Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos os utilizadores deste forum.

    Gostaria que me ajudassem numa tomada de decisão para a minha casa.

    Situação:

    Habitação geminada com isolamento aceitável com aquecimento a gás e radiadores de parede (aquecimento tradicional).

    A habitação tem cerca de 85-90 elementos, distribuídos por 10 unidades radiadoras.

    Consumo de gás global na época de frio rondará os 500 - 550 Euros, englobando consumo para AQS, num período de +- 4 meses de aquecimento/AQS ao ano. Os restantes meses tem um consumo residual de gás uma vez existir um sistema solar térmico por circulação forçada com acumulação de 300L.

    Objectivo:

    Instalar caldeira de gaseificação a lenha 25kW para aquecimento central e ao mesmo tempo dar apoio ao acumulador de 300L AQS.
    As que vi foi a VIGAS e a ECOMAX da Solius (são idênticas)

    Questões:

    Será necessário a instalação de tanque de inércia? Qual a capacidade recomendada?

    Na situação de ligar a caldeira directamente ao aquecimento e acumulador, nessa situação terá muito impacto na autonomia da Caldeira?

    Têm uma noção do consumo da caldeira numa situação com tanque de inércia e numa situação sem tanque de inércia?

    Eu sei que estas questões são difíceis de serem respondidas pois existem muitas condicionante que irão afetar a autonomia da mesma...

    Pelo que estive a ver, estas caldeiras tem uma autonomia de cerca de 8 a 10 horas, mas não fazem referencia de quanta lenha gastão ou poderá gastar para essa mesma autonomia.

    Alguém tem uma situação real que me possa dar uma ideia?

    Já agora lenha vs pellets, qual a melhor? (esquecendo a situação de que uma tem acendimento automático e a outra tem acendimento manual...)

    Um abraço
  2.  # 2

    Colocado por: mc_oliveiraSerá necessário a instalação de tanque de inércia? Qual a capacidade recomendada?


    Colocado por: ArcadeSegundo os Alemães, as Caldeiras de Gasificação a lenha têm de ter um depósito com uma capacidade de 55 l / kW



    Colocado por: mc_oliveiraInstalar caldeira de gaseificação a lenha 25kW


    logo 25*55= 1375 l
  3.  # 3

    aqui pode ver a recomendação da capacidade dos depósitos de vários fabricantes para determinadas potências:

    Colocado por: ArcadeCaracterísticas Técnicas das Caldeiras do post # 1 no ficheiro em anexo :

    manufacturer
    Model
    Rated output [kW]
    Boiler efficiency [%]
    CO at rated load [mg/m3]
    Dust at rated load [mg/m3]
    CO at partial load [mg/m3]
    required buffer volume [liters]

    Espero que seja útil...

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu
    • SACS
    • 30 outubro 2013

     # 4

    Colocado por: mc_oliveiraBoa tarde a todos os utilizadores deste forum.


    Já agora lenha vs pellets, qual a melhor? (esquecendo a situação de que uma tem acendimento automático e a outra tem acendimento manual...)

    Um abraço


    é relativo, tem vontade de trabalhar e arranja madeira facilmente??? lenha, sem dúvida!
    não reúne nenhuma das coisas ditas anteriormente, pellets!!
    uma das coisas a ter em atenção nas caldeiras de gaseificação a lenha será o fundo da câmara de combustão, evitar ao máximo o fundo em cerâmica porque com o tempo desgastam!(também não sei se existe alternativas)
    • Arcade
    • 31 outubro 2013 editado

     # 5

    Colocado por: mc_oliveiraSerá necessário a instalação de tanque de inércia?


    Acho que é sempre pelo menos das que vi na net... https://forumdacasa.com/discussion/29127/1/caldeiras-a-lenha-de-gasificacao/
  4.  # 6

    Um depósito de inércia no circuito da caldeira é fortemente
    recomendado, de forma a permitir uma acumulação de
    energia térmica no período de reduzida necessidade para
    a fornecer nos momentos de maior necessidade. Assim,
    consegue-se um rendimento cíclico maior e um funcionamento
    em continuo (com modulação) da caldeira sem ter
    de repetir estágios de acendimento, e por conseguinte um
    menor desgaste corrosivo na câmara de combustão provocado
    pela estagnação da lenha e dos produtos da
    gaseificação.

    agora a questão é: quanto custa um depósito de 1500l??
  5.  # 7

    Colocado por: dedaoagora a questão é: quanto custa um depósito de 1500l??
    e é preciso 1500l? 25kw de recuperador da pra muitos metros quadrados de casa, muitos mesmo!!!
  6.  # 8

    Sim mas se aconselham o depósito! que tem a ver com os m2 da casa?

    pergunta legítima :)
    • eu
    • 31 outubro 2013

     # 9

    Colocado por: Sergio Rodriguese é preciso 1500l? 25kw de recuperador da pra muitos metros quadrados de casa, muitos mesmo!!!

    Exatamente. Se a caldeira debitar uma potência equivalente à que é dissipada pelo piso radiante, o depósito de inércia pode ser pequeno. Como se trata de uma caldeira de potência modulante, ainda menor poderá ser esse depósito...
  7.  # 10

    Ah ok... tá percebido. É que não consigo ver bem a vantagem do depósito de inércia se estiver tudo bem dimensionado.
  8.  # 11

    Colocado por: dedaoSim mas se aconselham o depósito! que tem a ver com os m2 da casa?
    voçe tem uma casa com 100m2 e outra com 200m2 acha que a potencia necessaria para aquecer a casa é a mesma? a 100 digamos precisa de um fonte de calor com 10kw e a de 200 uma 20kw ta a perceber a ideia?
  9.  # 12

    Sim mas para isso bastava não se meter uma caldeira com tanta potencia. A caldeira estava sempre a trabalhar na potencia certa.

    A vantagem que vejo é aqui:
    e por conseguinte um
    menor desgaste corrosivo na câmara de combustão provocado
    pela estagnação da lenha e dos produtos da
    gaseificação.
    • Arcade
    • 31 outubro 2013 editado

     # 13

    aqui pode ver a recomendação da capacidade dos depósitos de vários fabricantes para determinadas potências:

    Colocado por: ArcadeCaracterísticas Técnicas das Caldeiras do post # 1 no ficheiro em anexo :

    manufacturer
    Model
    Rated output [kW]
    Boiler efficiency [%]
    CO at rated load [mg/m3]
    Dust at rated load [mg/m3]
    CO at partial load [mg/m3]
    required buffer volume [liters]

    Espero que seja útil...

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:eu


    Então todos estes fabricantes de caldeiras ( e não são poucos ) andam todos errados, em relação à capacidade dos depósitos que recomendam?!... não me parece.
    Estas máquinas não são pra andar a trabalhar aos bocadinhos, fazem 1 queima e toda essa energia acumulada dá em muitos casos pra vários dias.
    Concordam com este comentário: sergyio
    • Arcade
    • 31 outubro 2013 editado

     # 14

    Colocado por: dedaoagora a questão é: quanto custa um depósito de 1500l??

    tem aqui alguns:
    http://profil.fi/index.php?main_page=index&cPath=22_33
    http://profil.fi/index.php?main_page=index&cPath=22
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  10.  # 15

    pois ainda é alguma coisa ( MUITA!!)... isso tudo para melhorar o rendimento?

    eu na minha não tenho... nem tinha lugar para por tal coisa... mas era aconselhado pelo que diz no manual!
 
0.0190 seg. NEW