Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia...
    Tenho em casa montado um sistema de aquecimento com recuperador a agua(ecofogo).
    Acontece que a valvula termica de segurança tem la um botao vermelho em baixo que quando
    carrega nada faz...Será que está bem montada? estará avariada?
    Vejam as fotos por favor e comenta a instalaçao.
    obrigado a todos
      valvula.jpg
      valvula2.jpg
  2.  # 2

    Colocado por: ricardotubaAcontece que a valvula termica de segurança tem la um botao vermelho em baixo que quando
    carrega nada faz...Será que está bem montada? estará avariada?

    esse botão é o rearma da válvula, permite rearmar a válvula depois de acontecer um sobre-aquecimento,

    obviamente que enquanto ela não disparar o botão não tem qualquer efeito.
  3.  # 3

    Normalmente esses botões tem que se fazer muita força.
    Essas válvulas são fail-safe, o que significa que se avariarem ficam abertas, logo basta ir ver ao esgoto se corre água.
    Já tive várias válvulas dessas que avariaram, e ficam sempre abertas.
    Por isso força nisso homem.
    Cumprimentos
  4.  # 4

    Colocado por: Jancidobasta ir ver ao esgoto se corre água.


    Então não vê o dreno em tubo metálico como é que o membro consegue visualizar se corre água? Está liogado diretgamente da válvula ao recuperador.

    Não compreendo porque é que continuam a montar este tipo de válvulas quando deviam para este tipo de sistemas ser pressostáticas onde medisse a temperatura e a pressão
  5.  # 5

    Colocado por: Costa53

    Então não vê o dreno em tubo metálico como é que o membro consegue visualizar se corre água? Está liogado diretgamente da válvula ao recuperador.

    Não compreendo porque é que continuam a montar este tipo de válvulas quando deviam para este tipo de sistemas ser pressostáticas onde medisse a temperatura e a pressão


    Pois mas a água tem de ser encaminhada para algum sítio (esgoto), não sei se percebeu mas essa é uma válvula térmostática de segurança, que está ligada á serpentina de segurança do recuperador, que nem todos têm. Estas válvulas funcionam muito bem, são redundantes, isto é têm dois bolbos. Não confunda as coisas ... um sistema de biomassa completo tem sempre os dois sistemas, a válvula de segurança termostática que abre a cerca de 95ºC (depende da válvula) e depois tem as válvulas de segurança por excesso de pressão que devem andar perto dos 2,5- 3 Bar, se o sistema estiver bem regulado a válvula termostática abre sempre antes da válvula de segurança, isto para evitar sobrepressões no circuito.
    A utilização desta válvula termostática nunca, mas nunca deve substituir a válvula de segurança, apenas deve ser um complemento á instalação.
    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: Freitas Costa
  6.  # 6

    meus caros, há uma coisa que me esta fazer muita confusão,

    para que raio serve um filtro na entrada da valvula?!?!?!?!?
  7.  # 7

    Colocado por: jorgealvesmeus caros, há uma coisa que me esta fazer muita confusão,

    para que raio serve um filtro na entrada da valvula?!?!?!?!?
    Essas válvulas é quase que obrigatório levar filtro!!! embora em minha casa nas 2 que tenho não levou filtro :)).
    O problema é ao mínimo detrito a válvula depois de abrir não fecha na totalidade, e fica a dar passagem, sendo necessário ir lá pressionar o botão vermelho até ela fechar completamente. Por isso é que nestas válvulas convém descarregar em sítios que se consiga ver, senão fica a gastar água sem se aperceber disso.
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  8.  # 8

    Colocado por: jorgealves
    esse botão é o rearma da válvula, permite rearmar a válvula depois de acontecer um sobre-aquecimento,

    obviamente que enquanto ela não disparar o botão não tem qualquer efeito.



    Bom dia meus senhores...
    Como ja foi ha algum tempo, nao me lembro bem, mas acho que no folheto desta valvula dizia que aquele botao era
    para os tecnicos fazerem um teste de segurança...
    Se é necessario rearma-la, nao é uma coisa automatica, foi isso que entendi?ja aconteceu disparar uma vez...
  9.  # 9

    A utilização desta válvula termostática nunca, mas nunca deve substituir a válvula de segurança, apenas deve ser um complemento á instalação.

