Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    Gostaria de pedir a vossa ajuda ( em especial a quem detenha certificação técnica sobre instalações de gás / exaustão e consequentes inspecções)

    O caso é o seguinte:
    Tendo uma cozinha interior ( que possui duas portas, uma de acesso a uma sala e outra de acesso a um corredor), sendo esta cozinha um espaço de acesso ás escadas do sótão.
    Quais as dimensões e preceitos construtivos necessários nesta cozinha, para possibilitar a instalação de um esquentador alimentado a gás de "botija" ( "garrafa baixa de butano").
    Outros dados:
    -No canto da cozinha existe uma furação circular na laje de tecto.
    -Nenhuma das paredes faz fronteira com o exterior.
    - as dimensões em planta são aprox. 8m2.

    1.É permitido mediante alguma solução técnica, efectuar a ligação da saída do esquentador á mesma conduta por cima da placa de fogão? ) sendo esta placa a gás ou eléctrica?
    2.Não colocando exaustor, qual a dimensão mínima que deve apresentar a furação no tecto por cima da placa de fogão?, Acima do telhado esta conduta de evacuação pode/ deve ter um chapéu giratório metálico?

    Muito obrigada pela disponibilidade.
    Aguardo os vossos pareceres.
    Cmps.
  2.  # 2

    Colocado por: tisabelQuais as dimensões e preceitos construtivos necessários nesta cozinha, para possibilitar a instalação de umesquentador alimentado a gás de "botija"

    basta ter uma saída na cobertura\telhado do edifício com dimensão mínima de 150mm de preferência redondo e metálico.

    Colocado por: tisabelAcima do telhado esta conduta de evacuação pode/ deve ter um chapéu giratório metálico?

    se o local não for afectado por ventos muito fortes, não é obrigado, mas também não perde nada em meter uma crista de galo ou mesmo uma girandola.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tisabel
  3.  # 3

    Colocado por: tisabelQuais as dimensões e preceitos construtivos necessários nesta cozinha, para possibilitar a instalação de umesquentador alimentado a gás de "botija"( "garrafa baixa de butano").


    Vou tentar ajudá-la:

    Quando se refere a instalação de gás de botija baixa de butano, deixa de haver quaisquer regras legais para a sua instalação, só existe regras especificas quando se trata de bilhas propano de 45 kgs ou gaz canalizado ou natural

    Agora é deveras importante criar parametros de segurança:

    -Pode instalar a bilha dentro de casa em local de aragem(ventilação) de preferencia, debaixo de um movel ao lado do fogão, não carece de qualquer vistoria ou inspeção.
    -Importante seria instalar a bilha no exterior por questões de ventilação e segurança.
    -Não o podendo fazer uma vez que não tem acesso ao exterior procure um local arejado e de facil acesso.
    -Não deve instalar em que obrigue a ter um percusso longo mais de 1,5/2 ml uma vez que este tipo de gaz butano não tem pressão em relação ao gaz propano ou canalizado.
    -Ao utilizar um redutor com porta mangueira deve ter em atenção a validade da mesma, substituindo dentro da validade a mangueira branca.
    -No atravessamento de paredes deve colocar um tubo como negativo de forma a passar a mesma mangueira livre de qualquer obstáculo.
    -Se possivel faça uma ligação a tubo de cobre de 15mm com torneira de corte para fogão e esquentador e pelo exterior fica com mais segurança a instalação e duradoura.

    Colocado por: tisabel
    1.É permitido mediante alguma solução técnica, efectuar a ligação da saída do esquentador á mesma conduta por cima da placa de fogão? ) sendo esta placa a gás ou eléctrica?
    2.Não colocando exaustor, qual a dimensão mínima que deve apresentar a furação no tecto por cima da placa de fogão?, Acima do telhado esta conduta de evacuação pode/ deve ter um chapéu giratório metálico?


    Se tiver um esquentador antigo pode utilizar uma forquilha para exaustgão do esquentador e fogão.
    -Devido ao fato dos esquentadores modernos terem um dispositivo de segurança por acumulação de gases disparando(apagando) o mesmo durante o funcionamento então deve instalar um tubo de exaustão para o esquentador e outro para o fogão sendo o de esquentador instalado sempre a um nivel de saida(boca) superior ao outro para isto tem que ter um buraco de 20 cm de diametro utilizando dois tubos.
    -Se constatar dificuldade de exaustão ou seja verificar a acumulação de fumos dentro da cozinha então pode instalar uma girandola.

