Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

    Colocado por: ricardoantunesTenho 20 cameras ligadas numa rede a gigabit e nem se nota o tráfego. Com a compressão feita pelos codecs actuais, o tráfego é residual. Esqueçam o analógico.

    Rede gigabit é a palavra chave. Resta saber como estão configuradas (fps/bit rate/resolução/etc..) as vinte cameras. E sim o H265(+) tem taxa de compressão impressionante.
  2.  # 162

    Colocado por: ricardoantunesVejam as cameras da Ubiquiti:
    https://www.senetic.pt/ubiquiti/unifi_video/
    NVR gratuito e super fácil de instalar. Corre num raspberry PI.

    Ali o forista AlarmesdoMeco está a fazer pela vida e a dizer que uma camera IP satura a rede. Tenho 20 cameras ligadas numa rede a gigabit e nem se nota o tráfego. Com a compressão feita pelos codecs actuais, o tráfego é residual. Esqueçam o analógico.


    Tudo depende das variáveis que implementou na rede meu caro.

    Rede dedicada
    Bandwidth
    frames (fps)
    codec h264+ etc
    quantidade de camera
    Se gravam 24h
    Deteção de movimento activado etc etc

    Não é fazer pela vida, é uma simples questão de matematica para fazer um calculo aproximado de quanto largura de banda é utilizada e de quanto vai para dentro do disco rígido.
  3.  # 163

    Tenho uma utilização de rede do NVR de 150 KBs em média.
    Estou a gravar só com movimentos 24/7, 30 dias.

    15 Fps
    bit rate 3000Kbps
    Tenho 27 cameras

    Não deteto nenhuma vantagem nas analogicas em prol das digitais alem do preço, que neste caso nem é muito diferente. E não estou a falar em chinatown.
  4.  # 164

    Colocado por: ricardoantunesTenho uma utilização de rede do NVR de 150 KBs em média.
    Estou a gravar só com movimentos 24/7, 30 dias.

    15 Fps
    bit rate 3000Kbps
    Tenho 27 cameras

    Não deteto nenhuma vantagem nas analogicas em prol das digitais alem do preço, que neste caso nem é muito diferente. E não estou a falar em chinatown.



    A razão de não ter a rede saturada é porque está a usar apenas deteção de movimentos, ao invés de uma gravação continua, mas com 27 cameras IP já é um sistema um pouco complexo e a passagem de cabos ethernet pode favoreçer o IP no seu caso.

    Como mencionou o preço na analógicas é mais favorável, eu acrescento uma maior fiabilidade, com menos possibilidade de falhas e/ou manutenção.
    Eu pessoalmente recomendo um reboot periodico quinzenal ou mensal ao router num sistema de cameras IP enquanto que num sistema analogico até pode estar 4 a 6 meses sem muitas chatices.

    Sao preferencias e ambos os sistemas tem os seus pros e contras e a vantagem, tudo depende do orçamento e/ou consoante o local, area, distancia, tipo de lente e/ou resolução necessária para se visualizar com nitidez ou identificar algo ou alguem.
  5.  # 165

    Não percebo esse argumento que fala "manutenção". Aliás, no caso das cameras IP, o facto de muitas (no meu caso são) serem POE trás aliado a vantagem de ser necessário apenas passar um cabo.

    Falou também em complexidade por ter 27 cameras. Em IP não é nada complexo ter muitos equipamentos, ao contrario das analógicas.

    As cameras IP, na minha óptica, são a evolução natural do negócio.

    Faz me lembrar a malta que defende os vidros manuais nos carros porque avariam menos!
    Concordam com este comentário: shlak, skypt
  6.  # 166

    RicardoAntunes, 27 câmaras interferem na rede ponto... A menos que as tenha num switch dedicado.

    Falou bem na sua óptica... Não esqueça câmaras analógicas tá.
  7.  # 167

    helderdls, pode-me elucidar o que é "interferem"? Aumenta a latência? Diminuiu bandwitch? Diminui throughput? Tenho vários switchs com variadíssimos equipamentos e nem numa VLAN diferente as cameras estão. Não tenho "interferências".

    Substitui as cameras analógicas que tinha todas por IP. Não detecto nada dos problemas que aqui são referidos.
  8.  # 168

    Colocado por: helderdlsRicardoAntunes, 27 câmaras interferem na rede ponto... A menos que as tenha num switch dedicado.


    Há switchs e switchs. Não basta só ser giga bit, o throughput em pacotes por segundo é talvez mais relevante. Há switchs capazes de garantir todas as portas a Gb em full duplex e outros em há um limite partilhado por todas as portas.
  9.  # 169

    Boas,
    desculpem se já responderam a algo do genero anteriormente mas não me apercebi.

