Iniciar sessão ou registar-se
    • leiria
    • 29 dezembro 2013 editado

     # 1

    Tenho um recuperador Aquatondo 29 plus da Edilkamin, e o vidro suja-se como todos os outros.Gostaria que quem tem um recuperador destes colocasse aqui as vossas experiencias.Vou colocar aqui algumas fotografias do que se passa com o meu recuperador
    O vidro limpo.
      IMG_9141 (Large).JPG
  1.  # 2

    Faço a limpesa de 7 em 7 dias e fica assim.
      IMG_9144 (Large).JPG
  2.  # 3

    outra
      IMG_9147 (Large).JPG
  3.  # 4

    outra
      IMG_9157 (Large).JPG
  4.  # 5

    como podem observar, ao fim de 7 dias vê-se perfeitamento a chama, a parte superior cerca de 20 cm, fica completamente calor assim como ao centro.
  5.  # 6

    Colocado por: leiriacomo podem observar, ao fim de 7 dias vê-se perfeitamento a chama,


    7 dias e ainda a ver a chama é muito bom, mas isso tem também a ver com a boa ou má tiragem da conduta de fumos e com a entrada de ar para a câmara de combustão.

    Há recuperadores que ficam negros em 15 minutos !

    Sujar menos que isso é dificel...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leiria
  6.  # 7

    Boa noite Jorge Santos.
    Eu estou satisfeito com o vidro, porque no fim de 7 dias ele está assim , faz sempre o mesmo desenho, parecem 2 rins,
    Do que tenho lido, sobre outros recuperadores que passado uma hora está tudo preto, nem dá para perceber se o recuperador está a arder.
    Coloquei este tópico, que no meio de tantos podia haver alguém , que não suja-se tanto e ter algum truque que eu não saiba.
    Este recuperador tem entradas de ar por cima da porta uma carrada de furos que dá para fechar e abrir
  7.  # 8

    O meu suja menos... Mas não é a água, é normal, não sei se tem a ver...
  8.  # 9

    Boas pessoal...eu tenho um Hergon H-02 e limpo todos os dias.

    Gosto de ver sempre a chama do lume e s for todos os dias, nao custa assim tanto limpar.
  9.  # 10

    dsoeira, mas no fim dos 7 seguidos a queimar e de que maneira, não dá trabalho nenhum a limpar. Mas como pode ver pela fotografia no fim dos 7 dias continua-se a ver perfeitamente a chama, porque só suja numa zona, o resto fica limpo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dsoeira
  10.  # 11

    Para nunca sujar o vidro tem que ter um sistema que alta temperatura na combustão o que faz com que a chama quando está forte limpe o vidro, só assim nunca fica sujo.

    Quando ao Hergon, conheço casos em que nada suja e outros em que fica preto todos os dias, sendo que o que não suja tem uma conduta com 8 metros de altura e o outro nem 4 tem !.

    Se fecharmos os registos todos os vidro ficam sujos com muito mais rapidez .

    Colocado por: leiriaEste recuperador tem entradas de ar por cima da porta uma carrada de furos que dá para fechar e abrir


    Tem as entradas de ar secundário que ajudam a evitar que o vidro se suje . Se as fechar muito suja mais o vidro
  11.  # 12

    Jorge Santos
    No meio disto tudo há várias coisas em jogo, é procurar sujar pouco o vidro e consumir menos lenha, quanto mais ar andar dentro do recuperador mais rápido arde a lenha. de maneira tenho as entradas de ar por cima do vidro todas abertas e debaixo na porta também abertas, e ainda a entrada de ar exterior directamento ao recuperador aberta a 30%.
    O meu recuperador está a disparar as bombas circuladoras a 55%, na proxima limpesa do vidro vou colocar a 65% (acho muito mas...) para fazer a experiencia do vidro
  12.  # 13

    Colocado por: leiriaNo meio disto tudo há várias coisas em jogo, é procurar sujar pouco o vidro e consumir menos lenha, quanto mais ar andar dentro do recuperador mais rápido arde a lenha.


    A Edilkamin a uns 3 ou 4 anos lançou uma linha de modelo "Firetronix" de recuperação por ar, em que todas as regulações são automáticas !

    Tudo programado numa central de comando... Era o pior que havia a sujar os vidros, e ao mínimo afrouxar de um parafuso até fumo para os quartos entrava . Foi um fiasco dos grandes.

    Agora cada um podia programar para nunca fechar o registo muito ou as entradas de ar, mas só resulta para uma pessoa que goste de electrónica !

    Uma coisa é certa, se controlamos muito a chama para gastar pouco ficamos sem calor e com o vidro sujo!

    Mesmo os que limpam o vidro sozinhos, só o fazem com uma chama bem forte.
  13.  # 14

    Colocado por: leiriadsoeira, mas no fim dos 7 seguidos a queimar e de que maneira, não dá trabalho nenhum a limpar. Mas como pode ver pela fotografia no fim dos 7 dias continua-se a ver perfeitamente a chama, porque só suja numa zona, o resto fica limpo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dsoeira


    Pois é amigo isso realmente não suja mesmo nada....o meu se deixar ai 3 dias já fica todo negro e depois para limpar já aqueço a esfregar sem ele ligado.

    O tubo dos fumos do meu, tem cerca de 2 m.
  14.  # 15

    Para liparem os vidros dos recuperadores nada melhor que produto de limpar os fornos a frio. é uma maravilha.

    aplicar, esperar e depois passar um pano.
  15.  # 16

    Colocado por: ultrahipermegaPara liparem os vidros dos recuperadores nada melhor que produto de limpar os fornos a frio. é uma maravilha.

    aplicar, esperar e depois passar um pano.


    Sim amigo eu também faço o mesmo....faço é quase todos os dias. Como já vi que tens um Hergon como o meu, como te tens visto com ele?

    O meu axo que não dá muito calor na envolvente onde está colocado. Sinto mais calor nos quartos do que propriamente na sala.
  16.  # 17

    Este meu recuperador Aquatondo 29 utilizo um produto proprio para limpeza de vidros, é só borrifar e de seguida passar com jornal e acabar com papel de cozinha e em 5 minutos tenho o trabalho feito , sem qualquer dificuldade.
  17.  # 18

    Colocado por: dsoeira

    Sim amigo eu também faço o mesmo....faço é quase todos os dias. Como já vi que tens um Hergon como o meu, como te tens visto com ele?

    O meu axo que não dá muito calor na envolvente onde está colocado. Sinto mais calor nos quartos do que propriamente na sala.


    Diz que não dá muito calor na zona envolvente. Está forrado com lã de rocha?
  18.  # 19

    Colocado por: dsoeira

    Pois é amigo isso realmente não suja mesmo nada....o meu se deixar ai 3 dias já fica todo negro e depois para limpar já aqueço a esfregar sem ele ligado.

    O tubo dos fumos do meu, tem cerca de 2 m.


    A Chaminé do meu recuperador tem 1,50m. com 250mm até á placa e depois da placa até ao cimo da chamine tem um tubo de 200 mm com 4 m. de altura.
  19.  # 20

    A minha sala/cozinha (onde está o hergom) tem 45m2 e o radiante só trabalha se colocar o termostato ambiente para cima dos 20º.

    tudo depende de como o instalaram, o meu foi assente em duas vigotas ficando a parte de baixo toda livre, no topo da hotte tem uma abertura de 1,20m por 5cm
 
0.0265 seg. NEW