Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Vou mudar de casa esta semana e como tinha forno electrico e placa de vitrocerâmica decidi pedir à senhoria para retirar o fogão do apartamento.
    Segundo o marido, há uma torneira de segurança para a saída de gás do fogão que ele fechou antes de retirar o fogão, no entanto, estou um bocado preocupado com a situação, isto porque vou continuar a ter gás em casa por causa do esquentador. (Sei que deveria acreditar que a torneira de segurança está a funcionar a 100% e sem risco de deixar passar gás, mas é algo com o qual não me sinto muito confortável)

    Visto que vou colocar placa e forno eléctrico queria ter a certeza absoluta que não tenho alguma fuga de gás e que venha a trazer algum problema muito grave.

    Alguma sugestão? Deverá haver maneira de "tapar" mesmo a saída de gás de uma maneira reversível (Visto que quando sair de lá terei de voltar a colocar tudo como estava).


    Obrigado.
    Cumpz
  2.  # 2

    Tem que chamar uma empresa instaladora de redes de gás, para tamponar esse tubo. Mesmo que alguém inadvertidamente abra a válvula, nunca sai gás.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JEstevao
  3.  # 3

    Para tapar não sei, mas para verificar se está realmente fechado, cubra a saída com espuma (detergente da loiça, água e esponja). Se as bolinhas de sabão não se mexerem, está tudo bem. Pelo menos foi assim que me ensinaram.
  4.  # 4

    Colocado por: PicaretaTem que chamar uma empresa instaladora de redes de gás, para tamponar esse tubo. Mesmo que alguém inadvertidamente abra a válvula, nunca sai gás.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JEstevao


    Obrigado Picareta.
    Como nunca tive gás em nenhum apartamento que estive em Lisboa, gostava de saber se tem alguma empresa que actue a nível nacional e que faça esses serviços? (Não sei se Picareta vive ou não em Lisboa por isso a pergunta do a nível nacional)
    Já agora, tem ideia mais ou menos quanto poderá ficar um serviço desses?




    Colocado por: m.aur.eiraPara tapar não sei, mas para verificar se está realmente fechado, cubra a saída com espuma (detergente da loiça, água e esponja). Se as bolinhas de sabão não se mexerem, está tudo bem. Pelo menos foi assim que me ensinaram.


    Pois o marido da minha senhoria foi o que fez, mas como vou ali ficar algum tempo (pelo menos assim espero), não quero remediar algo que me pode sair bem mais caro do que chamar um técnico.
  5.  # 5

    Colocado por: JEstevaoComo nunca tive gás em nenhum apartamento que estive em Lisboa, gostava de saber se tem alguma empresa que actue a nível nacional e que faça esses serviços? (Não sei se Picareta vive ou não em Lisboa por isso a pergunta do a nível nacional)
    Já agora, tem ideia mais ou menos quanto poderá ficar um serviço desses?

    Não sou de Lisboa, e não conheço ninguém aí que faça esse trabalho.

    Quanto ao custo, é o custo da deslocação e pouco mais, o trabalho é fácil, será aplicar um acessório na ponta do tubo ou soldar a ponta do tubo.
  6.  # 6

    Colocado por: Picareta
    Não sou de Lisboa, e não conheço ninguém aí que faça esse trabalho.

    Quanto ao custo, é o custo da deslocação e pouco mais, o trabalho é fácil, será aplicar um acessório na ponta do tubo ou soldar a ponta do tubo.


    Obrigado pelo esclarecimento. Vou tratar de encontrar serviços.

    Obrigado.
  7.  # 7

    Olá boa tarde,

    A cerca de meio ano tomamos a decisão de comprar um placa de vitroceramica e de mudar o forno, tinhamos uma placa a gás que também alimenta a caldeira e é canalizado. Como tinha de tapar o tubo do gás que ficou lá pendurado na parede comprei um simples bujão para tubo de gás. Também tenho a torneira de segurança e está sempre fechada.

    Ou seja torneira de segurança fechada e bujão, com um pouco de teflon, colocado na ponta do tubo e apertado. Verificar se tem fuga de gás é fazer como o m.aur.eira disse. Se mesmo assim estiver desconfiado e para segurança de todos compre um detector de gás. Quando sair dessa casa é só levar o detector de gás consigo e tirar o bujão.
  8.  # 8

    Colocado por: PauloFLA cerca de meio ano tomamos a decisão de comprar um placa de vitroceramica e de mudar o forno, tinhamos uma placa a gás que também alimenta a caldeira e é canalizado. Como tinha de tapar o tubo do gás que ficou lá pendurado na parede comprei um simples bujão para tubo de gás. Também tenho a torneira de segurança e está sempre fechada.


    Estou na mesma situação. Vou retirar a placa a gás e colocar indução. Vou continuar a ter gás canalizado em casa (para o esquentador) pelo que quero "tamponar" a saída de gás para a placa (que se encontra ligada por uma lira de inox). Portanto, calculo que a solução seja comprar um taco fêmea que irá apertar no sítio onde está a lira actualmente.

    Pergunta:

    - Esse taco para a instalação de gás tem de ser feito de algum material específico? Pode ser um vulgar taco de latão como os da canalização de água?
    - Como fazer boa vedação? Pode ser com vulgar fita de teflon de canalizador? Tem de levar algum vedante particular?

