Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    acompanho o fórum há algum tempo e penso que talvez consiga que aqui alguém me dê uma explicação para o meu problema.
    Adquiri um imóvel em Abril, onde tinho esta caldeira Beretta Superexclusive que deve ter 16 anos. Sempre funcionou perfeitamente, seja para aquecimento de água que para aquecimento. Todos os radiadores funcionam e estão perfeitamente purgados. Acontece que começamos a reparar que pingava água de um dos tubos. Veio o técnico e trocou a guarnição. Depois começou a pingar de outro tubo. E começou também a perder pressão. Cerca de 0,1 por dia. Os 0,1 por dia aumentaram até 0,5 por dia. Isto durou umas 2 ou 3 semanas. Até que um dia a pressão foi a zero e perdeu imensa água do tubo. Veio o técnico, disse que perdia pressão por causa da perda de água e substituiu a guanição do tubo que perdia. Muito bem. No dia seguinte, já sem qualquer pinga de água a pressão tinha baixado de 1,5 para zero. Durante 2 semanas tive de abrir o botãozinho preto debaixo da caldeira para entrada de água porque desde manhã até à noite, a pressão ia a zero. Vieram 2 técnicos e ambos me disseram para procurar uma perda de água para o vizinho de baixo ou humidade nos radiadores. Não encontrei nada. Até que, de um momento para o outro, a pressão começou só a baixar de 1,5 para 1,2 em 24horas, em vez de ir a zero. Ao mesmo tempo, apareceu a pinga no tubo.
    Conclusão, quando tenho pinga no tubo, a pressão não vai a zero. Quando não há pinga, a pressão vai a zero.
    Alguém que consegue explicar isto?
    Obrigado,
    Carla Cunha
    • eu
    • 2 janeiro 2014

     # 2

    Colocado por: CCarlaConclusão, quando tenho pinga no tubo, a pressão não vai a zero. Quando não há pinga, a pressão vai a zero.

    Obviamente, quando a pressão vai a zero, deixa de pingar...

    Questão: a sua instalação tem uma válvula de segurança: essa válvula não estará avariada e a deixar sair a água?
  2.  # 3

    Penso que tenho uma válvula de segurança, no entanto os técnicos que lá estiveram não repararam que estivesse avariada.
    De qualquer forma, a perda de água é no tubo de entrada de água fria na caldeira, a mesma onde a guarnição doi substituida e estou a falar de uma pinga ou outra por dia, nada que me possa fazer baixar a pressão de 1,5 para 0.
  3.  # 4

    tem alguma recuperador de calor a agua em casa?
  4.  # 5

    Não tenho nenhum recuperador de calor a água.....
  5.  # 6

    a caldeira perde agua quando liga o aquecimento ou mesmo sem funcionar ela vai perdendo pressão?
  6.  # 7

    Ela perde pressão com o aquecimento desligado, só com o aquecimento de água ligado.
  7.  # 8

    a valvula de segurança da caldeira esta ligada a algum esgoto?
    ou seja deve ter 5 tubos a ligar á caldeira 2 do aquecimento 2 das aguas sanitarias e 1 pro gas para alem desse vê algum outro tubo a ligar a um esgoto?
  8.  # 9

    Não sei, mas amanhã já lhe digo. Eu só me lembro dos 4 tubos, mais o do gas mas hoje à noite confirmo isso. Esse é um excelente comentário e agradeço-lhe a sua ajuda! Começo a desejar ver os 5 tubos quando chegar a casa.
  9.  # 10

    Quem dera que fosse a válvula a perder água.



    Patricia Silva
  10.  # 11

    Colocado por: Dynamic444Quem dera que fosse a válvula a perder água.
    poissssssssssssss, se a valvula estiver ligada ao esgoto pode ser o vaso de expanção em obras, mas......... ja apanhei uma tinha o permutador furado e eu ouvia a agua sempre a correr e não aparecia em lado nenhum, so depois é que me apercebi
  11.  # 12

    Pode correr àgua directamente da vàlvula de segurança para o esgoto sem se aperceber. Independentemente,
    experimente a purgar o ar de todos os radiadores depois de acertar a pressão, (purgar na botão, na ponta dos radiadores) com um recipiente para aparar a àgua. Deixe sair o ar até vir àgua. Và verificando a pressão porque nesta operação ela vai baixando. ( Se correr àgua da vàlvula para o esgoto, é sò quando aquece).
  12.  # 13

    Pois... não tenho o 5º tubo ligado ao esgoto...... A sáida para o tubo está lá (mando 2 fotos da caldeira) no entanto não está ligada. Reparei que nessa saída também tem uma pinga, no entanto é tão pequena que acho que acaba por secar sem nunca cair, eu pelo menos nunca tinha visto pingar dali.
    Em relação ao comentário de Da Silva Franco, já purguei os radiadores por diversas vezes tal como indicou e o técnico confirmou que está tudo bem, todos eles funcionam e não têm ar. São automáticos pelo que só acaba por sair água em alguns (aqueles que possam estar meio entupidos ou gastos, isto foi o que me disse o técnico).
    Mais alguma explicação para a minha caldeira? Isso do vaso de expansão não sei o que é mas a mim dá-me ideia que quando algum 'vaso' 'alarga' deixa sair água (não sei para onde) e perco pressão, quando ele 'encolhe' não perde água e mantenho pressão. Mesmo que fosse assim: para onde vai tanta água que leve a pressão de 1,5 a 0?
      Photo on 1-3-14 at 10.54 AM.jpg
  13.  # 14

    Segunda foto
      Photo on 1-3-14 at 10.53 AM.jpg
  14.  # 15

    bem assim pelas fotos dá para vem que a valvula não esta ligada ao esgoto, ja começo a concordar com os tecnicos que foram ai a casa e ver se o seu vizinho em baixo aparece alguma humidade, ou ate nos seus radiadores, eles devem ter um espelho encostado á parede tente puxar o espelho para tras e verifique se na zona onde sai os tubos tem alguma humidade ou sinais de fuga!
  15.  # 16

    Já fiz tudo isso, o vizinho de baixo não tem qualquer humidade e os meus radiadores também não....
  16.  # 17

    Se calhar tem de ir por partes, isolar os radiadores da caldeira para ver se deixa de perder pressão, se a caldeira não perder pressão, o problema está nos radiadores, se mesmo assim perder pressão só pode ser da caldeira. Basta ligar a ida dos radiadores com a chegada dos mesmos.
    É uma ideia...
  17.  # 18

    Colocado por: Jancidoo problema está nos radiadores,
    ou não
  18.  # 19

    Colocado por: Jancidose mesmo assim perder pressão só pode ser da caldeira
    ou não
  19.  # 20

    pior das hipoteses a fuga pela tubagem
 
0.0216 seg. NEW