Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Colocado por: ktm333
    E foram aplaudidos! Em Portugal reclamam por um "heli" ter ido abastecer a uma praia fluvial.. lol
    Era dia 3 de Agosto de 2003, estava um belo dia(para um incêndio), sol, muito vento, quando por volta da hora de almoço estava-mos nós descansados a almoçar(ou a seguir ou antes já não me lembro bem), passa um helicóptero, larga uma coisa estranha cá para baixo,(devia ser um pistão que saltou) e começou a arder onde aquilo caiu.. Mais a frente repete-se, várias chamadas para os bombeiros, mas nem vê-los.. lá teve a população de proteger as casas e deixar arder o resto! Passado pouco tempo aparece uma eólica por magia, depois vêm os eucaliptos.. Quem se f*** é sempre o mesmo!
    Deixo aqui uma imagem de satélite desse dia!
      2003_fumo_3_agosto.jpg


    Caro KTM333, o nosso país é assim reclamamos por tudo e por nada, e quando nos incomodam o nosso lazer à malta que vai aos arames para não falar da agua que tiram das piscinas.
    Referente ao seu testemunho vivido, e não estando a defender os bombeiros, olhando o mapa e perante tal área a arder com tantos pontos vermelhos, imagino que os bombeiros não tivessem meios disponíveis para acudir de imediato ás solicitações telefónicas.
    Se bem me recordo 2003 foi o ano do incêndio na serra de Monchique em que o Algarve foi fortemente arrasado, acho que esse ano foi ano de eleições...
  2.  # 142

    Após o Verão que acham que vai ser feito para minimizar o efeito dos incêndios?
  3.  # 143

    Colocado por: C. LoboReferente ao seu testemunho vivido, e não estando a defender os bombeiros, olhando o mapa e perante tal área a arder com tantos pontos vermelhos, imagino que os bombeiros não tivessem meios disponíveis para acudir de imediato ás solicitações telefónicas.

    Quando disse que bombeiro nem vê-los, foi para dar a entender que muitas vezes os bombeiros não chegam, e não dão conta de tudo, e tem de ser "meia dúzia" de velhotes e defender as casas.. Não ardeu nenhuma por sorte, mas a floresta em volta, foi tudo! Muitos dizem que os bombeiros são voluntários e recebem e não sei mais o que, mas quando estão aflitos reclamam que não a bombeiros, e mais isto e aquilo, mas não pensam sequer em ir para lá, nem no que eles sofrem sem receber quase nada! Que eles muitas vezes deixam a família, o trabalho.. para ir ajudar outros sem receber "nada" em troca!
    Este ano já andam a tentar outra vez, felizmente os bombeiros apagam a tempo!
    Concordam com este comentário: C. Lobo
  4.  # 144

    Nao querendo incendiar a discuçao mas fazendo lo, o maior negocio e para os bombeiros e para quem deles depende, e é muita gente e empresas e claro amigos....Quanto a helicópteros neste momento sao contratados, quanto menos voarem mais as empresas ganham. Kamov é um peixe balao apesar de barato na compra(divida russa) fica cara na manutenção, e os PUMA tambem. Portugal devia enviar para angola os kamov, dizer que sao uma maravilha do mundo moderno e comprar uns 4 Erickson Air-Crane S-64,. Problema resolvido porque apesar de caros, a manutenção e menor, mais autonomia e mais agua que era possível levar. Quanto a helis, ainda ha outro negocio mais lastimável ,mas ninguém fala, o INEM. So para ser controverso.
  5.  # 145

    Colocado por: davidfigueiredo, quanto menos voarem mais as empresas ganham.

    Permita-me corrigir mas é exatamente o inverso. Os contratos têm várias componentes mas as principais são :
    - Disponibilidade da aeronave por determinado período de tempo, com tripulações e colocadas em locais apropriados.
    - Nº de horas efetuadas no combate aos incêndios ou apoio aos bombeiros.
    Por isso quanto mais horas voarem mais os operadores faturam. É aqui aliás que existem as maiores falcatruas neste negócio. As horas efetuadas são comunicadas pelos pilotos e têm o aval do responsável pela Proteção Civil. Os conta-horas das aeronaves pouco servem, pelo que é fácil faralhar o valor com a conivência de quem controle. E isso é mais frequente acontecer nos anos com poucos incêndios quando voam pouco.
    Quanto ao resto é discutível e até concordo em parte. Mas para isso é preciso conhecer muitos detalhes da operação para puder avaliar . Tem razão quando diz que os Kamov's têm a manutenção mais cara, mas isso deve-se ao facto de os motores e rotores terem menos horas para voarem entre revisões totais mas em contrapartida custam metade do preço na compra a 0 horas.
    O problema da corrupção é transversal a todos os concursos públicos. Se tivéssemos uns tribunais mais eficazes e uma função publica mais honesta talvez uma grande parte do problema se resolvesse.
  6.  # 146

