Iniciar sessão ou registar-se
    • 1976
    • 13 dezembro 2013

     # 1

    Boas,
    qual a melhor forma de esconder as tubagens de aquecimento central em casas sem pré-instalação? Isto sem ter que abrir roços nas paredes todas, rematar tudo e pintar a casa toda.... E sem meter calhas de plástico, tipo escritório sem instalação de rede...
    Junto ao tecto, com uma caixa de pladur em volta e fazendo apenas roço no prumo dos irradiadores?
    Se arranjar tijoleira igual à que tenho (coisa que duvido) fazer os roços pelo chão é viável?
    Alguma ideias?
    Gracias!
  1.  # 2

    1ª ideia - fazer um roço por trás do rodapé, tapar e voltar a colocar rodapé
    2ª ideia - se for uma vivenda colocar os tubos por fora !!!!
    • 1976
    • 13 dezembro 2013 editado

     # 3

    boas fsilva,
    o problema do roço por detrás do rodapé são as portas... tinha que roçar à volta das ombreiras... :/
    é apartamento... :(

    obrigado pelas ideias. :) venham mais!
  2.  # 4

    Que tipo de instalação vai usar,tubos,acessórios,radiadores etc etc



    Patricia silva
    • 1976
    • 13 dezembro 2013

     # 5

    a ideia que tenho -e estou aberto todo tipo de sugestões- é recuperador a lenha ou salamandra a pelletes, tubagens em cobre para irradiadores de parede em todas as divisões, excepto wc, onde tenho ideia de colocar toalheiros radiantes hidráulicos.
    mas estou receptivo a sugestões
    • PatSil
    • 13 dezembro 2013 editado

     # 6

    Colocado por: 1976a ideia que tenho -e estou aberto todo tipo de sugestões- é recuperador a lenha ou salamandra a pelletes, tubagens em cobre para irradiadores de parede em todas as divisões, excepto wc, onde tenho ideia de colocar toalheiros radiantes hidráulicos.
    mas estou receptivo a sugestões


    http://www.ivt-rohr.de/fileadmin/Medien/PDFs/IVT_Sockelheizung-6-Seiter_121219_eng_Screen.pdf

    É uma hipótese..


    Patrícia Silva
    • PatSil
    • 13 dezembro 2013 editado

     # 7

    Não gosto muito do cobre embebido nas paredes.





    Patricia silva
    • 1976
    • 13 dezembro 2013

     # 8

    esse irradiadores substituem o rodapé? ou ficam acima dele?
    quanto ao cobre, porquê?

    obrigado!
  3.  # 9

    Como quiser,pode ainda usar alguma imaginação.

    Sobre o cobre,tinha de ser um sistema de qualidade e de cravar,e mesmo assim ia depender de várias coisas..



    Patricia silva
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 1976, pensador
    • 1976
    • 13 dezembro 2013

     # 10

    ok, cobre será então para esquecer. muitas variáveis levam a muitos riscos.
    no sistema do rodapé, o tubo é à face da parede e leva uma 'capa' por cima, certo? para contornar portas e pilares há alguma técnica ou solução especial neste tipo de instalação?
  4.  # 11

    Em relação ao cobre,é apenas uma opinião,muitas pessoas usam e irão com certeza ter outra opinião.
    Veja melhor o link..



    Patricia Silva
  5.  # 12

    Bom dia.

    Estou a pensar em instalar uma salamandra a pelleets para aquecimento central na minha casa. O problema é que não tenho pré instalação. A casa tem dois pisos e uma garagem . Será possível efectuar a pré instalação? Tenho de raiz um recuperador de calor na sala embutido numa parede falsa em que o tubo de exaustão passa por lá e pelo 1º andar (por um quarto).
    Será que me podiam dar algumas ideias ou contactos de que me pudesse executar essa pré instalação.
    Obrigado
  6.  # 13

    Colocado por: soniacristBom dia.

