Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Obrigado. Pode por favor esclarecer-me o que são portas "meio-FIO" (imagem)??

    Obgd
    Colocado por: Rui A. B.

    Não sei quais as mais caras, não sei o preço das portas em faia. As minhas, se não estou em erro custaram 200€ as normais e 250€ as meio fio, valores + IVA.
  2.  # 42

    A moradia já irá ter AC.

    A minha ideia seria também aproveitar (uma vez que os posso levar...) os radiadores a água e a caldeira do aquecimento central que tenho no meu apartamento (embora pense que para já o gás natural não será ligado), pedindo igualmente para instalarem já a tubagem nas paredes. Deste modo, a pré-instalação (com alguns radiares já instalados do anterior apartamento) fica feita. Igualmente, uma vez que posso levar a minha caldeira atual, vou pedir para fazerem as ligações da tubagem à caldeira (cozinha)

    P.S: A moradia irá ter painéis solares com "armazenamento " no exterior, junto de painel (termossifão??). Sempre que necessário, a água será aquecida através de eletricidade. Embora para já pense que não haverá ligação ao gás natural, posso desde já pedir para deixarem do sistema preparado para aquecer as águas, seguindo as seguintes prioridades (que penso serem as mais economicas):

    1- Paineis solares;
    2- Gás (GPL ou natural);
    3- Eletricidade


    Obrigado.

    Colocado por: dedaopense bem no aquecimento senão depois arrepende.se.. sé tem lenha meta logo caldeira em vez de recuperador. isso dos radiadores tem de ver se não lhe vão faltar uns tantos dado que as areas devem ser diferentes.
    • PatSil
    • 7 janeiro 2014 editado

     # 43

    Se vai fazer uma canalização nova para os radiadores,faça uma de forma a que possa ser evolutiva no futuro e não uma da forma convencional....poderá no futuro escolher outro tipo de emissores.



    Patricia Silva
  3.  # 44

    Obrigado.

    Que tipo de canalizações evolutivas poderei incluir (sou um pouco leigo nesta matéria) que não seja muito mais cara que canalização "normal"?

    Obrigado

    Colocado por: Dynamic444Se vai fazer uma canalização nova para os radiadores,faça uma de forma a que possa ser evolutiva no futuro e não uma da forma convencional....poderá no futuro escolher outro tipo de emissores.



    Patricia Silva
  4.  # 45

    Os tubos são os mesmos apenas muda a forma de ligação e respectivas válvulas,passa para válvulas bitubo que ficam localizadas na parte inferior dos radiadores quer do lado esquerdo ou do lado direito dos mesmos.

    Pode consultar o catálogo da Giacomini ou de outro fabricante para perceber melhor o tipo de válvulas e de ligação.


    Patricia Silva
  5.  # 46

    É um tipo de ligação que lhe permite uma escolha alargada de emissores....radiadores e até de convectores.

    Se fossem convectores por exemplo,necessitaria de mesmo água no circuito o que representa um menor consumo energético...etc etc etc



    Patricia Silva
  6.  # 47

    Bom dia ,

    Pretendia colocar uma "espécie de claraboia" (tipo placa de de vidro apropriado para o efeito, , apenas para entrada de luz) nos WC's do 1º andar e no closet, uma vez que estas divisões não têm janela para o exterior. As dimensões serão cerca de 1 mt de cumprimento por 0,5 mt de largura). Alguém me poderia auxiliar na indicação de vidros, se possível transparentes, que sejam apropriados para o efeito, ou os mesmo terão de ser "foscos" de modo a impedir o aquecimento em demasia no Verão?

    Obrigado.

    Cmps.
  7.  # 48

    Colocado por: jlmfrObrigado. Pode por favor esclarecer-me o que são portas "meio-FIO" (imagem)??

    Obgd


    Portas "meio fio" são este tipo:
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr
      Meio Fio.jpg
  8.  # 49

    Obrigado.

    Nestes caso, este tipo de portas estão" integradas nas paredes", sem os tradicionais perfis a a contornar o "batente" da porta?

    Obrigado.


    Colocado por: Rui A. B.