    só para acentuar a discussão...
    .
    vejam neste link http://www.icnf.pt/portal/florestas/ifn/resource/ficheiros/ifn/ifn6-res-prelimv1-1
    .
    no ponto 4.2 a taxa de implantação de eucalipto ( cor azul) de 1995 a 2010, em comparação com outras especies, tendo o eucalipto efeitos desastrosos no solos, levando-os á seca completa
    .
    e neste link http://www.publico.pt/economia/noticia/eucaliptos-dominam-pedidos-ao-abrigo-da-nova-lei-de-arborizacao-1620997
    noticia do publico de 2014, em que é denunciado que 92% das reflorestações são com eucalipto..
    .
    agora pergunto
    qual é a maior fabrica de papel do mundo ?
    e qual é o maior produtor de papel não revestido da europa ?
    que tem como materia prima principal o eucalipto, não as folhas é que são para os koalas
    pois, é a Portucel-Soporcel
    e quem é o maior accionista ?
    Pois, Pedro Queirós Pereira, que adquiriu a empresa ao....estado...
    e os partidos politicos são tão virgens e aceitam donativos de empresas e é legalmente admissivel e depois será razoavel pensarmos que são isentos na decisão ?
    e aqui a meio da página, http://observador.pt/especiais/saiba-os-nomes-de-quem-financia-os-partidos/
    é anunciado que o sr Pedro queiroz Pereira, entre outros são contribuintes para os partidos, pelo menos com aqueles valores declarados naquela altura
    mau...mau...
    então saí uma lei de reflosteração, que normalmalmente ocorre com consequência dos incêndios, e temos no país o maior produtor de pasta de papel, que tem como matéria prima principal o eucalipto, o qual é nocivo para os solos porque leva á seca e destruição das suas propriedades, e o maior accionista da empresa contribuí para o saco dos partidos politicos e em 3 meses de lei do ano de 2014, 92% da reflosteração é com eucalipto e depois temos as dificuldades todas relatadas desde o inicio dos posts com meios, bombeiros etc, sendo o(s) governo(s) a entidade que administra a prevenção ?
    claro que não estou a acusar ninguém e estou a dar uma interpretação possivel das noticias que por acaso, logo á primeira vista consultei na web. tenho outras interpretações
    enfim...votem lá nos partidos, tão serios que são...é so cabalas..é tudo mentiras, coitados... ? ...rrrrr..
    agora cruzem com o tópico de há dias, os donos de Portugal neste forum...e meditem
  7.  # 147

    Carvai nao sei se esta dentro do assunto ou se sabe mais do que eu, nao vou por isso em causa, mas por aquilo que sei e posso dizer que sei alguma coisa em relaçao a isso, essa politica de quanto mais voar mais ganham acabou em 2005 e passou a haver contratos de 3 anos, , e posso afirmar que quanto mais tempo os helis tiverem em terra mais ganham. Posso dizer que a Everjets no ano passado teve bastante lucro com a época de incêndios e este ano nao estão tão felizes. Quanto as horas dos pilotos, e verdade que alguns deles gostam de bases em que voem muito, uns por gostarem do que fazem no verao, e acharem que o inverno e aborrecido no transporte de pessoas para bases petroliferas, e outros que precisam de horas de voo, e ha aqueles que quanto menos voarem melhor. Quanto as horas, o que conta é o que vai no relatorio de controlo diario de missao que e assinado todos os dias, por tres pessoas, e logo é dificil de falsificar, e olhe que sei do que falo, mas como digo, se calhar em lisboa, no CMDT da Proteçao civil fazem o querem.
  8.  # 148

