Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Se tanto já se falou sobre escolhas de recuperador de calor ...

    Informação que já analisei com cuidado:
    - Diversos tópicos neste forum, relevante exemplo aspectos-a-ter-em-conta
    - Sitio das lareiras, com destaque para Perguntas mais frequentes sobre instalações novas

    ... continuo ainda com muitas dúvidas para escolher um recuperador, a instalar na casa dos meus pais.

    Passo então a expor o contexto da minha procura.

    1. Casa localizada em Trás-os-Montes e Alto Douro, numa aldeia inserida em plena montanha.
      - Altitude: 950 m;
      - Muito vento e frio.

    2. Ano 2000, data de construção da casa.
      - De inicio a cozinha tinha uma lareira aberta, mal executada, cuja chaminé permitia o retorno do fumo;
      - Aquecimento central por radiadores. aquecidos por caldeira a gasóleo;
      - Isolamento térmico da casa bastante fraco: assim que desligamos a fonte de calor, casa arrefece num ápice;
      - Desde que o preço do gasóleo disparou deixamos de aquecer os quartos, funcionando a caldeira a gasóleo apenas para água quente.

    3. Ano 2008, depois de muito fumo na cozinha e frio nos quartos
      - Substituição de lareira aberta por fogão de cozinha;
      - Fogão convence: permite cozinhar, assar no forno, aquecer água quente e aquecer radiadores;
      - Mãe muito satisfeita;
      - Pai reconhece que fogão até é porreiro mas fica muito, muito mesmo, saudoso da lareira aberta.

    4. Novembro 2013
      - Peça interna do fogão de cozinha solta-se ("enferrujou até apodrecer") e estamos à espera de reparação há mais de um mês;
      - Frio do caraças;
      - Pai, eternamente saudoso, aspira pela velha e fumarenta lareira;
      - De facto, a chama visível faz falta, é uma companhia e dá um aconchego único a uma casa Portuguesa..



    Se fosse uma construção de raiz, e dado o requisito da chama à vista, a solução de aquecimento passaria definitivamente por recuperador de calor (a água ou ar, logo se via) no centro da casa...
    ... mas como não é, procuro uma solução que faça sentido nas actuais circunstâncias e não numa situação ideal.

    Assim, pensei num recuperador de calor, na sala, com ampla visibilidade da chama, com dupla funcionalidade:
    - Fonte de aquecimento adicional/alternativa;
    - Dar alma à casa.

    Ponto de partida:
    - Tendo a possibilidade de acender o fogão e o recuperador em simultâneo, não quero ficar obrigado a isso, pelo que pretendo distribuição de ar quente para dois quartos e cozinha.

    Requisitos técnicos do recuperador/instalação:

    1. Ventilação forçada de ar exterior, com insuflador no exterior;

    2. Carter;

    3. Combustão de ar exterior: Desejável mas não vinculativo;

    4. Ampla visibilidade da chama, idealmente com vidros laterais;

    5. Rendimento aceitável;

    6. Material/Qualidade de construção aceitável.



    Eventuais condicionantes na instalação:
    - Frigorífico da cozinha, a paredes meias com o local pretendido da instalação do recuperador;
    - Para levar o ar quente para os quartos, terei de passar a tubagem pelo chão da cozinha;
    - Parede onde pretendo instalar o recuperador tem apenas 2.30 m de largura (Ver fotografia do local de instalação, no post seguinte).

    Condicionantes de compra:
    - Não há muita ma$$a disponível..
    - Com o dinheiro disponível se houver uma solução com qualidade final aceitável é para seguir em frente; caso contrário prefiro esperar até poder fazer alguma coisa bem feita.

    Pedido de ajuda em concreto:
    - Perante o cenário apresentado, que marca e modelo me aconselham?
  2.  # 2

    Local Pretedido de Instalação
      Local Pretedido de Instalacao.JPG
  3.  # 3

    uma salamandra?
  4.  # 4

    Colocado por: Sergio Rodriguesuma salamandra?


    É uma hipótese. Simples de instalar e calor imediato.

