Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou-me a preparar para alterar a canalização de casa (com canos por fora da parede) e dos 3 picheleiros que lá foram, tenho 3 "filosofias"

    Picheleiro 1: Disse que punha canos de 3/4 do ponto de entrada (onde também está o cilindro) até uma ramificação no hall de onde sairia uma ramificação para a cozinha (2 canos de meia polegada) e uma ramificação (em 3/4) para a zona dos quartos (onde estão as duas casas de banho da casa). Ao chegar a primeira casa de banho, seria feita outra ramificação (com canos de meia polegada), em que cada casa de banho teria o seu "par" de canos, ou seja, dos canos iniciais de 3/4 saíam 2 pares de canos (1 par para cada casa de banho) de meia polegada.
    Os canos seriam em aço Inox.

    Picheleiro 2: Falou numa disposição semelhante, mas seria tudo "corrido" a meia polegada, e com canos em cobre.

    Picheleiro 3:Também tudo a meia polegada, mas um par de canos único para as casas de banho, com canos em Inox.

    Ainda estou à espera que me mandem os orçamentos, mas estou com dúvidas em relação a:

    - O que é mais durável cobre ou inox?
    - Qual tem melhor relação qualidade preço, cobre ou inox?
    - Qual das "filosofias" é melhor?
    - Vale a pena pôr canos mais grossos no inicio, ou é "igual ao litro"?
    - Há alguma vantagem em que cada casa de banho tenha o seu próprio conjunto de canos?

    A casa é num último andar e a pressão da água é normal (nem muito forte nem muito fraca).

    Alguém me consegue tirar estas dúvidas?
  2.  # 2

    Eu colocaria multicamada.
    Nos troços de agua quente devidamente isolados com manga isotérmica.

    "Grosso" no inicio e depois vai diminuindo a secção. Mas isso calcula-se/ projecta-se.
  3.  # 3

    multicamada à vista?
  4.  # 4

    Á partida será para pôr calhas para esconder os canos.
    Qual a vantagem de multicamada em relação a Inox ou cobre?
  5.  # 5

    Não entendi que fosse para ser à vista... Mas como é obvio também pode ser aplicado. Com os devidos acessórios de fixação. Pode ficar um trabalho bem ligeiro e bonito, sem praticamente emendas.
    Inox ( MAPRESS da geberit), se os acessórios forem de cravar e também em inox, de resto( acessórios de latão cromado roscados) é uma porcaria, especialmente na rede de agua quente. e mais caro que multicamada.
  6.  # 6

    se fica escondido em calha, tudo bem
    até dá pra meter isolamento.
  7.  # 7

    Colocado por: Pedro Barradas
    "Grosso" no inicio e depois vai diminuindo a secção.Mas isso calcula-se/ projecta-se.


    Pode-me dizer qual a vantagem de ser mais grosso no inicio?
  8.  # 8

    Tem a haver com hidraulica, a rede calcula-se tendo em conta diversos parâmetros que inlfuenciam a rede a projectar.
    Pressão, caudal, velocidade, perdas de carga, conforto de utilização, coeficiente de simultâneidade, etc...

    Por isso deve ser calculada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: puphiu
  9.  # 9

    Obrigado pela resposta.
    Quanto à parte do número de canos por WC, alguma sugestão?

    Colocado por: Pedro BarradasTem a haver com hidraulica, a rede calcula-se tendo em conta diversos parâmetros que inlfuenciam a rede a projectar.
    Pressão, caudal, velocidade, perdas de carga, conforto de utilização, coeficiente de simultâneidade, etc...

    Por isso deve ser calculada.


    Alguma maneira minimamente simples de calcular? Estou a assumir que os picheleiros que lá foram fizeram contas "a olho" baseadas em experiência.
  10.  # 10

    Quanto à parte do número de canos por WC, alguma sugestão?

    Em princípio 1 de água quente e 1 de água fria.

    os picheleiros que lá foram fizeram contas "a olho" baseadas em experiência.

    O picheleiro 1 pelo menos ainda teve o bom senso de não fazer tudo no mesmo diâmetro, mas ainda assim é demaiado simplista, a diferença é pouca.
  11.  # 11

    Quando pergunto pelo número de canos por casa de banho, refiro-me a pares.
    Ou seja, se cada casa de banho deve ter um par de canos (perfazendo 4 no total para a zona das casas de banho) ou se as duas podem ser alimentadas a partir do mesmo par.
    A minha dúvida é o que acontece ao caudal da água, por exemplo se alguém estiver a tomar banho e se abrir uma torneira no lavatório da outra casa de banho. è pior/melhor cada casa de banho ter alimentação "independente"
  12.  # 12

    Colocado por: puphiuQuando pergunto pelo número de canos por casa de banho, refiro-me a pares.
    Ou seja, se cada casa de banho deve ter um par de canos (perfazendo 4 no total para a zona das casas de banho) ou se as duas podem ser alimentadas a partir do mesmo par.
    A minha dúvida é o que acontece ao caudal da água, por exemplo se alguém estiver a tomar banho e se abrir uma torneira no lavatório da outra casa de banho. è pior/melhor cada casa de banho ter alimentação "independente"


    Acho que esse "problema" só resolve com um termo-acumulador (cilindro), ou estarei errado?
  13.  # 13

    Colocado por: two-rok

    Acho que esse "problema" só resolve com um termo-acumulador (cilindro), ou estarei errado?