    Pergunto isto pois não sei se o gás é agressivo para alguns materiais a longo prazo, e obviamente não quero nunca correr o risco de ter fuga.
  9.  # 9

    Então? Ninguém percebe de gás canalizado aqui? :)
  10.  # 10

    Colocado por: ClioIINinguém percebe de gás canalizado aqui?

    muita gente percebe, mas se aquilo faz KABOUM é um bocado chato.
  11.  # 11

    Lá que é chato é, por isso é que pergunto antes de fazer e não depois...
  12.  # 12

    Salvo erro tem que levar um tampão em latão e massa vedante especial para gás. Se é de Lisboa contacte p. ex a Electro Atlântico em campo de Ourique.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  13.  # 13

    Obrigado. Estou muito longe de Lisboa. Como tenho de desmontar o fogão antigo, tapar o gás, serrar a pedra e montar o fogão novo, e tudo isto numa tarde de Sábado, não quero ficar dependente de um instalador.

    Já trabalhei em muitas canalizações de águas limpas, desde hidronil a inox. Não me parece que colocar um tampão no gás esteja fora do meu alcance, assim saiba os materiais adequados.
  14.  # 14

    Bom, lá tentei arranjar alguém para me desmontar o fogão velho, mas por incrível que pareça, passei umas horas a procurar pessoal e a fazer telefonemas. O melhor que consegui obter foi um "eu depois ligo". A verdade é que ninguém está interessado em fazer estes pequenos biscates.

    Lá decidi eu pôr mão à obra:

    - Fui à drogaria e pedi material adequado para fechar uma saída de gás de 1/2 polegada: um taco e um rolo de teflon. O material, olhando para ele à vista desarmada, não parece diferente de canalização de água (um taco de latão e um rolo de teflon em invólucro amarelo);

    - Tratei de cortar suavemente o gás junto ao contador (corte geral do apartamento) e a torneira particular do fogão;

    - Liguei o fogão até esgotar o gás existente;

    - Desliguei a lira da placa e desenrosquei-a da saída na parede. A saída não tinha qualquer tipo de casquilho, era um joelho a 90º;

    - Tratei de limpar muito muito bem a rosca do joelho, com um pouco de lã-de-aço, removendo sujidade e resíduos do teflon anterior (que, diga-se, era quase nenhum);

    - Coloquei na rosca do taco (macho) uma quantidade generosa de teflon na direcção correcta;

    - Taco no sítio, bem alinhado, e toca de apertar a fundo.

    - Voilá!
      IMG_20150402_112016524.jpg
  15.  # 15

    Este é realmente um país fantástico ... E há inspecções obrigatórias e tudo.
  16.  # 16

    Deveria ter contactado uma empresa instaladora/ reparadora de redes de gás. Bastava ir à net e qualquer entidade credenciada lhe prestaria esse serviço.

    O processo é reversível. O tubo (presumo que seja de cobre) deveria ter sido selado por meio de brasagem.

    Lembre-se que pode estar a colocar a sua vida, da sua família e das restantes pessoas do prédio em risco por causa de uma tontaria sua.
  17.  # 17

    Colocado por: RuiLRDeveria ter contactado uma empresa instaladora/ reparadora de redes de gás. Bastava ir à net e qualquer entidade credenciada lhe prestaria esse serviço.


    Errado. Passei uma tarde a fazer telefonemas e ninguém me quis pegar no serviço. Aliás, foi a primeira coisa que comecei por dizer.


    Colocado por: RuiLR
    O processo é reversível. O tubo (presumo que seja de cobre) deveria ter sido selado por meio de brasagem.


    O tubo não sei, o que está acessível é a embocadura de uma curva de 1/2 polegada que me parece, pela cor, vulgar latão.

    Colocado por: RuiLR
    O processo é reversível. O tubo (presumo que seja de cobre) deveria ter sido selado por meio de brasagem.

    Lembre-se que pode estar a colocar a sua vida, da sua família e das restantes pessoas do prédio em risco por causa de uma tontaria sua.



    - Coloquei a dúvida à um mês atrás exactamente, ninguém disse nada de útil;

    - Procurei nas páginas amarelas alguém para fazer o serviço, perdi umas 3 horas nisso, ninguém quis.

    - Fui à drogaria/loja de materiais de construção (não, não foi o AKI ou afins, é uma casa tradicional com muitos anos e movimento) e expliquei concretamente que era para selar gás e que queria material adequado, trouxe o que me aconselharam.


    Se há erro, não foi por falta de vontade minha em arranjar quem me fizesse o serviço ou por falta de vontade de fazer bem.

    Portanto, meus senhores, afinal o que deveria ter colocado naquela embocadura?
  18.  # 18

    Sabe que só um técnico de gás é que tem competência para fazer esses trabalho de forma autorizada?
    Tem que ser feito um teste de pressão que penso o sr. não esteja habilitado para o fazer.
  19.  # 19

    Colocado por: pedromdfó um técnico de gás é que tem competência para fazer esses trabalho de form


    Voltamos ao mesmo, ninguém quis pegar no serviço. Faço o quê?
  20.  # 20

    Tem que contactar uma empresa que tenha esse serviço na sua área e fazer uma marcação. Pode arriscar a fazer o trabalho mas terá que ser aprovado por eles. Doutra forma, por exemplo um seguro de incêndio não é válido.
 
0.0215 seg. NEW