Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    viva,

    pretendia a vossa opinião sobre como climatizar a minha casa, pois o frio tem apertado e como tal ando a pensar sem soluções.

    a casa é uma moradia de 2 pisos + cave.
    cada piso tem 50m2, no rc tem wc,sala,quarto e cozinha e no 1º piso tem 50m2 com 2 quartos e wc.

    à noite (22h-23h) estão uns 14º no RC e no 1º andar uns 13º. Na cave não sei, mas está bem mais quentinho do que cá em cima :)

    durante o dia, ao fds, abrimos as janelas da sala no RC e no 1º andar de um quarto onde dá o sol ate às 15h+- e a temperatura neste momento na sala é de 15º.

    na sala tenho um emissor seco de pedra natural steatite de 2000w, que geralmente ligo por volta das 21º e às 22h a temperatura da sala à noite passa dos 14º ate 17º que considero agradável.

    contudo, o problema é quando saímos da sala e vamos pros quartos do 1º andar, onde estão os 12º-13º e presumo que durante a noite ainda baixe abaixo desses valores.

    mais alguns dados:
    - casa de 1957 remodelada em 2006, só tem parede dupla de um lado da casa a que corresponde a uma das paredes dos quartos de cima
    - caixilharias de 2006 tb, não tem vidro duplo, não sinto frio a entrar por elas como sentia noutra casa, mas não sei avaliar a eficiência térmica das mesmas
    - mudei-me no inicio do mês e não sei se a casa no verão será muito quente ou não...
    - não tenho acesso ao sótão, mas acredito que não tenha isolamento

    por serem mais eficientes, ou seja por ex por 1000w gastos aquecem 2000w, ando a pensar numa solução de AC para ambos os pisos.
    tb já pensei em comprar placas para isolar a casa por dentro e por fora, mas sou totalmente leigo e nem sei por onde começar.

    que fariam vocês?

    obrigado!
  2.  # 2

    Colocado por: thekillerptna sala tenho um emissor seco de pedra natural steatite de 2000w, que geralmente ligo por volta das 21º e às 22h a temperatura da sala à noite passa dos 14º ate 17º que considero agradável.


    Troque esse aquecedor eléctrico a que chama emissor térmico por um termo-ventilador eléctrico tambem de 2.000 watts (até pode ser chinês) e vai ter a sala muito mais quente e mais depressa

    Colocado por: thekillerpttb já pensei em comprar placas para isolar a casa por dentro e por fora, mas sou totalmente leigo e nem sei por onde começar.


    Eu começava por isolar os tectos pelo interior, e o AC pode ser uma boa solução se na sua zona o AC funciona bem durante a noite, pois o rendimento depende muito do tipo de AC e a temperatura de ar no exterior. Aqui no Algarve o AC é uma maravilha !
  3.  # 3

    tb tenho um termo ventilador, mas está no quarto das miúdas.

    e que material devo usar para isolar os tectos ? e é fácil de aplicar?

    obg!
  4.  # 4

    Colocado por: thekillerpttb tenho um termo ventilador, mas está no quarto das miúdas.


    Já comparou com o outro que tem na sala ? é só mudar de sitio :-)

    O isolamento pode ser por exemplo em poliestireno extrudido

    Aqui neste forum tem uma discussão sobre o assunto com fotos e tudo, tente encontrar
  5.  # 5

    o tipo de calor imitado por ambos é diferente, tal como a rapidez de aquecer como disse muito bem anteriormente.

    ok,obg! vou procurar.

    em relação ao sótão, será que retirando as telhas consigo ter acesso ? (pergunta de quem não percebe nada..) e colocar lã ou outro tipo de isolamento ?
  6.  # 6

    Colocado por: thekillerptem relação ao sótão, será que retirando as telhas consigo ter acesso ? (pergunta de quem não percebe nada..) e colocar lã ou outro tipo de isolamento ?


    Se tiver uma laje em alvenaria de nada serve tirar as telhas, mas se nada tiver tem acesso pelas telhas. A melhor maneira de tirar duvidas é retirar uma telha para ver.

    Mas pode fazer uma abertura numa parede e à posteriori colocar uma porta ou não tem uma parede com acesso por um terraço ?

