponta a ponta.
    O meu marido diz que as vigotas não se podem partir e que só poderemos colocar uma escada com 40 cm de largura, é mesmo assim, ou existe alguma forma de reforçar a viga partida?
  2.  # 2

    qual o comprimento total da vigota?
  3.  # 3

    E desde quando você acredita em tudo o que o seu marido diz?
    Ponha aqui um esquema da zona onde se situa a vigota que o pessoal dá-lhe umas dicas, para você fazer um figurão lá em casa.
  4.  # 4

    Boa tarde se tiver condições na divisória que tem que partir uma ou mais vigotas, por baixo instale um quadro em vigas I, desde que as vigas I fiquem bem encastradas nas paredes e que as vigotas descarreguem nas ditas vigas I não irá ter problemas depois coloque a escada que quiser e remate a obra com gesso cartonado ... e boa obra.
    j. filipe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Lúcia
  5.  # 5

    Eu fiz o mesmo mas cortei duas vigotas, no entanto antes de as cortar fiz um aro em cimento e ferro e só depois é que as cortei
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Lúcia
  6.  # 6

    Muito obrigada a todos pelas dicas...
    J. filipe, o que são vigas I ? Peço desculpa pela minha ignorância...
  7.  # 7

    Colocado por: Ana LúciaMuito obrigada a todos pelas dicas...
    J. filipe, o que são vigas I ? Peço desculpa pela minha ignorância...

    IPN, vigas de ferro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Lúcia
  8.  # 8

    Acho um exagero a instalação dessas vigas para partir UMA vigota.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Lúcia
  9.  # 9

    Colocado por: j cardosoAcho um exagero a instalação dessas vigas para partir UMA vigota.

    eu também...
    se o vão for curto, uma viga rasa a ligar as 3 vigotas é suficiente...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Lúcia
  10.  # 10

    Boa tarde, volto ao assunto sem qualquer intuito de polémica, se atentaram bem a Ana Lúcia quer aproveitar o sotão, provavelmente para fazer dele uso frequente, como colocação de moveis para uso ou arecadados. A laje foi calculada como esteira, todo o uso que lhe for dado diferente para o que foi calculada, vai ter reflexos nessa mesma laje e em construção o que poder acontecer ... acontece, assim cuidados e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém. Grato a todos,
    j. filipe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana Lúcia
  11.  # 11

    Mais uma vez muito obrigada a todos...
    Estou a pensar abrir um vão de 56 cm por 1,40 cm (mais ou menos) porque a escada ocupa aproximadamente 1,75 cm no chão por 56 cm de largura e o espaço entre cada vigota é de apenas 41 cm...
  12.  # 12

    Ou seja, tenho de cortar uma vigota por apenas 15 cm...
 
0.0152 seg. NEW