    Solicitava a vossa ajuda para as seguintes questões:
    1) Para um sistema de CCTV por fios existe limite quanto à distância das camaras para o gravador (pelo que percebi chama-se DVR)?
    2) Querendo aceder às imagens externamente (pela internet) o DVR tem que estar ligado directamente ao router por cabo ou tem ele próprio wi-fi?
    3) Para além das camaras, DVR e cabo existe mais algum componente que terá que ser adicionado ao sistema?

    Isto supondo para um sistema de 4 camaras exteriores e 2 camaras interior.

    Obrigado
  10.  # 170

    Colocado por: hangas

    Há switchs e switchs. Não basta só ser giga bit, o throughput em pacotes por segundo é talvez mais relevante. Há switchs capazes de garantir todas as portas a Gb em full duplex e outros em há um limite partilhado por todas as portas.


    Penso que o forista não fez a mínima ideia do que escreveu :)
    Concordam com este comentário: skypt, Diogo999
  11.  # 171

    Posso não me ter explicado bem por tentar não ser demasiado técnico neste fórum.
    Mas a capacidade de um switch está limitada pela fabric speed e pela forward capacity em PPS.
    Como tal e possível saturar um switch pelo sem atingir a bandwidth máxima. Basta que todos os pacotes sejam muito pequenos, por exemplo 64 bytes. Já se os pacotes forem todos de 1522bytes esgota a wire speed antes de esgotar a forward capacity.
    Concordam com este comentário: shlak
  12.  # 172

    Não queria poluir o tópico mas não posso deixar de esboçar um sorriso ao ler o seu post.
    Onde é que um pacote de 64 bytes é "demasiado pequeno"? Onde chegou ao valor de 1522 bytes? Em informática, normalmente começam em 1, 2, 4, 8, 16, 32,64, 128, 256, 512, 1024, 2048, e por ai em diante. A wire speed (presumo que seja a capacidade do switch por porta) está no meu caso limitada a 1GB. Se tenho em média 150/200Kbs de tráfego está mesmo mesmo muito longe de o "saturar".

    Não vou continuar a discutir isto que o homem que abriu o post quer é saber de CCTV e não de switching.
    Concordam com este comentário: skypt
  13.  # 173

    Também não vou discutir mais isto porque não é fórum de redes.
    Mas esses tamanhos vem do standard 802.3 que define o tamanho mínimo de um frame Ethernet no 64 e o maximo nos 1522. (Ou 9000 com jumbo frames).

    Mas voltando ao tópico: a minha mensagem era apenas que dependendo do switch e da interface com o DVR (e do storage deste), e possível ter uma porrada de câmaras a gravar em 1080p 24/7.

    A minha resposta foi a um comentário em se afirmava que isso não era possível. E vou ficar por aqui porque a mensagem está passada. :)
    Concordam com este comentário: Nortenho
  14.  # 174

    As câmaras IP nem têm que estar a passar diretamente pela rede, bastando ter um switch POE dedicado ligado diretamente ao gravador.
  15.  # 175

    Colocado por: pensadorBoas,
    desculpem se já responderam a algo do genero anteriormente mas não me apercebi.

    Solicitava a vossa ajuda para as seguintes questões:
    1) Para um sistema de CCTV por fios existe limite quanto à distância das camaras para o gravador (pelo que percebi chama-se DVR)?
    2) Querendo aceder às imagens externamente (pela internet) o DVR tem que estar ligado directamente ao router por cabo ou tem ele próprio wi-fi?
    3) Para além das camaras, DVR e cabo existe mais algum componente que terá que ser adicionado ao sistema?

    Isto supondo para um sistema de 4 camaras exteriores e 2 camaras interior.

    Obrigado


    1. Existe algumas limitações, seja IP (digital) ou analogico. No caso de cameras IP e sustentadas no sistema POE (power of ethernet) nas regras actuais existe limitação fisica de 100mt de cabo de rede. Após estes limites, a rede poderá ser instavel e existir problemas de conectividade. Nas analogicas, a distantica de cabo recomendada é não mais de 200mt de cabo (neste caso RG59 - conecção BNC) neste cenário, as cameras têm de ser alimentadas localmente (12v-dc) ou o cabo BNC levar consigo os 12v necessários para alimentar as cameras.

    1a. Existem NVR e DVR e mais alguns modelos. Sendo os NVR (network video recorder - gravador de video em rede). Os DVR (digital video recorder - gravação de video digital)

    2. Para ligações do gravador ao exterior, recomendo vivamente uma ligação fisica (por cabo de rede) e configurar o Router bem como o DVR ou NVR fora e bem acima das portas de fabrica (http:8000 e rtsp:554). Bem como a password de Admin do gravador com mais de 15 caracteres e limitar o erro de 'login' de Admin a 3 tentativas. Apenas remotamente ligar com contas de 'user' ou 'operator'

    3. Será necessário transformadores de 12V para as analogicas (casa a escolha seja sobre este sistema) fichas BNC para cravar bem como o respectivo alicate (e boas maozinhas para esta operação). Nas IP / POE uma mão cheira de RG45 bem como o respectivo cravador (e mãozinhas para cravar bem as fichas) e um verificador «simples» de rede para verificar se tudo está bem com os cabos de rede.

