Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vivam,

    Tenho de comprar uns disjuntores e deparei-me com uma dúvida. O electricista deu-me a lista considerando disjuntores normais 1P (uma fase) e disse-me que era destes que sempre tinha instalado.

    A verdade, é que após umas leituras, verifiquei que existem outros tipos de disjuntores, porventura talvez mais interessantes, mesmo que mais caros.

    ALguém sabe-me explicar quais as diferenças práticas para uma instalação doméstica e quais é que valem a pena e para onde?

    Obrigado!
    • eu
    • 14 novembro 2013

     # 2

    Numa instalação normal, os disjuntores 1P são suficientes (cortam apenas a fase).

    Os disjuntores 1P + N cortam a fase e o neutro: podem ser úteis no caso de haver passagem de corrente entre o neutro e a terra (situação rara) e o diferencial disparar. Com um destes disjuntores é possível isolar o circuito problemático, com os 1P não é possível.

    Se tiver espaço no quadro elétrico e não se importar de gastar mais dinheiro para ficar com uma instalação elétrica melhor, avance para os P+N.
    Concordam com este comentário: Billnext, HMAF
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Agonçalves
  2.  # 3

    os disjuntores unipolares podem ser de corte simples ou seja terem somente 1 polo de corrente e cortar somente 1 "fase", em habitação ocupam um modulo, ou podem ser 1P+N em que além da fase cortam o neutro mas somente fazem protecção magneto-termica na "fase" e usualmente ocupam também um modulo, e existem também os disjuntores bi-polares que cortam a "fase" e o "neutro" com disparador nos dois pólos e ocupam usualmente 2 módulos,

    em habitação somente se usam os dois primeiros tipos, a escolha por um ou pelo outro depende do habito do tecnico e da vontade do cliente, sendo que numa instalação bem dimensionada e protegida todos os disjuntores deveriam ser com corte de neutro.
    Concordam com este comentário: HMAF, pedromdf, daniel.costa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Agonçalves
  3.  # 4

    MAs há vantagens práticas em utilizar disjuntores 1P+N? Podem exemplificar com algumas situações comuns?
    Há circuitos em que as mais valias do 1p+n sejam mais evidentes (fogão, placa, termoacumulador,...) e em que só nesses sejam utilizados esse tipo de disjuntores?

    Pelo que vi, um disjuntor 1P fica por 2 euros e um 1P+N por 4 euros (Efapel).



    Colocado por: eupodem ser úteis no caso de haver passagem de corrente entre o neutro e a terra (situação rara) e o diferencial disparar


    Mas essa situação só ocorreria por deficiência na entrada da instalação (EDP), creio. Ou poderia acontecer por outro motivo?
  4.  # 5

    Colocado por: AgonçalvesMas essa situação só ocorreria por deficiência na entrada da instalação

    afecta a instalação se for no interior da instalação de utilização, e para esse caso é que os disjuntores devem ser P+N,



    Colocado por: AgonçalvesHá circuitos em que as mais valias do 1p+n sejam mais evidentes

    todas as maquinas e todos os usos exteriores essencialmente,
    • HMAF
    • 15 novembro 2013

     # 6

    Na minha modesta opinião é sempre interessante utilizar disjuntores 1P+N (DPN's) ou mesmo os bipolares conforme o "Jorgealves" indicou!

    Se tiver a possibilidade/disponibilidade financeira não hesite porque fica com os seus aparelhos/electrodoméstico mais bem protegidos!

    O Jorge esclareceu e bem o funcionamento das 3 soluções, com DPN's já fica muito bem servido apesar dos custos duplicarem em relação ao disjuntor normal.

    Atenção também ao poder de corte dos disjuntores! ( 4,5KA / 6KA / 10KA )

    Se precisar de orçamentos da Efapel ou de outras marcas disponha!

    H
  5.  # 7

    Disjuntores simples desde que tenha um geral de 2 fases, protegem-no perfeitamente bem... é um ganho minimalista para o investimento, trabalho e espaço que representa a alteração...

    Claro para alguém que queira preciosismo e não se importe com isso, ganha sempre qualquer coisa... mas não acho que a diferença entre os 25/40A normais de um disjuntor geral de um quadro e os 10A de o disjuntor de um circuito apenas no neutro, façam uma diferença brutal... entenda-se que caso haja um problema no neutro e apesar de o disjuntor do circuito não disparar, o geral vai disparar! ou seja, o circuito vai ser cortado na mesma se houver um problema... simplesmente poderá levar mais uns milésimos de segundo...
  6.  # 8

    Colocado por: jorgealvesafecta a instalação se for no interior da instalação de utilização, e para esse caso é que os disjuntores devem ser P+N,


    Não percebi. Quer dizer que a origem do problema viria do exterior (EDP) mas afectaria o interior da habitação?