    Não tenho certeza mas acho os meios aéreos são adquiridos pacotes de voo por cada helicóptero, antes da época dos incêndios é feito um concurso para x horas, o que depois fará aumentar a despesa será o limite do plafond.
    Referente a fraudes não será assim tão fácil de fazer, e aqui dará dar que falar, mas continuemos, assim que é detectado um incêndio esse incêndio é comunicado de imediato ao cdos (centro distrital de operações de socorro, 18 no país
    )monitorizado o por a ANPC (sediada em Lisboa- Carnaxide). Apos a comunicação ao cdos de incêndio florestal ou rural o meio aéreo terá de ser accionado em três minutos no máximo dos máximos, a hora de descologem e aterragem são contadas ao segundo por o CMA da aeronave de origem e pelo cdos que accionou o meio, sendo relatado no número da ocorrência o tempo de voo do ou dos meios aéreos, agora aquilo que poderá acontecer é a velocidade da aeronave ser mais lenta para acumular mais umas horas mas tudo depende claro do piloto se recebe à hora ou não.
    O sistema siresp instalado nas aeronaves permite ver a posição da aeronave agora se estão ligados e a trabalhar, não sei.
    Como já alguém aqui relatou " passou o avião e passado um bocado já estava a arder"; não digo que não, mas só leva a pensar que há interesses ou
    para actuação de meios aéreos de combate a incêndios ou para o comércio de determinado povoamento florestal ardido de custos menores com benefícios para exploradores florestais.
    Não haja dúvida que isto dos incêndios é um grande negócio faz rolar rios de dinheiro, mas não vejo em que os bombeiros possam ter benefícios sinceramente, acho que eles ainda não recebem ao m2...trabalharem a 1, 87 € por hora é porque devem ser bem doidos sujeitos a tudo e mais
    alguma coisa. É de louvar ainda haver pessoas que se prestem para fazer este tipo de trabalho por este preço ou até mesmo de borla...
  9.  # 149

    Sei que os bombeiros nao recebem ao m2 mas sei que se nao houver area ardida nao ha movimento de carros, Km para fazer e muitos cmdt tem outras areas de negocios bem produtivas. E um exemplo e penso que será um exagero. Atenção que os bombeiros comeram refeições de um lar onde o responsável dos bombeiros tambem e "gerente" do lar.

    http://www.cmjornal.xl.pt/cm_ao_minuto/detalhe/bombeiros-de-sao-romao-gastaram-25-mil-euros-no-combate-as-chamas.html
  10.  # 150

    Colocado por: C. LoboApós o Verão que acham que vai ser feito para minimizar o efeito dos incêndios?

    Muito provavelmente nada! a floresta que se regenere... é a sorte.
    Há que reduzir no combate e apostar na prevenção.
    Deveriam por os incendiários que foram presos, a reflorestar a área ardida, de sol a sol todos os dias até cumprirem a pena.
    E as verbas destinadas ao combate dos incêndios cortadas ao maximo, para investir essencialmente na reflorestação ordenada de espécies, em que não inclua o eucalipto. Abertura de faixas de contenção. Pontos de agua para abastecimento estrategico. E sem dúvida a limpeza e desbaste de algumas arvores dos espaços florestais quer sejam eles privados ou publicos, em terrenos privados o proprietário seria obrigado a limpar caso não limpa-se expropriava-se o terreno ou pagava multa.
    Amigos isto dá pano para mangas, tudo irá ficar igual.
    Concordam com este comentário: davidfigueiredo
  11.  # 151

    Colocado por: C. Loboem terrenos privados o proprietário seria obrigado a limpar caso não limpa-se expropriava-se o terreno ou pagava multa.

    Num mundo perfeito era boa ideia.. Mas em Portugal, uma grande parte dos terrenos pertence a gente idosa, e muitos, a reforma que recebem não dá para mandar cantar um cego, quanto mais para pagar a limpeza dos terrenos que não lhes dão lucro nenhum, depois mal se conseguem mexer para limpar eles próprios.. Os novos fogem a 7 pés do trabalho do campo(alguns ainda fazem alguma coisa, mas são muitoo poucos!), eu falo por mim, tenho os terrenos cheios de mato alguns, os que não estão estão com eucaliptos, pinheiros já vi que não vale a pena, limpar também fica (muito)caro para o lucro que tiro de lá, fazer o trabalho pelas minhas mãos também não, até porque nem tempo tenho..
    Depois também existem locais onde se faz a limpeza(e não são os donos), e outros, que considero mais importantes(perto das povoações) que ficam "esquecidos"..
    Concordam com este comentário: C. Lobo
      11042679_1099964826697089_2935899072892563182_n.jpg
  12.  # 152