    Mas esse isolamento por cima de pouco serve (Na minha opinião) Pois só actua depois de aquecer a laje e isso custa muita energia ..
  7.  # 7

    não tenho acesso ao sótão :(

    entretanto, nos últimos dias, parece que tenho tido mto humidade dentro de casa,
    ontem na WC e num dos quartos superiores as pedras mármores das janelas estavam já a pingar para a parede,
    no outro quarto superior a janela também tem bastante condensação, mas não chega à pedra, esse lado da casa é virado para nascente e o outro é oposto.

    o que me incomoda é que num desses quartos dormem as miúdas e tenho receio que a humidade seja prejudicial.

    já li aqui que o ideal é arejar, mas durante o dia não posso deixar janelas abertas por uma questão de segurança e depois disso o quarto fica um gelo para elas..
    outra é aquecer, que é o que tenho feito, termoventilador ligado umas horas e o quarto fica mais quentinho mas parece que a humidade fica lá, hoje tento com o desumidificador

    a minha questão é ,
    em termos de isolamento é possível fazer alguma coisa para baixar humidade interior e aumentar a temperatura ? (no inverno! :) )

    posso isolar por fora ou por dentro, por fora já me disseram que poderia montar umas placas que depois de futuro pouparia em tinta já que não precisaria de pintar tanta x a casa, será?
  8.  # 8

    Olá, pelos vistos moramos no mesmo bairro.

    Adoro a zona mas de facto as casas são frias de inverno e quentes de verão.

    Uma vez que ainda estamos em fase de restauro não temos a situação resolvida, para jé temos utilizado aquecedores a óleo mas já deixámos tudo preparado para o ar condicionado, pois resolve o problema do calor e do frio e já há uns bastantes económicos em termos de consumo.

    Com respeito á humidade o único sinal que temos são as janelas a "suar", agora as paredes e os tectos não têm qualquer humidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: thekillerpt
  9.  # 9

    bom, tenho usado o desumidificador sempre que preciso, nestas ultimas 2 semanas tive que liga-lo 2 dias no quarto das miúdas.

    já me passou pela cabeça desconfiar ter uma telha partida , mas quando chove a humidade ate parece descer fora e dentro da casa o problema das janelas e paredes húmidas desaparece.

    arejar não funciona, já tentei deixar janelas abertas com as portas das divisões fechadas (por causa dos gatos) mas a humidade não desaparece.

    alguém conhece bons especialistas em isolamento na zona de lisboa que me possam ver a casa e ajudar?

    obrigado!
  10.  # 10

    Companheiro. Eu tinha as temperaturas e o problema semelhante nas janelas e paredes, ate escorria, mudei a caixilharia. Isolei os tectos do piso superior e meti tecto falso, alias ainda estou a por, quanto ao aquecimento optei por recuperador de calor, em 2011 cheguei no desespero a comprar um AC para o quarto pois chegava a 10°, agora a conversa é outra, ja nem o ligo, meu amigo mãos a obra e poe-te a ler os topicos e faça vc mesmo, bom começo pose ver o que estou fazendo em minha casa.. tenho um topico sobre como isolei tudo com os ensinamentoa dos mestres deste excelente forum.. abraço e nao desista..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: thekillerpt
  11.  # 11

    Se a casa não tem isolamento no telhado, comece jà por aì, porque como o calor sobe,vai-se embora pelo telhado.
    Se ele tem barrotes aplique tiras da largura dos entrevalos, de lã de vidro ou de rocha. Existe no comércio tiras de vàrias larguras com beiras salientes para poder agrafar nos barrotes; Depois por baixo pode aplicar placas inteiras de gesso mais poliestireno extrudido, ou mesmo sò placas de almate fixadas nos barrotes, se o sotão não é habitado. A espessura total do isolamento deve ser no mìnimo, de 15 cm. E nada impede que isole também os tectos, neste caso com placas de gesso com isalante, (tecto falso isolado). Quanto às paredes molhadas, é em geral porque não tém isolamento suficiente,e produzem condensação com o aquécimento. Pode isolà-las por dentro com placas, mas diminui um pouco o espaço.
  12.  # 12

    Colocado por: thekillerptem termos de isolamento é possível fazer alguma coisa para baixar humidade interior e aumentar a temperatura


    Ao contrario do que se pensa, isolar uma casa não resolve o problema da humidade na totalidade.

    Um vidro duplo não retira a humidade ! O vidro simples ou uma parede mal isolada isso sim é que tira a humidade ... Pois a humidade ao escorrer pelo vidro e paredes condensa tal como no desumidificador !

    O problema é que uma casa mal isolada é fria e fica feio uma parede ou vidro a escorrer agua.

    Para tirar a humidade só há uma maneira, arejar a casa . Meter ar novo em casa ! E evitar que a humidade dos banhos colocando um ventilador a retirar o vapor dos banhos em vez de abrir a janela que em vez de retirar o vapor faz com que o vapor se espalhe pela casa.