    Colocado por: jorgealvestodas as maquinas e todos os usos exteriores essencialmente,


    OK, então os circuitos das tomadas exteriores e das máquinas (com motores ou também os electrodomésticos?) levariam disjuntores 1P+N e os restantes (tomadas genéricas e iluminação interior) disjuntores 1P?

    Os circuitos do termoacumulador e do equipamento electrónico, também é de conveniência que tenham disjuntores 1P+N?

    Obrigado!
  7.  # 9

    Colocado por: HMAFAtenção também ao poder de corte dos disjuntores! ( 4,5KA / 6KA / 10KA )


    Reparei que os básicos da Efapel têm um corte de 4,5 kA, enquanto os das outras marcas até mais reconhecidas só têm 3 kA. Há alguma relevância nisso para uma instalação doméstica?



    Colocado por: GT_racingDisjuntores simples desde que tenha um geral de 2 fases, protegem-no perfeitamente bem... é um ganho minimalista para o investimento, trabalho e espaço que representa a alteração...


    O geral de duas fases é aquele que a própria EDP instala, certo? ESpaço nos quadros há, é só mesmo o custo adicional dos disjuntores.



    Colocado por: GT_racingClaro para alguém que queira preciosismo e não se importe com isso, ganha sempre qualquer coisa... mas não acho que a diferença entre os 25/40A normais de um disjuntor geral de um quadro e os 10A de o disjuntor de um circuito apenas no neutro, façam uma diferença brutal... entenda-se que caso haja um problema no neutro e apesar de o disjuntor do circuito não disparar, o geral vai disparar! ou seja, o circuito vai ser cortado na mesma se houver um problema... simplesmente poderá levar mais uns milésimos de segundo...


    Já agora, utilizar um disjuntor 2P ou dois 1P não é a mesma coisa?
    • HMAF
    • 15 novembro 2013

     # 10

    Colocado por: Agonçalves

    Reparei que os básicos da Efapel têm um corte de 4,5 kA, enquanto os das outras marcas até mais reconhecidas só têm 3 kA. Há alguma relevância nisso para uma instalação doméstica?





    O geral de duas fases é aquele que a própria EDP instala, certo? ESpaço nos quadros há, é só mesmo o custo adicional dos disjuntores.





    Já agora, utilizar um disjuntor 2P ou dois 1P não é a mesma coisa?


    Relativamente a esta história, podemos concluir da seguinte forma:

    Interruptores Diferenciais - fazem o corte/disparo quando existe passagem entre a terra e a fase

    DPN's - fazem o corte/disparo quando existe passagem entre o neutro e a fase

    Disjuntor - fazem o corte/disparo quando existe curto circuito directo entre neutro e fase


    Se existir um curto circuito directo num determinado aparelho, um disjuntor de 1P dispara, no entanto não faz o disparo imediato quando existe sobrecarga no circuito.

    O que eu quero dizer é que um motor/aparelho pode entrar em sobrecarga e queimar, bem como queimar a própria alimentação e só quando acontece o curto circuito é que o disjuntor dispara, no caso de um DPN, ao surgirem perturbações entre neutro e terra, pode dispara o ID ou o DPN, dependendo de qual é mais sensível ao corte!

    Espero ter ajudado.

    H
  8.  # 11

    Eu diria que deve ter um de entrada com 1P + N diferencial, depois os outros podem ser 1P.
    • HMAF
    • 15 novembro 2013

     # 12

    Colocado por: system32Eu diria que deve ter um de entrada com 1P + N diferencial, depois os outros podem ser 1P.


    Depende dos aparelhos que estão instalados na casa!

    Uma banheira de hidromassagem convém ter um DPN a proteger o circuito ... um frigorífico tipo americano também faz sentido!

    Tem tudo a ver com €€€ e se a pessoa está disposta a gastar dinheiro que não é obrigatório!

    Faz lembrar a história de um carro:

    Existem carros de 10K a 15K que são bastante seguros que têm airbags e tudo, no entanto um carro ligeiramente mais caro já oferece outro tipo de segurança!

    Não se pode comparar um "Opel Corsa" com um "Mercedes" só porque podem circular os 2 na Autoestrada e a velocidades de 120Km!

    Peço desculpa pela comparação mas acho que é um bom exemplo!

