Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    hoje fui vitima duma noticia q me deixou em estado de choque !!! meu empreiteiro faliu e disse mo pessoalmente hoje de manha..
    minha casa esta em fase de acabamentos e gracas aos avisos do sr paulo correia tenho cerca de 15 mil euros em caixa , e faltam cerca de 7 ou 8 mil euros de obra por acabar .
    o empreiteiro foi bem claro , passo a citar " vou abandonar a obra! e como daki ate ao final da obra terias q pagar 15 mil euros , assumes o pagamento aos ladrilhadores (cerca de 4 mil euros ) , passeios ( cerca de 3.5 mil euros ) e com os restantes 7.5 mil euros pagas ao serralheiro q fez a cobertura pk ele nao me sai da porta de casa !! e no fim passo te a factura "

    concordei em pagar aos homens q la andam , mas discordei em pagar ao serralheiro pk essa parte eu ja paguei em dezembro .
    ele ficou todo zangado e quase q me batia .

    q voces axam disto tudo ?
    se ele abandona a obra axo q nao tenho nada q pagar calotes do empreiteiro , pk afinal eu ja lhe paguei o telhado no final do ano passado .
    mas tmb tenho medo de perder o gajo de vista e nunca mais ver a factura em minha posse , e com a sorte q ando axo q o fisco me ia cair logo em cima .
    apenas tenho uns papeis assinados pelo empreiteiro onde ele assina por baixo da quantia q eu lhe tinha pago .
    sera q isto prova alguma coisa em tribunal se tiver problemas com ele ?
    sou tao burro , cai na desculpa do " passo te a factura total no fim ".
    • eu
    • 9 fevereiro 2009

     # 2

    Diga adeus à factura.

    Construir casa está cada vez mais perigoso...
    • jma
    • 9 fevereiro 2009

     # 3

    só deve pagar directamente aos ladrilhadores se esse sub-empreiteiro lhe passar factura... see igual para os passeios... quanto ao serralheiro, não percebi bem a história dos 7.5/15 mil euros, mas se as contas estiverem certas, só paga ao serralheiro, com a factura do empreiteiro falido na mão.... boa sorte ;)
  2.  # 4

    Antes de entrar em conflito com o empreiteiro trate já rápidamente de obter juntos dos electricistas e do técnico de gás os respectivos termos para a vistoria final.
    Se ele está falido nada lhe garante que não tenha dividas a estes tb e voçê vais ficar "com o menino nas mãos"
    Não adiante neste momento dinheiro a ninguém.
    Tente que os homens que tem em obra lhe façam o máximo de trabalho possivel sem que voçê se tenha que comprometer com pagamentos seja a quem for.
  3.  # 5

    Ao ler estas coisas dá vontade mesmo é de estar "quietinho" e comprar algo feito... :(
    Boa sorte!
  4.  # 6

    Colocado por: CasaDeCamilominha casa esta em fase de acabamentos e gracas aos avisos do sr paulo correia tenho cerca de 15 mil euros em caixa , e faltam cerca de 7 ou 8 mil euros de obra por acabar .

    Fico muito feliz por se ter precavido, senão a esta hora estaria numa situação muito desconfortável. No fundo é o tipo de comentário que nos faz dar valor ao tempo que aqui passamos.

    Passando a assuntos sérios:
    Faça imediatamente um levantamento fotográfico da obra, compartimento a compartimento, para memória futura. Coloque no centro do compartimento e tire fotografias rodando lentamente de forma a que exista uma sobreposição de 30% em cada uma. No final com um software próprio faça uma panormica, identificando cada compartimentos. Um excelente para isso: http://research.microsoft.com/en-us/um/redmond/groups/ivm/ice.html

    Faça um auto de medição com todos os trabalhos efectuados e quais estão pagos, saiba quem recebeu e quem não recebeu. Ao contrário do que se pensa, se os fornecedores e subempreiteiros provarem que fizeram trabvalhos ou colocaram materiais na sua obra, e não receberam, quem paga é você. è perfeitamente estúpido mas é assim. Quer arrepiar-se? leia isto. porque será?

    Colocado por: CasaDeCamiloapenas tenho uns papeis assinados pelo empreiteiro onde ele assina por baixo da quantia q eu lhe tinha pago . sera q isto prova alguma coisa em tribunal se tiver problemas com ele ?

    Em tribunal isso chega como prova. Já passei por isso noutros tempos e chegou. A questão da evasão fiscal não é para ali chamada

    Colocado por: CasaDeCamilosou tao burro , cai na desculpa do " passo te a factura total no fim ".