    Mas para já, não estou a considerar essa solução por ficar sem a possibilidade de levar calor para os quartos nem conseguir a renovação de ar interior com a insuflação de ar exterior...
  5.  # 5

    Colocado por: JoseBlinoNovembro 2013
    - Peça interna do fogão de cozinha solta-se ("enferrujou até apodrecer") e estamos à espera de reparação há mais de um mês;


    Bem, como esta escolha não está fácil... e como o vendedor não se dignou a resolver o problema ou sequer dizer alguma coisa, vou eu tentar compor o fogão. Criei um tópico dedicado a este assunto.
  6.  # 6

    Um mês volvido e a ideia amadureceu entretanto.

    A instalação será feita por mim, com a vossa ajuda claro está :) Honra seja feita, se não fosse este fórum e o sitiodaslareiras não me poderia aventurar a fazê-lo eu.

    O recuperador já não será instalado na sala, mas antes, na cozinha. O fogão avariado, é para compor quando houver tempo mas já não será instalado novamente na casa.

    A casa, térrea, é pequena. Tem 100m2 no RC e temos o sótão aproveitado.

    O recuperador será instalado na cozinha que tem 23 m2.
    É na cozinha que passamos a maior parte do tempo.

    Pretendemos levar ar quente para os dois quartos da casa, 15 m2 cada e para a sala 36m2. A condução de ar quente deverá poder ser ajustada facilmente. Por exemplo, deverá ser possível direccionar todo o ar quente para a sala e nenhum para os quartos e vice-versa. Para este efeito pensei em colocar borboletas no inicio de cada uma das condutas de ar quente.

    Depois de muita pesquisa, não ficando indiferente ao repto de comprar o que é nosso, e tendo lido tão bem sobre a nova série Vista da ADF, estou praticamente convencido de que será a melhor opção.

    Entre várias, há ainda uma dúvida que sobressai. Que tamanho, dos 3 tamanhos disponíveis, escolher? Instalados, ainda só vi o Vista 80, no vídeo do sitiodaslareiras.
    Gostava de ver fotografias de instalações do novo Vista 70.

    Estou inclinado para o Vista 70, porque o nosso perfil de utilização é ter o recuperador aceso o dia todo. E será o dia todo, com pouca lenha, motivo pelo qual, me parece acertado escolher o modelo mais pequeno.


    Que me dizem?
  7.  # 7

    Qual é a disposiçao da sala quanto a cozinha? Se for lado a lado ficava interessante um dupla face, assim poderia manobrar a lenha tanto na sala quanto na Cozinha.. abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  8.  # 8

    A sala até tem uma parede em comum com a cozinha mas tendo em conta a disposição das portas e janelas não dá. É pena, porque gostava muito dessa solução.

    O novo local escolhido, na cozinha, implica já o fecho de uma porta na cozinha, para ficarmos com uma parede disponível só para o recuperador.

    Em anexo, coloco planta da casa onde assinalo o local da referida porta e do local pretendido para instalação do recuperador
      Planta Casa - RC - Top - Com Anotações.jpg
  9.  # 9

    não ponderou a hipotese de salamandra? era muito mais facil de instalar e para uma casa terrea de 100m2 aquecia a casa toda,
    de qualquer das maneiras se tiver mesmo decido pelo recuperador cá estamos para ajudar no que for preciso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  10.  # 10

    Colocado por: fsilva106não ponderou a hipotese de salamandra? era muito mais facil de instalar e para uma casa terrea de 100m2 aquecia a casa toda,


    Não está completamente fora de hipótese... teria de ser uma salamandra ventilada, que existem, com possibilidade de admissão de ar exterior, que existem, mas tenho receio de ficar com uma diferença muito grande de temperatura, entre a cozinha e restantes divisões.

    Com o recuperador, sempre distribuía melhor o ar quente.
    No esquema em anexo, podem-se ver os locais previstos para as saídas de ar quente.
      Planta Casa - RC - Top - Com Anotações2.jpg
  11.  # 11

    Como diz o flaviano era óptimo um dupla face entre cozinha e a sala.
    Depois só faltava as saídas para os quartos.
    Ali naquele canto cozinha sala escadas não dava ?
  12.  # 12

    Colocado por: fsilva106
    1. Ali naquele canto cozinha sala escadas não dava ?


