Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 101

    Colocado por: fsilva106o ideal então seria 100w e 300 ohm??


    Sim essa dá de certeza, pois tem mais registençia.

    Se o motor chegar a uma velocidade muito baixa pode marcar o botão para não reduzir ao minimo... è esse teste que eu não me recordo.

    O ideal seria uma registençia para por exemplo o ventilador ir dos 50% a 100 % que diz 50% diz menos.

    Não serve fazer as contas pois a ideia não é reduzir muito a velocidade do motor mas sim reduzir o barulho ao mínimo sem que o ventilador pare. E isso só testando
    • eu
    • 17 fevereiro 2014

     # 102

    Colocado por: Jorge Santos - FaroPorque diz isso ? Expelique lá porque é um mau conselho ?

    -Porque a resistência vai consumir uma quantidade muito grande de energia, e libertá-la sob a forma de calor.
    -Porque a resistência tem que ser dimensionada de acordo com cada carga (em termos de valor de resistência e potência a dissipar).

    Nunca pensou porque é que se usam transformadores (ou fontes comutadas) nas fontes de alimentação em vez de resistências?
    • eu
    • 17 fevereiro 2014

     # 103

    Colocado por: Jorge Santos - FaroVoçê sabe alguma coisa de electrónica ?

    Se eu fosse engenheiro de eletrónica, isso dava mais crédito à minha opinião?
  2.  # 104

    Colocado por: euSe eu fosse engenheiro de eletrónica, isso dava mais crédito à minha opinião?


    Nem pensar !

    Saber electrónica é uma coisa ser eng. de electrónica é outra ! Quem sabe repara maquinas e tem montes de trabalho mas a maioria dá dá aulas e faz projectos !

    Mas tudo depende de onde tirou o curso...

    Ninguem pode saber o que não aprende... Uma amiga minha tirou esse curso e nem sabia usar o multímetro... Outro amigo meu não sabia fazer o esquema da ligação de uma lampeda florescente ...

    Mas há malta que sabe... sim mas aprendeu à sua costa e nesses casos o curso ajuda !

    Colocado por: euNunca pensou porque é que se usam transformadores (ou fontes comutadas) nas fontes de alimentação em vez de resistências?


    Usam ? Onde nos recuperadores ? nem pensar Os recuperadores na sua maioria usam registençias ...

    Colocado por: eu-Porque a resistência vai consumir uma quantidade muito grande de energia, e libertá-la sob a forma de calor.


    Por isso é que a registençia é em porcelana ... E se aqueçe qual é o problema ? ajuda a aquecer a casa !

    E sim eu também uso transformadores ... Mas arranja aí algum variável ? O que se arranja com façilidade é de 220/110 e não dá para todos os motores Sabia ?

    Mas arranja lá ai uma maneira viável de reduzir a velocidade do ventilador sem fazer ruido de indução .. Olhe que os fabricantes não conseguem reduzir o ruído... Só de uma marca já tirei uma série de peças porque fazia ruido....

    É a esses que deve ensinara como se faz (Hergom, Bronpi ) posso dar o seu contacto ? Estou a falar a sério ... Mas tem que ser viavel (Qualiadade/custo)

    Quando eu tiver tempo logo coloco aqui umas fotos do que costumo jogar fora

    Entretanto verifique o que vem com os recuperadores (Normais) que se vendem ao milhares .
    • eu
    • 18 fevereiro 2014

     # 105

    Colocado por: Jorge Santos - FaroSaber electrónica é uma coisa ser eng. de electrónica é outra ! Quem sabe repara maquinas e tem montes de trabalho mas a maioria dá dá aulas e faz projectos !

    Portanto, deduzo que a eletrónica avançada que se vê cada vez mais em todo o lado é desenvolvida por curiosos que aprenderam à sua custa, e não por engenheiros. Esses estão todos a dar aulas e nem sabem usar um multímetro...

    Colocado por: Jorge Santos - FaroUsam ? Onde nos recuperadores ? nem pensar Os recuperadores na sua maioria usam registençias ...

    Se usam, fazem mal... é uma técnica rudimentar e gastadora de energia.