    Estou farto de dizer (aqui e em muitos outros locais): Calem-se, vocês falam demais e escrevem de menos.
  5.  # 7

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: CasaDeCamilominha casa esta em fase de acabamentos e gracas aos avisos do sr paulo correia tenho cerca de 15 mil euros em caixa , e faltam cerca de 7 ou 8 mil euros de obra por acabar .

    Fico muito feliz por se ter precavido, senão a esta hora estaria numa situação muito desconfortável. No fundo é o tipo de comentário que nos faz dar valor ao tempo que aqui passamos.

    Passando a assuntos sérios:
    Faça imediatamente um levantamento fotográfico da obra, compartimento a compartimento, para memória futura. Coloque no centro do compartimento e tire fotografias rodando lentamente de forma a que exista uma sobreposição de 30% em cada uma. No final com um software próprio faça uma panormica, identificando cada compartimentos. Um excelente para isso:http://research.microsoft.com/en-us/um/redmond/groups/ivm/ice.html

    Faça um auto de medição com todos os trabalhos efectuados e quais estão pagos, saiba quem recebeu e quem não recebeu. Ao contrário do que se pensa, se os fornecedores e subempreiteiros provarem que fizeram trabvalhos ou colocaram materiais na sua obra, e não receberam, quem paga é você. è perfeitamente estúpido mas é assim. Quer arrepiar-se? leiaisto. porque será?

    Colocado por: CasaDeCamiloapenas tenho uns papeis assinados pelo empreiteiro onde ele assina por baixo da quantia q eu lhe tinha pago . sera q isto prova alguma coisa em tribunal se tiver problemas com ele ?

    Em tribunal isso chega como prova. Já passei por isso noutros tempos e chegou. A questão da evasão fiscal não é para ali chamada

    Colocado por: CasaDeCamilosou tao burro , cai na desculpa do " passo te a factura total no fim ".

    Estou farto de dizer (aqui e em muitos outros locais): Calem-se, vocês falam demais e escrevem de menos.


    obrigado mais uma vez pelos esclarecimentos .
    em relacao as fotos foi a primeira coisa q fiz .
    axo q esta noite ja nao durmo :S devido akilo q me disse em relacao ao termos q pagar calotes do empreiteiro se se provar q ele nao pagou a empregados ou subempreiteiros .
    tem a certeza disso sr paulo ?
    se eu paguei ao empreiteiro , axa justo pagar as mesmas coisas 2x ??

    axa melhor recorrer a um bom advogado enquanto nao recebo mais surpresas ?

    cump
  6.  # 8

    Há uns largos, tipo uns 20 anos, era eu javalo, trabalhei com o meu pai nas obras por conta de um filho da ***** que fugiu e deixou montes de gente entalada.

    Acontece que na obra onde estavamos, o dono da obra para ter a sua casa pronta, teve que pagar duas vezes certos materiais já aplicados (serralharia, electricidade etc), caso contrário os fornecedores iam lá buscar aquilo que não foi pago, ainda por cima numa altura que facturas nem vê-las.

    Como todos eramos colectados e não havia as complicações que há hoje em dia, acabamos por terminar a obra ao homem por conta dele, mas a mesma ficou-lhe bem mais cara, graças a esse trafulha.

    Menos mal.... a obra já está quase pronta e felizmente não lhe deu todo o dinheiro, senão por esta hora estava bem desesperado. Nos dias que correm, isto pode suceder a cada um, cabe a nós estarmos o máximo de alertas possivel, para que possamos perceber se alguma coisa corre mal.

    Boa sorte

    Um abraço

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  7.  # 9

    Colocado por: CasaDeCamilotem a certeza disso sr paulo ?

    Soube disto á pouco tempo, mas um dos meus patrões confirmou-me que o pai teve de pagar e nem sequer era na construção civil. Viu o edital da Câmara de Lagos que lhe deixei? Foi por causa disso que perguntei, na dúvida fazia o mesmo, antes de lhe dar mais algum dinheiro para as mãos. Publicava num jornal nacional com pouca saída ai na terra,a ver se ninguém vê e safa-se da mesma maneira que a câmara.

    Colocado por: CasaDeCamilose eu paguei ao empreiteiro , axa justo pagar as mesmas coisas 2x ??

