Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    A minha situação é a seguinte: infelizmente o meu pai meteu-se em negocios de risco tendo perdido imenso dinheiro. A casa caso, não travemos o processo a tempo corre riscos de ser penhorada. Recorremos por isso a uma advogada a fim de impedir o desenrolar desta situação. A solução mais óbvia será, depois de negociado, pagar uma prestação ao banco até à sua total liquidação. No entanto, e como a minha mãe desconhecia toda esta situação, eu não acho correcto que ela (e ele tmabém) depois de reformados, tenham que se sujeitar a viver apenas com parte das suas reformas. Pensei por isso, contrair um empéstimo para habitação.... sobre o imóvel. O imóvel em termos bancários pelo menos , está avaliado em 375.000,00€. Eu preciso de 130.000,00. Tenho um ordenado miserável de 750,00€..... acham que seria possível?
    Muito obrigada
  2.  # 2

    130.000 Euros, a 30 anos, num empréstimo com spread de aprox. 1%, dá uma prestação de cerca 580 Euros. Se é solteira, com um rendimento desses é quase impossível.
    •  
      FD
    • 6 fevereiro 2009

     # 3

    Porque é que os seus pais não hipotecam a casa? Podem fazê-lo. Alguém que eu conheço hipotecou a casa no mesmo banco onde tinha uma dívida.
    A única coisa que essa hipoteca fez foi alargar o prazo de pagamento da dívida, em vez de pagar 100 por mês ficou a pagar 25.
  3.  # 4

    Muito obrigada pela vossa resposta,

    Ao fazer a hipoteca da casa, o que se ganha com isso?... Desculpem a pergunta, mas estou ainda à descoberta deste mundo.... felizmente nunca necessitei.... Fazerem eles um empréstimo? Ou pode fazer-se simplesmente a hipoteca da casa? A minha ideía era que não queria que eels tivessem que prescindir de tanto dinheiro por mes na sua velhice..... assim enquanto fossem vivos pagariam à volta de 600€ e qd já cá não estivessem, caso eu não pudesse pagar, venderia a casa.... mas a minha pergunta é, sendo o imóvel tão superior ao valor do empréstimo, não é possível? O banco estaria garantido.... não?
    Obrigada.....
    •  
      FD
    • 6 fevereiro 2009

     # 5

    Uma hipoteca é uma garantia real sobre um bem. Presta-se esta garantia em troca de algo, normalmente um compromisso e no caso, um crédito.

    Será o mesmo que um diálogo do estilo:
    - preciso de 1000€
    - eu empresto-te os 1000€ mas preciso de uma garantia em como mos vais pagar
    - se eu não tos pagar em 30 dias, o meu carro passa para teu nome
    É feito um registo de hipoteca na conservatória.
    Se não pagar os 1000€ no prazo acordado, o credor pode ir até à conservatória e passar o carro para nome dele, sem a intervenção do devedor.

    De forma muito simples, é assim que se processa a hipoteca.
  4.  # 6

    o.k.
    Entendi. E agora pergunto, um banco não me concede a mim um empréstimo sob a hipoteca da casa? Os juros seriam mais baixos, bem como o prazo de pagamento, não?....
  5.  # 7

    E penso isso, uma vez que tenho 33 anos e não tenho habitação propria....
  6.  # 8

    Desculpe estar a escrever aos bocadinhos.... mas é o meu raciocínio que já não tá a dar para mais... tudo isto tem sido bastante difícil de gerir! ;)
    Uma vez que eles têm 66 anos e 73, o banco aperta necessariamente o prazo.... enquanto eu teria 30 anos para o fazer...
    •  
      FD
    • 6 fevereiro 2009

     # 9

    Mas para isso, não se esqueça que a casa tem que estar em seu nome. E pelo que disse acima, não me parece que o banco aceite o crédito com o seu rendimento.
    Como deve compreender, já está a perguntar coisas que não lhe consigo responder... É uma questão de ir ao banco e perguntar. ;)
  7.  # 10

    Pois.... compreendo.... mas só após a compra é que passaria para meu nome... né?
    Mas obrigada pela ajuda e pelo seu interesse. Eu ando a mexer-me.... ;)
  8.  # 11

    cara isabelssr, nao creio que o banco lhe empreste os 130000€ com o seu salario, pois isso implicaria uma taxa de esforço muito acima dos 33% de que se fala. quanto ao caso de ipotecar uma casa de valor 375000€ por apenas 130000€ isso nao é problema uma vez que se nao conseguisse pagar apenas tinha de a vender pelos 375000 e liquidar a sua divida no banco, mas isso claro é se o banco lhe emprestasse, coisa que eu nao acredito.
    cumprimentos e boa sorte contudo
  9.  # 12

    Pois......
    Agora faço mais uma pergunta. EWu tenho um amigo que me quer ajudar... e prontificou-se aser meu fiador, sem sequer lhe pedir, até porque é coisa que não se pede a ninguém, julgo eu.... Ele não tem bens no seu nome, no entanto os rendimentos dele andam na casa dos 1500€, 2000€ mensais, a recibos verdes, como formador em duas escolas. A pergunta que eu faço, isto pressupondo que ele o poderia ser, é até que ponto isto traz implicações na vida dele... inibe por exemplo o pedido de um empréstimo?... obrigada
  10.  # 13

    ola isabelssr, pela experiencia que eu tenho os bancos nao dao muita importancia aos rendimentos dos fiadores, quando eu pedi o meu primeiro credito para comprar um apartamento foi me exigido um fiador que eu propus ser o meu patrao uma vez que ele tinha bastantes valores e rendimentos, pois acredite que eles preferiram que fosse os meus sogros que até ja estavam reformados e que nao tinham rendimentos muito altos.
  11.  # 14

    Sim? Que engraçado.... quer dizer, um patrimonio bom, não me garante o empréstimo, uma vez que o meu ordenado não o garante... a tal "taxa de esforço".... mesmo que seja por exemplo sobrinha unica de uma tia de 80 anos e que já não pode ser fiadora dada a idade, mas um fiador qualquer já dá..... as pessoas não têm unicamente o que ganham.... há quem seja ajudado que é o meu caso.... enfim!!!!
    Mas não me respondeu ao que perguntei.... os fiadores têm implicações caso queiram também fazer um empréstimo?
  12.  # 15

    isabelssr,
    Não tem implicação nenhuma excepto se deixar de pagar as prestações e ele for chamado a cumprir as suas obrigações.
  13.  # 16

    Obrigada ;)

    Depois conto-vos a solução encontrada! Isto de ser filha não é fácil..... hihih
  14.  # 17

    isabelssr:

    Espero que não entenda mal o meu comentário.

    Diz que o imóvel está avaliado em 375.000€. É um valor elevado, deve ser uma casa excelente.
    Já ponderou vender o imóvel por um bom preço? Digamos que estava na disposição de o vender por 325 ou 300mil.
    Desses 300mil tirava os 130mil para o banco e pagava as dívidas.
    Depois, pegava nos 170mil restantes e comprava um bom apartamento para os seus pais...
    Dessa forma ninguém sairia penalizado.

    É apenas uma ideia...

    Cumprimentos,
    Ricardo Ferreira
 
0.0153 seg. NEW