    Sim e não....

    Sempre que se abrir uma torneira (seja de quente ou de fria), a temperatura da água no chuveiro (no seguimento do meu exemplo anterior) vai variar porque o caudal da água varia (Se abrir a água quente a temperatura da água no chuveiro desce, e se abrir uma de água fria a temperatura da água no chuveiro aumenta).

    A minha dúvida é qual das duas hipóteses (canalização "independente" vs tudo ligado em série) é "menos má".
  14.  # 14

    A minha dúvida é o que acontece ao caudal da água, por exemplo se alguém estiver a tomar banho e se abrir uma torneira no lavatório da outra casa de banho. è pior/melhor cada casa de banho ter alimentação "independente"

    Essa é uma das razões porque os diâmetros devem ser calculados!
  15.  # 15

    acrescento ...e a maneira mais expedita é pedir a um engenheiro que saiba fazer as contas. Isto após efectuar o traçado optimizado das redes.
    Concordam com este comentário: Keepper, alexp
  16.  # 16

    Colocado por: Pedro Barradasacrescento ...e a maneira mais expedita é pedir a um engenheiro que saiba fazer as contas. Isto após efectuar o traçado optimizado das redes.
    Concordam com este comentário:alexp


    É o melhor que tem a fazer.

    Mas se aguardar mais algum tempo vai aparecer por aí alguém a dizer que as três soluções estão erradas, e a perguntar-lhe qual a justificação para as mesmas, e que a solução correcta depende de muita coisa, e que os Engs. não entendem nada disso e tal e coiso e coiso e tal .... ;)
  17.  # 17

    DOGMA... outra rede para exemplificar o que quer que seja, não é passível de ser exemplo para este caso e/ ou outro qualquer.

    A de santa iria, salvo erro, tem colectores de distribuição...
  18.  # 18

    Colocado por: puphiuPicheleiro 1: Disse que punha canos de 3/4 do ponto de entrada (onde também está o cilindro) até uma ramificação no hall de onde sairia uma ramificação para a cozinha (2 canos de meia polegada) e uma ramificação (em 3/4) para a zona dos quartos (onde estão as duas casas de banho da casa). Ao chegar a primeira casa de banho, seria feita outra ramificação (com canos de meia polegada), em que cada casa de banho teria o seu "par" de canos, ou seja, dos canos iniciais de 3/4 saíam 2 pares de canos (1 par para cada casa de banho) de meia polegada.
    Os canos seriam em aço Inox.

    Picheleiro 2: Falou numa disposição semelhante, mas seria tudo "corrido" a meia polegada, e com canos em cobre.

    Picheleiro 3:Também tudo a meia polegada, mas um par de canos único para as casas de


    Devo esclarecer que as medidas apontadas em polegadas não existe nem em inox nem em cobre e multicamada, espanta-me que ainda ninguém o tivesse esclarecido sobre tal, existe em 15, 18 e 22 mm deve consultar os tais ditos´´picheleiros´´ que medidas prepõem colocar depois tem que ter em conta o caudal dai utilizar secções maiores para mais débito, contudo de nada vale aumentar a tubagem se o contador que tem não lhe permite tal caudal, por isso primeiro deve solicitar junto dos serviços camarários a substituição do mesmo para um de 5m3, veja no que está montado qual o débito e diga-me, depois digo-lhe como deve fazer a tubagem Ok.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: puphiu
  19.  # 19

    Resta saber qual a tubagem e diâmetro à saída do contador, qual a ramificação que a mesma já possui, etc, etc.
    Ou seja, não se contrata um engenheiro para fazer o projeto para se poupar uns trocos, mas depois gasta-se muitos mais trocos do que se devia com as invenções dos canalizadores (picheleiros), mas cada um sabe de si...
  20.  # 20

    A canalização tem mais de 40 anos, é esse o motivo pelo qual vai ser substituída.

    A tubagem à saída do contador foi mudada à uns anos quando foi preciso instalar um cilindro novo (pelo que me disseram), portanto não tenho maneira de saber qual o diâmetro da canalização "de origem" já que a única parte exposta seria a ligação ao contador....
    Pelo que vi no contador o caudal é de 1,5 m^3 ...

    Pus aqui uma foto do contador.

    Muito obrigado pela ajuda
 
0.0220 seg. NEW