Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Vivam,


    Ando aqui às voltas com umas ideias para instalar um recuperador de calor na minha sala, mas tenho mais dúvidas que certezas.
    A casa já dispõe de aquecimento central, com caldeira a gás natural, o qual uso muito muito pontualmente porque o meu cheque de ordenado não tem cinco algarismos à esquerda do €. A minha estratégia para lidar com o frio é vestir mais casacos, mas com uma criança de ano e meio e outra "em planta", começo a encarar a coisa de outra maneira.


    Vou tentar fazer uma descrição o melhor que conseguir.


    CASA:
    - Localização: litoral centro (Aveiro)
    - Orientação: fachada frontal virada a oeste-sudoeste (WSW), fachada traseira virada a este-nordeste (ENE);
    - Tipo: apartamento duplex com 185 m2 (109m2 no piso inferior e 76m2 no piso superior) num prédio em propriedade horizontal;
    - Ano de construção: 2000 (comprei-o em segunda mão em 2005 no estado que descrevo);
    - Isolamento: provavelmente qualquer coisa típico da altura (nunca abri um buraco para descobrir);
    - Sala inferior (aprox. 35 m2) interligada por escadaria com sala superior (aprox. 25 m2). A interligação torna difícil aquecer a sala inferior usando o aquecimento a gás (o calor escapa-se para a sala superior);


    LAREIRA EXISTENTE:
    - Lareira aberta, em pedra calcária e tijolo burro;
    - Saco da chaminé em pladur;
    - Desconheço diâmetro da conduta (mas um dia destes posso subir a telhado e medir a boca circular;
    - Usada muito pontualmente, a tiragem não é boa e, por ficar lado a lado com a chaminé do vizinho, por vezes entra-me algum fumo em casa dependendo das condições meteorológicas (as condutas, felizmente, são independentes);
    - A parede da lareira confina com a junta de dilatação do prédio, afastada uns 3 metros da parede exterior. Não há entrada de ar fresco exterior;
    - Gostaria de manter as pedras da lareira existente, mas não está fora de questão removê-la.


    AQUECIMENTO CENTRAL EXISTENTE:
    - Caldeira mural a gás natural Beretta de 24 kW, incluindo toda a "maquinaria" (circulador, vaso de expansão, caldeira propriamente dita, válvulas, etc...) para aquecimento e AQS, localizada na cozinha);
    - Canalização em PE-X com colectores (um colector em cada piso, o do piso inferior liga directamente à caldeira e alimenta os radiadores desse piso bem como o colector do piso superior);
    - Radiadores Faral Lineal 80 com 68 cm de altura, num total de 71 elementos e 2 toalheiros;


    Concluindo:
    Pondero instalar um recuperador a água e ligá-lo à instalação existente se tal for razoável do ponto de vista técnico e financeiro. Caso contrário, optarei por um recuperador só para as salas. O que me dizem?
  2.  # 2

    Mais uma coisa: seria razoável montar um recuperador de calor "em série" com a caldeira a gás existente? Exemplo: a água em circuito fechado passaria pelo recuperador, depois pela caldeira, pelo que seguiria para o colector. Do colector de retorno voltaria ao recuperador. Assim aproveitava a bomba circuladora e o vaso de expansão já existentes da caldeira sem ter que instalar novos, e permitia que a caldeira a gás desse "um cheirinho" de calor caso a água circulante não estivesse suficientemente quente.

    Estou a pensar bem ou estou a dizer disparates?
  3.  # 3

  4.  # 4

    Colocado por: fsilva106já viu este topico ?
    https://forumdacasa.com/discussion/29540/1/lareira-tradicional-e-recuperador-edilkamin-acquatondo-29-com-foto/


    Bons dias. Sim, estive a ler esse tópico (e outros) ontem à noite e achei fantástico. Contudo, parece-me uma coisa "demasiado à frente" para o que eu penso.

