Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    é desta... ao fim de quase 10 anos decidi construir.
    A coisa começou este mês, e está ainda na fase pré-inicial (compra do terreno).
    Vou relatar aqui todo o processo para quem tenha interesse de futuro em fazer o mesmo :)
    No blog irei relatar o processo de uma forma mais pessoal e menos técnica, porque acredito que desabafar muito durante este mega processo vai saber bem.

    O primeiro passo neste processo é, obviamente, a escolha do terreno. É fundamental ter em atenção diversos factores que muitas vezes nem nos lembramos que são importantes. Elevação, localização, tipo de solo, necessidade de movimentação de terras, exposição solar, ter em conta PDM e eventuais condicionantes, sombras, vistas, etc.

    No meu caso em particular (em que o terreno já está murado, e junto a um pinhal com árvores bastante altas), andei a estudar distâncias mínimas aos muros, para perceber se iria ter largura suficiente para o que pretendo, e se as árvores provocavam demasiada sombra. Este link é útil para ver a posição e inclinação do sol ao longo do dia nas diferentes épocas do ano: http://suncalc.net/

    O primeiro ponto esclareci na Câmara Municipal. Preciso de deixar 3 metros de distância mínima ao muro lateral, e 12 metros ao muro da frente. Está dentro do que pretendo.

    Quanto às árvores, nada como visitar o local em diferentes horas do dia. Conhecer bem a posição do sol ao longo do dia e do ano ajuda, mas nada como ver ao vivo. No pior cenário, no verão, tenho sol até às 18:30/19h, e a partir dessa hora começam a entrar as sombras dos pinheiros no terreno. Parece-me bem, e de verão até acredito que saiba bem uma sombra ao final do dia.

    Posto isto, uma reunião na Câmara para perceber eventuais limitações e impedimentos, é sempre fundamental.

    Percebi que tudo estava em conformidade, por isso decidi avançar para a compra do terreno, e aqui estou.

    Foi feito o contrato de promessa de compra e venda e, antes da escritura, vou fazer um pedido de informação prévia, para ter um parecer vinculativo da Câmara em como posso construir o que pretendo naquele espaço.

    Este pedido deverá dar entrada na Câmara amanhã ou depois, pela mão do arquitecto, e falarei dele mais tarde.

    cumps,

    http://valtores.wordpress.com
    Concordam com este comentário: kico2013
  2.  # 2

    Colocado por: valtoresé desta... ao fim de quase 10 anos decidi construir.
    A coisa começou este mês, e está ainda na fase pré-inicial (compra do terreno).
    Vou relatar aqui todo o processo para quem tenha interesse de futuro em fazer o mesmo :)
    No blog irei relatar o processo de uma forma mais pessoal e menos técnica, porque acredito que desabafar muito durante este mega processo vai saber bem.

    O primeiro passo neste processo é, obviamente, a escolha do terreno. É fundamental ter em atenção diversos factores que muitas vezes nem nos lembramos que são importantes. Elevação, localização, tipo de solo, necessidade de movimentação de terras, exposição solar, ter em conta PDM e eventuais condicionantes, sombras, vistas, etc.

    No meu caso em particular (em que o terreno já está murado, e junto a um pinhal com árvores bastante altas), andei a estudar distâncias mínimas aos muros, para perceber se iria ter largura suficiente para o que pretendo, e se as árvores provocavam demasiada sombra. Este link é útil para ver a posição e inclinação do sol ao longo do dia nas diferentes épocas do ano:http://suncalc.net/

    O primeiro ponto esclareci na Câmara Municipal. Preciso de deixar 3 metros de distância mínima ao muro lateral, e 12 metros ao muro da frente. Está dentro do que pretendo.

    Quanto às árvores, nada como visitar o local em diferentes horas do dia. Conhecer bem a posição do sol ao longo do dia e do ano ajuda, mas nada como ver ao vivo. No pior cenário, no verão, tenho sol até às 18:30/19h, e a partir dessa hora começam a entrar as sombras dos pinheiros no terreno. Parece-me bem, e de verão até acredito que saiba bem uma sombra ao final do dia.

    Posto isto, uma reunião na Câmara para perceber eventuais limitações e impedimentos, é sempre fundamental.

    Percebi que tudo estava em conformidade, por isso decidi avançar para a compra do terreno, e aqui estou.

    Foi feito o contrato de promessa de compra e venda e, antes da escritura, vou fazer um pedido de informação prévia, para ter um parecer vinculativo da Câmara em como posso construir o que pretendo naquele espaço.