    Portas "meio fio" são este tipo:
    Estas pessoas agradeceram este comentário:jlmfr
      Meio Fio.jpg
  9.  # 50

    Nem mais, são portas que ficam à face, normalmente à face de paineis também de madeira.
  10.  # 51

    Bom dia,

    Podem por favor informar-me se a colocação de dos tubos de exaustor e da caldeira a gás (em separado, claro :)) terá de ser quase na vertical ou poderão existir ligeiras "curvas" nos tubos de modo a serem "orientados" para o local correto. Esta minha questão está relacionada com o facto de a cozinha estar mesmo debaixo do quarto do (no 1ºandar), pelo que pretenderia a vossa ajuda/comentário para esta dúvida.

    Igualmente, uma vez que terei AQS com painéis solares ("termossifão" no exterior),será possível "comandar" o sistema para aquecer a água a gás (em vez de eletricidade")? A minha dúvida tem a ver com o facto de nos dias em que chove constantemente (como nos últimos meses) não fica muito dispendioso uma família de 4 pessoas aquecer a àgua a eletricidade (uma vez que há cerca de 2 meses que chove constantemente)?
    •  
      FD
    • 20 janeiro 2014 editado

     # 52

    Colocado por: jlmfrAlguém me poderia auxiliar na indicação de vidros, se possível transparentes, que sejam apropriados para o efeito, ou os mesmo terão de ser "foscos" de modo a impedir o aquecimento em demasia no Verão?

    Pesquise por sun tunnel, sun tube ou light tube: http://en.wikipedia.org/wiki/Light_tube

    Colocado por: jlmfrPodem por favor informar-me se a colocação de dos tubos de exaustor e da caldeira a gás (em separado, claro :)) terá de ser quase na vertical ou poderão existir ligeiras "curvas" nos tubos de modo a serem "orientados" para o local correto. Esta minha questão está relacionada com o facto de a cozinha estar mesmo debaixo do quarto do (no 1ºandar), pelo que pretenderia a vossa ajuda/comentário para esta dúvida.

    Isso é um problema que tem que ser resolvido pelo projectista, não por si!
    Sendo uma casa nova, acho essa coisa de desviar tubos, absurda. Deverá haver espaço e tempo para fazer as coisas como deve ser.

    Colocado por: jlmfrIgualmente, uma vez que terei AQS com painéis solares ("termossifão" no exterior),será possível "comandar" o sistema para aquecer a água a gás (em vez de eletricidade")?A minha dúvida tem a ver com o facto de nos dias em que chove constantemente (como nos últimos meses) não fica muito dispendioso uma família de 4 pessoas aquecer a àgua a eletricidade (uma vez que há cerca de 2 meses que chove constantemente)?

    Mesmo com chuva e céu nublado há radiação solar, não irá precisar de aquecer a água totalmente, apenas irá precisar de subir a temperatura para um nível aceitável para banhos. O que está à procura é de um sistema de backup ou de apoio.
    Tem lido as várias discussões aqui no fórum sobre esse tema?
    Acho que isto já foi respondido inúmeras vezes, por exemplo: https://forumdacasa.com/search/?PostBackAction=Search&Keywords=apoio+solar&Type=Topics&btnSubmit=Pesquisar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr
    • jlmfr
    • 20 janeiro 2014 editado

     # 53

    Obrigado FD pelo seu comentário.

    Colocado por: jlmfrIgualmente, uma vez que terei AQS com painéis solares ("termossifão" no exterior),será possível "comandar" o sistema para aquecer a água a gás (em vez de eletricidade")?A minha dúvida tem a ver com o facto de nos dias em que chove constantemente (como nos últimos meses) não fica muito dispendioso uma família de 4 pessoas aquecer a àgua a eletricidade (uma vez que há cerca de 2 meses que chove constantemente)?
    Mesmo com chuva e céu nublado há radiação solar, não irá precisar de aquecer a água totalmente, apenas irá precisar de subir a temperatura para um nível aceitável para banhos. O que está à procura é de um sistema de backup ou de apoio.