    Estou a pensar em instalar uma salamandra a pelleets para aquecimento central na minha casa. O problema é que não tenho pré instalação. A casa tem dois pisos e uma garagem . Será possível efectuar a pré instalação? Tenho de raiz um recuperador de calor na sala embutido numa parede falsa em que o tubo de exaustão passa por lá e pelo 1º andar (por um quarto).
    Será que me podiam dar algumas ideias ou contactos de que me pudesse executar essa pré instalação.
    Obrigado


    Já resolveu o seu problema?

    Cumprimentos
  7.  # 14

    Colocado por: R_Santos

    Já resolveu o seu problema?

    Cumprimentos
    quase 5 anos depois já deve estar de certeza
    •  
      aacc
    • 5 janeiro 2019

     # 15

    .
    Concordam com este comentário: jorgealves
      Pádeouro.jpg
  8.  # 16

    Bem já que isto foi desenterrado vou aproveitar.

    Tenho uma casa com 20anos mas não levou nenhuma pre instalação para aquecimento central. Seria para aquecer cerca de 200m2 na zona de Santarém.
    Como vou colocar tecto falso em todas as divisões estou a ponderar que hipóteses é que tenho. A meu ver só me restam 2 opções:

    1) colocar ar condicionados e além de aquecimento conseguiria também arrefecimento mas não gosto muito da sensação de calor produzida pelos ar condicioados além que esteticamente acho as unidades interiores feias e as exteriores então nem se fala, mas parece-me ser a solução mais simples de implementar.

    2) colocar recuperador calor água a lenha e embora também esteticamente não goste dos radiadores não tem unidade exterior e não faz barulho. O problema é que os radiadores não podem ficar no tecto e teria que fazer rasgos nas paredes até aos radiadores. Qual a profundidade que esses rasgos teriam que ter? Os tubos de electricidade que estão nas paredes costuma estar a que profundidade?

    O que aconselham ?
  9.  # 17

    Uma coisa destas por ex https://youtu.be/kZIwDpeoqws
  10.  # 18

    Ou um tecto radiante ou ainda uns ventiloconvector de chão k já deve esconder a tubagem
    Concordam com este comentário: jorgealves
    • jo.san
    • 16 janeiro 2019 editado

     # 19

    Colocado por: Sergio RodriguesUma coisa destas por exhttps://youtu.be/kZIwDpeoqws


    Mas teria que fazer à mesma os rasgos na parede, é uma vivenda RC, os tubos tinham que vir por cima pelo tecto falso e depois descerem por dentro da parede até aos radiadores ou poderia aplicar mesmo junto ao tecto esses radiadores? Ia era demorar mais tempo a aquecer o espaço comparado com instalação no chão correcto?

    Tecto radiante é tão eficiente como um de chão? Qual o preço m2 com aplicação do tecto radiante?

    Os ventiloconvectores funcionam com bomba calor ar-ar? Sinceramente nunca tinha ouvido falar desta solução.
  11.  # 20

    Colocado por: jo.sanMas teria que fazer à mesma os rasgos na parede, é uma vivenda RC, os tubos tinham que vir por cima pelo tecto falso e depois descerem por dentro da parede até aos radiadores ou poderia aplicar mesmo junto ao tecto esses radiadores? Ia era demorar mais tempo a aquecer o espaço comparado com instalação no chão correcto?
    se tiver uma cave os tubos andam nesse tecto e depois subiam pro piso de cima, se só vai ter tecto falso no piso onde quer aquecimento então para este sistema teria que abrir rasgos nas paredes,



    Colocado por: jo.sanTecto radiante é tão eficiente como um de chão? Qual o preço m2 com aplicação do tecto radiante?
    sim desde que o pé direito não seja uma coisa absurda é tão ou mais eficiente que o chão radiante, o preço dependendo do sistema será á volta dos 100€/m2 para cima



    Colocado por: jo.sanOs ventiloconvectores funcionam com bomba calor ar-ar? Sinceramente nunca tinha ouvido falar desta solução.
    é ar água ou seja com um recuperador se quiser e também podem ficar no tecto muito semelhante aos ar condicionado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jo.san
 
0.0204 seg. NEW