    Onde está essa valvula de segurança? é que como segurança só tenho esta...
  10.  # 10

    O Jancido fez claramente e em pormenor, a descrição e o funcionamento dessa válvula de segurança térmica. Na minha P30 tenho uma exatamente assim. Ainda não funcionou vez nenhuma, porque (por questões de acréscimo de segurança),mandei instalar uma outra (que não injeta água fria da rede, apenas faz descarga), que abre aos 90 graus e tem sido essa que pontualmente tem funcionado.
    Tenho tbm instalada a outra que faz descarga por pressão superior a 2Kg/cm2. Desta forma penso ter acautelado qualquer problema relativo a sobreaquecimento da água da caldeira.
    De Marco de Canaveses um abraço para o Jancido, penso que em Gondomar.
    Cump
  11.  # 11

    De Marco de Canaveses um abraço para o Jancido, penso que em Gondomar.
    Exactamente. Abraços para Marco ... de Canaveses :) .
  12.  # 12

    Boa noite.

    Tenho um recuperador Romotop instalado e hoje, pela primeira vez que eu tenha visto disparou a valvula de segurança.

    A temperatura chegou perto dos 100º e disparou.

    O problema é que agora não para de correr um fio de água pelo respiro.

    Como pensei que a válvula não tivesse fechado bem á primeira, voltei a deixar chegar aos 100º, saiu o jacto, mas continua a correr o fio de água.

    Depois de ler este tópico, julgo que a válvula será o ponto B da foto em anexo e que poderá ter sujidade a impedir o fecho. Mas não queria estar a mexer sem saber o que fazer.

    Carreguei no ponto A, aquilo mexe, mas não parece ser a válvula.

    Que me dizem.

    Agradecido.
      20170120_214705.gif
  13.  # 13

    Rodei a válvula B, saiu o jacto, mas depois continua a correr agua.
    O que posso fazer para parar o fluxo?

    Ainda por cima esta a escorrer para um sitio pouco indicado.
  14.  # 14

    Colocado por: CIVISMILESRodei a válvula B, saiu o jacto, mas depois continua a correr agua.
    O que posso fazer para parar o fluxo?

    Ainda por cima esta a escorrer para um sitio pouco indicado.
    trocar a valvula.
  15.  # 15

    Essa válvula não devia estar aí, ela está sujeita a avariar outra vez
  16.  # 16

    Segundo o vendedor o problema é a valvula A, mas agora so segunda.
    Já desapertei a cabeça, mas não consigo mover nada. Parece fixo.

    E esta a sair liquido do aquecimento, porque é agua do circuito interno.

    Quanto custará mudar a valvula? E qual o sitio onde devia estar.?
  17.  # 17

    Longe dos 100 graus de temperatura
    • OLR
    • 21 janeiro 2017 editado

     # 18

    Olá a todos,

    Reparei neste tópico onde falam sobre o tema que gostaria de esclarecer, e decidi escrever para ver se era possível alguem me dar algumas dicas.

    Estou para instalar um recuperador de calor a água + aquecimento com radiadores numa vivenda que vai ser remodelada, e quando pedi orçamentos aos canalizadores fiquei a saber que o circuito da agua do aquecimento vindo do recuperador pode ser de "vaso aberto" ou "vaso fechado" (acho que é assim o termo técnico) sendo que o sistema com vaso aberto tem um pequeno depósito de água com boia ,elevado, enquanto que o de vaso fechado pode ser de forma convencional com valvulas de segurança.

    Não sei se estou a dizer alguma calinada, mas acho que foram as duas formas que me explicaram, mas a minha duvida realmente era saber se é seguro fazer uma instalação de vaso fechado com as ditas valvulas de segurança descritas por vós em cima, ou se com o tempo e como descrito pelo user CIVISMILES, estas valvulas podem avariar devido ao calcário etc. ?

    É que com o sistema de vaso fechado simplificaria a instalação podendo estar tudo no mesmo circuito de aquecimento e poderia usar um balão tampão/depósito águas quentes tipo Rotex penso eu, ou não é bem assim?

    Obrigado
    • OLR
    • 22 janeiro 2017

     # 19

    Colocado por: Anonimo06082021pode ser em circuito fechado sem qualquer problema,desde que executado como deve ser....quer num sistema ou noutro,a segurança é prioritária!


    Caro Anonimo06082021, seria possível elaborar um pouco qual o cenário ideal das valvulas/sistemas de segurança para o circuito do recuperador em circuito fechado e qual a localização das mesmas no circuito?

    Obrigado pelo feedback.
    • OLR
    • 22 janeiro 2017

     # 20

    Colocado por: Anonimo06082021quem vai estalar é você?


    Não serei eu, será o canalizador, mas como ainda estou em faze de propostas estou a tentar perceber as diferenças na instalação, porque um diz que é mais seguro o circuito aberto e só tem feito isso e outro diz que o circuito fechado pode ter mecaniscos de segurança fiáveis...
    Estou a tentar formar uma opinião do circuito do recuperador para poder escolher o resto do sistema de aquecimento.

    Obrigado
 
0.0218 seg. NEW