    Dar, dava, mas tinha que refazer a cozinha toda, por causa da actual disposição da mobília, electrodomésticos, afins.
    Ficava mesmo altamente e é com pena que digo que "não vai dar".

    Neste momento, o local está decidido. O que já é um avanço ter esse assunto decidido.
    Outra decisão, é que o recuperador será a ar.

    Falta agora decidir pelo equipamento, que pelo que li aqui no fórum, no tópico que criaram acerca da serie Vista, estou para ai inclinado, faltando decidir o tamanho.


    Colocado por: JoseBlinoEstou inclinado para o Vista 70, porque o nosso perfil de utilização é ter o recuperador aceso o dia todo. E será o dia todo, com pouca lenha, motivo pelo qual, me parece acertado escolher o modelo mais pequeno.

    Com base no que referi anteriormente, estou então inclinado para o Recuperador Vista 70. Gostava de saber se alguém já o instalou em casa, esse modelo em concreto.
    Nenhum dos agentes da ADF na minha zona têm esse modelo em exposição, pelo que não dá para inspeccionar ao vivo...

    O meu receio é que uma vez no local, chegue à conclusão que afinal é pequeno, que só cabe lenha muito pequena...
  13.  # 13

    Um recuperador perto de um exaustor está sempre sujeito a depressões a a saída de fumo, mas se ao usar o exautor abrir uma fresta da janela tudo bem !
    No seu caso como a sala comunica com a cozinha ia acontecer o mesmo.

    Como ao abrir a porta da sala fica ligada à cozinhas, não precisa de levar ar quente para a sala atravez de condutas de ar, pois é muito mais rápido e eficiente directamente pois em 5 minutos o ar quente vai parar à sala .

    Assim e de modo a esconder as condutas na zona da escada faço-lhe esta sugestão para distribuição do ar quente:

    planta

    Do recuperador saiem dois tubos de 120 mm que ligam a um Y de 150 mm (entradas a 120 e saida a 150) uma conduta de 150 mm de alumínio corrugado leva o ar até ao 1º quarto, depois segue para o outro com um tubo de 120 mm
    Depois enrola cortiça de 5 mm e pode forrar com madeira ou "pladur" .

    Se quiser usar tubo à vista use spiro .



    Se não gostar pode sempre fazer um tecto falso na zona da escada

    Ps.

    Note que as condutas têm que ficar abaixo da vigas, por isso antes de iniciar as obras deve verificar onde estão as vigas, pois pode necessitar mudar o local da furação.

    O vista 70 não parece que tem espaço suficiente para a lenha, e o forte é o baixo consumo, por isso tem espaço mais que suficiente !

    Para esse efeito não vou dizer que esse recuperador é o que mais aqueçe, mas é o suficiente para o seu caso... Pode optar por outras marcas ou modelos maiores que aqueçem mais mas á custa de maiores consumos.

    O que dá mais rendimento num recuperador é usar durante muito tempo com pouca lenha (A suficiente) do que usar pouco tempo com muita lenha.

    O vidro fica sempre limpo porque o fogo queima a fuligem, Um vidro transparente e limpo deixa passar muito mais calor do que um vidro escuro ou sujo !

    Se for voçê e instalar qualquer firma lhe venderá mais barato essa ou outra marca, em especial se não tiver deslocações à obra. Mas deve comprar onde lhe saibam tirar as duvidas !

    O melhor mesmo é começar a colocar as condutas de ar e depois com calma decidir o resto !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  14.  # 14

    Reviravolta no sentido de voo.

    A decisão estava tomada, ADF Vista 70, parafraseando alguém que percebe da poda, "O vista 70 é uma maquina a aquecer, não gasta lenha a montes com os outros e pode ficar ligado de um dia para o outro, é sem duvida o melhor do mercado e não me refiro apenas ao mercado nacional"

    Já nos descontos... só faltava mesmo mandar vir... e eis que os meus pais, cismaram que afinal ... recuperador de calor a água!
  15.  # 15

    Colocado por: JoseBlinoe eis que os meus pais, cismaram que afinal ... recuperador de calor a água!


