Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 17 setembro 2013

     # 1

    Longe vão os tempos em que qualquer projecto imobiliário ou urbanização, por mais insensato/a que fosse, tinha sucesso assegurado, como nos anos 70/80/90.

    Com o acesso ao crédito à habitação fácil e barato dos anos 1990/2000, deu-se o boom imobiliário, um aumento exponencial na construção de casas motivado pela procura.
    Com esse clima, projectou-se, construiu-se, muitas vezes sem prestar grande atenção a coisas que importam - acabamentos, localização, sentido prático, preço...
    A crise chegou e alguns desses projectos entraram numa espiral descendente, sem vendas e sem perspectivas.

    Como sou interessado por estas coisas, vou tentar reunir aqui uma lista desses projectos falhados, para que daqui a uns anos se possa comparar com o dia de hoje.
    •  
      FD
    • 17 setembro 2013

     # 2

    Campo Real Resort em Torres Vedras (Turcifal)

    Surgiu como um projecto megalómano, com o cliché do costume: hotel, golfe, habitação secundária na forma de moradias e apartamentos para estrangeiros e em última instância, portugueses.
    Blá, blá, o Oeste precisa de unidades hoteleiras, os estrangeiros vão comprar, a proximidade das praias, Portugal enquanto destino excepcional para a prática de golfe, o segredo não descoberto da Europa... os chavões estavam lá todos.
    A localização, na minha opinião, é péssima, relativamente longe de Torres Vedras, que também não é propriamente perto de grandes centros urbanos.
    Os preços eram altos para os portugueses, não sei se também o eram para os estrangeiros mas, para um país de sol, cuja principal atracção são as praias, a localização, longe das praias e longe de muita coisa, não deve ter ajudado nada.

    O promotor - Grupo Orizon - está falido:

    BCP avança com insolvência
    Quinta, 12/04/2012
    O Millennium BCP vai solicitar a insolvência do empresário Neto Almeida e mulher, revelou fonte conhecedora do processo. O caso surge na sequência da insolvência do empreendimento turístico Campo Real, em Torres Vedras, determinada em Agosto de 2011. Neto Almeida, que tem negócios em Macau, lidera o projecto Campo Real, inaugurado em 2007.

    Em Julho do ano passado, o grupo Orizon, proprietário do empreendimento, solicitou a insolvência ao Tribunal Judicial de Torres Vedras com o objectivo de recuperar o negócio. Entre os credores estão os 150 trabalhadores que operavam no empreendimento, a Turismo Fundos (detida pelo organismo público Turismo de Portugal), o BCP, o BES e a Caixa Geral de Depósitos.

    http://portugues.tdm.com.mo/radio_new.php?ra=nd&nid=1896

    O hotel fechou há tempos: http://expresso.sapo.pt/hotel-campo-real-pode-reabrir-ate-ao-final-do-mes=f791440
    As casas estão a ser vendidas abaixo do preço absurdo pedido originalmente: http://ind.millenniumbcp.pt/pt/Particulares/viver/Imoveis/Pages/imoveis.aspx#/Search.aspx?ss=turcifal
    E mesmo assim estão caras.
    Não encontro muitas casas à venda porque acho que quem as detém, os bancos, não querem inundar o mercado com as mesmas de forma a não desvalorizar o empreedimento.

    A única coisa que acho que ainda safa este são os estrangeiros mas, não sei até que ponto continuará a ser sustentável e qual será o futuro do mesmo.
  1.  # 3

    FD, lançou-se no tópico mais longo do fórum? Está apostado no milhão de páginas?

    A minha contribuição:
    As vivendas de Guimaraes que gostam de fazer Ski em cima dos aterros em linha de água.
  2.  # 4

    Colocado por: FDO hotel fechou há tempos:http://expresso.sapo.pt/hotel-campo-real-pode-reabrir-ate-ao-final-do-mes=f791440
    As casas estão a ser vendidas abaixo do preço absurdo pedido originalmente:http://ind.millenniumbcp.pt/pt/Particulares/viver/Imoveis/Pages/imoveis.aspx#/Search.aspx?ss=turcifal
    E mesmo assim estão caras.


    Estive nesse empreendimento em 2011 alguns dias e gostei imenso. Fiquei numa vivenda enorme, muito confortável, por um preço muito razoável - estava longe de imaginar que fecharia logo no ano seguinte.
    O problema principal, como aponta, era o isolamento - fora do resort não havia nada onde se pudesse chegar a pé ou a uma curta distância de carro. Este tipo de empreendimentos, na minha opinião, precisa de ter mar, ou uma albufeira, ou um rio, ou uma aldeia/vila interessante imediatamente acessível.
    No entanto, é uma pena que esteja fechado, nessa altura (julho) a taxa de ocupação do hotel era bastante elevada, muito estrangeiros mas também portugueses atraídos (como eu) por um luxo acessível.
  3.  # 5

    Colocado por: adiasFD, lançou-se no tópico mais longo do fórum? Está apostado no milhão de páginas?


    Será? Na minha área de residência, não posso contribuir com nenhum exemplo.
  4.  # 6

    Colocado por: becas

    Será? Na minha área de residência, não posso contribuir com nenhum exemplo.


    Tem por exemplo o plig.
  5.  # 7

    Colocado por: pc ferreira

    Tem por exemplo o plig.