    Neste caso, uma vez que pretendo aproveitar os radiadores e a caldeira do aquecimento central (a gás) do meu apartamento actual (que deixará de ser, uma vez que que não há qualquer mais valia em deixar os mesmos no apartamento), e que terei para já de colocar 1 bilha de gás (no exterior) enquanto não tiver o gás natural, pretendia uma ajuda na melhor maneira de integrar estes sistemas sem muitos custos adicionais, uma vez que a moradia (chave na mão") e já inclui painéis solares com termossifão .

    Tal como referiu, o que pretendo é um sistema de backup tanto ao nível de aquecimento como, principalmente no aquecimento de águas, uma vez que o gasto de eletricidade nos dias de chuva (zona de vila do conde, a cerca de 500 mts da praia) deverá sermais elevado elevado que ter uma solução de backup para aquecer as águas através do gás! Já agora, como é que sistema "poderá" gerir se a água vem do termossifão ou passa pela caldeira a gás, no caso de ser necessário aquecer a água do termossifão (Ex. no inverno)? Teremos de ser nós a gerir manualmente a altura do ano em que queremos água aquecido pelo painel solar ou através do esquentador?

    Obrigado mais uma vez pela ajuda.

    P.S: A minha moradia também terá de origem AC.
  11.  # 54

    Igualmente, de acordo com o que li neste fórum (link acima indicado por FD) poderá ser possível incluir uma espécie:

    "... uma valvula de 3 vias ligada a um termoestato. Este mede a temperatura das agua à saida do deposito e aciona a valvula para a agua ir
    directo para a tubagem, ou a passar pelo esquentador que deve(tem) de ser modulante para aquecer apenas o necessario para completar a temperatura requerida
    .
    Atenção que um esquentador modulante (e não modelante :p ) simples não é a mesma coisa de um solar ( que deve ser modulante sempre).
    O solar tem à entrada uma valvula para fazer bypass, se a agua já vier quente, um modulante apenas varia a o tamanho da chama mas a agua passa sempre por lá, ou seja
    perde calor desnecessariamente!"

    P.S: Copiado do fórum: forumdacasa.com/discussion/15964/3/esquentador-de-condensacao-para-apoio-a-paineis-solares-sim-ou-nao/ ";
  12.  # 55

    Agradeço os vossos comentários. Obrigado.
  13.  # 56

    Bom dia,

    Uma vez que irei colocar 3 "clarabóias" (cerca de 0,75 mt de cump. por 0,45 mt de largura) na cobertura (plana) da moradia, alguém aqui no fórum tem alguma experiência acerca das soluções VELUX para este tipo de coberturas (murete/cúpula / elétrica / manual) : http://www.velux.pt/pt-PT/Documents/Brochures/VELUX%20Nova%20perspectiva%20com%20solucoes%20para%20coberturas%20planas.pdf e http://www.velux.pt/particulares/instalacao_e_uso/catalogos ?

    Pelo menos num caso queria ter a possibilidade de abrir a clarabóia (WC ; Poder igualmente aceder à cobertura mais facilmente).

    Obrigado

    Cumprimentos.
  14.  # 57

    Em anexo, algumas fotos das "clarabóias" (aproxim. 0,75 mt X 0,4 mt) .

    Cpms
      IMG_1737 - Cópia.JPG
  15.  # 58

    Cerca de 2 mts de cumprimento e 0,75mt de largura. Neste caso terá de ser vidro duplo e laminado (?) feito à medida. Poderá ser transparente ou terá de ser fosco? Esta clarabóia está localizada na caixa de escadas da moradia (e a parede está virada a sul; ou seja , a casa tem a orientação NAscente, sul, poente. A norte tem outra moradia - em banda).

    Agradeço comentários.

    Obrigado.
      20140111_173308 - Cópia.jpg
  16.  # 59

    Bom dia.

    Há possibilidade de colocar uma clarabóia com vidro termico e transparente?

    Obrigado
  17.  # 60

    Aconselho vidro duplo. E sim, pode e deve colocar vidro térmico que pode ser transparente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jlmfr
 
0.0551 seg. NEW