Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: danobregaQue comparação exagerada

    Nem por isso, na minha aldeia era o barbeiro que arrancava os dentes ;))
    • DM
    • 5 novembro 2013

     # 22

    Boas!

    pelo que me apercebi, e faltam aqui muitos dados, a casa é em alvenaria de pedra e os pavimentos em madeira, certo?
    Quando derrubaram a parede não ficou o vigamento do pavimento à mostra?
    A parede tinha continuidade no piso superior?
    Ao retirarem a parede o pavimento conseguiu acomodar as novas condições mas com deformações elevadas e com um aumento de carga nas paredes que permaneceram como apoio (e sendo de madeira isso depende da direcção do vigamento).
    A colocação da viga não vai alterar essa distribuição de cargas pois foi colocada já com o pavimento deformado, a viga apenas vai suportar as cargas denominadas por sobrecargas, aquelas que nem sempre estão a actuar (o peso prórprio e revestimentos e outras cargas que se mantiveram constantes com a operação), continuam a ser suportadas pelo pavimento, mantendo-se a situação.
    A resolução da situação passa pelo levantamento do problema e intervenção de um engenheiro.
    Por acaso existe aqui outro tópico com uma situação semelhante mas mais a montante, antes de tirarem o apoio do pavimento.

    David Murta
    Concordam com este comentário: Nigas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nigas
    • HMAF
    • 11 novembro 2013

     # 23

    Engenheiro de Estruturas, precisa-se!

    H
  2.  # 24

    Boa tarde,

    Li esta série de mensagens e fiquei sem perceber se a padre que foi demolida era uma parede mestra (de betão) ou era apenas uma parede interior. Mesmo numa casa com 43 anos acho estranho que a placa estivesse suspensa nas paredes de tijolo.

    Se quiser disponibilizar a planta aqui no forum, será mais fácil ajuda-lo!

    Boa sorte
    • DM
    • 14 novembro 2013

     # 25

    Paredes mestras não são só de betão, e há 40 anos atrás era muito comum a designada estrutura em placa, paredes resistentes (mestras) em alvenaria com laje em betão armado...
    • acfc
    • 14 novembro 2013

     # 26

    Colocado por: DMParedes mestras não são só de betão, e há 40 anos atrás era muito comum a designada estrutura em placa, paredes resistentes (mestras) em alvenaria com laje em betão armado...


    exacto. conheço várias casas de boa dimensão que têm apenas um pilar em cada canto...
 
0.0118 seg. NEW