    E pode ser uma boa solução se pretenderem fazer um uso mais prolongado do recuperador.

    É um sistema mais lento mas o ideal para casas grandes pois o ar não se propaga tão bem como a agua !

    No Algarve em que a utilização é mais pontual eu aconselhava um recuperador a ar, mas aí no norte onde fazem mais horas de frio a musica é outra.

    Agora a casa com esse tamanho será que vale a pena a agua ? talvez e ai a escolha é grande e há muitas marcas !

    Mesmo assim pode usar o recuperador para meter algum ar novo em casa.

    É começar já a pedir por aí uns orçamentos ! Senão qualquer dia passa o inverno .

    A grande vantagem dos sistemas a agua é poderem ser usados em conjunto com outro sistema alternativo ! Bomba, de calor, caldeira a pellest, gasoleo, gás, solar e acho que chega :-)

    Que material foi usado na instalação dos radiadores ? Tem espessura suficiente nos tubos principais ? 25 mm ?

    Vai colocar um deposito de inercia ?
  16.  # 16

    Colocado por: Jorge Santos - FaroE pode ser uma boa solução se pretenderem fazer um uso mais prolongado do recuperador.

    A questão foi já termos instalados os radiadores, utilizados anteriormente com o fogão e termos também cilindro para AQS, sendo que a decisão foi efectivamente devido a ficarmos sem AQS num sistema a ar.


    Colocado por: Jorge Santos - Faromas aí no norte onde fazem mais horas de frio a musica é outra

    Sim, muito diferente. Ainda para mais a minha aldeia é em plena montanha, já com 950m altitude.

    Colocado por: Jorge Santos - FaroMesmo assim pode usar o recuperador para meter algum ar novo em casa.

    Sim, estive a ver a instalação no forista leiria.



    Colocado por: Jorge Santos - FaroQue material foi usado na instalação dos radiadores ? Tem espessura suficiente nos tubos principais? 25 mm ?

    Tenho que medir mas acho que foi 22 mm tubo distribuição, 15 mm radiadores. E pensava que era o corrente e suficiente...



    Colocado por: Jorge Santos - Faro
    1. Vai colocar um deposito de inercia ?

    O que é um depósito de inercia?
    Tenho um cilindro 200 LT para AQS. Mas não é o cilindro ou é?



    Colocado por: Jorge Santos - FaroAgora a casa com esse tamanho será que vale a pena a agua ? talvez e ai a escolha é grande e há muitas marcas !

    A casa tem o sótão aproveitado, onde temos 2 quartos e um wc.
    No total, temos 86 elementos distribuídos por 9 radiadores.

    Pelo informação que recolhi, para esta carga, quanto mais pequeno o recuperador melhor.
    Os € não abundam mas também só queria comprar uma vez que "quem veste de fraco pano, veste duas vezes no ano" pelo que não indo ao topo de gama quero um produto já com alguma qualidade.
    Gostava que fosse uma marca Portuguesa e estou inclinado para o ADF Calida 70 mas estou aberto a sugestões...
  17.  # 17

    Escolha feita e aquisição efectuada.

    Recuperador de Calor Romotop, modelo KV6.6.2 TV.

    Chegou já a casa e está agora à espera de instalação.

    No dia da entrega do recuperador eu não estava em casa.
    Aqui está o recuperador, conforme o encontrei quando cheguei a casa, com o gato a fazer a segurança do equipamento. Afinal é também parte interessada :)

    edit: faltava fotografia.
      DSC02843.JPG
  18.  # 18

    Fez uma boa opção.
    Vá colocando fotos da sua instalação.
  19.  # 19

    Um boa embalagem só pode resguardar um bom recuperador !

    Não se vai arrepender, pois para o se caso é uma óptima compra !

    Vai ter que atenção com a entrada de ar exterior que está por baixo ... Tem que ter algum cuidado ao fazer o apoios ...

    Até breve !
  20.  # 20

    já fez a instalação?
 
0.0265 seg. NEW