Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: civismoE ja agora o que é isso da classe 4, classe 5, etc ?


    Artigo 3.°
    Classificação quanto à zona de navegação

    As ER, quanto à zona de navegação, classificam-se em:
    a) Tipo 1 - embarcações para navegação oceânica;
    b) Tipo 2 - embarcações para navegação ao largo;
    c) Tipo 3 - embarcações para navegação costeira;
    d) Tipo 4 - embarcações para navegação costeira restrita;
    e) Tipo 5 - embarcações para navegação em águas abrigadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

  3.  # 62

    fica aqui o link para a legislação da nautica de recreio. =)

    http://clubedopescador.com.sapo.pt/Legislacao/nautica%20recreio.htm
  4.  # 63

  5. Procura serviços ou materiais para a sua casa? Contrate quem ajuda no fórum.

  6.  # 64

    Um semirigido parece muito interessante... a minha única renitência é em relação ao facto de nao dar para pernoitar
  7.  # 65

    Essa do pernoitar é engraçado, mas dúvido que haja realmente muitas pessoas a fazerem isso. Quando fiz a minha lua de mel um dos sitios que eu fui foi as berlengas. Houve um casal que saiu no seu semi-rigido estiveram a pescar todo o dia e voltaram já era quase noitinha. Mais para quê?
  8.  # 66

    Colocado por: branco.valterEssa do pernoitar é engraçado, mas dúvido que haja realmente muitas pessoas a fazerem isso. Quando fiz a minha lua de mel um dos sitios que eu fui foi as berlengas. Houve um casal que saiu no seu semi-rigido estiveram a pescar todo o dia e voltaram já era quase noitinha. Mais para quê?


    há até muita gente a fazer isso..... mas sao embarcações dignas do nome! eheheheheh =P

    nao sei qual a intenção ou vontado do Civismo, mas quando começar a ver barcos que permitem pernoitar acho que vai perder a ideia.... para pernoitar num barco tem que ter a carta de patrao de costa e a embarcação tem que ser no minimo classe 4...... so aqui ja restringe e bastante aquilo que se compra!
    •  
      imbs
    • 18 Julho 2013

     # 67

    Colocado por: loverscouthá até muita gente a fazer isso..... mas sao embarcações dignas do nome! eheheheheh =P

    nao sei qual a intenção ou vontado do Civismo, mas quando começar a ver barcos que permitem pernoitar acho que vai perder a ideia.... para pernoitar num barco tem que ter a carta de patrao de costa e a embarcação tem que ser no minimo classe 4...... so aqui ja restringe e bastante aquilo que se compra!


    Eu cá acho que acha a ideia gira, já a realidade é bem diferente.
  9.  # 68

    Pois, é a minha alma de caravanista-wanna-be ... mas se for muito complicado esqueçam lá isso :)

    Loverscout: " para pernoitar num barco tem que ter a carta de patrao de costa e a embarcação tem que ser no minimo classe 4" Porque ? Entao se eu estiver no meu barquito parado de noite no meio do alqueva, preciso de ter mais do que carta de marinheiro ?
    Concordam com este comentário: Erdnaxela
  10.  # 69

    Colocado por: loverscout
    nao sei qual a intenção ou vontado do Civismo, mas quando começar a ver barcos que permitem pernoitar acho que vai perder a ideia.... para pernoitar num barco tem que ter a carta de patrao de costa e a embarcação tem que ser no minimo classe 4...... so aqui ja restringe e bastante aquilo que se compra!


    As embarcações de classe 5 podem navegar após o pôr do sol:

    Artigo 8. DL 124/2004

    5) As ER do tipo 5 estão dispensadas de sinalização
    luminosa desde que naveguem entre o nascer e o pôr
    do Sol.


    Quanto a poder pernoitar numa embarcação, qualquer marinheiro o pode fazer, se a embarcação estiver fundeada dentro das regras, não está a navegar... é como estar alguém sentado ao volante de uma carro parado, mas que não tem carta de condução.
    Artigo 31. DL 124/2004
    Categorias da carta de navegador de recreio
    1: A carta de navegador de recreio tem as seguintes
    categorias:
    a) Patrão de alto mar : habilita o titular ao
    comando de ER a navegar sem limite de área;
    b) Patrão de costa : habilita o titular ao comando
    de ER a navegar até uma distância da costa
    que não exceda 25 milhas;
    c) Patrão local : habilita o titular ao comando de
    ER a navegar à vista da costa até uma distância
    máxima de 10 milhas de um porto de abrigo
    e de 5 milhas da costa;
    d) Carta de marinheiro : habilita o titular ao
    comando de uma ER até 7m de comprimento
    em navegação diurna à distância máxima de
    3 milhas da costa e de 6 milhas de um porto
    de abrigo, com os seguintes limites:

    i) Titulares dos 14 aos 18 anos : ER de
    comprimento até 5 m com potência instalada
    até 22,5 kW;
    ii) Titulares com mais de 18 anos : ER de
    comprimento até 7 m com potência instalada
    até 45 kW;
    iii) Titulares com mais de 16 anos : motos
    de água e pranchas motorizadas independentemente
    da sua potência;

    A legislação das embarcações de recreio é uma completa aberração, que foi feita por quem não percebe nada da "poda", as categorias das cartas das embarcações de recreio não coincidem com as categorias das embarcações de recreio...
    Na categoria de carta de marinheiro, qualquer "puto" com mais de 16 pode conduzir uma mota de água independentemente da sua potência!
    Esta parece feita para filhos de gente rica...