    Pagar, pagou, mas facturas? Se eu acho justo? Há muito de deixei de pensar em justiças neste pais, dava em doido num instante

    Colocado por: CasaDeCamiloaxa melhor recorrer a um bom advogado enquanto nao recebo mais surpresas ?

    Pois, se calhar não era mal pensado, mas se o deixa mais descansado, pouquíssima gente sabe disto. è mais certo que lá vão e lhe partam ou desmontem o que fizeram.
  8.  # 10

    Olá
    O empreteiro que me fez a estrutura também estava mal de finanças. A muito custo conseguimos que ele acabasse a parte dele pelo preço combinado e que passasse a factura (claro que temos quase a certeza que ele ficou com o dinheiro do IVA, mas nas finanças disseram-nos que isso não era nada connosco). pagámos tudo e aindo todos os extras. Acontece que agora, quase dois anos depois, ainda recebemos cartas de advogados de fornecedores a solicitarem o pagamento de materiais que estão na nossa obra e que não foram pagos (o empreiteiro entretanto fechou a empresa, desapareceu e o rasto que fica é a obra que fez). Um conselho que dou a todos ,que me foi dado pelo advogado e que nos tem valido. Exigir um documento escrito do empreiteiro do género "declaro que nada mais tenho a receber seja a que título for por parte do dono de obra", quando se fazem as contas (senão não há dinheiro para ninguém).Este tipo de documento para já tem dissuadido os fornecedores que no fundo estão desesperados e a atirar o barro à parede para ver se o dono de obra paga.
    Enfim, numa obra que já vai em dois anos... perdemos anos de vida...acho que a construção civil é um mundo para o qual o comum dos mortais que viva do seu trabalho, de forma séria e honesta, não está preparado. È preciso ir vivendo de olhos bem abertos, senão somos esfolados. E vamos aprendendo que temos de estar sempre de pé atrás. Que me desculpem as pessoas que estão ligadas à construção civil que nunca mentiram, nem enganaram...se é que existem! Nem que seja dizer"vou amanhã" e só aparecer passado alguns dias...
    Fiquem bem!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: afsantos, Luis K. W.
  9.  # 11

    Boa noite,

    Vou colocar ainda durante esta semana, um projecto na camara, e venho visitar este forum a algum tempo. As vossas opiniões e comentários têm sido bastante uteis para mim, na escolha da arquitecta e desta fase do projecto. Como tal agora ando de volta de opiniões sobre a construção, e ao ler estes comentários e este tirulo achei que deveria comentar.

    Li em vários locais aqui no forum da casa que gerirmos a nossa própria obra é muito complicado, no que toca a contratar sub empreitadas e materias entre outros, agora face ao que aqui se leu hoje, em caso de falencia do empreiteiro temos os fornecedores á perna e provavelmente teremos de pagar 2x o mesmo serviço eu pergunto, não será mais simples e talvez mais util, contratar com um empreiteiro apenas a construção da casa, e comprando eu próprio os materiais como o ferro, as vigas, o tijolo, a tijoleira, o cimento e as areias e os restantes materias?

    Qual a vantagem e desvantagem???~

    Cumprimentos
  10.  # 12

    Não se esqueça de compra também um bom analgésico para as dores de cabeça.
  11.  # 13

    Está disposto a andar à procura onde ir comprar materiais todos os dias, de manhã e de tarde, e a perder tempo a trocar materias que foram entregues defeituosos e trocados?
  12.  # 14

    Pois é.
    Aconteceu-me a mim, com cerâmicos rectificados da Cinca. È claro que o fornecedor é que foi levantar o material defeituoso à obra e deixar o material em condições. Mas foi uma chatice, pois tevemos que levar uma peça defeituosa à loja, reclamar...blá, blá, blá... e tempo é dinheiro. Por sorte os trolhas não assentaram o material com defeito, mas às vezes, como o material não lhes pertence, nem reparam ou não querem saber e depois do material assente, adeus reclamações na loja!... Pelo menos aqui no Norte é assim
  13.  # 15

    Boa noite,

    Concordo plenamente com as desvantagens aqui colocadas, percebo que pode vir a ser uma dor de cabeça sermos nós a tratar dos materiais, mas como o Sr. Isobral disse, tempo é dinheiro, mas sermos nós a comprar os materiais também poupamos dinheiro certo?

    Depois é obvio que é muito mais simples deixar ser o empreiteiro tratar disso tudo, mas o que aconteceu nos comentários aqui colocados é que depois se o empreiteiro falir somos nós os responsáveis pelo pagamento ao fornecedor que o empreiteiro deveria ter pago com o dinheiro que lhe demos e não pagou.