    Colocado por: Jorge Santos - FaroPor isso é que a registençia é em porcelana ... E se aqueçe qual é o problema ? ajuda a aquecer a casa !

    A ideia é aquecer a casa com o recuperador e não com uma resistência elétrica. Para isso, mais valia usar um aquecedor a óleo...

    Colocado por: Jorge Santos - FaroMas arranja lá ai uma maneira viável de reduzir a velocidade do ventilador sem fazer ruido de indução .

    Concerteza: basta usar motores DC e controladores PWM. Se quiseres saber mais: http://pt.wikipedia.org/wiki/Modula%C3%A7%C3%A3o_por_largura_de_pulso

    Em motores AC também existem técnicas eficientes, mas é mais complicado: http://en.wikipedia.org/wiki/Variable-frequency_drive

    Colocado por: Jorge Santos - FaroEntretanto verifique o que vem com os recuperadores (Normais) que se vendem ao milhares .

    Acredito que sim: é uma técnica barata e afinal não são os fabricantes que vão pagar a conta da eletricidade...
  3.  # 106

    Bem já chega, não!! :-), ...Eu como disse no meu tópico, instalei um dimer de candeeiro para redução da velocidade do insuflador superir de 600m3, quanto ao ruido?, este não chateia, pois o dimer está dentro do roupeiro como demonstro na foto, ainda não fiz acabamento nenhum nestes lados pois somente o farei no fim do inverno,,
    Abraço.
      IMG_20140218_101919.jpg
  4.  # 107

    Colocado por: euEm motores AC também existem técnicas eficientes, mas é mais complicado:http://en.wikipedia.org/wiki/Variable-frequency_drive


    Complicado ? Isto é complicado ? Ainda a duas horas tive a inaugurar um destes !



    Voçê quer-me ensinar a como se controlam motores ?

    O barulho da indução não se ouve em todo o tipo de ventiladores sabia ? Não está na Wikipédia ! E eu já estou na fase de falta de paciência para ensinar !

    Colocado por: euAcredito que sim: é uma técnica barata e afinal não são os fabricantes que vão pagar a conta da eletricidade...


    Uma registençia custa 6 € a peça acima custa 150 €

    Os Clientes é que escolhem o que querem
    Mas não me venha dizer que o ventilador de 22 watts com uma registençia gasta mais ... São ninharias ! Se tem duvidas faça as medições !

    Vamos lá ver se no entendemos !

    A peça para regular um ventilador de 800 m/3 mais cara que eu já testei custa 170 € e o ventilador a rodar devagar fez um barulho "fino" que ninguém gosta !

    Com uma registençia de 10 € consigo rodar a ventilador a velocidade que eu quiser sem ouvir o ruído de indução...

    Agora estou-me nas tintas para a sua opinião ou a de outros ...

    Eu dei a minha dica quem tiver pinta para testar que o faça, quem quiser fazer melhor que lhe pergunte a si como fazer.

    Diga à malta qual é a peça que reduz a velocidade nesses ventiladores de 500 ou 800 m/3 Não venha apenas dar lições de electrónica .


    Colocado por: euPortanto, deduzo que a eletrónica avançada que se vê cada vez mais em todo o lado é desenvolvida por curiosos que aprenderam à sua custa


    Avançada ? eu falo de reparar uma porcaria de um televisor, uma placa electrónica de AC, de um automovel, de uma maquina de pellets, um computador, uma maquina hospitalar etc...

    Hoje temos engenheiros trocadores de peças... Ou que dão "formação" para trocarmos uma peça....

    Sabe porquê ? Porque quase ninguém as sabe reparar... Nem ás fabricas lhes interessa !
  5.  # 108

    eu
    Portanto, deduzo que a eletrónica avançada que se vê cada vez mais em todo o lado é desenvolvida por curiosos que aprenderam à sua custa, e não por engenheiros. Esses estão todos a dar aulas e nem sabem usar um multímetro...


    Jorge Santos - Faro
    (...) Hoje temos engenheiros trocadores de peças... Ou que dão "formação" para trocarmos uma peça....

