Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Pode, se alguém for dizer qualquer coisa às autoridades, nomeadamente os vizinhos do lado que são aborrecidos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos230886
  2.  # 22

    Colocado por: Carlos230886
    vi um armazém que está todo renovado e pronto a habitar, tem água, luz e tudo o que uma casa precisa.
    Ou se quiser comprar posso comprar e morar sem problemas?
    Obrigado

    Pode, sem qualquer problema. Tanto se pode viver em moradias, como em armazéns, em anexos, em barracas,etc.
    desde que a ocupação seja legítima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos230886
  3.  # 23

    LDR84 o que quer dizer com a ocupação seja legitima? desde que o terreno seja meu?
  4.  # 24

    Colocado por: Carlos230886LDR84 o que quer dizer com a ocupação seja legitima? desde que o terreno seja meu?

    Se for seu a ocupação é legítima. Se fosse arrendado, também. Estava a referir-me a alguns "ocupas", que os há, principalmente em alguns bairros.
  5.  # 25

    É verdade que se um imóvel (legal) não é habitação ninguém o prende por dormir lá. Mas podem mandar demolir tudo aquilo que faz dele uma casa (cozinha, wc, esgotos,...).
    Os esgotos provavelmente não estão ligados a nenhum ramal público e também não devem ter a fossa legalizada... Multas, demolições, etc são possibilidades. Muitas vezes não acontece nada por todos fingem não ver. Mas se alguém embirra pode ter grandes problemas.

    Se tem dinheiro disponível tente encontrar alguma coisa legalizada para habitação. Não é assim tão difícil quando há €.
  6.  # 26

    O terreno têm licença para armazém, a fossa não sei se está legal, mas na zona em questão há casas que não têm o ramal público visto que são aqueles terrenos que foram construídos à anos atrás, mas foi tratado e têm licença de habitação essas casas...
  7.  # 27

    Colocado por: Carlos230886O terreno têm licença para armazém

    Então para o habitar legalmente terá que converter o lote para urbano e de seguida pedir licença de habitação. Depende da zona do país, mas na maioria não é possivel... Mas ninguém o vai impedir de viver num armazém.
  8.  # 28

    Boa tarde a todos. Tenho um problema semelhante, que passo a colocar. Tenho um terreno urbano que tem 2500 m2, mas apenas 750 é de área urbana (com servidões). A área traseira é agro-florestal e ainda RAN. Ora, aplicando o Indice de construção fico com 185 m2 de área de implantação. Se quiser e puder edificar 200 m2, acham que consigo ir buscar o restante à área agro-florestal? A 25 m2 está desenhada uma circular há 25 anos, idade do actual PDM. Que acham desta trapalhada?
  9.  # 29

    * A 25 metros, quase paralelos, está desenhada uma variante (correcção).
  10.  # 30

    Tem uma imagem? Ajuda bastante a compreender.
    Normamente quando existe uma parte de um terreno urbana e outra com servidões, é sempre dada prioridade à construção na parte que não tem servidões. Se for possível construir, claro.

    Colocado por: ginolaBoa tarde a todos. Tenho um problema semelhante, que passo a colocar. Tenho um terreno urbano que tem 2500 m2, mas apenas 750 é de área urbana (com servidões). A área traseira é agro-florestal e ainda RAN. Ora, aplicando o Indice de construção fico com 185 m2 de área de implantação. Se quiser e puder edificar 200 m2, acham que consigo ir buscar o restante à área agro-florestal? A 25 m2 está desenhada uma circular há 25 anos, idade do actual PDM. Que acham desta trapalhada?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ginola
  11.  # 31

    Tenho. O terreno é rectangular e é atravessado pela malha urbana a vermelho. Atrás a Agro florestal, rouba alguns e preciosos mt2...
      19950101_regimes parcelas PDM_destaque.png
  12.  # 32

    O que são os riscos amarelos?
    Qual é o seu terreno, exactamente?

    Não pode ver só com base nesta planta, pode induzi-lo em erro.
    Não consegue conformar o seu projecto aos ditos 185,00m2 que refere poder construir (a ser efectivamente assim)?
    Qual o valor total de investimento estimado?