    Este pedido deverá dar entrada na Câmara amanhã ou depois, pela mão do arquitecto, e falarei dele mais tarde.

    cumps,

    http://valtores.wordpress.com

    Boa sorte e sobretudo... PACIÊNCIA!!
    Por curiosidade estamos a falar de que zona do Pais?
  3.  # 3

    Colocado por: Joao Dias
    Boa sorte e sobretudo... PACIÊNCIA!!
    Por curiosidade estamos a falar de que zona do Pais?


    Olá João, e obrigado. Vou tentar ser paciente. Acho que a fase mais dificil deve ser durante a obra provavelmente, em que parece que tudo demora mais.

    é na zona de Setúbal :)

    cumps,
    http://valtores.wordpress.com
  4.  # 4

    Colocado por: valtores

    Olá João, e obrigado. Vou tentar ser paciente. Acho que a fase mais dificil deve ser durante a obra provavelmente, em que parece que tudo demora mais.

    é na zona de Setúbal :)

    cumps,
    http://valtores.wordpress.com

    Ok... então não está muito longe:):)
  5.  # 5

    Colocado por: CIVILPRIMEBoa tarde,


    Gostei do que vi! Excelente design. Podemos falar sim. A obra à partida já estará decidida, mas há muitos arranjos e elementos que não estarão incluidos provavelmente. Depende muito do projecto. Mas vou guardar o contacto, e depois falamos :) obrigado.
  6.  # 6

    Afinal deu ontem entrada na Câmara o pedido de informação prévia. Parece que na quarta-feira o sistema informático da Câmara esteve em baixo, e por isso só ontem (sexta-feira) é que o arquitecto conseguiu dar entrada do processo.

    Foi a primeira vez que senti que estava a dar o primeiro passo para a construção da casa, porque na verdade este pedido exige já algum trabalho e execução de um pré-projecto.

    Este pedido de informação prévia é um pedido vinculativo com validade de um ano, emitido pela Câmara, validado por outras entidades que tenham “voto na matéria”, e que aprova um pré-projecto de construção. No meu caso, as entidades competentes que terão que dar um parecer positivo são o instituto hidrográfico local (devido a linha de água relativamente próxima do terreno), e as estradas de Portugal (por estar localizado junto a estrada nacional).

    A entrega deste pedido exige que seja feito um levantamento topográfico geo-referenciado, uma memória descritiva, e respectivas plantas de localização. Tudo trabalho de algumas semanas para o arquitecto que contratei (quanto a mim um apoio fundamental para quem se mete nisto da construção). Ver a planta do terreno pela primeira vez foi uma sensação fantástica, e acho que fiquei com uma noção diferente dos tamanhos da “coisa”. Parece muito maior na planta. É giro pensar que ali há-de estar uma casa. A minha.

    Basicamente o arquitecto fez um pedido de aprovação para uma casa com o tamanho máximo que aquele espaço permite (um rectângulo de tamanho exagerado, e com a altura a máxima que está no PDM), e que permite que ao ser aprovado seja construída a moradia desde que não exceda as medidas deste bloco, quer em largura e comprimento, quer em altura.

    Agora temos que esperar (até 20 dias úteis por cada uma das entidades que se irá pronunciar). Julgo que esperar vai ser a palavra mais usada por mim nos próximos meses.

    http://valtores.wordpress.com
    •  
      lmart
    • 20 outubro 2013

     # 7

    Boa tarde valtores,
    obrigado pela sua partilha.
    Vou seguir atentamente.
    Bem haja.
    lmart
  7.  # 8

    Ora então são duas ou três rodadas de batatas enquanto espera e decide o projecto, umas abóboras e muita salsa...
    Parabéns!:)
  8.  # 9

    lmart e maureira, obrigado :) vou dando noticias

    http://valtores.wordpress.com
  9.  # 10

    Hoje tive o primeiro orçamento de um gabinete de arquitectura, e fiquei surpreendido com o valor (valores SEM iva!)

    Licenciamento 7.500 euros
    Especialidades 2.400 euros
    Projecto de execução 2.500 euros
    Assistência técnica 800 euros

    total: 13.200 euros + IVA

    gostava da opinião de um entendido sobre estes valores... parece-me exagerados.
    Já agora se alguem conhecer algum arq. da zona de lisboa/margem sul, também seria benvindo.

    obrigado desde ja :)

    http://valtores.wordpress.com
  10.  # 11

    Colocado por: valtoresHoje tive o primeiro orçamento de um gabinete de arquitectura, e fiquei surpreendido com o valor (valores SEM iva!)