    Atenção:
    -Para sua segurança deve fazer um buraco na parede redondo com 15 cm por debaixo da janela para o exterior colocando uma grelha de ventilação mas sempre na parte de baixo uma vez que o gaz butano sendo menos denso e por consequencia mais pesado, havendo uma fuga, concentra-se na parte de baixo e dai ter necessidade desta ventilação por questões de segurança.

    Não se esqueça que com o gaz não se brinca e dai salvaguardar a sua vida
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tisabel
  4.  # 4

    Boa noite,
    muito obrigada pelos vossos comentários,
    vou tentar apresentar uma imagem ou desenho para que se perceba exactamente a situação, pois eu queria evitar ter que colocar exaustor...e realmente para colocar as botijas fora da cozinha a distância seria sempre superior a 2 metros...

    Atenção:
    -Para sua segurança deve fazer um buraco na parede redondo com 15 cm por debaixo da janela para o exterior colocando uma grelha de ventilação mas sempre na parte de baixo uma vez que o gaz butano sendo menos denso e por consequência mais pesado, havendo uma fuga, concentra-se na parte de baixo e dai ter necessidade desta ventilação por questões de segurança.

    Não se esqueça que com o gaz não se brinca e dai salvaguardar a sua vida


    Referi em cima que a cozinha é interior, que dá acesso por escadas ao sótão e tem 2 portas uma de acesso pelo corredor e outra de acesso a uma sala.
    A questão das grelhas nas portas não é válida certo?? porque estaria a admitir ar por outras divisões e não directamente pelo exterior certo?

    Quando se refere a instalação de gás de botija baixa de butano, deixa de haver quaisquer regras legais para a sua instalação, só existe regras especificas quando se trata de bilhas propano de 45 kgs ou gaz canalizado ou natural


    Tenho conhecimento que não existem inspecções ou obrigações regulamentares para este tipo de gás e instalação, mas por isso mesmo é que quero me precaver porque mesmo assim tenciono pedir uma certificação de como fica tudo ok e sem perigo.
  5.  # 5

    Colocado por: tisabelReferi em cima que a cozinha é interior, que dá acesso por escadas ao sótão e tem 2 portas uma de acesso pelo corredor e outra de acesso a uma sala.
    A questão das grelhas nas portas não é válida certo?? porque estaria a admitir ar por outras divisões e não directamente pelo exterior certo?


    A grelha que refiro está lá escrito é para o exterior nunca em portas ou algo semelhante.

    Colocado por: tisabelTenho conhecimento que não existem inspecções ou obrigações regulamentares para este tipo de gás e instalação, mas por isso mesmo é que quero me precaver porque mesmo assim tenciono pedir uma certificação de como fica tudo ok e sem perigo.


    Exato e por não haver obrigatoriedade de uma inspeção é que fui muito completo na minha descrição, sobretudo o que pesar na sua decisão é a segurança .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tisabel
  6.  # 6


    A grelha que refiro está lá escrito é para o exterior nunca em portas ou algo semelhante.


    então em situações de cozinhas interiores sem paredes para o exterior? o que se faz?
  7.  # 7

    Colocado por: tisabel

    então em situações de cozinhas interiores sem paredes para o exterior? o que se faz?


    Cria-se uma conduta por ex, a atravessar outra divisão criando uma sanca falsa!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tisabel
  8.  # 8

    Neste caso de cozinha interior (algo que creio que o RGEU para casas a partir de 1951 não permite) porque não opta por um cilindro electrico, em vez de esquentador?


    Colocado por: tisabel

    então em situações de cozinhas interiores sem paredes para o exterior? o que se faz?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tisabel
  9.  # 9

    Colocado por: Costa53

    Cria-se uma conduta por ex, a atravessar outra divisão criando uma sanca falsa!