    A minha duvida é, já que minha opinião aparentemente é bastante complicada de gerir, e eu concordo com isso, o que podemos nós fazer de modo a que o problema do empreiteiro fali, não venham os fornecedores baterem-nos á porta?

    Cumprimentos
  14.  # 16

    Carslberg, com um nick desses até dá gosto falar consigo :)

    Vamos ao que interessa, comprando você os materiais, quase decerteza absoluta os vai comprar mais caros que um "vulgo" empreiteiro, visto os mesmos terem grandes descontos, pela enorme quantidade de material que compram.

    Tomar as rédias de uma empreitada nesses moldes é algo que requere 100% da sua atenção diária, será que tem tempo para isso, não pense que 1 hora por dia é suficiente. No meu caso, sou eu que na realidade acompanho/fiscalizo a obra, mas foi uma solução chave na mão, apenas tenho de me preocupar com os pormenores de construção e como trabalho por turnos tenho grande disponibilidade horária para estar presente na obra.

    A questão do empreiteiro falir e os fornecedores irem-lhe bater à porta... pois é sempre um risco, mas o conselho que lhe dou é que tente fazer uma seleção criteriosa dos empreiteiros, cuidado com os adiantamentos, combine pagamentos curtos e descriminados, pagos somente após a conclusão dos trabalhos e obtenha sempre a respectiva factura detalhada com os trabalhos descriminados ao qual essa factura é referente. Creio que com este mecanismo, mesmo que alguém lhe venha tentar "arrancar" as suas portas, se tiver um comprovativo de que isso foi já pago (ao empreiteiro), não sei até que ponto eles as poderão "remover"... penso eu de quê!

    Um abraço e boa empreitada

    Filipe

    http://montedochafariz.blogspot.com/
  15.  # 17

    mas sermos nós a comprar os materiais também poupamos dinheiro certo


    Errado.

    mas o que aconteceu nos comentários aqui colocados é que depois se o empreiteiro falir somos nós os responsáveis pelo pagamento ao fornecedor que o empreiteiro deveria ter pago com o dinheiro que lhe demos e não pagou


    No meu entender, quebrou uma regra fundamental na escolha do empreiteiro. Valores adiantados? É para excluir todos os que pedem isso. Se pedem adiantado, é porque andam a adiar o fechar portas...

    Mas confesso, que é um risco que está presente todos os dias na minha cabeça....


    Coisas da Casa
  16.  # 18

    Cada cabeça sua sentença!!

    EU, no meu caso preferi e ainda não me arrependi de ser eu a comprar os materiais, Ok, tenho bons contactos; tenho um amigo que é o responsável das compras de uma grande empresa de construção no nosso país e, tenho conseguido ter practicamente os mesmos preços... com pelo menos 30 dias para pagar! Pelas contas que fiz inicialmente, ao ser eu a comprar os materiais vou poupar em relação a orçamentos que tive de "chave na mão", 50 a 60 mil euros. Para mim é uma grande diferença!! E, como trabalho por conta própria, lá vou desdobrando o meu tempo para procurar materiais.

    Hoje é a vez de ir ver preços de material eléctrico

    Cuptos
  17.  # 19

    Hoje já não é dificil a maioria dos particulares terem acesso a descontos na ordem dos 25 a 30% de desconto.
    O grande problema é que nunca contabilizamos o nosso tempo gasto na procura e selecção desses materiais.
    Depois tb temos que saber com que profissionais contamos para a aplicação desses materiais.
    Já vi mto boa gente a ter gastos de 20% acima do normal para desperdiçios e cortes.
    Tb á aquela situação que é:
    Amanhã preciso de começar a assentar cerâmicos e lá vamos nós a correr para os por na obra qd ao outro dia nos dizem afinal não vamos começar hoje por isto ou por aquilo...
  18.  # 20

    O problema é que às vezes há quem se meta a comprar materiais sem a mínima ideia de quantidades e não estuda o mercado, depois acaba por gastar mais e dá a ideia errada que não compensa.
    Pois eu, particular, em materiais de acabamentos consegui descontos de 25%, onde os havia desde os 10%. É preciso é procurar e saber onde procurar. Claro que tem outros incovenientes inerentes, como o tempo que se dispende. Mas não acho que seja mal gasto, pois somos nós a escolher aquilo que gostamos e que será para uma vida.
 
0.0240 seg. NEW