    Para mais, como vivo num prédio em propriedade horizontal, não posso andar a abrir roços e buracos nas fachadas a meu bel-prazer, nem a pendurar vasos de expansão nas chaminés.
  5.  # 5

    Vou juntar umas fotografias (neste post e nos seguintes) para se perceber bem o tamanho da lareira.
    Acrescento também imagens com as dimensões.
      frente_completa.JPG
  6.  # 6

    Aqui uma vista a 3/4
      vista_tres_quartos.JPG
  7.  # 7

    Aqui a mesma vista a 3/4 a preto e branco com indicação de medidas.
      vista_tres_quartos_com_medidas.jpg
  8.  # 8

    Aqui uma vista da cavidade:
      cavidade.JPG
  9.  # 9

    Aqui a mesma foto da cavidade mas com indicação de medidas:
      vista_cavidade_com_medidas.jpg
  10.  # 10

    Pronto, o problema fica assim melhor ilustrado (literalmente!). :)

    Voltando às questões iniciais (e estou a copiar do primeiro e segundo post):

    Pondero instalar um recuperador a água e ligá-lo à instalação existente (aquecimento central com cadeira mural a gás) se tal for razoável do ponto de vista técnico e financeiro. Caso contrário, optarei por um recuperador só para as salas. O que me dizem?

    Seria razoável montar um recuperador de calor "em série" com a caldeira a gás existente? Exemplo: a água em circuito fechado passaria pelo recuperador, depois pela caldeira, pelo que seguiria para os radiadores. O retorno voltaria ao recuperador. Assim aproveitava a bomba circuladora e o vaso de expansão já existentes da caldeira sem ter que instalar novos, e permitia que a caldeira a gás desse "um cheirinho" de calor caso a água circulante não estivesse suficientemente quente.

    Estou a pensar bem ou estou a dizer disparates?
  11.  # 11

    Clioll boa tarde
    Tem uma bonita lareira como eu tinha, mas só serve para enfeitar a sala e queimar lenha.
    A sua casa é r/c? tem onde guardar lenha ?
    da lareira para onde tem a caldeira a gás quantos metros são? tem possibilidade de fazer a passagem da tubagem do futuro recuperador para a caldeira a gas junto ao rodapé?
    Se sim avance para um recuperador a água, colocando no local da sua lareira.
    Ao colocar este recuperador irá trabalhar em conjunto com a sua caldeira que será orientada electronicamente, ou seja:
    Coloca o recuperador a trabalhar, vai aquecer as águas sanitarias e os radiadores, depois pode dar o comando que quando a a agua sanitaria descer aos 40º começa a caldeira a gas a trabalhar-
    Se colocar O recuperador de água a funcionar, nunca mais vai ter necessidade de ligar a caldeira a Gas.
    Desde que liguei o meu recuperador em 1 de Novembro até hoje nunca mais gastei um centimo de gasóleo e o mais interessante é que quando tinha a minha caldeira a gasoleo a funcionar os termostatos estavam programados para os 20º mas a casa atingia em média os 19º. Hoje com o recuperador dependendo da lenha que queime tenho todos os dias a casa a 21 º por volta das 24 horas e de manha ás 8,00 horas desce cerca de 1,5 a 2 º- na sala onde está o recuperador tenho 24 elementos de radiador tive que desligar porque era calor a mais, a sala chega a estar a 23º. ( só ligo o recuperador +as 18,00H.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
      IMG_7734 (Large) (Large).JPG
  12.  # 12

    Colocado por: leiriaClioll boa tarde
    Tem uma bonita lareira como eu tinha, mas só serve para enfeitar a sala e queimar lenha.


    Boas tardes leiria. Li o seu tópico de fio a pavio e gostei muito. Infelizmente não me parece que eu vá fazer uma solução tão elaborada (por várias condicionantes). Por a lareira queimar muita lenha e sacar pouco calor é que quero aproveitá-la melhor instalando um recuperador. Fico na dúvida se um "insert" servirá ou se haverá necessidade de partir tudo e fazer de novo...