    Plig???
  6.  # 8

    Eu gostava de saber o que é esta coisa: http://binged.it/184i1lc

    Acho que é uma casa que já por aqui andou, que estava a ser vendida por mais de 1 milhão...
    • Gex
    • 17 setembro 2013

     # 9

    Colocado por: becas

    Estive nesse empreendimento em 2011 alguns dias e gostei imenso. Fiquei numa vivenda enorme, muito confortável, por um preço muito razoável - estava longe de imaginar que fecharia logo no ano seguinte.
    O problema principal, como aponta, era o isolamento - fora do resort não havia nada onde se pudesse chegar a pé ou a uma curta distância de carro. Este tipo de empreendimentos, na minha opinião, precisa de ter mar, ou uma albufeira, ou um rio, ou uma aldeia/vila interessante imediatamente acessível.
    No entanto, é uma pena que esteja fechado, nessa altura (julho) a taxa de ocupação do hotel era bastante elevada, muito estrangeiros mas também portugueses atraídos (como eu) por um luxo acessível.


    Faz lembrar um empreendimento onde estive em Múrcia no ano passado. Era muito parecido com aquilo que aparece nas fotos das vendas. Muito bonito, muito grande, com piscina, um campo de golf, mas depois ao redor... NADA!! Era um autêntico deserto com excepção dos campos de cultivo. É que não havia nada!!
    E o mais impressionante é que havia vários condomínios desses espalhados pela imensidão da planície, alguns mesmo à beira das auto-estradas sem nada à volta.
    Digo-vos que fiquei bastante impressionado com aquilo. Quem é que quer ir passar férias num condomínio isolado no meio do "deserto", longe da civilização, praia, campo..?!?
    Não sei como aqueles condomínios sobrevivem, principalmente em Espanha onde a crise imobiliária parece ser maior que em Portugal...
  7.  # 10

    Colocado por: becas

    Plig???


    Como se chama a plataforma logística?
    •  
      FD
    • 17 setembro 2013

     # 11

    Colocado por: adiasFD, lançou-se no tópico mais longo do fórum? Está apostado no milhão de páginas?

    Conheço alguns, vamos lá ver se os coloco aqui todos e se me lembro de todos.

    Colocado por: becasEste tipo de empreendimentos, na minha opinião, precisa de ter mar, ou uma albufeira, ou um rio, ou uma aldeia/vila interessante imediatamente acessível.

    Esse facto, apesar de importante, não é garantia de sucesso...

    Colocado por: danobregaEu gostava de saber o que é esta coisa:http://binged.it/184i1lc

    Acho que é uma casa que já por aqui andou, que estava a ser vendida por mais de 1 milhão...

    https://forumdacasa.com/discussion/24742/1/a-exigencia-dos-portugueses-existe/
  8.  # 12

    talvez seja, pelo menos ela está implantada na zona onde o plano de loteamento previa as moradias, mas essa urbanização tal como as outras à volta está "morta"
    • becas
    • 17 setembro 2013 editado

     # 13

    Colocado por: pc ferreira

    Como se chama a plataforma logística?


    PLIE (plataforma logística de iniciativa empresarial). Ui...isso é uma longa (e desgraçada) história...Um bom exemplo de como um poder local fraco pode desperdiçar uma oportunidade que, obviamente, está perdida para sempre.
    Não pensei na PLIE porque acho que o FD se referia ao imobiliário residencial.

    Na Guarda as casa continuam inexplicavelmente caras e o cataclismo adiasiano (ainda) não se nota. Mas existem, como é evidente, prédios inacabados cujos construtores faliram e monos que não se vendem. Na urbanização onde vivo, nos últimos 4 anos apenas uma casa está a ser construída e outra se vai iniciar agora, há muitos lotes disponíveis. Mas "urbanizações fantasma" não.
  9.  # 14

    Colocado por: becasUm bom exemplo de como um poder local fraco pode desperdiçar uma oportunidade que, obviamente, está perdida para sempre.


    Ou o exemplo de como o poder local embarcou em dar poder de construção a terrenos que antes não os tinham e que se preparavam para ser urbanizados de seguida "quando o grande projecto falhassse"?
    é que a linha é muito ténue.....

    Colocado por: becasMas "urbanizações fantasma" não.


    Como é que está mesmo o centro da cidade?!
  10.  # 15

    Ou o exemplo de como o poder local embarcou em dar poder de construção a terrenos que antes não os tinham e que se preparavam para ser urbanizados de seguida "quando o grande projecto falhassse"?

    Diz isso porque tem indícios seguros e sabe do que fala ou é mesmo só por falar e para meter toda a gente no mesmo saco? É que, não sei se sabe, também há gente séria por aí e se o Adias não conhece nenhum dá azo a que façam como o Adias, que generalizem e digam que não conhece nenhum porque os sérios se afastam de si.
    Não que eu queira por em causa a sua seriedade, mas já cansa vê-lo atacar a seriedade de todos os outros.
  11.  # 16

    Quem conhece a estrada que vai da Sobreda da Caparica (do solar dos Zagalos) para o Almada Forum, quando se faz a curva à esquerda no na placa que diz Alto do Indio, há um conjunto de terrenos urbanizados com as tipicos murinhos onde estão os contadores de água e electr., nem uma casa feita, serão talvez ums 30 lotes de cada lado da estrada. Em alguns os donos fizeram deles hortinhas (os lotes tê para aí 400 m2) uns quantos à venda.

    Talvez por esatarem tão perto de uma estrada com muito movimento?
  12.  # 17

    Colocado por: FDhttps://forumdacasa.com/discussion/24742/1/a-exigencia-dos-portugueses-existe/


    Passei lá ao lado hoje. É um mega loteamento que deve ficar às moscas, e parece-me que partiram a serra toda com estradas e infraestruturas para nada.
  13.  # 18

    Não devemos estar a falar do mesmo: serra?
  14.  # 19

    serra?

    Serra de Carnaxide, Amadora.
    (http://9662-1.wp.egorealestate.com/imovel/?rid=219082)
  15.  # 20

    Então não é o mesmo isto fica na margem sul
 
0.0243 seg. NEW