    Colocado por: davidfigueiredoSei que os bombeiros nao recebem ao m2 mas sei que se nao houver area ardida nao ha movimento de carros, Km para fazer e muitos cmdt tem outras areas de negocios bem produtivas. E um exemplo e penso que será um exagero. Atenção que os bombeiros comeram refeições de um lar onde o responsável dos bombeiros tambem e "gerente" do lar.

    http://www.cmjornal.xl.pt/cm_ao_minuto/detalhe/bombeiros-de-sao-romao-gastaram-25-mil-euros-no-combate-as-chamas.html


    Exato, como diz o jornal é um adiantamento de 15 mil euros, quer dizer que o estado vai antecipar o pagamento parcial dessa despesa, o resto vai chegar quando calhar, até lá, das duas uma, ou os fornecedores esperam, ou os bombeiros de S. Romão antecipam o pagamento com capitais próprios, assim eles possam.
    Mas quem trabalha também precisa de comer, não é fácil ter um suporte logistico que dê comer a tanta gente num curto espaço de tempo, a não ser que cada carro de combate leve uma marmita para cada homem. Não acredito que haja interesse nisso talvez tenha sido mera coincidência, terras pequenas têm várias instituições com o mesmo rosto representativo, talvez tinha sido a maneira mais fácil e rápida de resolver o problema evitando que o efectivo operacional daquele corpo de bombeiros ficasse afectado com pessoal a fazer refeições.
    Mas talvez tenha razão naquilo que diz... é triste isso, e lamentável um ou dois elementos com poder dentro dos bombeiros usarem o bom nome dos bombeiros para obterem benefícios próprios, mas também creio que isso não seja regra geral no país.
    Mas para um simples bombeiro voluntário que partido lhe trás um incêndio? Horas e horas sem estar com a família em prol da devoção.
  13.  # 153


    noticia do publico de 2014, em que é denunciado que 92% das reflorestações são com eucalipto..
    .





    então saí uma lei de reflosteração, que normalmalmente ocorre com consequência dos incêndios, e temos no país o maior produtor de pasta de papel, que tem como matéria prima principal o eucalipto, o qual é nocivo para os solos porque leva á seca e destruição das suas propriedades,

    Engraçado como se consegue dar uma ideia negra de algo banal: a lei da reflorestacao passa a considerar os eucaliptos iguais a outras espécies. E dispensa pedidos de autorização para terrenos inferiores a 2 hectares. Uau...

    Depois, embrulha-se com um número: 92% (esquecendo que se trata de uma percentagem sobre Os pedidos de autorização..) .

    Nem vale a pena falar de que se trata de áreas insignificantes..

    Mais uma para o livro das conspirações.
  14.  # 154

    Nem de propósito:

    http://observador.pt/opiniao/e-no-entanto-ha-fogo-posto/

    … só que não tem grande importância para a gestão dos fogos. É que a questão não está em saber por que razão começa um fogo, mas sim por que razão, em alguns dias, não se conseguem parar.

    É verdade que o problema da gestão do fogo em Portugal é mais complicado que no resto do mundo, pelas mesmas razões de solo e clima que o tornam o maior produtor mundial de cortiça.

    Por isso, a meio da primeira semana de Agosto escrevi algures que a manterem-se as previsões meteorológicas para o segundo fim de semana de Agosto, a conversa das condições meteorológicas excepcionalmente desfavoráveis a para a gestão do fogo, a que o dispositivo de combate ia dando resposta, seria substituída pela conversa dos incendiários.

    Sem surpresa, a partir de 9 de Agosto, Domingo, e mais acentuadamente nos dias seguintes, lá apareceram nos jornais os incendiários.

    Porque os jornalistas resolveram falar no assunto?

    Não, de maneira nenhuma, apenas porque os jornalistas há anos que repetem acriticamente o discurso dominante sobre o assunto – dos responsáveis e a vox populi – sempre que as condições meteorológicas se tornam muito favoráveis para a propagação dos fogos. E também porque no fim de semana o vento virou a Leste, felizmente por pouco tempo e sem vento forte.

    Não é um problema especificamente Português, nos recentes fogos na Califórnia lá emergem as figuras de suspeitos de fogo posto, no ano em que na Galiza houve quase dez dias de vento Leste, e consequentemente ardia por todo o lado, havia quem falasse em organizações terroristas, na Austrália, no Chile, seja onde for que os incêndios fiquem fora de controlo, o que acontece sempre que se verificam algumas condições meteorológicas extremas, lá vem o discurso do incendiário.