    Colocado por: ginolaTenho. O terreno é rectangular e é atravessado pela malha urbana a vermelho. Atrás a Agro florestal, rouba alguns e preciosos mt2...
      19950101_regimes parcelas PDM_destaque.png
  13.  # 33

    Os riscos amarelos são a variante nascente que está projectada. O PDM define uma área non aedificandi de 50 mts para cada lado do eixo. Há 25 anos! O terreno é o rectângulo azul acima dessas linhas, tem a malha urbana em forma de V aberto.

    O terreno é da minha mae e primeiro queria adquiri-lo. O problema é ser um pouco estreito, e fica mais estreito... para uma habitação térrea acha que 185 m2 dão? Imaginei uma casa em U. O terreno vai de este para oeste. Posso usar o comprimento...
  14.  # 34

    Os outros riscos azuis dentro do seu terreno sao o que? Construções existentes?
    Então, mas o terreno assim nao fica dentro da zona non aedificandi, pelo menos na parte urbana?
    185 m2 dão para uma casa térrea, claro. Por exemplo, um T4 confortável. Porque é que tem que ser em "U"?

    Colocado por: ADROatelier
    Não consegue conformar o seu projecto aos ditos 185,00m2 que refere poder construir (a ser efectivamente assim)?
    Qual o valor total de investimento estimado?

  15.  # 35

    Colocado por: ginolamaginei uma casa em U
    uma das primeiras coisa a ver é quais os afastamentos exigidos e ver com que fica para poder depois imaginar o que pode ser feito
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ginola
  16.  # 36

    Colocado por: Picareta
    Nada disso...A partir de uma determinada área de terreno (cerca de 5000m2, em casos excepcionais em áreas inferiores, como por exemplo a existência de outras habitações nas redondezas) pode construir uma moradia com uma determinada área máxima, mas não é obrigado a cultivar os terrenos ou a dedicar-se à actividade agrícola. Consulte o regulamento do PDM.
  17.  # 37

    Viva,

    Pegando no que já foi dito anteriormente pelos colegas mantenho uma dúvida sobre a alineas do PDM (neste caso de Braga) sobre a atividade agricola e a exigencia de ser agricultor (deduzo que tenha de estar registado no DGAV?). Isto será mesmo fundamental ou só mesmo informação que não é exisgida pelas camaras?

    No link as condições do PDM para espaços agricolas (está na RAN tambem):

    https://uapt33090-my.sharepoint.com/:i:/g/personal/ruifoliveira_ua_pt/EZo5Q_75UeBNn_2FC249hB8B2i0lxAw8LqJHizowCBqy_Q?e=HT2Vv1" >

    Uma agradecimento antecipado.

    Bem haja
  18.  # 38

    Estou vendendo um terreno em Santarém com 2 hectares que está numa zona totalmente REN e onde não se pode construir nada, mas tem um casebre muito antigo (mais de 70 anos) com 65 m2 onde era um armazém agrícola. Na câmara dizem que pode ser recuperado mas não dão licença de habitação. Será que ainda assim vai dar para morar lá ? Ou seria crime ? Tenho tido muitas pessoas interessadas mas todas fazem essa pergunta e não sei o que lhes responder. Mas suponho que não deve ser proibido porque há pessoas até a morar debaixo da ponte e em barracas e nunca ouvi dizer que isso fosse crime. Já tenho alguém muito interessado mas está dependente da camara aprovar o projeto de recuperação que irão apresentar na próxima semana. E receio que na câmara lixem tudo e me estraguem o negocio
      bvfdddd.PNG
  19.  # 39

    Colocado por: julinhosNa câmara dizem que pode ser recuperado mas não dão licença de habitação. Será que ainda assim vai dar para morar lá ?
    faz a pergunta e dá a resposta no mesmo parágrafo

    um arrumo agrícola não é uma casa
  20.  # 40

    Colocado por: antonylemosum arrumo agrícola não é uma casa


    Isso eu sei, mas quem compra este tipo de terrenos quer transformar a casa em um lugar para morar
    E a questão é se pode morar lá sem ter problemas com a lei
 
0.0242 seg. NEW