Iniciar sessão ou registar-se
  1. Realmente esta gente não tem culpa absolutamente nenhuma destas duas tragédias...

    Quem foi, quem foi…
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, Bricoleiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: F.zenha
  2. Tinha aqui um grande texto escrito sobre o meu caso em especial, mas apaguei-o e digo apenas o seguinte, para os que comentam sem terem, vivido, sentido e sofrido por este incêndio, não falem do que não viram. Podiam estar os melhores operacionais no terreno neste incêndio, que garanto que o que ardeu, iria de igual forma arder...
    Concordam com este comentário: pedromdf, eu, mafgod, Sergio Rodrigues, ktm333, Caravelle
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, branco.valter
  3. Concordo em absoluto com a demissão da ministra (acabam de anunciar), no entanto abre-se aqui um precedente válido para qualquer governo futuro: os incendiários podem influenciar demissão de ministros! E quem sabe até de quedas de governos!
  4. Colocado por: nandogoncaPodiam estar os melhores operacionais no terreno neste incêndio, que garanto que o que ardeu, iria de igual forma arder...

    Ardeu o que ardeu porque há interesse em que área. Pelas palavras do nosso primeiro, já se prevê que nada vai fazer para que não continue a arder.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  5. Colocado por: nandogoncapara os que comentam sem terem, vivido, sentido e sofrido por este incêndio, não falem do que não viram. Podiam estar os melhores operacionais no terreno neste incêndio, que garanto que o que ardeu, iria de igual forma arder...

    Este verão, das 106 mortes, eram todas inevitáveis, é isso que está a dizer?
    Então, para o ano, quantos podem morrer? Já há estimativas?

    Não vi, não vivi. Isso impede-me de exigir mais? Impede-me de não querer que morram mais pessoas em circunstâncias destas?
    Avisos à população, houve? Estado de alerta, houve? Estavam todos os operacionais que podiam estar? Houve vigilância e avisos em relação às queimadas?

    Ontem, deviam estar mais polícias em frente ao Palácio de Belém do que em muitas localidades que arderam. Diziam eles que o passeio em frente ao palácio estava fechado por "razões de segurança". Que país é este que protege um passeio e que não protege velhos que ardem em casas, dentro de carros?
    Poderiam esses polícias cortar algumas estradas que não foram cortadas por falta de efectivos, como vimos nas comunicações entre as autoridades?

    Repito o que disse lá atrás:

    Vamos separar duas coisas: FOGOS e MORTES.

    Fogos, acontecem todos os anos.
    Mortes, idem.

    O que não acontece todos os anos é o número de mortos ser tão alto.

    E isso, podem argumentar como quiserem mas, NÃO É NORMAL, nem deve ser.
    E estes números só mostram incompetência e inabilidade em proteger a população.
    Se é para isto que o estado existe, NÃO PRECISAMOS DO ESTADO PARA NADA.

    Ponto final.

    Se para vocês, o número de mortos é normal e dizem que não se podia fazer mais nada, é porque não têm o mínimo respeito pela vida humana.

    O meu problema maior é com o número de mortes, não com a inevitabilidade do fogo.

    Colocado por: pedromdfno entanto abre-se aqui um precedente válido para qualquer governo futuro: os incendiários podem influenciar demissão de ministros! E quem sabe até de quedas de governos!

    Isso sempre aconteceu.
    Só que são outro tipo de incendiários que não usam o fogo.
    • eu
    • 18 outubro 2017
    Colocado por: nandogoncaTinha aqui um grande texto escrito sobre o meu caso em especial, mas apaguei-o e digo apenas o seguinte, para os que comentam sem terem, vivido, sentido e sofrido por este incêndio, não falem do que não viram. Podiam estar os melhores operacionais no terreno neste incêndio, que garanto que o que ardeu, iria de igual forma arder...


    Os incêndios de domingo foram de facto um evento extraordinário, algo nunca visto em Portugal, nem mesmo em Pedrógão...

    Foi uma chuva de faúlhas incendiárias que varreu o País, criando milhares de focos de incêndio um pouco por todo o lado, que nenhum dispositivo seria capaz de dominar.

    Até no centro das cidades (por exemplo em Tondela) ocorreram ignições...

    O que aconteceu é muito diferente dos incêndios que têm frentes ativas bem localizadas e que se propagam por via direta ou apenas a alguns metros de distância...
  6. Colocado por: PoisÉO meu problema maior é com o número de mortes, não com a inevitabilidade do fogo.

    Porquê?
    Então e os mortos na estrada, então os mortos com cancro que não têm medicamentos aprovados, então os mortos nas praias, então os mortos ... a lista é longa de mortos resultantes de decisões políticas de vária ordem.
    A sensibilidade é realmente só feita de momentos. Se não tivesse havido este fim de semana já estava tudo bem e mais um pouco e já se esquecia pedrógão ...
    Concordam com este comentário: eu, mafgod
  7. Aos que agora dizem que não havia nada a fazer e tudo o que aconteceu era inevitável, eu pergunto: se tivesse sido uma empresa privada responsável pelo combate aos incêndios e não o MAI, teriam a mesma complacência com o que aconteceu?

    Neste cenário, será que o BE e o PCP também andavam caladinhos a ver se escapavam pelos pingos da chuva? Será que se mantinha o contrato com o privado e nem se tentava apurar eventuais responsabilidades criminais?