    A seguir a marinheiro a carta é de patrão local e não patrão de costa. A vantagem de patrão local é não ter limite de potência, não ter limite de tamanho da embarcação, e poder navegar durante a noite.

    Alexandre
  11.  # 70

    Colocado por: civismo>Que tipo de carta e de barco é prisa para ser um navegador solitario ?

    - Isso é perigosíssimo
    - Veja, primeiro, se tem facilidade em enjoar antes de pensar em enveredar por esses caminhos.
    - Não caia na conversa de algumas escolas que dizem que primeiro tem que se tirar a carta de marinheiro. Pode-se tirar a carta de patrão Local directamente (sem tirar a de marinheiro) as que estão acima é que é necessário tirar a anterior (Patrão de Alto-Mar só se tira depois da P. de Costa, e a de Costa só se tira depois da P.Local) apesar de elas incluírem sempre as matérias já dadas na cartas anteriores.
  12.  # 71

    Boa noite
    Ando a ver Kayaks , mas como o dinheiro não é muito estava inclinado para os insufláveis e gostaria de ter a vossa opinião/experiência sobre este assunto
    .queria comprar de 2 pessoas com possibilidade de uma criança também e vi este na decathlon

    o que acham?

    http://www.decathlon.pt/pesquisar/8249798-caiaque-tahiti-pro-3-lugares-1.html

    Obrigado pela vossa atenção
    Cumprimentos,
  13.  # 72

    Insuflável vair durar um par de épocas. Já vi muitos parecers negativos sobre este kayak (seyvlor) exactamente pela fragiliddade

    Eu comprei o oceankayak Malibiu 2 o verão passado, e é um kayak que só me tem surpreendido pela positiva:

    http://www.decathlon.pt/pesquisar/6541199-kayak-2lug-malibu-iixlsunrise-1.html
  14.  # 73

  15.  # 74

    boa tarde,
    pois mas esses estão muito fora do meu orçamento, dai a ir para os insufláveis, que são bem mais baratos . aguardo mais opiniões ;)

    Obrigado
    MS
  16.  # 75

  17. Ícone informação Anunciar aqui?

  18.  # 76

    Boa Tarde PSteum, agradeço o seu comentário mas isso nao da para 2+1 pessoas.....
  19.  # 77

    Boas tardes
    estive a ver in loco o Kayak sevylor Tahiti Pro 3 e achei um pouco fraco, principalmente devido kayak em si, o material é tipo o das piscinas insufláveis, um pouco fraco e facil de furar caso nao se tenha muito cuidado
    terei de pensar num modelo a seguir, com revestimento em plástico PVC,
    gostei muito deste
    http://www.sevylor-europe.com/p-73-hudson.aspx

    um pouco mais caro, mas completamente diferente do Tahiti , que me dizem??

    obrigado
  20.  # 78

    ~Tenho duvidas, o que se pode fazer com um barquinho destes ?

    http://troca-se.pt/barcos-e-motas-de-agua/458252-veleiro.html

    Isto so serve para andar a passear aqui pela costa e rios , ou dá para ir mais longe, por ex africa, mediterraneo, acores, madeira ?


    Descrição Jeanneau Sun Odyssey 24.2
    Ano: 2001
    Cumprimento: 7,20 mts
    Largura: 2,50 mts
    Calado: 0,65/1,40 mts
    Motor: Honda 10 cv 4T
    Cabinas: 1
    Casa de banho: 1
    Capacidade de agua: 50 lts
    Capacidade de combustível: 25 lts
    Electrónica: GPS, rádio VHF
    Electricidades: 2 baterias com carregador, luzes de navegação
    Conforto: cozinha a gás, cofre para garrafa de gás, lava-loiça, WC químico independente, frigorifico
    Velas: 1 vela grande, 2 velas de proa, 1 vela spi, enrolador de vela de proa
      400x400_2652386f4a9b767[1].jpg
  21.  # 79

    Um barco com 24 pés dá para dar a volta ao mundo, já houve quem o fizesse. Aliás a Guarda Costeira Americana considera que acima dos 6m, os barcos têm capacidade oceânica. podem é não ter grande espaço.

    O que pode fazer com ele depende da classe em que o barco está inscrito e pela fotografia é um barco matriculado em classe 5 porque têm um numero na proa em vez de um nome. As classe 4 a 1 requerem nomes nos barcos.

    Obviamente pode matricular o barco numa classe superior desde que cumpra as exigências para a classe que quer. Conheço barcos com 7.23 matriculados em classe 3 e mesmo em 2.
  22.  # 80

    depende da classe do registo......

    As ER, quanto à zona de navegação, classificam-se em:
    a) Tipo 1 - embarcações para navegação oceânica;
    b) Tipo 2 - embarcações para navegação ao largo;
    c) Tipo 3 - embarcações para navegação costeira;
    d) Tipo 4 - embarcações para navegação costeira restrita;
    e) Tipo 5 - embarcações para navegação em águas abrigadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: civismo
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">