    Se uma casa for aquecida fica menos húmida, mas penso que para isso o calor tem que evaporar para algum lado .

    A melhor maneira é isolar por dentro como fez o Flaviano e se não tem recuperador, com uma casa bem isolada o desumidificador funciona melhor !

    Colocado por: thekillerptpor fora já me disseram que poderia montar umas placas que depois de futuro pouparia em tinta já que não precisaria de pintar tanta x a casa, será?


    Disseram isso ? Não acredite ! Se for mal feito ainda vai ter que pintar mais !

    Se for bem feito com massas boas, se for de cor clara ainda lá vai mas ao fim de uns tempos vai sempre ter que pintar, pelo menos é o que eu vejo perto de mim .

    No entanto no seu caso pode ser melhor e mais barato isolar por fora.

    Por dentro tem a vantagem de isolar só onde é mais urgente e de ficar com quartos que aquecem mais rapidamente pois a parede não rouba o calor.

    Existem também placas de pladur já com isolamento que pode colar nas paredes exteriores e varia outras soluções
  13.  # 13

    Colocado por: Anonimo16062021Jorge,troqueu la isso por miúdos,se possível


    ele queria dizer VMC, era disto que precisa para as humidades.....

    SR thekillerpt, instale um VMC e está resolvido
  14.  # 14

    Colocado por: ins.Brunoele queria dizer VMC, era disto que precisa para as humidades....


    Boa ... Alguém entendeu !

    Só com arejamento ou ventilação se retira a humidade.

    Se quem faz uma casa soubesse o que é bom fazia sempre com VMC ! É assim que se faz lá fora!

    Agora eu já sabia que os Homens do isolamento não iam gostar do que eu disse :-)

    Caro Anonimo16062021 diga-nos lá aqui para as gente que ninguém nos houve ... Com é que tiram a humidade das casas na ALemanha ? è com capotto ou ventilação ? è com vidros duplos ou com ventilação ?

    Colocado por: Anonimo16062021Jorge,troqueu la isso por miúdos,se possível..


    É simples ... Aprende-se no liceu !

    Sabe como o que é humidade !

    Como funciona um desumidificador ? Usando um sistema de ventilação que obriga a passa o ar por uns tubos frios a agua fria, com o choque térmico a agua presente no ar condensa e a humidade baixa !

    Hora se tiver um vidro em contacto com uma zona fria faz precisamente o mesmo efeito e de borla !

    Vamos imaginar que uma daquelas pessoas que gostam de pensar e fazer obra, cria uma caixa exterior em vidro na parte de fora de um quarto e como um ventilador obriga o ar a passar por essa caixa ( quer um desenho ? )

    É óbvio que a humidade do ar baixa e é retirada... Essa caixa tem uns furos para a humidade sair para o exterior !

    Agora é evidente que arrefece a casa, mas que tira a humidade tira !

    Um bom sistema pode por exemplo retirar a humidade entre as 8 e 10 da noite, depois disso era fechado e deixava de perder calor ... Se a humidade for retirada e não estiver a entrar pela WC fica com um sistema arcaico mas que funciona.

    Agora o mais prático é um janela de vidro simples, e aqueçer o quarto para retirar humidade, Depois disso podemos fechar a Janela interior de vidro duplo para o calor se manter na casa.

    Anonimo16062021 , está a topar ?

    Uma boa caixalharia teria que ter duas janelas um com vidro simples para receber o calor durante o dia e retirar o a humidade à noite. Depois uma interior de vidro duplo para selar todas as perdas de calor.

    A caixa em vidro que eu referir, pode ser usada durante o dia, se fixar exposta ao Sol, aí o vapor do ara interior sairá por cima e até pode aproveitar para fazer agua destilada para usar no ferro de engomar.

    A vantagem desses sistema "solar" é que não tem perdas de energia durante a noite !

    É este sistema que eu espero um dia ter em casa .

    Imagine um sistema de VMC solar, durante o dia, como recuperador de calor durante a a noite e outras fontes de energia !

    Olhe que na Net já há muita coisa dessas ...

    Vá digam lá ponto por ponto onde não concordam comigo !

    Ps.

    Uma coisa podem ter a certeza ! Se a humidade ficar num vidro baixa no ar !

    Até se usam vidros simples para retirar agua doce do mar !
  15.  # 15

    Colocado por: Anonimo16062021Com "capotto" e ventilação,com vidros duplos e ventilação..


    Por causa de tentarem convencer convencer que isolando bem uma casa ficamos com boa qualidade do ar é que muitas pessoas têm casas bem isoladas e cheias de humidade, embora não se veja nas paredes e vidros.