    Enfim...
  8. Colocado por: scarecrowNeste cenário, será que o BE e o PCP também andavam caladinhos a ver se escapavam pelos pingos da chuva? Será que se mantinha o contrato com o privado e nem se tentava apurar eventuais responsabilidades criminais

    O aproveitamento político das tragédias é uma das questões mais complicadas e que não têm como intenção atacar o problema em si ...
    Concordam com este comentário: eu
    • eu
    • 18 outubro 2017
    Colocado por: scarecrowAos que agora dizem que não havia nada a fazer e tudo o que aconteceu era inevitável, eu pergunto: se tivesse sido uma empresa privada responsável pelo combate aos incêndios e não o MAI, teriam a mesma complacência com o que aconteceu?

    Pessoalmente eu teria a mesma opinião, porque reconheço o carácter verdadeiramente excecional do que aconteceu este ano.

    Colocado por: scarecrowNeste cenário, será que o BE e o PCP também andavam caladinhos a ver se escapavam pelos pingos da chuva? Será que se mantinha o contrato com o privado e nem se tentava apurar eventuais responsabilidades criminais?

    Já sabemos que os partidos políticos são uns hipócritas... tentemos nós cidadãos, ser melhores que eles...
  9. Colocado por: euFoi uma chuva de faúlhas incendiárias que varreu o País, criando milhares de focos de incêndio um pouco por todo o lado, que nenhum dispositivo seria capaz de dominar.

    Estes vídeos são impressionantes:

    https://twitter.com/severeweatherEU/status/920202651404521472
    https://twitter.com/severeweatherEU/status/920215083099271168

    Colocado por: pedromdfPorquê?
    Então e os mortos na estrada, então os mortos com cancro que não têm medicamentos aprovados, então os mortos nas praias, então os mortos ... a lista é longa de mortos resultantes de decisões políticas de vária ordem.
    A sensibilidade é realmente só feita de momentos. Se não tivesse havido este fim de semana já estava tudo bem e mais um pouco e já se esquecia pedrógão ...

    Por acaso lê o que escreve?
    Diga-me lá a partir de quantos mortos é que eu me devia indignar, para registo de quem lê.
    • eu
    • 18 outubro 2017
    Colocado por: PoisÉ
    Estes vídeos são impressionantes:

    https://twitter.com/severeweatherEU/status/920202651404521472
    https://twitter.com/severeweatherEU/status/920215083099271168


    Agora imaginem milhares e milhares de ignições destas um pouco por toda a zona centro. É impossível de combater um monstro destes...
    Concordam com este comentário: pedromdf
    • eu
    • 18 outubro 2017
    Colocado por: PoisÉ
    Por acaso lê o que escreve?
    Diga-me lá a partir de quantos mortos é que eu me devia indignar, para registo de quem lê.


    Custa um bocado a aceitar, mas por vezes as mortes são mesmo inevitáveis.

    O que não significa que não devamos fazer tudo o que for possível para reduzir o número de mortos.
  10. Colocado por: pedromdfno entanto abre-se aqui um precedente válido para qualquer governo futuro: os incendiários podem influenciar demissão de ministros! E quem sabe até de quedas de governos!

    Uma das coisas mais parvas que vi por aqui escritas!
  11. Colocado por: pedromdf
    O aproveitamento político das tragédias é uma das questões mais complicadas e que não têm como intenção atacar o problema em si ...


    Quanto se trata de defender os nossos a crítica é sempre vista como aproveitamento político...

    Na minha opinião, o início da resolução do problema começa quando se despede quem já demonstrou, por várias vezes, que não tem qualquer competência para o cargo que exerce.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro, rafaelisidoro
  12. Colocado por: J.Fernandes
    Uma das coisas mais parvas que vi por aqui escritas!

    Tenha tento. Ofensa pessoal é prova de falta de argumentação.
    A sua opinião é pura e simplesmente ofensiva.
    • eu
    • 18 outubro 2017
    Colocado por: scarecrowNa minha opinião, o início da resolução do problema começa quando se despede quem já demonstrou, por várias vezes, que não tem qualquer competência para o cargo que exerce.

    O que é que esta MInistra fez de diferente relativamente aos MAI dos governos anteriores?
    • jmcxl
    • 18 outubro 2017 editado
    Muitos de nós aqui deste forum já viram muita coisa por esse país fora
    Alguns de nós aqui deste forum já construiram muita coisa por esse país fora

    Quantos de nós não se perguntaram já como é possivel continuar a construir encostado a manchas florestais ou permitir que manchas florestais se encostem ás edificações?
    Quantos de nós não se perguntaram já porque razão as pessoas investem em PRH, PRE, AC, soalho XPTO, etc e descuram uma coisa tao simples como um deposito de agua e uma motobomba para as emergencias?

    Este ano estive de ferias numa aldeia nos arredores de Arganil e pude ver como é comum os estrangeiros residentes terem uma pickpup com um deposito de agua "as costas" e uma motobomba sempre preparada para intervir.
    E nós portugueses o que temos? Umas mangueiras, uns baldes e muita força de vontade...
    Claro que isto é uma generalização. Poderão existir alguns portugueses bem preparados e estrangeiros mal preparados.
    Mas porque razão não somos nós capazes de dar uma "ajuda" mais musculada à nossa propria segurança?
  13. Colocado por: euÉ impossível de combater um monstro destes...

    Foi como em Pedrógão. Era impossível, fez-se tudo o que se podia fazer, foi um raio, foi isto, não dava, foi o tempo, blá, blá, blá.
    Até que saiu o relatório e se viu que era possível fazer mais e melhor, que houve erros que não se deviam ter cometido.

    É isto que eu quero dizer.
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, pedromdf, Bricoleiro
 
0.4417 seg. NEW