Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 921

    "PJ deteve dois suspeitos de atearem fogos em Vinhais e Alijó"
    Fonte: lusa
  2.  # 922

    As paisagens à volta do Rio Zêzere arderam todas... Desde a Pampilhosa quase até Constância!

    É necessário consciencializar a população porque existe uma série de factores que precisam de ser corrigidos, como o deviam ter feito em 2001 quando aquilo também ardeu quase por completo.

    Faz algum sentido tanta plantação de eucalipto, que arde rapidamente e projecta fagulhas para muito longe, ainda por cima em plantação completamente desenfreada?
    Faz algum sentido que os meios aéreos recebam por hora de voo quando o estado, nós, podemos poupar milhares com equipamentos nossos?

    A quem é que isto interessa?

    Faz algum sentido levar os incendiários a tribunal e libertarem os mesmos de um dia para o outro?

    ...pelo menos, mas pelo menos, que se endureça as penas para esta gente e que se arranje maneira de organizar melhor a floresta.
  3.  # 923

    Já viram as matas do estado? Metem nojo, tudo tapado e cheio de mato. O eucalipto agora é desculpa para tudo... Falam no eucalipto porque é a árvore mais plantada em Portugal. Os madeireiros são quem mais perde com isto tudo
    Vão ver as matas das grandes industriais papeleiras e vejam como estão ao lado das outras, gastam milhões na manutenção das mesmas.

    O Zé povinho é que só se lembra dos eucaliptos quando está na hora de cortar e meter o € ao bolso, mas não vai lá cortar o mato,. Eu tenho pinhais e eucaliptais, e não tem mato nenhum, está tudo cortado e limpo. Não quer dizer q não arde mas é uma salvaguarda.

    Muitos falam mas só ouvem o que os noticiários dizem, não têm conhecimentos.
  4.  # 924

    Fiz a GR 33 (Grande Rota do Zêzere) o ano passado de bicicleta.

    Conheço aqueles montes e matas, ou melhor montes, matas, eucaliptais e pinhais...

    O eucalipto só por si não é desculpa de nada, mas também é verdade que é a árvore existente que mais depressa se consume pelo fogo.

    A junção de todos os factores dá o que se tem visto este ano.
  5.  # 925

    parte da serra da gardunha está a arder.... vamos ver se não vai ser toda.
  6.  # 926

    Número recorde”: 91 detenções por suspeita de fogo posto
    Fonte: expresso
    É evidente ...
  7.  # 927

    "Maioria dos incendiários sai em liberdade"
    Fonte: rtp
    É evidente ...
  8.  # 928

    Não basta dizer que é incendiário, é preciso provar, que o diz que disse não tem valor. Mais vale 100 incendiários à solta que um inocente preso... embora o ideal era existirem colectivos de juízes com capacidades paranormais e serem capazes de detectar quem é e quem não é realmente culpado. Porque muitos não metem lá o "fósforo" mas são tão culpados, ou até mais, que aquele que lá o meteu.

    O problema dos eucaliptos é aquilo de sugarem a água "toda" dos solos e de arderem com demasiada facilidade.

    Deveriam repor as espécies naturais do país, que supostamente até são mais resistentes aos incêndios.
    Cada vez que existisse um incêndio as espécies das áreas afectadas deveriam ser substituídas pelas tais naturais do país.
    E o problema é tão grave que o estado deveria oferecer e plantar as árvores ele mesmo e ainda oferecer alguma espécie de compensação aos proprietários dos terrenos.
    Só em poluição é uma calamidade, e a isso ainda se junta o pânico social, colocar a saúde humana e dos animais em perigo, mortes desnecessárias, sofrimento de terceiros desnecessários, desgaste dos meios de extinção de incêndios, perda de árvores que ajudam a limpar a poluição atmosférica, perda de árvores que ajudam a baixar a temperatura média, perda de árvores que ajudam a atrair a tão necessária chuva, etc.
  9.  # 929

    A INDUSTRIA DOS INCÊNDIOS --\\ Por José Gomes Ferreira
    "A evidência salta aos olhos: o país está a arder porque alguém quer que ele arda. Ou melhor, porque muita gente quer que ele arda. Há uma verdadeira indústria dos incêndios em Portugal. Há muita gente a beneficiar, directa ou indirectamente, da terra queimada.