    H
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LD_PT
  9.  # 13

    Ok, não digo que não deve ter mais alguns Diferenciais para certas aplicações especificas.
    Junto aos seus exemplos: qualquer tomada de WC deve ter um de 30mA


    Colocado por: HMAF

    Depende dos aparelhos que estão instalados na casa!

    Uma banheira de hidromassagem convém ter um DPN a proteger o circuito ... um frigorífico tipo americano também faz sentido!

    Tem tudo a ver com €€€ e se a pessoa está disposta a gastar dinheiro que não é obrigatório!

    Faz lembrar a história de um carro:

    Existem carros de 10K a 15K que são bastante seguros que têm airbags e tudo, no entanto um carro ligeiramente mais caro já oferece outro tipo de segurança!

    Não se pode comparar um "Opel Corsa" com um "Mercedes" só porque podem circular os 2 na Autoestrada e a velocidades de 120Km!

    Peço desculpa pela comparação mas acho que é um bom exemplo!

    H
    Concordam com este comentário: HMAF
  10.  # 14

    Colocado por: system32Ok, não digo que não deve ter mais alguns Diferenciais para certas aplicações especificas.
    Junto aos seus exemplos: qualquer tomada de WC deve ter um de 30mA

    Não é pela diferença de preço que não se dever ter estes cuidados...

    Concordam com este comentário: Agonçalves
  11.  # 15

    Colocado por: HMAFDPN's - fazem o corte/disparo quando existe passagem entre o neutro e a fase

    Disjuntor - fazem o corte/disparo quando existe curto circuito directo entre neutro e fase....
    um disjuntor de 1P dispara, no entanto não faz o disparo imediato quando existe sobrecarga no circuito

    quando não se sabe, o melhor é estar calado,

    em nível de "disparos" ou magneto-termicos, não existe diferenças entre um 1P e 1P+N.
  12.  # 16

    Colocado por: Agonçalvesutilizar um disjuntor 2P ou dois 1P não é a mesma coisa?

    não, não são a mesma coisa e pode ser muito perigosa a confusão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Agonçalves
  13.  # 17

    Colocado por: Agonçalvestêm um corte de 4,5 kA, enquanto os das outras marcas até mais reconhecidas só têm 3 kA. Há alguma relevância nisso para uma instalação doméstica?

    legalmente em ambiente domestico o poder de corte mínimo é de 3KA enquanto que em ambiente não doméstico já é de 6KA,

    em instalações com rectificadores é aconselhado um poder de corte mínimo é de 100KA,
  14.  # 18

    Ora bem, confesso que fiquei um pouco confuso. Para me desconfundir tenho mais algumas questões:

    - O electricista disse-me que não valia a penar aplicar diferenciais individuais em alguns circuitos porque o da entrada (40A, 30mA) faria o mesmo serviço. Isto é assim?

    - Não percebi porque os tais 1P+N disparam quando há passagem entre a fase e o neutro. Não é o normal acontecer isto, ou seja, que a corrente passe entre a fase e o neutro e quando existe um curto-circuito ou uma passagem de corrente acima de determinado valor disparar o disjuntor 1P?

    - Um diferencial disjuntor standard é já 1P+N, certo?

    - Um poder de corte de 3kA é suficiente ou é conveniente ser mais (instalação com 6,9 kVA)?

    Obrigado!
    • eu
    • 16 novembro 2013

     # 19

    Colocado por: Agonçalves- O electricista disse-me que não valia a penar aplicar diferenciais individuais em alguns circuitos porque o da entrada (40A, 30mA) faria o mesmo serviço. Isto é assim?

    Os circuitos de certas zonas (por exemplo os WC) ou aparelhos (por exemplo máquinas que lidam com água) devem ser protegidos por diferenciais independentes, para não correr o risco de o diferencial de entrada disparar (é que quando ele dispara, toda a casa fica sem energia).

    Colocado por: Agonçalves- Não percebi porque os tais 1P+N disparam quando há passagem entre a fase e o neutro

    Mas quem lhe disse isso?

    Colocado por: Agonçalves- Um diferencial disjuntor standard é já 1P+N, certo?

    Sim.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Agonçalves, Interrogativo
  15.  # 20

    Colocado por: AgonçalvesUm diferencial disjuntor standard

    atenção que normalmente o que se tem em casa é INTERRUPTOR diferencial que é muito diferente de um DISJUNTOR diferencial, mas ambos fazem SEMPRE corte de fase e neutro.

    Colocado por: AgonçalvesUm poder de corte de 3kA é suficiente

    para habitacional é o suficiente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Agonçalves, Interrogativo
 
0.0218 seg. NEW