Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,
    Vou comprar uma casa, para qual fiz o contracto promessa compra e venda em Novembro, a escritura era para ser hoje, mas como faltou um documento da conservatória, a mesma foi adiada e claro, já na quarta feira, comuniquei ao vendedor desta situação. O que me intriga aqui, è que eu passo, todos os dias perto da casa, e observo desde candeeiros, cortinas e outros objectos ainda colocados, será isto normal? Mais ainda é que esta noite, como estive a trabalhar até tarde, passei por lá, ás 2 da manhâ, e eles ainda lá dormem! Fiquei um pouco preocupada porque, penso que eles jà tiveram tempo suficiente, para tirar tudo de là para fora, ou estarei errada! Penso que no acto da escritura, é obrigatorio a entrega das chaves!!??
    Será que deveria ir vêr a casa antes da escritura? Acham normal?

    Peço a vossa ajuda, ou se alguem já passou por casos iguais

    Obrigado
    •  
      FD
    • 6 fevereiro 2009

     # 2

    NÃO FACILITE!

    Dito isto, soube há dias que os meus novos vizinhos tiveram uma carga de trabalhos porque quem lhes vendeu a casa não saiu da mesma senão passados 2 meses depois da escritura! Ou seja, estiveram 2 meses numa casa de borla... além de que os novos vizinhos não puderam fazer as mudanças quando quiseram. Muitas das vezes o problema não está no dinheiro, está nas chatices e no stress de começar a pensar como é que a situação se vai desenrolar...

    Mas não espere pela escritura. Diga claramente, antes da escritura e com todas as palavras, que se quer mudar para a casa no dia a seguir à escritura, e receba as chaves no mesmo dia!
    Há chaves, há dinheiro. Não há chaves, não há dinheiro!

    Se quiser facilitar, o que não aconselho de todo, estabeleça cláusulas penalizadoras se não saírem dentro de um determinado prazo. Do estilo:
    "os vendedores comprometem-se a deixar o imóvel pronto a habitar pelos compradores no prazo de 30 dias. A permanência de pessoas ou objectos além desse prazo importa no pagamento de 30€ por dia a título de penalização".

    O mundo dos enganados está cheio de pessoas que facilitaram. ;)
  2.  # 3

    Caro FD

    Quando eu fiz, a promessa de compra, foi uma das coisas para a qual eu o alertei! porque eu vendi a minha casa em janeiro de 2008, ( moradia ) e como a escritura, foi marcada em quinze dias, eu disse logo que não conseguia tirar tudo de lá, mas ficou acordado com os compradores!!!! a dar mais 15 dias. Agora este disse que não havia problemas, que até já tinha casa arrendada!!!

    Obrigaga pela ajuda, e pelo alerta!!
  3.  # 4

    Nós também tivemos uma experiência parecida com essa. Quando comprámos o andar aonde vivemos actualmente, os vendedores estavam a construir fora da
    capital, a casa nova ainda não estava acabada e precisavam do dinheiro da venda para poder pagar ao construtor. Puseram-nos ao corrente da situação e
    pediram-nos para os deixarmos continuar no apartamento durante mais algum tempo até as obras estarem concluídas e nós aceitamos.
    Ficou estipulado no acto da venda, perante os nossos respectivos notários, que os vendedores continuariam a habitar a casa durante algum tempo, mediante
    pagamento duma renda mensal. E assim foi, ficaram a pagar-nos uma renda de pouco mais de 500 euros por mês durante cerca de 8 meses e passado esse tempo
    deixaram a casa e pudemos enfim habitá-la. O dinheiro até nos deu jeito, pois depois de gastarmos tudo o que tínhamos, sempre pudemos ficar com um pequenino extra e não sabíamos quando iríamos conseguir vender a outra.
    Isto passou-se fora do nosso país e em Abril de 2000. É verdade que na altura ainda não nos tínhamos desfeito da casa aonde morávamos, caso contrário, não teríamos concordado.
    Concordo que temos que ser muito prudentes.
  4.  # 5

    Se o que quer é a casa vazia no acto da escritura terá de frisar isso mesmo.

    Não seria o 1º nem o último a estar numa posição dessas, em que se compra uma casa e o vendedor não quer sair, e é uma carga de trabalhos para o tirar de lá.

    Parte das pessoas que compra casa e isso lhe acontece, fica numa situação deveras difícil, 1º porque vendeu a casa também e tem de se mudar mesmo, ou se estava em casa arrendada já informou o senhorio e este já alugou a outro e quer a casa vazia na data combinada.

    Não facilite e no dia da escritura passe por lá para verificar, e antes fale com a agência que está a tratar do caso.

    Agora se não se importa de esperar mais uns meses, estabeleça um valor mensal ou diário e com um limite máximo de tempo para resolverem o problema deles, mas não se esqueça, tudo escrito no dia da escritura para não haver o diz que não disse.

    Cumps
  5.  # 6

    mjmss


    Na realidade ele não me pediu, e alem disso conversamos varias vezes, sobre o assunto, e ele sempre me disse que não havia problema que estava tudo controlado, mas afinal, seria a escritura e ele ainda lá, pois já o confrontei com o facto e ele deu a desculpa desfarrapada que ainda estava a fazer obras na casa alugada, e que o tempo tambem estava muito chuvoso!!!! O mais engraçado é que ele para fazer a mudança, pelo menos da casa que está a vender, não apanha chuva nenhuma, porque tem espaço coberto .

    Obrigado a todas opiniões
  6.  # 7

    Agora nem que a "vaca tussa", não faço a escritura, sem que ele de lá saia, o meu medo e o contracto de promessa de compra/venda, que está a caducar!! E se não houver, escritura ele pode anular o contracto e eu perder o sinal???

    Obrigado
  7.  # 8

    Essa da chuva tem a ver com a humidade no ar.
    Tambem estou a acabar um apartamento e tenho lá dois desumidificadores a funcionar. Senão a água escorre pelas paredes acabadinhas de pintar, o verniz fica esbranquiçado...

    Quanto ao CPCV pode propor-lhe uma adenda para prolongar o prazo da escritura (contra um descontozinho, por exemplo). Suponho que, conforme as coisas estão, o vendedor também tenha interesse em que a escritura se efectue.
 
0.0150 seg. NEW