    Embora as nossas "muito bem" intencionadas "autoridades" nos tenham descansado relativamente à inexistência de interesses económicos nos fogos florestais, é legítimo explorar o tema relativamente a quem, bem intencionado, tem lucrado com o problema. Eu deixo aqui algumas perguntas, algumas já colocadas, outras não:
    - A Industria da madeira e celulose lucram, acidentalmente, com os incêndios?
    - As Associações Humanitárias de Bombeiros lucram com o problema, nomeadamente com as transferências compensatórias da ANPC, indemnizando as mesmas pela participação no combate?
    - Existirão postos de combustível "seleccionados" para abastecimento dos GRIF e CRIF?
    - Os bombeiros, na sua grande maioria bem intencionados e humanos, tem interesse em participar nas ECIN e ELAC's?
    - O lobby do equipamento de combate a incêndios lucra com o problema?
    - Justifica-se a existência da Empresa de Meios Aéreos?
    - Será justo pensar que as florestas não são aliviadas de material combustível porque essa prática não é rentável para os proprietários?
    - Será possível considerar o crime de incêndio como um acto terrorista?
    -Para que serve aquele "mamarracho" à esquerda de quem segue de Lisboa para Sintra no IC 17, a AUTORIDADE PORTUGUESA DO AMBIENTE?
    - Como é que surgem incêndios com várias frentes, com várias zonas diferentes que surgem a arder?
    Os bombeiros seguem numa direcção, e surgem fogos na direcção oposta. Será que o fogo é inteligente? Tem consciência própria? Ou existem alguns sacanas no terreno a atear fogos e a fazer manobras de distracção?
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 930

    Veja-se, as ordens é para deixar arder tudo menos casas de primeira habitação e mesmo assim ...
    Portanto deixa-se arder barracões, hortas, animais, empresas, culturas de tudo e mais alguma coisa e de vez em quando lá se vai também uma casa de primeira habitação. Paciência.
    As casas dos emigrantes são primeira habitação?
    É mesmo correr com a malta do interior ...
    Será que depois de lá não estar ninguém a floresta já não arderá? Se calhar ...
  11.  # 931

    pedromdf

    a pressão de manter o jardim sempre foi grande

    a arraia miúda só faz lixo ( isto na cabeça de ...)
    • ktm333
    • 19 agosto 2017 editado

     # 932

    Neste mapa estão as áreas ardidas nos últimos 30 dias na zona centro, vendo a escala(KM), alguém que me explique como é que o incendio, que começou na sertã, chegou a extremidade inferior do concelho de Mação em pouco mais de 2/3 dias, calma não preciso que expliquem... é preciso dizer mais alguma coisa?
      Capturar2.PNG
  12.  # 933

    Colocado por: ktm333é preciso dizer mais alguma coisa?

    A única coisa que se me afigura é que até fins de setembro ainda fica muita área para arder ... os incendiários que não desanimem!
  13.  # 934

    os ventos ?? que "transportaram" faúlhas?
  14.  # 935

    Como agora o clima está avariado, o "Verão" pode prolongar-se muito mais... por vezes em Outubro tem-se melhor tempo que em Agosto ou Setembro (pelo menos na minha região).
    • ktm333
    • 19 agosto 2017 editado

     # 936

    Colocado por: marco1
    os ventos ?? que "transportaram" faúlhas?

      Na minha opinião, e vi provas, são fagulhas mas com duas pernas ou com asas, foram encontrados(eu vi) objectos "estranhos", que foram prontamente entregues as autoridades competentes...

      O fogo durante a noite, permaneceu quase sempre calmo por causa da ausência de vento nos 4 dias que estive "la no meio" foi isso que aconteceu, apenas durante o dia avançava com intensidade, depois houve sítios em que apagamos 3, 4 vezes, com água, passado pouco tempo(de nos irmos embora) estava a arder novamente..
    •  # 937

      Colocado por: nmex2

      basta andar por uma qualquer estrada municipal da região, para se perceber onde começa um concelho e termina o outro...a diferença é bem visível. parabéns Mação!
      Concordam com este comentário:eu


      Colocado por: nmex2

      basta andar por uma qualquer estrada municipal da região, para se perceber onde começa um concelho e termina o outro...a diferença é bem visível. parabéns Mação!
      Concordam com este comentário:eu
    •  # 938

      Este exemplo de Mação serviu para quê ?