    Licenciamento 7.500 euros
    Especialidades 2.400 euros
    Projecto de execução 2.500 euros
    Assistência técnica 800 euros

    total: 13.200 euros + IVA

    gostava da opinião de um entendido sobre estes valores... parece-me exagerados.
    Já agora se alguem conhecer algum arq. da zona de lisboa/margem sul, também seria benvindo.

    obrigado desde ja :)

    esta dentro do normal.
    a gente nao deve saber o que e a crise..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  11.  # 12

    Está dentro do normal!??! Uma roubalheira é o que isso é. Procure outro gabinete, esse está a leva-lo por lorpa.
    Concordam com este comentário: jorgand
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  12.  # 13

    Colocado por: asdrubalEstá dentro do normal!??! Uma roubalheira é o que isso é. Procure outro gabinete, esse está a leva-lo por lorpa.
    Concordam com este comentário:jorgand

    nao diga aquí essas coisas ,a gente que nao gosta .
    e um bom preço ,agora e para o arq.
  13.  # 14

    Colocado por: jorgand
    nao diga aquí essas coisas ,a gente que nao gosta .
    e um bom preço ,agora e para o arq.


    na verdade sei de varios arquitectos com preços bem inferiores (entre 6 a 7 mil euros, com iva, e sem projecto de execuçao... mas com P.E. sao mais uns 1000 ou 1500 euros). Ou seja, 9.000 euros com iva faço a festa com varios (pelo que oiço de pessoas que me falaram), e este vai para perto de 15.000, com IVA. Não entendo a discrepância.

    http://valtores.wordpress.com
  14.  # 15

    Colocado por: asdrubalUma roubalheira é o que isso é.

    Roubalheira seria pedir um valor exagerado depois de executar um serviço, neste caso trata-se de um orçamento, logo não está a roubar nada a ninguém.

    Colocado por: asdrubalProcure outro gabinete, esse está a leva-lo por lorpa.

    Lorpa é aquele que pede apenas um orçamento para a execução dos projectos. Mas não me parece que seja isso que o valtores fará. Com certeza que irá pedir mais orçamentos e não será este a fazer o projecto.
    Concordam com este comentário: two-rok, valtores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  15.  # 16

    pode ser muito e também pode ser o certo, tudo depende do que o valtores está a pensar para a sua casa.

    no entanto chamo a atenção para o desfasamento entre o valor da arquitectura e das especialidades, algo não bate certo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, valtores
    Estas pessoas agradeceram este comentário: valtores
  16.  # 17

    Colocado por: marco1pode ser muito e também pode ser o certo, tudo depende do que o valtores está a pensar para a sua casa.

    no entanto chamo a atenção para o desfasamento entre o valor da arquitectura e das especialidades, algo não bate certo.
    Concordam com este comentário:valtores
    Estas pessoas agradeceram este comentário:valtores


    Não faço ideia dos valores habituais para especialidades e licenciamento. Estou habituado a ouvir valores à volta dos 7.000 euros pelo projecto já com as especialidades (e há bem mais baratos, mas nem considero esses). Vou pedir mais orçamentos para ter um termo de comparação em relação a valores e diferentes formas de trabalhar.
  17.  # 18

    Colocado por: valtoresLicenciamento 7.500 euros

    .....!!!! só a arquitectura... sem PE.!!!
    A obra vai ser de uns 600m2 de Area bruta??! ou a obra custar >350.000€

    Eu faço-lhe por metade disso...(sem PE)



    PS: então e o arquitecto que lhe tratou do Pip??
  18.  # 19

    Colocado por: Pedro Barradas
    .....!!!! só a arquitectura... sem PE.!!!
    A obra vai ser de uns 1000m2 de Area bruta??!

    Eu faço-lhe por metade disso tudo...(sem PE)



    PS: então e o arquitecto que lhe tratou do Pip??


    Sim, uma estimativa de 1000 euros/m2, para 160/170m2.
    Quanto ao arquitecto que me tratou do Pip, pedi-lhe também orçamento e estou a aguardar (os valores que me adiantou por alto eram bem mais baixos, mas ainda não tenho orçamento definitivo.. e também não sei ao certo o que inclui. Logo partilho quando souber).
  19.  # 20

    editei.... estou a falar em m2.. e não do valor/m2...
 
0.0527 seg. NEW