    E isso é viável?? quer dizer.. funciona.. mesmo com mais de 3 m de percurso??
  10.  # 10

    Colocado por: carlosj39Neste caso de cozinha interior (algo que creio que o RGEU para casas a partir de 1951 não permite) porque não opta por um cilindro electrico, em vez de esquentador?


    a edificação é de 61...
    e a ideia do termoacumulador eléctrico tb já foi equacionada, mas para uma habitação com 3 quartos, - 4 pessoas... teria que ter um cilindro de 100-150 litros...
  11.  # 11

    Já reparei que a Tisabel está com muitas dúvidas!

    Não será possivel instalar as bilhas no exterior em vez de gaz butano utiliza as mesmas bilhas pequenas mas de gaz propano com mais pressão e neste caso não tinha qualquer problema, podia ter um comprimento de 3/4mts,fazia então uma instalação em cobre de 15mm. fixado por abraçadeiras ou eventualmente abrir roço, digo eu! Embora aconselho a ficarem dentro duma casota para resguardar do frio!
    Sabe que em temperaturas baixas as bilhas em contato com o exterior perde pressão!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tisabel
  12.  # 12

    anexo um esquema com a disposição da cozinha interior:
  13.  # 13

    Colocado por: tisabelanexo um esquema com a disposição da cozinha interior:


    Na zona do corredor no exterior não tem condições para as colocar e fazer pelo chão uma instalação a cobre.

    Já reparou as dificuldades de transporte até á cozinha, é que agora já não existe distribuidores á porta como antigamente, mandam os clientes carregá-las ás costas até ao local!
  14.  # 14

    Colocado por: tisabela edificação é de 61...
    e a ideia do termoacumulador eléctrico tb já foi equacionada, mas para uma habitação com 3 quartos, - 4 pessoas... teria que ter um cilindro de 100-150 litros...


    É uma solução! Não vamos é criar problemas, vamos mas é encontrar soluções para os seus problemas, a instalação do termocumulador possivelmente não tem capacidade de quadro electrico para sua instalação devido á antiguidade de construção phttp://products.kerakoll.com/catalogo_dett.asp?idp=5407r outro lado obrigava a ter uma placa electrica que iria agravar mais a situação em termos de capacidade eléctrica por outro lado o termocumulador obriga a ter um ponto de esgoto.
    Concordam com este comentário: tisabel
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tisabel
    • eu
    • 25 outubro 2013

     # 15

    Colocado por: tisabele a ideia do termoacumulador eléctrico tb já foi equacionada, mas para uma habitação com 3 quartos, - 4 pessoas... teria que ter um cilindro de 100-150 litros...

    E qual é o problema de ser de 150 litros?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tisabel
  15.  # 16

    Colocado por: Costa53

    É uma solução! Não vamos é criar problemas, vamos mas é encontrar soluções para os seus problemas, a instalação do termocumulador possivelmente não tem capacidade de quadro electrico para sua instalação devido á antiguidade de construção phttp://products.kerakoll.com/catalogo_dett.asp?idp=5407routro lado obrigava a ter uma placa electrica que iria agravar mais a situação em termos de capacidade eléctrica por outro lado o termocumulador obriga a ter um ponto de esgoto.
    Concordam com este comentário:tisabel
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tisabel


    pois... todas essas hipóteses já foram postas mentalmente em acção e todas elas, por muitos prós que apresentem.. têm sempre algum contra e a potência eléctrica é uma condicionante, por isso neste momento já estava a partir para uma solução de só ter gás no esquentador e o fogão e forno serem eléctricos, que mesmo assim já é muito...
  16.  # 17

    Colocado por: eu
    E qual é o problema de ser de 150 litros?


    o diâmetro e peso do aparelho além da potencia elétrica.. são bastante condicionates..
  17.  # 18

    A tisabel ainda não me respondeu á questão de colocar as bilhas no exterior!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tisabel
  18.  # 19

    Costas 53.. enviou-me um link que me vai dar a um produto selante eco... ??
  19.  # 20

    Colocado por: tisabelCostas 53.. enviou-me um link que me vai dar a um produto selante eco... ??


    Esqueça! Apareceu-me isto por mero acaso mas não tem qualquer validade para este tópico.
 
0.0228 seg. NEW