    Colocado por: leiria
    A sua casa é r/c? tem onde guardar lenha ?
    da lareira para onde tem a caldeira a gás quantos metros são? tem possibilidade de fazer a passagem da tubagem do futuro recuperador para a caldeira a gas junto ao rodapé?
    Se sim avance para um recuperador a água, colocando no local da sua lareira.


    Não, vivo num apartamento, segundo e terceiro andares. Guardar lenha só na cave, junto ao automóvel.
    Da lareira até à caldeira a gás deverão ser aí uns 12 metros. Passar pelo rodapé é que será complicado, já que apanha uma porta de varanda no caminho. Pela sanca já seria mais fácil (embora menos bonito). Tecnicamente há problema em os tubos seguirem pela sanca?


    Colocado por: leiria
    Ao colocar este recuperador irá trabalhar em conjunto com a sua caldeira que será orientada electronicamente, ou seja:
    Coloca o recuperador a trabalhar, vai aquecer as águas sanitarias e os radiadores, depois pode dar o comando que quando a a agua sanitaria descer aos 40º começa a caldeira a gas a trabalhar-
    Se colocar O recuperador de água a funcionar, nunca mais vai ter necessidade de ligar a caldeira a Gas.


    Gastar "zero" de gás é que era. No entanto, para águas quentes sanitárias (AQS) iria continuar a usar a caldeira como esquentador. É que, segundo percebo, para as águas quentes precisava de ter um depósito grande, e isso não me é possível instalar no apartamento.
  13.  # 13

    Com o material que vos expus até agora estou a pensar em começar a dar umas voltinhas pelas casas da especialidade para pedir ideias e orçamentos.

    Enquanto não faço isso, ando por aqui a dar uma olhada nos catálogos on-line de diferentes fabricantes.

    Pergunta: desde que caiba, qualquer recuperador de calor pode ser instalado dentro de uma lareira existente? Ou existem modelos específicos para lareiras existentes?
    • leiria
    • 13 janeiro 2014 editado

     # 14

    Não, vivo num apartamento, segundo e terceiro andares. Guardar lenha só na cave, junto ao automóvel.
    Da lareira até à caldeira a gás deverão ser aí uns 12 metros. Passar pelo rodapé é que será complicado, já que apanha uma porta de varanda no caminho. Pela sanca já seria mais fácil (embora menos bonito). Tecnicamente há problema em os tubos seguirem pela sanca?


    Boa tarde, Se vive num 3º andar não lhe aconselho lenha.
    Porquê? Porque para aquecer a sua casa iria necessitar de gastar umas 4 tons. lenha por inverno. Arrumar lenha, levá-la para um 2º andar, concerteza pela elevador, é uma trabalheira terrivel.
    Aconselho a voltar-se para as pelletes,
    A questão de a tubagem ir pela sanca não tem qualquer inconveniente.

    Para as águas quentes pode utilizar o cilindro que possui,
    è de quantos litros ?

    Pode utilizar um inserte mas a sua lareira é muita pequena com 71 de frente por 43 de altura e 40 de fundo, não encontra nada de jeito.

    Um conselho mais vale fazer um investimento bem pensado, de que fazer um mau investimento e continuar mal servido.

    E se tiver que ser não tenha pena em deitar a lareira abaixo.

    Informe-se com instaladores que saibam da matéria.

    Vá para pelletes, recuperador ou salamandra e que aqueçam as á guas para que esqueça o gas.
    Concordam com este comentário: JoseBlino, dsoeira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  14.  # 15

    Colocado por: ClioIIcasas da especialidade

    Por experiência própria, esta (o fórum) é a melhor casa da especialidade que pode encontrar!
    Concordam com este comentário: maria rodrigues, ClioII
  15.  # 16

    Colocado por: leiria

    (1)
    Boa tarde, Se vive num 3º andar não lhe aconselho lenha.
    Porquê? Porque para aquecer a sua casa iria necessitar de gastar umas 4 tons. lenha por inverno. Arrumar lenha, levá-la para um 2º andar, concerteza pela elevador, é uma trabalheira terrivel.
    Aconselho a voltar-se para as pelletes,
    A questão de a tubagem ir pela sanca não tem qualquer inconveniente.