      Ardeu tudo na mesma.
      • josexy
      • 19 agosto 2017 editado

       # 939

      - A industria da celulose, por causa das críticas deixaram simplesmente de comprar madeira queimada. Se tem dúvidas, tentem vender-lhes a vossa e descubram por vocês mesmos. Acho que a industria da madeira também não a compra pelo mesmo motivo.
      - As associações Humanitárias de Bombeiros não são empresas, o que as associações recebem é uma miséria. Além disso têm muito trabalho, mesmo sem incêndios florestais.
      - Os postos de combustível vendem combustíveis com e sem incêndios.
      - Participar nas ECIN e ELAC's, é estar na "linha da frente" para tentar extinguir os incêndios. Mas não é como se alguém fosse ficar rico por isso, é uma miséria, tipo 1,85 euros por hora, o que dá cerca de 300 euros por mês que cada bombeiro efectivamente ganha na prática em média... tentem contratar uma empregada doméstica por esse preço! Se arranjarem uma por 5 euros por hora já tem muita sorte. E o governo como acha que eles ganham uma fortuna ainda queria cobrar mais impostos sobre aquela miséria, resultado os bombeiros estavam todos a preparar-se para saltar fora, porque só faltava pagarem para ir trabalhar, os tipos do governo que fossem apagar os incêndios e responder às outras emergências...dica: não iam. Ou então tinham de converter os GNR ou membros do exército em bombeiros.
      - Claro que são necessários equipamentos para combater incêndios, por isso sim, a indústria pode ganhar alguma coisa, por outro lado podem vender para todo o lado, pois o material vai se desgastando... talvez se devesse acabar com todas essas empresas, e ver-se se deixa de existir incêndios (boa sorte com essa teoria).
      - Uma empresa de meios aéreos... a meu ver deveria a força aérea prestar todos os serviços relacionados com combate a incêndios e outras emergências, até para que as aeronaves pudessem operar à noite quando normalmente podem ser mais eficazes. Claro que a questão é se a força aérea terá competência / vocação para tal e orçamento... provavelmente não, mas não seria impossível. Claro que teriam é de pagar muito melhor, porque ninguém parece querer ficar por lá, e esse é de certeza um dos problemas.
      - Sim, limpar os terrenos não é rentável para os proprietários. E o estado nunca atacou esta vertente, nem parece minimamente interessado, porque seria certamente muito dispendioso para os cofres públicos, e então preferem aumentar as multas e por aí em diante... com o resultado que está à vista de todos, ou seja, arde tudo!
      - O provocar incêndio florestal para mim tem todos os ingredientes para ser considerado um acto terrorista (alarme social, destruição de recursos naturais, destruição de edificações humanas, provoca poluição que prejudica a saúde humana e animal, coloca vidas em risco, tem grandes custos recuperar os estragos).
      Contudo só verá algum incendiário tratado como terrorista no dia em que algum andar a fazer vídeos para o youtube e gritar Alá ao mesmo tempo que provoca os incêndios. O resultado é o mesmo, mas do ponto de vista psicológico dos políticos tal pessoa passava logo à categoria de terrorista... provavelmente metiam o exército todo e força aérea a vigiar todos os metros quadrados do país num instante. Mas até lá arde tudo, todos os anos, garantido ou o seu dinheiro de volta (excepto se chover sem parar por exemplo).
      - A AUTORIDADE PORTUGUESA DO AMBIENTE, acho que não serve para nada, no que diz respeito aos incêndios florestais, aliás nem nunca tinha ouvido em tal coisa.
      - Incêndios com várias frentes que surgem a arder em zonas diferentes normalmente tem mão humana. Ocasionalmente são provocados por linhas de muito alta tensão, comboios e coisas parecidas, mas não é a norma.
      - Os ventos provocam muitas projecções, por vezes a vários km's de distância, algumas frentes são extintas mas não são convenientemente extintas, e por vezes ficam as raízes das árvores a arder por baixo da terra e começam a surgir novos focos, por vezes até passados vários dias. E claro que existem alguns incendiários, a tratar de colocar novos focos quando os que existem não são suficientes segundo a sua ideia.

      Isto faz-me lembrar aquela conversa que se acabassem com a policia acabava-se com os ladrões... será que alguém acredita mesmo nisso?
      Com os bombeiros é a mesma coisa, surgiram devido a uma necessidade real, e ainda hoje a maioria são voluntários que prejudicam a sua vida financeira e familiar para servir como bombeiros e na maior parte das vezes não são assim tão bem tratados pelas chefias que em muitos casos pensam que aquilo é o seu quartel militar e que eles são soldados rasos em quem podem mandar como se fosse na tropa... daí haver tantos a sair ao longo das últimas décadas.

      É preciso que as pessoas compreendam, os bombeiros tem de intervir quando tudo o resto falhou, são o último recurso, ou deveriam ser. Em vez de colocarem as culpas nos bombeiros e na indústria relacionada com os incêndios, comecem é a tratar do porquê de as coisas chegarem ao ponto de terem de ir lá os bombeiros!

      Por outro lado, deveremos também desconfiar que os GNR's que andam a tentar prevenir os incêndios (com quase nenhum sucesso a nível prático no total de área ardida anualmente) e combater os incêndios, também os provocam para terem trabalho? Será que não iriam trabalhar simplesmente para outra área da actuação da GNR?
      Porque é que acham que com os bombeiros não é a mesma coisa? Alguém deve andar achar muito engraçado andar a apagar incêndios florestais em dias de calor intenso que chegam aos 30, 40 e até mais graus celsius no meio ambiente e depois ainda muito mais quente perto das frentes de incêndio, com aqueles fatos, a passar por vezes fome e sede durante horas, e a respirar aquele fumo tóxico e altamente perigoso para a saúde... ou quando foi que viram bombeiros a apagar incêndios florestais com máscaras de oxigénio? Eu nunca me lembro de ter visto tal.

      A coisa é de tal forma grave todos os anos, que o governo deveria ter criado já um ministério das florestas especificamente para tratar desta matéria.
    •  # 940

      Agência Portuguesa do Ambiente.
     
    0.3223 seg. NEW