    Ao dizer que tira o humidade com capotto e ventilação está a induzir as pessoas em erro . e não está a ser correcto .

    O capotto serve para isolar e a ventilação para renovar o ar. São coisa totalmente diferentes.

    Por alguma razão temos hoje em Portugal o novo regulamento da qualidade do ar !
    Concordam com este comentário: jcaiado
  16.  # 16

    Colocado por: Anonimo16062021Não Jorge,é que o problema,ou defeito (seu) que escreve demasiado,diz e o mesmo tempo contradiz,e no final eu fico sempre a perceber o mesmo..


    Sim, tem razão ... É um defeito meu, assumo !

    Tentar explicar tudo ao mesmo tempo, como neste caso .... falar do sol etc... Nem todos percebem, nem todos entendem, mas há que fique com " a pulga atraz da orelha" e vá investigar !

    Faça o mesmo, investigue ...

    http://www.solar-designs-inc.com/solar_wall.htm

    http://www.scgh.com/featured/indoor-heating-by-a-concrete-wall/

    Há centenas de sites sobre o assunto !
  17.  # 17

    Já nos estamos a entender ...

    Colocado por: Anonimo16062021Onde foi que eu disse o contrario?


    Voçê não disse, mas são muitos por cá que enganam as pessoas colocando apenas isolamento e não são apenas profissionais dos isolamentos... São muitos os autores dos projectos que nem sabem o que é arejar uma casa...

    Estamos em Portugal...

    Ainda a dias em vi em duas WC juntas uma saída como mandam as regras de 120 mm, fui espreitar era o mesmo tubo que comunicava entre as duas WC que depois tinha dois tubinhos a descer com 40 mm cada, (esse tudo usado como manga no pex) dava a volta e is para cima... Segundo o construtor chegava a sobrava ... No resto da casa não tem entradas de ar e muito menos VMC ....

    Mas a lei hoje é clara neste aspecto e obriga a ventilar ...
    Sabe o que me disse o eng. de obra... Que tinha a casa muito bem isolada ...

    Burros há em todo o lado, eu sei, mas na Alemanha cumprem as regras porque se não as cumprirem não se livram dos processos...

    Mas aqui fazer a mer** e ficam a rir !

    Ps.

    Lá estou eu outra vez a falar de mais .... :-)
  18.  # 18

    obrigado desde já a todos pelos comentários,

    no andar de cima, principalmente na parte virada a norte onde as coisas são piores e onde está a wc mais usada e um quarto das miúdas, limpei há semanas o teto que apresentava pequenas manchas pretas e desde então não voltei a ver humidade no teto. tínhamos o habito de deixar um estendal com roupa a secar no 1º psio e agora mudamo-lo para a sala no RC para o lado sul da sala e neste momento ate estou a usar uma peq máquina de secar roupa para me livrar da roupa que teima em não secar com este tempo.

    acredito que esta roupa prejudica-se e cria-se mais humidade dentro de casa, tb comecei a fechar mais as janelas e desistir da ideia de ventilar, é que parece-me que o ar lá fora tem mais humidade do que o cá dentro.. nestes últimos 2 dias esteve um nevoeiro brutal na rua.

    apercebi-me de uma coisa engraçada, no andar de baixo tenho portadas de alumínio. tendo as janelas de alumínio todas fechadas e uma portada aberta de forma a apanhar apenas uma das janelas de correr, o lado que está aberto fica todo cheio de condensação enquanto que o lado que tem a portada fechada fica sequinho, será que as portadas ajudam na humidade ? elas tem vários buracos e com os estores isto já não acontece, ou seja, o vidro fica todo por igual com condensação.

    infelizmente, hoje vi que ate as almofadas das miúdas têm pequenos manchas pretas da humidade :(
  19.  # 19

    bom, finalmente tenho 1 contacto de uma pessoa que trabalha com isolamentos a quem vou pedir um orçamento e opinião de como tentar melhorar este problema.

    se conhecerem mais alguém da área, ou seja, que possa ver a casa (arredores de Lisboa, a 5mn da expo) e o problema e dar opinião e orçamento sobre isso.

    a minha ideia é perceber se há forma de isolar o telhado e telhas e se há lá algum problema ou não

    depois no interior ainda vou tentar fazer o mesmo que o Flaviano

    obrigado!
  20.  # 20

    Companheiro. Ja tenho tudo pronto e o resultado é fantastico, espero que assim continue por muitos anitos..
    Que instalação de ventilação que nada, instale é a ventilação a partir do Recuperador de calor, 1000%ja...
 
0.0315 seg. NEW