    E, no entanto, está perfeitamente estabelecida a ligação entre o aumento de ignições e a existência de condições meteorológicas extremas.

    E, no entanto, está perfeitamente estabelecido, para Portugal, que 80% da área ardida se concentra em 12 dias por ano (os tais das condições extremas, mas não medidas por este índice de severidade que agora serve aos responsáveis para dizer que as condições são mais difíceis que em 2003 ou 2005, numa leitura não sei se criativa ou se ignorante, sobre a forma como esse índice é calculado).

    E, no entanto, está perfeitamente estabelecido que cerca de 40% das ignições registadas no sistema de registo da protecção civil são no período da noite, administrativamente estabelecido entre as 8 e a 20 horas, portanto deixando muito dia de fora, no Verão e sem que essa percentagem varie grande coisa com as condições atmosféricas (não confundir com ignições reais, o sistema só regista o que atinge dimensões mínimas para ser registado, não as milhares e milhares de ignições que existem em cada dia, pelas mais variadas e prosaicas razões, mas que não têm qualquer desenvolvimento posterior).

    E, no entanto, está perfeitamente estabelecido que mais de 90% da área ardida resulta de menos de 1% das ignições, o que rapidamente permite concluir que reduzir fortemente as ignições pode não ter qualquer efeito na redução da área ardida.

    E, no entanto, está perfeitamente estabelecida a falta de correlação entre os anos de maior número de ignições e os anos de maior área ardida.

    E, no entanto, está perfeitamente estabelecida a correlação entre o maior número de ignições e a presença de mais gente, por isso o distrito do Porto e envolventes são os que concentram o maior número de ignições, e a correlação entre área ardida e a falta de gente e de gestão, por isso os distritos que mais ardem são aqueles em que se verificou maior abandono agrícola.

    Se o actual jornalismo fizesse a cobertura do julgamento de Galileu, suspeito que faria umas reportagens muito interessantes.

    Entrevistaria os julgadores e os responsáveis pelo processo, e depois sairiam para a rua a perguntar às pessoas comuns se era ou não verdade que o Sol andava à volta da Terra. Tal como sobre a origem dos fogos, qualquer pessoa apontaria para a evidência do Sol se levantar do lado das serras e se pôr do lado do mar para concluir que Galileu não tinha a menor razão no que dizia.

    E, no entanto, ela mover-se-ia sempre, independentemente do que dissessem os jornais.
  15.  # 155

    não me parece que 92% se trate de uma percentagem sobre os pedidos de autorização ...nem que se tente dar uma ideia negra de algo banal....
    .
    Ao lêr a noticia nomeadamente "...Entre 17 de Outubro e 31 de Dezembro, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) recebeu 193 pedidos de autorização e 175 comunicações prévias, para acções que cobrem, no total, 2626 hectares. A esmagadora maioria desta área refere-se a intenções de plantar eucaliptos (92%)..."
    .
    concluo que em pouco mais de 2 meses, entre pedidos de reflosteração sujeitos a pedido de autorização ( dimensão superior a 2 hectares) e sujeitos a comunicações previa ( terrenos com area inferior a 2 hectares), totalizando ambos 2626 hectares, ou seja cerca de 2626 campos de futebol, 92% refere-se a intenções de plantar eucaliptos.
    parece-me ser de relevo, até de bastante relevo e negro e nada insignificante.
    se juntarmos a tendência ascendente (de relevo) do eucalipto como escolha na reflosteração na ultima decada, e a descida das outras especies, deixa-me de facto preocupado, e como os efeitos nocivos dos eucaliptos sobre os solos são elevados, pergunto-me se o que se passa é razoável......
    claro que é a minha opinião e não acredito muito em coincidências, muito menos na falta de conspirações
    bem hajam
  16.  # 156

    Quando as condições atmosféricas são adversas, (regra dos 30; mais de 30ºC de temperatura atmosférica, vento a soprar a mais de 30 km/h e menos de 30% de humidade relativa) estão as reunidas condições para o fogo consumir o combustível que quer. E quando um incêndio é tocado a vento até as pedras ardem... haja o dispositivo de combate que houver que o fogo só para quando quer ou quando acaba o combustível.
    Como ja alguém aqui disse as condições atmosféricas aumentam a propagação do fogo mas não serve de fonte de ignição.
    Tão simples e evidente. ..
  17.  # 157