    (2)
    Para as águas quentes pode utilizar o cilindro que possui,
    è de quantos litros ?

    (3)
    Pode utilizar um inserte mas a sua lareira é muita pequena com 71 de frente por 43 de altura e 40 de fundo, não encontra nada de jeito.

    (4)
    Um conselho mais vale fazer um investimento bem pensado, de que fazer um mau investimento e continuar mal servido.
    E se tiver que ser não tenha pena em deitar a lareira abaixo.
    Informe-se com instaladores que saibam da matéria.
    Vá para pelletes, recuperador ou salamandra e que aqueçam as á guas para que esqueça o gas.


    Boas tardes e uma vez mais obrigado pela ajuda.
    Respondendo por partes (numerei secções da sua resposta como se vê na citação):

    (1) Sim, pelas minhas contas, sem aquecer a casa 24h/dia mas apenas algumas horas e fins-de-semana, iria gastar qualquer coisa como 3ton de lenha ao ano. Quanto aos pellets, gastaria umas 2ton. A verdade é que o investimento inicial no equipamento a pellets é bem mais caro. O rendimento com pellets é melhor mas o preço do combustível é bem mais alto, pelo que no longo prazo o custo anual dos pellets é também superior. É por isso que ando a tentar fazer umas continhas o mais bem feitas que consigo. Em termos de comodidade, facilidade de transporte e de arrumação, sem dúvida que a vantagem vai para os pellets.

    (2) Não tenho nenhum cilindro de águas quentes. Tenho, como disse, a caldeira mural a gás que, no que toca a água quente sanitária, serve como um mero esquentador. Não tenho onde colocar um depósito.

    (3) Sim, pelo que ando a ver, as opções são poucas. Estão especialmente em voga recuperadores muito largos e baixinhos, não sei se por moda, se por alguma razão técnica.

    (4) Sim, tem toda a razão! Por isso é que quero esclarecer-me tanto quanto possível para, quando for falar com vendedores, saber daquilo o que estou a falar. Pagar e ficar mal servido ou ser aldrabado é a pior coisa que pode acontecer num negócio.
  16.  # 17

    Duas perguntas muito simples:


    Pergunta 1: Para que serve o cárter num recuperador de calor? Eu conheço o conceito de cárter num motor de automóvel, por exemplo, mas neste contexto dos recuperadores será uma coisa radicalmente diferente. Calculo que o cárter seja uma espécie de bolsa na parte superior dos recuperadores pelas fotos que vejo. Para que serve esta bolsa? Qual a vantagem?


    Pergunta 2: Qual o peso máximo razoável para o recuperador? Os equipamentos podem diferir em centenas de quilos no seu peso. O que posso instalar na minha sala sem que o meu vizinho de baixo leve com o recuperador de calor na cabeça passado uns dias? :)
  17.  # 18

    Caro Clioll, o carter serve como uma capa para reter o calor, este depor é retirado de maneira forçada, ou motor, ou de maneira natural, convecção, peso?? sempre + de 100 quilos mas penso que é em média 150 e 200, e a casa tem de suportar este peso, pois se não suportar então temos problemas...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  18.  # 19

    Para dar uma ideia melhor da situação, a instalação neste momento está feita como no diagrama anexo:
      instalacao_existente.png
  19.  # 20

    Seria descabido fazer uma instalação do recuperador como na figura seguinte? A minha ideia era aproveitar todos os "acessórios" que a caldeira a gás já tem (bomba circuladora de água, vaso de expansão válvula com descarga para esgoto, entrada de água limpa). Assim, punha os dois equipamentos a funcionar em simultâneo, a caldeira a gás fazia circular a água mas acabava por não gastar gás porque a temperatura da água era sempre superior ao estabelecido com a água que vinha quente do recuperador.
      instalacao_possivel.png
 
0.0233 seg. NEW