    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: ricardoantunes, helderdls
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pensador
  16.  # 176

    Colocado por: fagulhasExiste algumas limitações, seja IP (digital) ou analogico. No caso de cameras IP e sustentadas no sistema POE (power of ethernet) nas regras actuais existe limitação fisica de 100mt de cabo de rede. Após estes limites, a rede poderá ser instavel e existir problemas de conectividade. Nas analogicas, a distantica de cabo recomendada é não mais de 200mt de cabo (neste caso RG59 - conecção BNC) neste cenário, as cameras têm de ser alimentadas localmente (12v-dc) ou o cabo BNC levar consigo os 12v necessários para alimentar as cameras.

    Consegue-se muito melhores distâncias em ambos os sistemas, dependendo também do cabo e Fichas...

    Colocado por: fagulhasExistem NVR e DVR e mais alguns modelos. Sendo os NVR (network video recorder - gravador de video em rede). Os DVR (digital video recorder - gravação de video digital)


    O funcionamento são basicamente iguais...

    Colocado por: fagulhasPara ligações do gravador ao exterior, recomendo vivamente uma ligação fisica (por cabo de rede) e configurar o Router bem como o DVR ou NVR fora e bem acima das portas de fabrica (http:8000 e rtsp:554). Bem como a password de Admin do gravador com mais de 15 caracteres e limitar o erro de 'login' de Admin a 3 tentativas. Apenas remotamente ligar com contas de 'user' ou 'operator'


    Concordo plenamente, se bem que qualquer fabricante conceituado no ramo já obriga no próprio software a mudança da Pass...

    Colocado por: fagulhasSerá necessário transformadores de 12V para as analogicas (casa a escolha seja sobre este sistema) fichas BNC para cravar bem como o respectivo alicate (e boas maozinhas para esta operação). Nas IP / POE uma mão cheira de RG45 bem como o respectivo cravador (e mãozinhas para cravar bem as fichas) e um verificador «simples» de rede para verificar se tudo está bem com os cabos de rede.


    Em vez de uns transformadores que funcionam muito bem, questumo usar uma fonte de alimentação com bateria a fazer backup caso falte a luz ou a cortem propositadamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pensador
  17.  # 177

    Existe a possibilidade de descativar ou activar um alarme através de uma aplicação de telemóvel, sendo ele cablado?
  18.  # 178

    Colocado por: bruno_bfbExiste a possibilidade de descativar ou activar um alarme através de uma aplicação de telemóvel, sendo ele cablado?


    Dar dá, só depende do que tens lá instalado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bruno_bfb
  19.  # 179

    boa noite,

    estou com um problema que não consigo resolver, passo a explicar:

    tenho um restaurante na zona de santa apolonia em Lisboa, e tenho instalado um sistema cctv e um gravador airspace Sam, e decidi que queria meter a dar as imagens pela internet, ou seja, estar em casa e aceder ás imagens das câmaras pelo computador.

    comprei um cabo ethernet e liguei ao router que tenho da MEO, desses antigos thomson TG784

    andei com o Telemovel a tentar configurar o sistema entrando na página do router e de uma maneira ou outra acabei por conseguir aceder ao menu de login do DVR.

    pensei que tinha resolvido a questão porque conseguia entrar, acedia pelo wifi do próprio router e metendo no browser do Telemovel o endereço 192.168.1.108

    ao chegar a casa pensei que era só meter no navegador do computador esse mesmo endereço e conseguia ver as imagens das câmaras que estão no trabalho, mas acontece que aqui em casa não consigo, e também com o Telemovel não dá.
    só dá no trabalho e pelo wifi do próprio router onde está ligado o cabo que vai até ao DVR.

    por isso algo está mal configurado, e para ser sincero não é algo que entenda muito de configurações, alem de que este router da MEO é complicado e não tens os menus como tenho visto ao pesquisar na net no que respeita à configuração destes sistemas.

    o que peço é se alguém me pode dar uma explicação sobre o assunto, ou então e para não estar a matar a cabeça com isto, se conhecem algum técnico na zona de Lisboa que entenda das configurações deste tipo de sistemas e vá ao local e me configure tudo isso para conseguir aceder pela internet em casa ás imagens das câmaras em tempo real.

    muito obrigado
  20.  # 180

    Está configurado para a rede interna do router, box.
    Ou seja quando está ligado ao router consegue aceder.

    Agora precisa de um ip “fixo” para aceder da rede exterior.

    A meo tem uma funcionalidade para isso.
    Acedendo ao site da meo com o seu login consegue configurar isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco pires 1
 
0.0539 seg. NEW