    Colocado por: smartnão me parece que 92% se trate de uma percentagem sobre os pedidos de autorização ...nem que se tente dar uma ideia negra de algo banal....
    .
    Ao lêr a noticia nomeadamente "...Entre 17 de Outubro e 31 de Dezembro, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) recebeu 193 pedidos de autorização e 175 comunicações prévias, para acções que cobrem, no total, 2626 hectares. A esmagadora maioria desta área refere-se a intenções de plantar eucaliptos (92%)..."
    .
    concluo que em pouco mais de 2 meses, entre pedidos de reflosteração sujeitos a pedido de autorização ( dimensão superior a 2 hectares) e sujeitos a comunicações previa ( terrenos com area inferior a 2 hectares), totalizando ambos 2626 hectares, ou seja cerca de 2626 campos de futebol, 92% refere-se a intenções de plantar eucaliptos.
    parece-me ser de relevo, até de bastante relevo e negro e nada insignificante.

    2 mil hectares é uma insignificância, comparando com a área florestal portuguesa que ronda os 3,5 milhões de hectares.
    E trata-se de prédios de autorização, não de actos concretizados ( as comunicações prévias dão de valor desprezível).




    se juntarmos a tendência ascendente (de relevo) do eucalipto como escolha na reflosteração na ultima decada, e a descida das outras especies, deixa-me de facto preocupado, e como os efeitos nocivos dos eucaliptos sobre os solos são elevados, pergunto-me se o que se passa é razoável......
    claro que é a minha opinião e não acredito muito em coincidências, muito menos na falta de conspirações
    bem hajam


    Pode acreditar em conspirações a vontade.
  18.  # 158

  19.  # 159

    Finalmente as autoridades parece que acordaram. Há dezenas de anos que os incêndios em Portugal são uma fonte de corrupção e falcatruas. No inicio dos anos 90 uma vez um jornalista do extinto "Tal&Qual" sacou-me uma serie de informações pelo telefone. Na altura era um bocado ingénuo. A minha sorte foi o jornalista se ter enganado no meu nome senão teria tido a vida lixada pelas chefias dos bombeiros e proteção civil. Esta área nunca foi muito tocada porque normalmente não envolve políticos mas altos cargos na função publica. Tal como na aquisição de material militar o Portas serviu para lançar poeira para os olhos.
    Concordam com este comentário: eu
  20.  # 160

    Colocado por: davidfigueiredoNao querendo incendiar a discuçao mas fazendo lo, o maior negocio e para os bombeiros e para quem deles depende, e é muita gente e empresas e claro amigos....Quanto a helicópteros neste momento sao contratados, quanto menos voarem mais as empresas ganham. Kamov é um peixe balao apesar de barato na compra(divida russa) fica cara na manutenção, e os PUMA tambem. Portugal devia enviar para angola os kamov, dizer que sao uma maravilha do mundo moderno e comprar uns 4 Erickson Air-Crane S-64,. Problema resolvido porque apesar de caros, a manutenção e menor, mais autonomia e mais agua que era possível levar. Quanto a helis, ainda ha outro negocio mais lastimável ,mas ninguém fala, o INEM. So para ser controverso.


    O meu amigo só diz barbaridades, se estivesse no meio, como eu, tinha conhecimento de causa. Ter opinião dá trabalho, e não é só mandar postas de pescada par o ar.

    Então o senhor tem coragem de dizer que os bombeiros é que ganham com os incêndios? O senhor esteja calado porque não sabe minimamente do que fala, eu sei, e vou fazer a cortesia de lhe explicar.

    1º- Bombeiros Voluntários ganham 1,75€ á hora, de 15 maio a 15 de Outubro, para andar a combater incêndios, a arriscar a vida, longe das famílias, durante o período das suas folgas e férias. E ganham esse valor que haja incêndios ou não, por isso que interesse têm? NENHUM!

    2º- Quanto a meios aéreos a sua ignorância ainda é maior, os KAMOV só estão afetos aos incêndios durante o periodo acima referido porque durante o "Inverno", estão ao serviço dos recuperadores salvadores, em relação aos contratos esclareço-lhe que são efetuados baseados em estatisticas de anos anteriores para calcular o numero de horas potenciais de voo, ou seja, são contratados para fazer xhoras de voo em determinado periodo de tempo.

    3º- Experimente a fazer voluntariado em vez de tar em casa com os "nuts" no sofá, melhor ainda, pesquise antes de dizer babozeiras.

    Cumps
    Concordam com este comentário: C. Lobo
 
0.0245 seg. NEW