    Para amenizar a discussão e porque me estou a dirigir a dois excelentes técnicos (chacun à son métier) nós, os que estamos de fora, sabemos que é assim; gostamos das vossas sugestões e dos vossos conselhos. Aprendemos com todos e, no caso presente, seguimos com muita atenção qualquer um dos dois. Portanto, vamos introduzir aqui uma anedota, mais ou menos a propósito: um técnico, especializado em computadores, foi chamado para reparar uma avaria num computador do »Chief Executive Officer« (CEO), de uma conhecida multinacional. Feita a reparação, foi-lhe perguntado qual era o problema e qual a importância a pagar pelo arranjo. Ao que o técnico respondeu:- era um problema num parafuso e são mil euros. O CEO achou muito caro e comentou com o técnico:- O quê?!! Mil euros só para substituir um parafuso?!! Queremos uma factura detalhada do conserto do computador, sff. - Está bem, disse o profissional. E passou a factura descritiva do arranjo:

    Substituição de parafuso em computador ---- 1,00€
    Saber qual era o parafuso para trocar ------ 999,00€

    Total --------------------------------------------1. 000.00,€

    O nosso »Chief Executive Officer« não tugiu, nem mugiu: olhou para o técnico e disse:- aqui está o seu dinheiro. Tem razão: O mais difícil é descobrir qual é o parafuso certo!

    Moral da história: um e outro sabem como fazer o trabalho. Os dois são bons técnicos e ambos têm razão... ponto! E da discussão nasce a luz.
    Nota: não houve intenção de desvirtuar o tema. Foi apenas para confirmar que estamos atentos às vossas propostas e ensinamentos.
    cumprimentos e boa noite.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu
  6.  # 109

    À uns anos no IST um bom professor contava como por vezes as conclusões de alguns estudos são erradas...

    Porque partem de pressupostos errados ...

    A conclusão era que "uma pulga sem patas não ouve"

    A historia que ele contava era esta...

    O investigador colocou uma pulga numa mesma... Bateu na mesa e a pulga saltou...

    Depois tirou-lhe algumas patas... Voltou a bater na mesa e a pulga voltou a saltar!

    De seguida arrancou as patas todas da pulga colocou-a de novo em cima da mesa, voltou a bater a a pulga já não saltou !

    Conclusão do investigador ! Um pulga sem patas não ouve ! A prova disso é que deixou de ouvir o barulho pois já não salta!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues
  7.  # 110

    finalmente após varias tentativas já tenho o termostato digital a funcionar
    Concordam com este comentário: Flaviano742
      13.jpg
  8.  # 111

    E vá esgalhar lume...
  9.  # 112

    Amigo, então como vai isso?!
  10.  # 113

    Não há grandes novidades, continua a queimar lenha e a aquecer como manda a lei
    só tem um senão, quando está no máximo faz um pouco de barulho, mas de resto, impecável
  11.  # 114

    o meu também fazia o tal barulho, era pq tinha o corpo encostado na parede e também pq a saida era muito pequena para o caudal, isso causa turbulencia. tem de aumentar o diametro dos tubos..
  12.  # 115

    O meu recuperador de calor, entre o recuperador, e a parede da lareira tem um material, que nao sei distinguir entre la de vidro, ou la de rocha. Ja estava assim quando comprei o apartamento, é motivo para me preocupar?
  13.  # 116

    Aplicada no recuperador ou na parede da lareira?
  14.  # 117

    Esta aplicada entre o recuperador e a parede da lareira.
  15.  # 118

    Deixo aqui foto de como esta.
      IMG_20151227_085755 (1)2.jpg
  16.  # 119

    Após alguns anos reabro este tópico porque decidimos trocar o recuperador de calor por outro mais eficiente.
    A nossa escolha recaiu pelo o ADF Vista 80.

    ainda pensamos em colocar um sistema de radiadores com recuperador com caldeira, mas como não temos pre-instalação e com todas a obras que teriamos que fazer decidimos manter um recuperador a ar.

    Fotos:
    Desmontagem do recuperador antigo
      15.jpg
  17.  # 120

    hotte já sem recuperador
      24.jpg
 
0.0361 seg. NEW